ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 19 de julho de 2018

EDUCAÇÃO - NÚMERO DE VAGAS EM CURSO EAD CRESCE EM PERNAMBUCO

A Secretaria de Administração (SAD), por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), através do Programa de Educação Corporativa, implantou a modalidade de Educação a Distância (EAD) no âmbito do Poder Executivo Estadual, em outubro do ano passado. Somente no primeiro semestre deste ano, foram capacitados 1.000 servidores (entre estaduais e municipais) em oito cursos à distância, totalizando 20 turmas. Somente no primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 2.000 vagas neste formato. Os cursos EAD do Cefospe foram viabilizados através da parceria entre a SAD e a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

A Secretária de Administração do Estado, Marília Lins, disse que o ensino à distância na Educação Corporativa do Estado ampliou os horizontes dos servidores, levando o conhecimento para todas as regiões do Estado. “A educação corporativa vem sendo compartilhada por um grande número de servidores do Estado através do EAD. O servidor abraçou esta ideia e tem participado ativamente dessas capacitações”, disparou a secretária.

Para este segundo semestre, estão sendo ofertadas mais 2.000 vagas para servidores estaduais e 300 oportunidades para servidores municipais, através de parcerias. Atualmente são dez as capacitações em EAD: Básico de Contratos Administrativos, Básico de Licitações, Desfazimento de Bens Móveis Inservíveis; Ética e Cidadania, Inteligência Emocional, Noções Básicas de Direito Administrativo; Noções de Gestão de Pessoas no Serviço Público; Planejamento Estratégico, Redação Oficial e Relações Interpessoais no Trabalho. No ano que vem, serão disponibilizados mais 13 novos cursos EAD. Em relação ao ano passado foram oferecidas 250 vagas distribuídas em três cursos: Básico de Licitações; Ética e Cidadania e Inteligência Emocional.

A diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, apontou o grande avanço do quantitativo de vagas ofertadas nos cursos à distância. “O Cefospe viabilizou o Ensino à Distância, iniciado em 2017 e consolidou este ano com a oferta de 4.000 vagas”, disse ela, acrescentando ainda que é prioridade desenvolver novos cursos. A definição das capacitações para EAD é fruto de uma pesquisa de inteesse realizada com os servidores que se inscrevem nos cursos”, atestou a diretora.

Para o coordenador de Ensino a Distância do Cefospe, José Lopes, “o Ensino a Distância na Educação Corporativa do Estado flexibiliza horário e local de estudo para o servidor. Além disso, ele (servidor) desenvolve novas habilidades, adquirindo um crescimento tanto pessoal quanto profissional”, atestou Lopes.

Já a coordenadora Pedagógica do Cefospe, Marilene Borges, destacou a importância desta modalidade de ensino para tornar o processo de aprendizagem mais interativo e inovador. “O aluno é o protagonista neste modelo de conhecimento e o ambiente virtual de aprendizagem contribui para experiências educacionais transformadoras”, frisou ela.

Da ASCOM/ SAD

Nenhum comentário: