O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou nessa quinta-feira (31) a avaliação dos 184 municípios do estado no Índice de Consistência e Convergência Contábil relativo ao ano de 2020. A gestão pública municipal de Araripina foi avaliada ficando em 6º lugar em todo o estado com 98% de itens aprovados e a 1ª entre as cidades do Sertão do Araripe. Em 2018, Araripina também foi destaque ficando em 8º no estado.
O Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCG) é um diagnóstico obtido com base nos demonstrativos contábeis constantes nas prestações de contas da prefeitura no ano de 2020. O estudo verifica o grau de atendimento dos municípios às normas de contabilidade pública, como determina a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O índice avalia os balanços orçamentário, financeiro e patrimonial; as demonstrações das variações patrimoniais, do fluxo de caixa e das mutações do patrimônio líquido além das informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pela prefeitura com os dados registrados no sistema Siconfi. Foram avaliados 90 itens e a Prefeitura de Araripina foi aprovada em todos eles.
Para o prefeito Raimundo Pimentel, a honestidade e a transparência com as contas públicas fazem da gestão municipal de Araripina destaque em todo o estado. “Estamos fazendo um trabalho que tem o apoio e o reconhecimento da população. Além das obras, o nosso diferencial também é na gestão fiscal, e na ética e transparência com o dinheiro púbico. Nesse levantamento, em 2018 ficamos em 8º lugar; agora subimos e estamos em 6º. O trabalho em equipe e o respeito aos órgãos de fiscalização, a exemplo do TCE, tem nos colocado em destaque em todo o estado. Isso nos honra e nos motiva ainda mais”, disse Pimentel.
Confira a divulgação completa do Índice de Consistência e Convergência Contábil no site do TCE-PE em https://www.tce.pe.gov.br/iccpe2021/
Comunicação Prefeitura de Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário