O prazo da campanha de vacinação contra a poliomielite, que terminaria nessa segunda-feira (31) foi prorrogado pela Secretaria Estadual de Saúde até o dia 9/9 (quarta-feira). No Estado, até o momento, foram imunizados 501.090 crianças entre 6 meses e 5 anos, o que corresponde a 80,09% do público-alvo. A meta do Governo é vacinar no mínimo 625.686 crianças (95% do público).
A vacina não tem contra-indicação e as crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que agrava a flacidez muscular nos músculos da perna, e em alguns casos em outras partes do corpo.
Mesmo com a greve recente dos funcionários da Farmácia do Estado, o Governo garantiu que um percentual de trabalhadores foi disponibilizado para fazer a dispensa dos medicamentos, e que a vacinação não será afetada.
POLIOMIELITE - A doença não é registrada no Brasil há 26 anos, em Pernambuco, o último caso ocorreu em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem, quando assumiu o compromisso de manter a meta de vacinação para 95% da população.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário