Com o verão chegando e a onda de calor preocupando quem paga conta de energia, surge uma forma de controlar os gastos. A Neoenergia Pernambuco lançou o projeto-piloto de Acompanhamento de consumo.
Por meio dele, os clientes da distribuidora que moram no Recife podem monitorar, em tempo real, o consumo em suas residências. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Quem aderir ao projeto inédito vai instalar gratuitamente um equipamento que permite acompanhar, por meio de um aplicativo e de um site, o gasto separado pelos principais tipos de eletrodomésticos da residência.
Por meio desses números, será possível identificar os “vilões” e os dias e horários de maior consumo. A plataforma ainda vai apresentar orientações de economia de energia em tempo real e fazer uma estimativa do valor da próxima conta de luz.
Para participar do projeto Piloto, os interessados devem estar adimplentes com a distribuidora, possuir ligação bi ou trifásicas com consumo mínimo de 200 kWh/mês (essa informação está disponível na fatura de energia) e ter um bom sinal de wi-fi que cubra a área onde será instalado o equipamento (medidor).
As inscrições para seleção dos interessados em participar do projeto estão abertas no site www.meuconsumoneoenergia.com e elas são realizadas por lotes, até o preenchimento das vagas. Depois de encerrados os lotes, os interessados ainda poderão cadastrar contatos no site para notificação da data de abertura de novas vagas.
“Esse projeto foi desenvolvido para que os clientes possam se conscientizar sobre o consumo de energia elétrica, contribuindo com a redução do desperdício. O uso de equipamentos mais eficientes e a mudança de hábitos na sua utilização pode reduzir o valor da conta de energia”, destaca a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
De acordo com Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, o projeto Piloto é uma ferramenta educativa, focada em feedbacks mensais, semanais e diários para proporcionar conteúdo sobre eficiência energética.
“Ele vai dar alertas e dicas personalizadas, capacitando nossos consumidores com melhores práticas de eficientização do consumo”, explica.
Veja como funciona
O sistema funciona assim: por de um equipamento instalado no medidor de energia da residência, conectado à internet do cliente, os dados elétricos são disponibilizados para uma plataforma em nuvem.
Por meio de interface web e mobile,o sistema fornece ao cliente informações detalhadas como horário de maior consumo, segregação do consumo de alguns equipamentos (refrigeradores, chuveiro elétrico e ar-condicionado), projeção do valor da próxima fatura, entre outras funções.
Em paralelo, dicas e alertas também serão enviadas através de mensagens por e-mail e rede social para os clientes cadastrados. Dessa forma, a pessoa poderá saber a previsão e custo de sua conta, gastos inesperados de forma antecipada.
Assim, poderá evitar sustos com a conta e saber quais os equipamentos com maior consumo de energia, os dias e horários da semana que há maior consumo de energia. Com isso, é possível também fazer a mudanças de hábitos no consumo.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário