ARARIPINA

ARARIPINA

sábado, 4 de maio de 2019

PERNAMBUCO - LUCIANA SANTOS ASSINA DECRETO QUE CRIA GRUPO PARA ANALISAR A RELAÇÃO DAS MULHERES COM O MERCADO DE TRABALHO

Com o objetivo de fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, a governadora em exercício Luciana Santos assinou, na terça-feira (29.04), no Palácio do Campo das Princesas, um decreto instituindo o Grupo de Trabalho sobre mulheres e o mercado de trabalho em Pernambuco. O GT avaliará as atividades econômicas no Estado e contribuirá para a construção do Pacto pelo Emprego, através do fortalecimento das mulheres no setor produtivo.

“O decreto é um caminho que queremos percorrer para tomarmos decisões na direção de gerarmos mais emprego e renda para as mulheres. O foco no emprego tem a ver com a importância dessa agenda para o Estado de Pernambuco e, nesse contexto, com a luta para que as mulheres se insiram no mercado de trabalho, diante da desigualdade que ainda existe", afirmou Luciana Santos. Segundo ela, o decreto não será debatido apenas por um grupo fechado. "Queremos fazer um processo de ausculta, pois é sobretudo por meio das mulheres que estão na batalha do dia a dia que poderemos saber por quais caminhos atingiremos os resultados”, acrescentou.

A secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, destacou a importância do decreto, destacando o simbolismo de ter sido assinado na véspera do Dia Internacional do Trabalho. “Este não é somente um decreto, é uma convocação para que as mulheres contribuam com o Pacto pelo Emprego em Pernambuco. Somos uma força de trabalho importante e queremos contribuir para a riqueza do nosso País”, disse.

O GT será composto por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico; Trabalho Emprego e Qualificação; Planejamento e Gestão; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Secretaria de Cultura, além da Vice-Governadoria, que coordenará os trabalhos. Representantes de organizações não governamentais, universidades e demais órgãos e entidades da administração pública ou privada poderão participar das atividades, contribuindo com os objetivos do grupo.

A meta estabelecida é apresentar um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido, contendo análises e propostas no prazo de 180 dias a contar da publicação do decreto. Também participaram da solenidade a deputada estadual Roberta Arraes e o chefe de gabinete do Governo, Milton Coelho.

Da ASCOM

GLP - PETROBRAS COMUNICA REAJUSTE DO BOTIJÃO DE GÁS DE 3,3% PARA 3,6%

A Petrobras comunicou às distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) que o preço do produto vendido em embalagem de até 13 quilos, popularmente conhecido como botijão de gás, vai ser reajustado a partir da meia noite do próximo domingo, dia 5. Segundo o Sindigás, que representa as distribuidoras, o reajuste vai oscilar de 3,3% a 3,6%, dependendo do polo de suprimento. "Pelos cálculos do Sindigás, o valor do GLP empresarial está 19 5% acima do GLP para embalagens de até 13 kg", acrescentou o sindicato em nota oficial.

Fonte - Agência Estado

ENSINO SUPERIOR - BOLSAS, ATIVIDADES, PESQUISAS E PROJETOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM PERNAMBUCO PODEM SER SUSPENSAS APÓS CORTES NOS ORÇAMENTOS

O funcionamento no segundo semestre das instituições públicas federais em Pernambuco está ameaçado pelo corte de orçamento de 30% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Bolsas, atividades, projetos, ações de manutenção e futuros investimentos podem ser suspensos por falta de verba, caso a redução nos valores repassados às instituições não seja revista. Os cortes referem-se a repasses do Tesouro com gastos discricionários, sem envolver salários.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Galvão, informou que a instituição não sofreu novos bloqueios nesta sexta-feira (3). Nessa quinta-feira (2), a principal universidade do estado e uma das bem conceituadas do país, teve R$ 55,8 milhões bloqueados pelo governo federal.

Do total embargado, R$ 50 milhões são referentes ao orçamento de custeio da instituição de ensino superior. O corte representa 30% do total anual voltado para manutenção da universidade. Além do corte no orçamento de manutenção, a UFPE sofrou um bloqueio de R$ 5,8 milhões do orçamento de investimento, usado na aquisição de novos equipamentos, de aparelhos de ar-condicionado, compra de computadores, construção de novos prédios, por exemplo. "Neste primeiro semestre, as atividades não devem sofrer impacto, mas se a decisão não for revista, o funcionamento no segundo semestre fica comprometido. Esperamos que os parlamentares ajudem a reverter essa situação", afirmou.

Nesta sexta, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) detalhou os cortes impostos à instituição. Em comunicado oficial, a universidade informou que "amedida dificultará o adequado cumprimento do planejamento das atividades acadêmicas e administrativas, realizado por nossa instituição com base nos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019".

A instituição ressaltou que tem realizado esforços significativos de gestão e governança, a fim de minimizar os efeitos da limitação de recursos que afetam as instituições federais de ensino superior há alguns anos. No entanto, a nova medida, se mantida, comprometerá o funcionamento pleno da universidade.

De acordo com a UFRPE, a universidade sofreu um bloqueio orçamentário de R$ 23,6 milhões, ou seja, 31,3% do orçamento discricionário. Esse bloqueio, contudo, não ocorreu de forma linear, como segue: 1. Bloqueio de 30% para bolsas e capacitação; 2. Bloqueio 37,04% do funcionamento da Universidade – energia elétrica, água, segurança, limpeza e outros serviços terceirizados - ou seja, redução de R$ 19,4 milhões; 3. Quanto ao orçamento de capital (investimentos), houve um bloqueio de R$ 3,1 milhões, representando uma diminuição de 44%; Do orçamento discricionário previsto para o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai) - R$ 2,6 milhões -, foram bloqueados R$ 622 mil, sendo esse bloqueio exclusivamente no custeio".

Em relação à nova Universidade Federal do Agreste (Ufape), houve um bloqueio de R$ 3,7 milhões, o que representa 30% do orçamento que estava previsto. "Vale salientar que essa redução também não ocorreu de maneira uniforme. O orçamento de bolsas, capacitação e capital sofreu uma redução linear de 30%. Já o orçamento de custeio foi suprimido em 31,9%, reduzindo o orçamento de R$ 9,25 milhões para R$ 6,2 milhões", pontuou a UFRPE, no comunicado.

A universidade destacou ainda que "o bloqueio orçamentário foi realizado quando já havia decorrido quatro meses de execução orçamentária, o que representará um montante percentual bem maior no orçamento da UFRPE. Os cortes podem resultar numa supressão de até 50% dos contratos realizados pela instituição".

No comunicado, a UFRPE enfatiza também que "garantir o funcionamento pleno das universidades públicas federais é referendar o papel fundamental destas instituições no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. As universidades públicas federais do Brasil estão nas primeiras colocações em todos os indicadores de qualidade, divulgados por órgãos especializados. Fortalecer a universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva é fundamental para o desenvolvimento do país e para a redução das desigualdades sociais no Brasil".

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) confirmou, nesta sexta, que também sofreu cortes no orçamento. De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), a instituição sofreu um corte de 30% no seu orçamento discricionário previsto na Lei de Orçamentária Anual (LOA).

Parlamentares

Deputados federais e senadores de diversos partidos têm se mobilizado para reverter a situação do corte nas verbas das universidades. Nessa quinta-feira (2), o senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou uma ação popular na Justiça Federal contra o MEC. O partido deu entrada ainda em um mandado de segurança coletivo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de suspender os cortes. "As ações pedem liminar para determinar que os cortes sejam imediatamente suspensos e serão julgadas nos próximos dias", afirmou o senador.

De acordo com a assessoria de comunicação do STF, "a Rede ajuizou o Mandado de Segurança (MS) 36459, relatado pelo ministro Marco Aurélio. Ainda não há qualquer decisão".

LEIA MAIS:



Parlamentares que representam Pernambuco no Congresso Nacional também têm se movimentado para tentar reverter a situação. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) disse que a medida do governo federal fere a autonomia das universidades e foi tomada com base em critérios subjetivos e políticos e não técnicos. "Outros cortes na educação já haviam sido feitos e tínhamos essa pauta. Cerca de 80 mil pesquisas estão comprometidas por causa dos cortes. Temos audiências marcadas com três ministros para cobrar deles uma posição", afirmou.

Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Educação da Câmara Federal recebe o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Na quarta-feira seguinte (15), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, será indagado. No dia 29, a audiência pública será com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O deputado federal João Campos (PSB), um dos diretores de uma comissão externa criada para acompanhar a atuação do MEC, disse que tem acompanhado o assunto de perto. "Tive reuniões recentes com os reitores Anísio (Brasileiro, da UFPE) e Maria José (de Sena, da UFRPE), onde já havíamos discutido a questão dos cortes do governo federal nos orçamentos das universidades. Por meio da comissão externa, vamos acompanhar de perto a situação e já preparamos requisição cobrando respostas do Ministério da Educação", pontuou.

Para o deputado federal Raul Henry (MDB), os cortes nos orçamentos das instituições federais de ensino superior são absurdos. "É inadmissível que se faça um corte em instituições que têm atividades programadas para o ano inteiro sem haver diálogo e sem uma explicação razoável. É inaceitável a justificativa de que as universidades fazem balbúrdia", afirmou.

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), um dos coordenadores da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, disse que um ato será realizado nesta terça-feira (7), na Universidade de Brasília (UnB), contra os cortes. "Entramos com uma ação popular (na Jutiça Federal) para cobrar informações sobre a validade (dos cortes). Em relação à fala do ministro (da Educação), fizemos um levantamento do histórico escolar dele e apuramos que a média no curso de ciências econômicas do ministro Abraham Weintraub foi 1,2 no primeiro ano da graduação. Isso sim, é uma balbúrdia", disse, em referência à fala do ministro sobre três universidades brasileiras.

A diminuição dos recursos foi anunciada inicialmemnte para as universidades de Brasília (UnB), Federal Fluminense (UFF) e Federal da Bahia (UFBA). Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nessa segunda (29), o ministro da Educação justificou que as reduções no orçamento da UnB, da UFF e da UFBA foram definidos porque as três instituições estariam com sobra de dinheiro para "fazer bagunça e evento ridículo". Weintraub afirmou que a promoção de "balbúrdia" nas universidades e festas inadequadas ao ambiente universitário seria critérios usados para a escolha das instituições afetadas pelo congelamento de verbas.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco tem três campi (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão), 105 cursos de graduação, 133 cursos de pós-graduação, 30,6 mil alunos de graduação, 12,7 mil alunos de pós-graduação, 2,8 mil professores e 4,1 mil servidores técnico-administrativos. A instituição ficou em 20º lugar entre as universidades brasileiras classificadas no ranking 2019 do Times Higher Education (THE) de países considerados de economia emergente (Emerging Economies University). A UFPE está no intervalo 301–350 entre todas as instituições do mundo. Os resultados mostraram que a UFPE melhorou nas dimensões de ensino e visibilidade internacional.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, de acordo com o Relatório de Gestão 2017 da instituição, tem 12.964 estudantes, sendo 11.345 de graduação e 1.619 de pós. A UFRPE tem 1.138 professores e 1.940 funcionários. Levando em consideração todas as universidades públicas (federais e estaduais), a UFRPE ficou, em 2018, na 27ª melhor classificação no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Ao todo, 2.083 instituições de ensino superior foram avaliadas pelo MEC. A UFRPE ocupa o posto de 77º no ranking geral, que inclui além das universidades, centros universitários, faculdades, institutos, entre outras instituições públicas e privadas.

Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está presente em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. Os primeiros campi foram implantados em Petrolina, sertão pernambucano; Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Em seguida, a universidade se estabeleceu em Senhor do Bonfim (BA), depois foi implantado o campus Paulo Afonso (BA) e, mais recentemente, o campus Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi criado. A universidade oferece 35 cursos de graduação, dos quais 30 são presenciais e cinco na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Univasf também possui 17 cursos de mestrado, quatro doutorados e 10 especializações.

IFPE

Ao todo, o IFPE tem 16 campi distribuídos em todas as regiões do estado, além de 11 polos da Educação a Distância (EAD). São oferecidos 283 cursos regulares nos níveis técnico, superior e de pós-graduação, totalizando o atendimento a mais de 27 mil estudantes. "Para além das atividades de sala de aula, nossos alunos têm, aqui, a oportunidade de serem inseridos em práticas de pesquisa, inovação e extensão, sob a orientação de um corpo docente altamente qualificado, formado por 1.277 professores, dos quais 78,23% são mestres e doutores", destacou o IFPE.

Fonte - Diário de Pernambuco

sexta-feira, 3 de maio de 2019

CDS-PE - SOCIEDADE CIVIL ASSUME PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 
A sociedade civil assumiu, na terça-feira (30), a presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco (CDS/PE) para o biênio 2019/2020. O novo presidente, Germano Barros, que está à frente do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), foi eleito por unanimidade. O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, por sua vez, foi empossado como vice-presidente, tendo como suplente o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves. 

A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na presença de autoridades federais, estaduais, municipais, movimentos sociais, movimentos ligados à terra e representações da agricultura familiar. A presidência e a vice-presidência do CDS/PE são exercidas, respectivamente, por um representante do governo ou da sociedade civil eleitos, alternadamente, a cada dois anos.

O novo presidente, Germano Barros, afirmou se empenhar para que o conselho possa cumprir seu papel de controle social de monitoramento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, sobretudo na atual conjuntura do País. “Diante do decreto do presidente Bolsonaro que extingue o conselho nacional e extermina a política de participação social, esperamos ter um conselho pujante, forte, para incidir nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Estado”, pontuou.
Entre as principais prioridades, está a atuação do Conselho na incidência política no Plano Plurianual do Estado, prioritariamente os programas, projetos e ações relacionados com agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco; ampliar e qualificar o diálogo com as secretarias estaduais e Assembléia Legislativa, além de promover um amplo diálogo com os conselhos e outros espaços de controle social das políticas públicas.

“Esse foi um evento de muita importância por demonstrar que, diferentemente do que ocorre no cenário nacional, em Pernambuco não há a menor possibilidade de extinção do Conselho. Também é uma demonstração política do Governo do Estado em promover o fortalecimento do Conselho, que tem papel fundamental para contribuir no planejamento e no acompanhamento das ações de desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco”, afirmou o secretário Dílson Peixoto.

Ao final do evento, foi entregue um documento às autoridades presentes: a agenda política estratégica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável para o mandato presidido pela sociedade civil no biênio 2019/2020.

Participaram do evento o deputado estadual Doriel Barros; o representante do deputado estadual Isaltino Nascimento, Bruno José; a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertoti; o representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Adilson Gomes; os representantes da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Artur de Lucena e Caio França; o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; o presidente e o gerente financeiro do Iterpe, respectivamente Altair Correia e José Cláudio, dentre outros.
CDS/PE - O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE) foi instituído pelo Decreto nº 23.346, de 18 de junho de 2001. É um órgão colegiado, paritário, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA) e constituído por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário

OPERAÇÃO FACHEIRO I E II - MAIS DE MEIO MILHÃO DE PÉS DE MACONHA FORAM ERRADICADOS ESTE ANO PELA POLÍCIA FEDERAL NO SERTÃO DE PERNAMBUCO


A Polícia Federal, através da delegacia de Salgueiro, divulgou um balanço das operações 2019 contra o tráfico no Sertão de Pernambuco. Este ano, 505 mil pés de maconha foram erradicados da região com a realização de duas operações: Facheiro I (234 mil) e Facheiro II (271 mil). Com isso, 168 toneladas da droga deixaram de ser produzidas na região.

A última ação policial foi concluída na terça-feira (30) e começou no dia 19 de abril, destruindo 271 mil pés de maconha, 104 plantios, 350 mil mudas da planta. As plantações foram localizadas em ilhas dos Rio São Francisco e áreas de caatinga nas cidades pernambucanas de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Parnamirim, Carnaubeira da Penha/PE, Serra Talhada, Betânia, Ibó e Floresta.
A Operação Facheiro II contou com um efetivo de mais de 40 policiais entre federais, civis e militares, além de policiais do Paraguai da Secretaria Nacional Antidrogas. Os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e tiveram o apoio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional, botes infláveis, além de uma ambulância do Exército, com apoio dos Bombeiros.


Fonte - G1 Petrolina

quinta-feira, 2 de maio de 2019

ARARIPINA - CORRIDA DO TRABALHADOR TEVE RECORDE DE PÚBLICO E AÇÃO DE SOLIDARIEDADE

 
A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu nessa terça-feira, 30, mais uma edição da tradicional Corrida do Trabalhador com a participação de 300 atletas numa grande festa de incentivo à prática esportiva.
A prova foi realizada na Avenida Perimetral para os percursos de 5 km e 10 km nas categorias Elite (atletas de outras cidades) e Amador (atletas de Araripina) masculino e feminino. Todos os participantes receberam sua medalha após o término da corrida e os campeões receberam também troféu e premiação em dinheiro que totalizaram mais de R$ 15 mil.
Muitas novidades foram vistas na edição de 2019 a exemplo da cronometragem através de chip que marcou o tempo e posição de todos os corredores, premiação igual para os atletas de Araripina em relação aos atletas de outros municípios, além da premiação para o percurso de 5 km. O destaque ficou para o percurso realizado na Av. Perimetral totalmente iluminada e modernizada bem como a área de largada/chegada no pórtico Araripina.
Para o prefeito Raimundo Pimentel – que finalizou o percurso de 5 km – a Corrida do Trabalhador é um dos principais eventos esportivos de Araripina e região e, a cada ano, está mais organizada e atraindo atletas de fora bem como incentivando a prática esportiva da população de Araripina.
“A prática esportiva é muito importante para a saúde, bem-estar e autoestima das pessoas. Por isso a cada ano a Corrida do Trabalhador atrai mais participantes que através da corrida ou da caminhada se tornam mais saudáveis. Esse é o papel da prefeitura: promover ações que a população participe e se sinta feliz. Assim é o nosso trabalho em diversas áreas. Em breve teremos os Jogos Escolares de Araripina com a participação das escolas e a Copa Araripina de Futebol que vai movimentar os quatro cantos do nosso município”, destacou Pimentel.

ESPORTE E SOLIDARIEDADE

Este ano a prefeitura destinou parte do valor arrecadado com as inscrições em forma de doação para a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição que está construindo uma casa de acolhimento aos dependentes químicos. Na cerimônia de premiação, o padre José Nilton recebeu a doação de R$ 4 mil e agradeceu a iniciativa.
“Em nome de toda a comunidade, agradeço ao prefeito Raimundo Pimentel e sua equipe pela doação que muito ajudará na construção deste espaço dedicado à recuperação daqueles irmãos que estão na vida dos vícios. Ficamos muito agradecidos com a atitude da Prefeitura de Araripina e de todos vocês que vieram participar da Corrida do Trabalhador”, disse o pároco.
O resultado de todas as categorias e de todos os corredores está no site da empresa parceira do evento, a Cronos Cariri


Secretaria Executiva de Comunicação

PETROLINA - PREFEITURA LANÇA "MAIO AMARELO" COM PALESTRAS E AÇÕES EDUCATIVAS NO TRÂNSITO

 
O mês de maio chega com um significado especial para todos que fazem parte do trânsito de Petrolina. A partir de agora, uma série de atividades serão desenvolvidas na cidade para chamar atenção de condutores sobre o respeito nas vias. As ações integram a programação da campanha ‘Maio Amarelo’ que foi lançada nesta quinta-feira (2) no Sest/Sentat com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’.

Durante o evento, autoridades ligadas ao trânsito, saúde e segurança pública conheceram os altos índices de acidentes de trânsito e os meios para evitá-los. Coordenada pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), a campanha inclui blitz educativa, palestras e outras ações para educar condutores e pedestres.
De acordo com o diretor presidente da Ammpla, Edilson Leite, um dos objetivos é educar os jovens que são os futuros condutores. “A Ammpla vai levar palestras educativas a milhares de estudantes de Petrolina e também vamos intensificar estas palestras para garantir que os futuros condutores tenham consciência sobre seu lugar no trânsito”, disse.

O evento contou ainda com a apresentação de estudantes e palestras de professores e psicólogos sobre os cuidados relacionados ao trânsito. Todas as atividades serão coordenadas pelo gerente de educação de trânsito da Ammpla, Jilmar Barros. Segundo ele, a expectativa é de que durante o mês de maio, cerca de 25 mil crianças participem direta ou indiretamente das ações do Maio Amarelo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para debater a segurança nas mais diferentes esferas e alertar ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela se refere ao sinal de advertência dos semáforos.

Fotos: Jaquelyne Costa

Magnólia Costa: Assessora de Comunicação da Autarquia Municipal de Mobilidade

EVENTO - ROBERTA ARRAES PRESTIGIA A PRIMEIRA GOVERNADORA DE PERNAMBUCO NO ATO DE ASSINATURA DO DECRETO PARA AS MULHERES

Na tarde da última terça-feira (30), a deputada Roberta Arraes esteve no Palácio do Campo das Princesas, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, no evento de assinatura da primeira governadora mulher do estado, Luciana Santos, ao decreto que institui o Grupo de Trabalho sobre mulheres e o mercado de trabalho em Pernambuco, que terá como objetivo fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres. Com a presença também da secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro.

O grupo também avaliará as atividades econômicas no Estado e contribuirá para a construção do Pacto pelo Emprego, através do fortalecimento das mulheres no setor produtivo.

O trabalho será composto por representantes das secretarias da Mulher; Desenvolvimento Econômico; Trabalho Emprego e Qualificação; Planejamento e Gestão; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Secretaria de Cultura, além da Vice-Governadoria.

Ao final, será apresentando um relatório com o trabalho desenvolvido, contendo análises e propostas no prazo de 180 dias.

“Foi um momento especial, além de celebrarmos a primeira mulher como governadora de nosso estado, comemoramos também a assinatura desse decreto que será muito importante para nós mulheres, pois irá gerar mais emprego e renda”, afirmou Roberta Arraes.

Da ASCOM

ARARIPINA - SUV DA VOLKSWAGEN "T-CROSS" É LANÇADO COM FESTA NA ARARIVEL


Na noite da última sexta-feira 26/04, aconteceu na Ararivel, Concessionária Volkswagen de Araripina para todo o Araripe, o lançamento do “T-Cross”, o SUV da Volkswagen. O evento teve a presença de muitos empresários, profissionais liberais, comerciantes e clientes que foram ver de perto o T-Cross. 

Com o lançamento do T-Cross, a VW entra na disputa e causa preocupação para a concorrência. A Volkswagen está reestruturando a sua linha de produtos e o T-Cross já está à venda nas concessionárias da VW. 
Segundo Waltônio Cysneiros, Gerente da Ararivel, o T-Cross vem em quatro versões: MSI Manual, MSI Automático, Confortline Automático e Highline automático com 150 Cavalos de Potência. 
O T-Cross conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa, etc. 
Conheça hoje mesmo o T-Cross na Ararivel, BR-316, Araripina-PE, Fones 87- 3873-3299 ou 9-9128-2797. Ouça abaixo quatro entrevistas com clientes e o gerente da Ararivel, Waltônio Cysneiros, falando o que acharam do T-Cross. 
Reportagem/ Fotos/ Entrevistas – Fredson Paiva 

RECIFE - CRIANÇAS DA LBV SÃO INCENTIVADAS AO HÁBITO DA LEITURA


Estudiosos afirmam que uma criança que recebe o estímulo à leitura, certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que a leitura proporciona em diversos aspectos da vida.

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Recife, em, para incentivar ainda mais esse hábito da leitura, a LBV contou com a parceria do Sesc Pernambuco, trazendo às crianças e adolescentes do Bairro dos Coelhos, o projeto BiblioSesc, no Dia Internacional do Livro Infantil celebrado em 2 de abril. Foi um dia todo especial, de inclusão social e acesso a centenas de livros.

A iniciativa, consiste em uma biblioteca móvel e toda adaptada, conta com um acervo de mais de três mil exemplares, com títulos de literatura brasileira, infantil, juvenil, de artes, além de biografias, gibis e revistas em quadrinhos, que ficou à disposição para leitura da garotada da LBV.

A ação encurtou a distância entre o livro e o leitor, além de estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura. Adrian Kelvin,13 anos, assistido pela entidade, encantou-se com tantos livros que encontrou. “Fiquei muito encantado com a variedade de livros que encontrei na Bibliosesc, adoro ler gibis, me ajuda a melhorar a leitura e a minha escrita” destacou.

Ainda, no incentivo à leitura, a LBV, recebeu o contador de história Thiago Souza, que ressaltou aos pequenos da Instituição o hábito da leitura diariamente, e a importância do resgate do contar histórias pelos pais e seus avós, que deve acontecer até os dias de hoje. “A contação de história é o início do processo de aprendizagem, do incentivo à leitura das crianças de forma lúdica e prazerosa. A criança pode aprender muito a respeito do mundo que a espera, faz com que os pequenos coloquem para fora seus sentimentos e vençam seus medos ou a timidez. Além disso, a contação aguça a curiosidade das crianças e desperta o interesse em conhecer mais histórias”, esclareceu.
Lívia Antônia, 11 anos, também integrante do programa Criança: Futuro no Presente!, comentou que adora ler livros de literatura brasileira, e ficou emocionada com a história apresentada “O Sonho da Tartaruga”. “Adorei a história “O Sonho da Tartaruga” nos mostrar que devemos valorizar nossos talentos e sonhos, e ajudar uns aos outros, a vivê-los. Sempre leio histórias para meus amigos aqui na LBV na Oficina do Saber”, relatou a garota.

Dezenas de ações socioeducativas são desenvolvidas pela Instituição, em suas unidades como arte e cultura, dança popular, teatro, oficina do saber que promove o incentivo à leitura, ações reflexivas sobre a garantia dos Direitos e Deveres das crianças e adolescentes, tudo na promoção do protagonismo infanto-juvenil.

No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 - Bairro dos Coelhos - Região Central do Recife - próximo ao Cais José Mariano. Informações: (81) 3413 - 8601.

Da ASCOM LBV

PARNAMIRIM - SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE EXAMES DE ENDOSCOPIA

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, está oferecendo exames de endoscopia digestiva. O procedimento, feito com um equipamento moderno, adquirido na gestão do prefeito Tácio Pontes, está sendo realizado na Unidade Mista Raimunda de Sá Barreto Cabral. Esta semana, 25 pacientes foram beneficiados com o exame.

De acordo com o médico Cézar Falcão, responsável pela realização do exame, o equipamento permite uma imagem com ótima resolução. “Temos um aparelho moderno, que gera imagens de excelente qualidade e propicia um diagnóstico mais preciso. Com as exames feitas aqui, fica mais fácil diagnosticar e encaminhar o paciente para o tratamento correto”, explica.

Para agendar o exame, o paciente deve possuir Cartão Nacional do SUS, ter um laudo ou encaminhamento de um médico solicitando a endoscopia e realizar o agendamento no Setor de Agendamentos de Consulta. Serão realizados cerca de 60 exames por mês. “Fizemos uma reforma no local para atender melhor aos nossos pacientes. Estamos avançando, ofertando mais serviços de saúde à população O agendamento é necessário para que possamos organizar a demanda e atender a todos que precisam do exame. Lembrando que o exame não será realizando em quem não realizar a marcação”, completa a secretária de Saúde, Helga Sampaio.

Para o prefeito Tácio Pontes, o exame é uma conquista importante para saúde do município. “Nós sabemos da dificuldade que a população tem de conseguir exames de imagem. Então, esse equipamento vai auxiliar muito no atendimento em nosso município. Estamos trabalhando para trazer ainda mais aparelhos para a realização de exames, além de melhorar o atendimento em nosso hospital, que já recebeu diversos equipamentos e hoje possui uma sala vermelha completamente equipada, inclusive com aparelho de eletrocardiograma”, conta.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim

DISTRITO DE GERGELIM - CRIANÇA DE 08 ANOS MORRE AFOGADA NO AÇUDE DOS BALBINOS


Uma criança de apenas 08 anos de idade, identificada por Emiliane, morreu afogada na tarde da segunda-feira 29/04, no Açude dos Balbinos, na Região do Distrito de Gergelim, zona rural de Araripina. 

Segundo informações, a vítima estaria tomando banho no açude junto com outras crianças, quando teria se afogado. Ao ver a garota se afogando, as amiguinhas dela saíram correndo para pedir ajuda, mas ao retornarem, a vítima já teria afundado nas águas turvas do açude. 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou diversas buscas durante todo o dia da segunda-feira, e como já estava anoitecendo, a equipe de resgate parou as buscas para retornar no dia seguinte. 

Quando o Corpo de Bombeiros saiu do local, dezenas de moradores se juntaram e iniciaram as buscas, quando em determinado momento já escuro, os populares encontraram o corpo da garota em uma parte funda do açude. 

A polícia civil foi acionada e após realizar a perícia preliminar, removeu o corpo da vítima ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato. Veja abaixo um vídeo que mostra o exato momento que o corpo da criança é localizado pelos moradores. 

Reportagem – Fredson Paiva 

Fotos/ Vídeo – Reprodução Internet 

CULTURA - NA PRIMEIRA AGENDA COMO GOVERNADORA, LUCIANA SANTOS RECEBE REPRESENTANTES DO SETOR AUDIOVISUAL

 
Tradicionalmente ligada à área da Cultura, Luciana Santos se reuniu, na terça-feira (30), com representantes do setor audiovisual, em sua primeira agenda como governadora em exercício. Na pauta, as preocupações com o impacto que a paralisação no repasse de verbas da Agência Nacional do Cinema (Ancine) terá sobre os produtores locais. Este mês, a Ancine suspendeu a liberação de recursos para a produção de filmes e séries no País, após recomendação do Tribunal de Contas da União, que apontou necessidade de ajustes no sistema de prestação de contas da agência. Com isso, Pernambuco deixará de contar com um repasse do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) de cerca de R$ 15 milhões para o setor.

Participaram da conversa com Luciana, no Palácio do Campo das Princesas, os cineastas Carla Francine, Cynthia Falcão e Cláudio Assis, além do secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e da assessora especial do governo, Luciana Azevedo. Os realizadores destacaram que, sem as verbas federais, os investimentos destinados ao audiovisual cairão de cerca de R$ 25 milhões para pouco mais de R$ 9 milhões – volume de recursos que o próprio governo do Estado aplica na área.

Caso isso ocorra, eles advertem para a possibilidade de desmonte do audiovisual em Pernambuco. Reconhecendo a importância dessa cadeia produtiva, não apenas para a cultura, mas também para a economia do Estado, Luciana Santos se colocou à disposição para discutir saídas em parceria com os realizadores.

Com a viagem do governador Paulo Câmara para a Colômbia, Luciana assumiu o comando do Estado, nesta terça (30), tornando-se a primeira mulher a exercer a função em Pernambuco. Ela ficará no cargo até o próximo domingo.

LUCIANA SANTOS É A PRIMEIRA MULHER A ASSUMIR O GOVERNO DE PERNAMBUCO
Pela primeira vez na história de Pernambuco, uma mulher assume o comando do Governo do Estado. Em decorrência de uma viagem, em missão oficial, para a Colômbia, o governador Paulo Câmara transmitiu o cargo, na terça-feira (30.04), à vice-governadora Luciana Santos, que ficará no posto até o próximo domingo (05.05). Durante este período, o chefe do Executivo estadual estará no país vizinho para conhecer experiências exitosas nas áreas de combate e prevenção à violência e mobilidade. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a participação de deputados, secretários estaduais e integrantes de movimentos da juventude e de mulheres.

“A gente está tendo essa oportunidade, hoje, na presença dos secretários, de deputados estaduais e tantas outras autoridades, de viver esse momento que eu considero histórico. Diante da minha viagem à Colômbia, de hoje até o próximo domingo nosso Estado terá Luciana Santos como governadora. A primeira mulher a cuidar dos destinos de Pernambuco. Eu viajo muito tranquilo, sabendo que o Estado vai estar muito bem cuidado e que Luciana vai dar conta do recado, honrando as tradições do nosso povo”, destacou o governador.

Paulo Câmara explicou o motivo e importância de sua missão na Colômbia. “Vamos conhecer políticas de prevenção à violência em um país que conseguiu avançar muito nesse sentido. Uma área que é muito importante aqui para Pernambuco, por isso a gente busca conhecer e implantar coisas que estejam dando certo”, ratificou.
Já no cargo, a governadora em exercício fez questão de agradecer a confiança de Paulo Câmara, destacando a passagem de comando como um ato emblemático na luta das mulheres por espaços cada vez mais justos e iguais em todas as áreas, inclusive na política. “É um marco histórico, simbólico. E eu não poderia deixar de ressaltar a importância desse simbolismo em um momento em que é tão necessário afirmar as conquistas das mulheres. Na terra das heroínas de Tejucupapo, de Cristina Tavares e de tantas mulheres que fizeram história e fizeram a diferença no nosso Estado, a gente fica feliz em ter este gênero à frente, para poder partilhar os desafios de Pernambuco”, cravou.

Luciana Santos reforçou que o seu propósito é dar continuidade às agendas de Pernambuco. “Me honra muito estar aqui neste momento, assumindo o Governo de Pernambuco por alguns dias, durante a missão que o governador terá na Colômbia, exatamente para fazer jus aos acertos e aos êxitos que já têm sido incontestes na política de segurança pública do nosso Estado. A troca de experiências é sempre um momento de aprendizado. E ele também vai poder levar para lá as experiências de Pernambuco”, frisou.

GOVERNO DE PERNAMBUCO NOMEIA 231 PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A REDE ESTADUAL

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do último sábado (27) a nomeação de 231 professores de Biologia para atuarem na Rede Estadual de Ensino. Os novos profissionais, aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, serão distribuídos nas escolas de todas as regiões do Estado.

Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o concurso de 2016, que previa inicialmente a nomeação de três mil novos professores, conforme edital divulgado, convocou 4.670 docentes até então, totalizando, com o reforço em Biologia, 4.901 novos efetivos para a Rede Estadual de Ensino. Os docentes atuam nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado.

O certame, o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a educação especial, reforça o esforço da gestão para manter Pernambuco como a melhor educação pública do Brasil. “Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

CONCURSO – O último concurso para contratação de professores para a Rede Estadual nomeou 4.901 profissionais desde 2016. 4.269 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. Por região, foram nomeados 1.938 na Região Metropolitana do Recife e 2.963 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.

Da ASCOM

REGISTRO - JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DETERMINA NOVA REGRA PARA RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE

A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco e a Coordenadoria da Infância e Juventude do Estado determinaram que todo reconhecimento extrajudicial de paternidade ou maternidade socioafetiva de jovens com até 18 anos incompletos seja informado à Justiça. O Ofício Circular número 1/2019 foi assinado nessa quinta-feira (25) e encaminhado a todos os registradores civis de Pernambuco.

Segundo o provimento 63/2017 da Corregedoria Nacional de Justiça, o reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade socioafetiva pode ser feito perante oficial de registro civil das pessoas naturais. Apesar de objetivar uma desburocratização da ação, a Jutiça observou que a medida acaba trazendo, na prática, um risco para pessoas com menos recursos financeiros. 

Agora, todos os casos de reconhecimento extrajudicial devem ser encaminhados ao Juízo da Infância e Juventude da Comarca, que vai analisar as ocorrências. Caso haja suspeita de violação da lei, a Justiça adotará providências cabíveis, com remessa de cópia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

"Boa parte das adoções irregulares, que vêm ocorrendo atualmente no país, têm se valido da liberdade do suposto pai de reconhecer a paternidade em cartório, quando se tem a mãe solteira, uma vez que é patente a possibilidade deste pai registral fazer o reconhecimento falso e, anos depois, ingressar com um pedido de destituição do poder familiar da mãe biológica ou, até mesmo, de adoção unilateral pela esposa do pai que reconheceu cumulado com o pedido de destituição da mãe biológica", pontua o documento encaminhado aos registradores.

O ofício, assinado pelo corregedor geral da Justiça, desembargador Fernando Cerqueira, e pelo coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, informa ainda a determinação será válida até a decisão, pelo corregedor nacional da Justiça.

Fonte - Diário de Pernambuco

quarta-feira, 1 de maio de 2019

ESPAÇO DO FORRÓ - NESTA SEXTA-FEIRA 31/05 TEM FESTA COM LUIS PAULO E RICARDO PEGAÇÃO


ALEPE - DEPUTADA ROBERTA ARRAES FALA SOBRE O PROJETO DA "ESTRADA DA INTEGRAÇÃO DO ARARIPE"

A deputada Roberta Arraes subiu à tribuna da Alepe, na tarde de ontem, (30/04), para falar sobre o projeto das Estradas da Integração do Araripe, que corresponde à pavimentação de trechos da PE- 615, que liga o distrito de Nascente, em Araripina, ao distrito de Socorro, em Santa Filomena, e a PE - 630, que liga as cidades de Trindade e Dormentes. 

Em seu discurso, a parlamentar falou da importância da obra dessas estradas, que facilitará o acesso e locomoção da população a tantas cidades, trazendo mais desenvolvimento para o Sertão. “Enfatizo ao Governo do Estado que possa ter um olhar diferenciado para as nossas estradas, para que possamos avançar para um novo patamar de desenvolvimento, numa nova era de produção, prosperidade, integração e justiça social”, afirmou.

Roberta Arraes informou que a PE - 615, foi iniciada ainda pelo ex-governador Eduardo Campos, e que agora, faltam apenas 25 quilômetros, que o atual governador, Paulo Câmara, já se comprometeu em dar o primeiro passo, autorizando o processo licitatório do projeto. 

O departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco já abriu o processo de licitação para elaboração do referido projeto. “Estaremos aqui para testemunharmos esse projeto pronto e com ele sensibilizarmos os deputados federais e senadores, a fim de que o mesmo seja incluso no orçamento geral da união”, disse Roberta.

Por fim, a parlamentar aproveitou para reafirmar seu compromisso nesta luta. “Já foram realizadas várias obras no nosso sertão, a exemplo das estradas que ligam o município de Araripina aos distritos de Nascente e Rancharia, da estrada que liga o distrito de Serrolândia a Ipubi e tenho a confiança que muito há ainda a ser feito, assim como a estrada que liga Araripina ao distrito de Lagoa do Barro. Somos testemunhas do que essas estradas transformam as vidas do povo sertanejo”, finalizou Roberta Arraes.

Assessoria Parlamentar de Comunicação

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEAER

A Patrulha Ambiental Itinerante foi convidada e sua equipe participou de uma reunião na Secretaria Executiva de Associativismo e Empreendedorismo Rural de Araripina (SEAER) dia 12/04. Da pauta da reunião constaram vários assuntos, dentre os quais, a apresentação da Patrulha Ambiental para os Presidentes de Associações, onde foram esclarecidos quais os trabalhos desenvolvidos pela equipe da Patrulha e como essas associações poderiam se beneficiar das atividades desenvolvidas por essa ONG. 
O convite partiu do Coordenador de Associativismo da Secretaria, Edson Luiz Timóteo de Macedo e do Presidente Francisco Idelfonso de Lima Silva, que já conhecendo o trabalho da Patrulha Ambiental, expressaram interesse em que esses trabalhos fossem estendidos e desenvolvidos nas Associações ligadas àquela Secretaria Executiva. 
Após explicações dos Patrulheiros, Marquel Jacob e Jennifer Winny, foram sabatinados pelos participantes da reunião sobre vários assuntos ligados à conservação e preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. 

Fonte/ Fotos: Patrulha Ambiental 

Imagem: Google

RAINHA DO SAMBA - BETH CARVALHO MORRE AOS 72 ANOS

A cantora Beth Carvalho morreu nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, aos 72 anos, segundo informações do jornal Extra. Com um grave problema na coluna, que a obrigou a fazer seus últimos shows deitada num sofá, Beth estava internada havia dois meses.  A informação da morte, de acordo com o Extra, foi confirmada pelo empresário Afonso Carvalho, que divulgou ao jornal carioca a seguinte nota: 

"Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de 'Andança', até chegar a Marte com 'Coisinha do Pai', Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento".

Grande voz do samba, Beth Carvalho se apresentou pela última vez em Belo Horizonte em outubro de 2018, quando conversou com o Estado de Minas sobre sua carreira e seu estado de saúde. 

A internação de Beth no hospital pró-cardíaco ocorreu no último dia 8 de janeiro. Duas semanas depois, um vídeo dela cantando em seu leito hospitalar, quando amigos improvisavam uma roda de samba, viralizou na internet. Veja aqui.

Em 2015, quando se apresentou na capital mineira com o show que comemorava seus 50 anos de carreira, Beth Carvalho contou ao Estado de Minas que teve o incentivo da família para seguir a carreira artística. Desde criança, ela gostava de cantar e dançar. “Pensei em estudar pedagogia, mas acabei desistindo. Meu caminho era outro e não me arrependi”, afirmou.

Botafoguense de coração, ela tinha uma relação de afeto com o Atlético Mineiro, que lamentou a morte da cantora.

Fonte - Estado de Minas

REUNIÃO SOLENE - POR INICIATIVA DE ANTONIO FERNANDO, ALEPE FAZ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA RECEITA FEDERAL

A partir de uma iniciativa do deputado Antonio Fernando (PSC), a Alepe realizou, na segunda (29), uma Reunião Solene para marcar os 50 anos da Receita Federal do Brasil. O órgão é o principal responsável por garantir que a legislação tributária seja cumprida e que, dessa forma, o Estado brasileiro consiga arrecadar os recursos necessários para investir em áreas estratégicas. 

Criada a partir do Decreto nº 63.659/1968 – que reuniu, em uma só estrutura, as entidades federais encarregadas pela administração e fiscalização tributária e aduaneira da União –, a Receita Federal reúne outras atribuições, como proporcionar segurança e agilidade no fluxo de mercadorias e viajantes; combater a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho e a pirataria; favorecer a melhoria do ambiente de negócios; e, especialmente, efetivar a justiça fiscal. 

Em seu discurso, Antonio Fernando destacou a honra da iniciativa para a Sessão Solene, por ser, ele mesmo, Auditor Fiscal e por integrar há mais de três décadas os quadros da Receita Federal, tendo sido, inclusive, chefe da delegacia da Receita em Ouricuri; e Delegado da Receita Federal em Caruaru e Petrolina; afastando-se do órgão recentemente, para assumir o seu mandato de deputado estadual na Alepe. 

O deputado Antonio Fernando ressaltou, ainda, a capacidade técnica da equipe Receita, os avanços tecnológicos e a importância da instituição para a democracia. “Gostaria de destacar o relevante papel de um órgão como a Receita Federal para a democracia. Ao se aprimorar, a instituição não só aperta o cerco contra a prática de ilícitos fiscais - inaceitáveis numa sociedade democrática – como facilita o cumprimento das obrigações pelos bons contribuintes. Afinal de contas, é da eficiência na arrecadação de tributos que se constroem as benfeitorias que melhoram a qualidade de vida de nossa sociedade”. 

“A sociedade brasileira reconhece que o trabalho desempenhado pela Receita Federal tem feito o País avançar em todas aquelas direções ao longo de meio século de existência”, destacou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), na abertura da solenidade. “Parabenizamos todos os auditores fiscais, analistas tributários e demais funcionários que têm construído a bela história desse órgão”, pontuou. 

O superintendente-adjunto da Receita Federal no Estado, José Honorato de Souza, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. O gestor agradeceu a homenagem e destacou que, “graças ao corpo funcional, a Receita continuará a prestar bons serviços ao cidadão na busca pelo cumprimento da missão que lhe foi instituída”.

Assessoria Parlamentar de Comunicação