ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 28 de julho de 2016

PROGRAMA - GANHE O MUNDO EMBARCA MAIS 23 ESTUDANTES PARA A ARGENTINA

A 5ª edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM) encaminhou, na terça-feira (26.07), mais 23 estudantes para o intercâmbio do exterior. Desta vez, os contemplados vão cursar um semestre letivo na modalidade Hight School em Córdoba, na Argentina. Formado por 11 meninas e 12 meninos, o grupo reúne jovens representantes de sete municípios do Agreste e Sertão pernambucano, são eles: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O embarque, realizado ás 15h30, no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre -, foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara e familiares dos alunos.

“Fico muito feliz em poder participar desse momento de tanta alegria e, ao mesmo tempo, de muitas expectativas para esses jovens. Só no início desta edição, já embarcamos mais de 130 alunos da rede pública. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, outros 900 jovens viajem para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Câmara garantiu, ainda, o esforço do Governo do Estado em aprimorar políticas como o Ganhe o Mundo. “O programa, ao longo dos anos, tem contribuído muito na formação de qualidade desses alunos. E é isso que nós queremos para Pernambuco: vidas sendo transformadas através dos estudos, da dedicação”, completou.

Além do curso, o Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. “A gente percebe que o Ganhe o Mundo promove uma cadeia de benefícios, não só para os participantes, mas, principalmente, para Pernambuco que vai receber de volta jovens bilíngues, mais preparados e cheios de sonhos”, declarou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, quando questionado sobre os efeitos da experiência promovida pelo programa.

Ainda no aeroporto, intercambistas e parentes aguardavam ansiosos pelo embarque. Emocionada, Mirele Kerollayne, de 15 anos, aluna da EREM Garanhuns, contou que está realizando um sonho de família. “Dedico essa conquista a meus familiares que tanto me incentivaram. Espero conhecer novas pessoas e culturas diferentes e voltar craque no espanhol, claro”, disse. Pai da Mirelle, Moacir da Silva compartilhou o mesmo sentimento da filha. “Mirele sempre foi muito estudiosa e determinada. Se ela chegou até aqui, hoje, foi por merecimento. Eu confio e admiro muito sua coragem em querer desbravar o mundo. Já que eu não tive essa oportunidade, eu desejo que ela aproveite o máximo possível disso tudo”, declarou Moacir.

PGM - Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da Rede Pública Estadual aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. Para 2016, a expectativa embarcar um total de 1.030 alunos, sendo 1.000 do PGM, 20 PGM Esportivo e 10 PGM Musical.

Da ASCOM

Nenhum comentário: