ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 26 de junho de 2012

ASA PERNAMBUCO PRESTIGIA SALÃO REGIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR


Neste mês de junho, o Movimento Sindical Rural completou 50 anos de história em Pernambuco. Para celebrar meio século de lutas e conquistas, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) promoveu Salões Regionais da Agricultura Familiar, Assalariados/as Rurais e Reforma Agrária Euclides Nascimento.


Os eventos aconteceram na Zona da Mata e Agreste, nos meses de abril e maio, respectivamente, e na última quarta-feira (20), no município de Serra Talhada, Sertão do estado.


Na terra do xaxado, mais de mil pessoas estiveram presentes no Salão Regional, que contou com a participação de prefeitos da região; trabalhadores e trabalhadoras rurais; representantes da sociedade civil organizada; lideranças dos Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais dos municípios do Sertão; do Diretor do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Expedito Rufino, representando o Governo Federal; além do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e do Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, ambos representando o Governo Estadual.


A cerimônia de abertura iniciou com a apresentação de um grupo de xaxado, e logo em seguida lideranças sindicais, representantes da Fetape, do governo, da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA-PE) e de outras instituições, compuseram a mesa do evento. Os discursos dos participantes puderam evidenciar a trajetória e a importância do Movimento Sindical ao longo dos seus 50 anos de existência.


Segundo o presidente da Fetape, Doriel Barros, a Federação é reconhecida pela sua atuação a partir de um histórico de luta e resistência do povo no campo.


Para Doriel, a caminhada é marcada pelo desenvolvimento de processos reivindicatórios e de proposições de políticas públicas que atendem aos interesses de agricultores familiares, assentados rurais e assentados da reforma agrária.


Da ASCOM/ASA-PE - Mariana Ladim/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: