Os bastidores da política na região, particularmente as pré-candidaturas a deputado ou deputada federal estão se movimentando. Conforme foi divulgado na imprensa regional, o presidente da ADESA, Daniel Torres Araripe está sendo sondado para assumir uma pré-candidatura a deputado federal. Neste final de semana, recebeu a visita de um assessor político da governadora Raquel Lyra.
Perspectiva
Daniel Torres não diz nem sim nem não a hipótese da candidatura, porém ressaltou caso decida ser, não será candidato de si próprio. O Araripe precisa em conjunto criar um projeto político de poder que contemple os interesses de todas as camadas sociais. Segundo ele o Araripe carece e não é de agora de um legítimo representante na Câmara Federal, chega de votar em candidatos de fora. Temos votos suficientes 251 mil eleitores na região. Se elege um deputado federal com 59 ou 60 mil votos. Na eleição passada elegeu-se deputados federal com essa votação. E só os votos dos 06 primeiros mais votados na região na última eleição levaram do Araripe 79 mil votos, votação que podia ser para um candidato da região.
União política
Daniel Torres falou uma coisa importante, que vai trabalhar para unir todos os pré-candidatos em torno de uma única candidatura a deputado ou deputada federal pela região, sugeriu a governadora Raquel Lyra o apoio na construção desta hipótese. É difícil é, mas não é impossível desde quando todos os interessados a candidato deixarem os seus interesses próprios, vaidades de lado e pensar único e exclusivamente nos interesses do Araripe. O projeto do Araripe deverá está em primeiro lugar.
O amadurecimento, a consciência dos hoje e futuros pré-candidatos a deputado federal tem que existir, e deverá ser escolhido o representante para ser o candidato aquele que demonstrar projeto, candidatura com conteúdo, consistência, razão de ser sintonizada com os anseios da população araripense por dias melhores, e apoio aos projetos já existentes na região nas áreas do desenvolvimento social e econômico. Não meramente promessas, discursos, porém atitudes, envolvimentos demonstrados desde sempre pelos pleitos da região.
Daniel Torres enfatiza que não deve existir lado político no projeto do Araripe. Os dois principais pré-candidatos ao governo do Estado poderão ter o apoio do candidato a deputado federal da região, cada grupo político poderá ter a sua opção para governo, porém um único candidato a deputado federal, e os pré-candidatos a deputado estadual da região não apoiem candidatos a deputados federal de fora. O candidato a deputado mesmo sendo candidato por um partido qualquer, deverá assimilar a escolha para os governos que os seus apoiadores tiverem.
Pleitos do Araripe
Daniel Torres reforçou que só admite a real possibilidade de sair candidato a federal, se o governo colocar como prioridades os projetos da região do Araripe como seja, a Adutora de Negreiros defendida pela deputada Socorro Pimentel, o Hospital do Câncer do Araripe defendido pela deputada Roberta Arraes, o Porto Seco na ferrovia transnordestina defendido pela prefeita de Trindade Helbinha Rodrigues, o projeto do Canal do Sertão defendido pelo movimento popular prol canal, o IML do Sertão do Araripe, a conclusão da pavimentação de toda PE 630, a questão da segurança pública, mais saúde para a região e outros pleitos defendidos por outros grupos e lideranças.
Fórum Permanente de Infraestrutura do Araripe
Na reunião que teve com o assessor da governadora Daniel Torres enfatizou outro importante assunto que deverá ser levando a governadora como proposta, que é a criação do Fórum Permanente de Infraestrutura do Araripe, com o seguinte objetivo, que o Fórum atue como um elo entre o governo estadual e municipais, setor privado, especialistas e a sociedade civil organizada, com foco no monitoramento de ações coordenadas que aprimorem a infraestrutura da região e contribua para gerar empregos e renda, fortalecendo as cadeias produtivas e que resultem em desenvolvimento econômico da região. Daniel Torres conclui afirmando que estas são as bases para um projeto de poder para o Araripe.
Fonte - CDA News
Nenhum comentário:
Postar um comentário