Miguel de Cervantes e William Shakespeare morreram em 23 de abril e essa data foi escolhida pela Unesco para ser o Dia Mundial do Livro, como forma de celebrar esses grandes autores e usar a força inspiradora deles para incentivar a leitura, a cultura e o saber. E além dos claros benefícios educacionais da leitura, há outros tantos, que são igualmente transformadores: como acolhimento e alívio de dores e angústias, por exemplo.
A paciente renal Ana Beatriz Rodrigues, 23 anos, de Petrolina, Pernambuco, recebeu o diagnóstico de nefrocalcinose bilateral quando tinha apenas 16 anos, em 2015. É uma doença em que o tecido dos rins absorve muito cálcio e acaba tendo o funcionamento prejudicado. Achou que não poderia mais ter uma vida normal, que não poderia ter filhos, e o seu mundo naquele momento parecia ter desabado. Logo depois, quando iniciou seu tratamento na Clínica do Rim, de Petrolina, que integra a rede Fresenius Medical Care, ela entendeu que teria algumas mudanças em seu dia-a-dia, mas que nada seria impossível. E foi quando voltou a sonhar em realizar muitos dos seus desejos porque a doença renal não a limitaria. Ana passou no vestibular e cursou fisioterapia. E foi com a pandemia que veio o tempo livre para escrever seu primeiro livro: E agora, Sê Valente!
“Eu estava entre os pacientes de risco para Covid e precisei me isolar em casa. Com mais tempo livre, em seis meses consegui escrever as 100 páginas do livro. Tinha dia que eu não escrevia e teve dia que eu fiz três capítulos. Minha doença me fez ver a vida de outra forma. Aprendi a ser valente, a dar valor às pequenas coisas, as mais simples e também vi que posso continuar a ser forte e me manter sonhando, independente das circunstâncias. Minhas dores e minhas fortalezas poderiam mostrar às pessoas que elas podem continuar sendo valentes, viver a vida da melhor forma. Acho que histórias nos inspiram e nos fazem crescer, amadurecer e sonhar. E foi por isso que decidi escrever", conta Ana Beatriz.
A preparação para escrever com tanta facilidade veio de um dom natural e também da sua paixão pela leitura. Ana conta que sempre leu muitos livros, desde romances, ficção científica, auto ajuda a livros de negócios e carreira. Seu livro pode ser adquirido pelo instagram @dra.anabeatrizrodrigues.
A multinacional Fresenius Medical Care - líder mundial em produtos e serviços de diálise - também aposta no poder de transformação dos livros. A companhia patrocina há mais de três anos o projeto Ler -- Salão Carioca do Livro, iniciativa de democratização do acesso à leitura. Além do cunho cultural, a Ler também agrega o aspecto social, comenta Shanna Honório, gerente de Comunicação Corporativa.
“Temos estantes da Ler em nossas clínicas no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de recolher livros para doação e proporcionar o hábito da leitura aos que não possuem acesso. No primeiro ano de apoio ao projeto, arrecadamos mais de 500 obras por parte dos pacientes e colaboradores e, posteriormente, todos os títulos doados foram distribuídos para bibliotecas localizadas em comunidades do Rio de Janeiro”. O cantinho LER nas clínicas também é destinado para que os pacientes possam escolher títulos de seu interesse, levar livros para casa e trazer outros para compartilhar. “É um espaço de interação e conexão com a leitura que, felizmente, já pode ser utilizado novamente nas clínicas após o arrefecimento da pandemia.”, finaliza.
Sobre a Fresenius Medical Care
A Fresenius Medical Care é a fornecedora líder mundial de produtos e serviços para pessoas com doenças renais, dos quais cerca de 3,7 milhões de pacientes, em todo o mundo, se submetem regularmente a tratamento de diálise. Por meio de sua rede de mais de 4.100 clínicas, a Fresenius Medical Care oferece tratamentos de diálise para aproximadamente 346 mil pacientes no mundo todo. A Fresenius Medical Care também é a empresa líder em fornecimento de produtos para diálise, como máquinas de diálise e dialisadores. Juntamente com seu negócio principal, o Renal Care Continuum, a empresa foca sua expansão em áreas complementares e na área de cuidados intensivos. A Fresenius Medical Care está listada na lista da Bolsa de Valores de Frankfurt (FME) e da Bolsa de Valores de New York (FMS).
Para obter mais informações, visite o site da empresa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA/ DANTHI COMUNICAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário