ARARIPINA

ARARIPINA

ARARIPINA 97 ANOS

ARARIPINA 97 ANOS

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

FORMAÇÃO TÉCNICA - ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO DO SENAI ARARIPINA VISITAM INSDÚSTRIAS DE GESSO E TÊXTIL


A parceria institucional entre a Escola Técnica SENAI Araripina e a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Araripe para a execução do Novo Ensino Médio tem dado grande resultados para os alunos das escolas estaduais Professor Manoel Bonifácio Costa e Josias Inojosa de Oliveira, da cidade de Araripina, que estão cursando o Itinerário Formativo V - Formação Técnica e Profissional, nos cursos de Técnico em Mecânica e de Técnico em Eletromecânica.

No último dia 30/09, os alunos das duas escolas fizeram visitas em indústrias da região do Araripe como parte da formação técnica. Eles conheceram as instalações e todo o processo produtivo da Companhia Têxtil Pé de Serra (Artesa), em Araripina e da J Gesso, em Trindade, de propriedade do empresário Jobert Granja, que também é o atual presidente do Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso).
De acordo com o gerente escolar do SENAI Araripina, Josemberg Laurentino, as visitas servem como o primeiro contato dos jovens com a indústria e tem como objetivo motivá-los a, futuramente, assim que formados, ingressarem no mercado de trabalho no setor industrial. “Existe uma enorme demanda de mão-de-obra para as indústrias do Araripe e precisamos modernizar muitas práticas através do conhecimento que estes jovens têm em tecnologia, por exemplo. Quando eles conhecem de perto como funciona um parque têxtil ou uma indústria gesso, esperamos que gostem e se motivem a contribuir futuramente nestes setores”, destacou.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: