Equipe da Patrulha Ambiental Itinerante deslocou-se até o município de Exu – PE, para realizar entrega de animais silvestres à equipe da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH.
Os animais foram apreendidos em operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, com apoio da Patrulha Ambiental nos pombais da região, onde as aves estão no período de reprodução.
Na ocasião o agente Marquel Jacob em conversa com o biólogo Yure Valença, alinharam a viagem até o Sítio Mangueira em Exu, para que no local ocorresse a entrega desses silvestres: um Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), um Graúna (Gnorimopsar chopi), um Pintagol venezuelano (Tarin) e dois Jabutis (Chelonoidis carbonária).
Infelizmente o tráfico de animais silvestres é o terceiro maior tráfico do mundo, perdendo apenas para armas e drogas, e nesse contexto os órgãos encarregados de combater esse crime estão sempre atentos, atuando no combate ao ilícito.
Na chegada ao local fomos informados que naquele momento o Biólogo Yure Valença estava envolvido em atividade relacionada ao Projeto Papagaio da Caatinga (desenvolvido desde junho de 2010) realizando diversos procedimentos.
Segundo o Biólogo, primeiro essas aves passam pela triagem onde cada indivíduo é analisado quanto ao seu status corporal e motor, além do relato do histórico até o momento de passar pelos exames clínicos. Depois é necessário realizar a anilhagem, microchipagem e sexagem para que eles fiquem num viveiro de socialização que é quando eles começam a formar casais, a viver em grupo, parar de responder a estímulos humanos como fala e aproximação, além de resgatar o medo pelos seus predadores e o treino da musculatura para o voo, como deve ser quando estão na natureza.
Os papagaios são levados para um viveiro de ambientação no local de caatinga (local onde encontramos) onde ficam por 30 dias para que possam se aclimatar ao ambiente, tanto ao cheiro, ao visual quanto reconhecer onde há possíveis predadores por aquela área e assim não ficarem perdidos, onde finalmente será realizada a soltura.
Pouco antes da Patrulha Ambiental retornar, a equipe se deparou com 04 filhotes de Saruê (ou Timbú) que foram entregues por uma moradora da cidade de Exu, que os resgatou depois de a mãe dos mesmos ter sido morta após ataque de um predador. Os filhotes ficaram aos cuidados do biólogo Yure Valença, até que possam estar aptos para serem reintegrados à natureza. “São situações como essa que nos dão força para continuar nossa missão”
Fotos: Patrulha Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário