ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 1 de julho de 2016

PARCERIA - UNICLINIC DO ARARIPE E FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA ATENDEM MAIS DE 600 PESSOAS NO PROGRAMA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA POR CATARATA

 
Uma parceria entre a Uniclínic do Araripina, Fundação Joaquim Simeão Filho e Fundação Altino Ventura, possibilitou o atendimento a mais de 600 pessoas em Araripina com sintomas de catarata e com a cirurgia em pelo menos 148. Todos os dias durante três semanas, cerca de 30 pessoas saíam em um ônibus fretado pela Uniclínic para a cidade de Ouricuri, onde estavam sendo realizadas as cirurgias, tendo o Hospital Regional Fernando Bezerra como suporte, mas as cirurgias eram realizadas na Unidade Móvel da Fundação Altino Ventura.
Pacientes de Araripina, Serrolândia em Ipubí, Trindade, Caldeirão Grande e Simões no Piauí, além várias pessoas residentes nos sítios, serras e distritos de Araripina, se deslocavam em ônibus e Vans para fazerem as cirurgias de catarata em Ouricuri e realizavam o sonho de enxergarem novamente.
No começo do mês de maio, o Diretor da Uniclínic do Araripe e Presidente da Fundação Joaquim Simeão Filho, o médico Ryan Lacerda, junto com o Articulador de Projetos da Fundação Altino Ventura, Bruno Rosas, estiveram na Rádio Arari FM e foram entrevistados pelo radialista Fredson Paiva. Veja Matéria AQUI.
Teve início aí o “Programa de Prevenção a Cegueira por Catarata”, onde as inscrições eram realizadas na Uniclinic e pelo menos 600 pacientes foram atendidos e passaram por uma triagem nos meses de maio e junho. Lembrando que todo o procedimento da inscrição, atendimento até a cirurgia foram gratuitos.
Dos 600 pacientes atendidos na Uniclinic, 148 ficaram aptos e realizaram a cirurgia de catarata. Uma parte após passar por avaliação médica não precisou fazer a cirurgia e o restante foi encaminhado para o Recife por se tratar de um procedimento mais complexo.
Segundo o médico Ryan Lacerda, dezenas de pessoas passaram a enxergar bem. “A Uniclínico do Araripe e Fundação Joaquim Simeão Filho, fazem o bem sem olhar a quem, transformado Araripina em um pólo regional de saúde”, Disse Dr. Ryan.
A mãe de Dr. Ryan Lacerda, a também médica odontóloga e ex-prefeita de Araripina, Dra. Dionéa Lacerda, fez questão de pessoalmente todos os dias embarcar os pacientes para a Unidade Móvel a Fundação Altino Ventura que estava instalada na cidade de Ouricuri.
Segundo Dra. Dionéa, uma das exigências da Fundação Altino Ventura era que as cirurgias fossem realizadas de preferência na cidade mais próxima que tivesse uma UTI. Como Araripina não tem UTI, os pacientes foram encaminhados em ônibus e Vans para realizarem as cirurgias em Ouricuri, pois lá tem UTI HRFB.
Dr. Ryan disse a nossa reportagem que vai lutar para que Araripina tenha não só uma UTI, mas também uma unidade da Fundação Altino Ventura, para que essas cirurgias em breve possam ser realizadas aqui, transformando Araripina definitivamente em um pólo regional de saúde. Ele disse também que os veículos fretados para transporte dos pacientes para Ouricuri, bem como a hospedagem dos médicos naquela cidade foram bancados pela Uniclínic do Araripe.
Reportagem/ Fotos – Fredson Paiva

Nenhum comentário: