O primeiro deles foi a inserção de Inteligência de Negócios no contexto da produção e da logística do polo gesseiro do Araripe; o segundo foi a otimização da comunicação entre gestores, técnicos e clientes de manutenção; e o terceiro e último desafio proposto foi a aplicação de avaliações nos cursos obrigatórios das normas reguladoras de SST para funcionários analfabetos. Empresários da região levaram seus desafios diários para a organização do Ideathon, que selecionou os três mais pertinentes.
Após a escolha das três temáticas, os alunos do SENAI foram divididos em quinze grandes grupos e os temas foram sorteados entre as equipes que desenvolveram ideias inovadoras para a resolução dos problemas apontados pelos empresários. Com a realização de mentorias e atividades práticas durante os três dias, eles criaram protótipos de startups e apresentaram suas soluções para os jurados do Ideathon.
O corpo de jurados composto por representantes do SEBRAE, IEL, SESI, FIEPE, SENAI, Auren Energia e Inova Araripe avaliou todas as propostas que foram apresentadas no modelo Pitch e, das quinze equipes, classificou as três primeiras como campeãs: Equipe Educação Classe A (1º lugar); Equipe Os Inquietos (2º lugar) e Equipe Fênix Nordestina (3º lugar).
Para a estudante Daniela Modesto, aluna do curso Técnico em Eletrotécnica, da equipe Educação Classe A, vencedora do Ideathon, foi uma excelente experiência uma vez que o tema proposto - Aplicação de avaliações nos cursos obrigatórios das normas reguladoras de SST para funcionários analfabetos – foi algo diferente. “Foi uma honra participar da maratona de ideias e pensar em soluções diferentes e inovadoras que podem ajudar no dia a dia das pessoas e melhorar o ambiente de trabalho nas empresas”, destacou.
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário