Diante da onda de calor esperada para boa parte das cidades brasileiras, é preciso se refrescar e evitar exposição aos raios solares. O importante é ficar hidratado e manter os ambientes frescos para passar por esse período sem comprometer a saúde.
Nesses períodos, é comum intensificar o uso de equipamentos elétricos, como o ar-condicionado, geladeira e chuveiro elétrico. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reuniu dicas valiosas para garantir conforto sem sustos com a conta de energia no final do mês.
Confira
Otimize o uso do chuveiro elétrico, optando pelo banho sem aquecimento. Se não for possível, ajuste-o para a posição "verão". Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
Ajuste o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário.
Após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico.
Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia.
Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.Use fornos e ferros elétricos com moderação. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.
Mais dicas
Ainda segundo a Neoenergia, eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes.
Quem tiver condições financeiras, deve fazer a substituição por aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética.
Isso vai ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
Desligue o computador se não for utilizá-lo em uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, conectado consome energia elétrica.
Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
Evite usar a função stand-by dos aparelho
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.
Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
Fique atento ao selo Procel
Sempre que possível, adquira eletrodomésticos com o selo Procel, pois ele indica os produtos com menor consumo de energia elétrica.
Onda de calor
As altas temperaturas devem seguir no Brasil até a próxima quarta-feira (15) por conta de uma onda de calor que deixa 13 estados em situação de alerta. Em Pernambuco, os moradores devem ficar atentos à baixa umidade.
O estado recebeu alerta amarelo e laranja em algumas regiões. Entre as cidades que serão afetadas pela baixa umidade estão Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Afrânio, Alagoinha, Altinho, Angelim, Araripina, Bodocó, Dormentes e Ipubi.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário