Quem tem iPhone chega neste início de ano com uma série de atualizações no sistema operacional. As mudanças revelam as principais apostas da estratégia da Apple para 2024, com a criação do “sistema de proteção de dispositivo roubado”, em paralelo ao programa do Ministério da Justiça chamado “Celular Seguro” que bloqueia o smartphone e aplicativos em caso de roubo ou furto no Brasil.
Outras mudanças incluem a criação do app “Diário” com inteligência artificial (IA) e a possibilidade de usar a câmera do iPhone para filmar no modo “vídeo espacial”. A inovação mostra que a Apple já está de olho na chegada do óculos de realidade aumentada Vision Pro, previsto para o primeiro semestre deste ano.
Veja cinco principais mudanças:
1 - Proteção contra roubos
Na versão em testes do sistema operacional iOs, a Apple criou a função “Proteção de Dispositivo Roubado”. Para ter aceso a função, é preciso primeiro habilitar a função “Atualizações Beta”. Vá em “Ajustes, depois na aba “Geral” e “Atualização de software”.
Em seguida, para poder usar a nova função, clique em “Ajustes” e , depois, em “Face ID e senha”. Habilite na sequência “Proteção de Dispositivo Roubado”.
Segundo a Apple, o recurso adiciona uma camada de segurança extra quando o iPhone está longe de locais familiares, como casa e trabalho. Com o recurso ativo, nessas situações será obrigatório usar o reconhecimento facial (Face ID) para acessar diversos dados, diz a Apple.
Assim, mesmo que o ladrão tenha acesso à senha inicial de desbloqueio do iPhone, será preciso usar o “Face ID” para acessar as informações como as senhas salvas no aparelho, os dados na nuvem e até mesmo apagar por completo o aparelho, restaurando para os padrões de fábrica, opção largamente usada pelos bandidos.
Além disso, esse novo recurso vai permitir que o acesso a diversas funções (como remover senhas e gerar uma chave de recuperação de senha) seja liberado após um período mínimo, como uma hora, por exemplo. “O Face ID é necessário para acessar certos dados e um atraso impede alterações rápidas aos ajustes de segurança”, informa a Apple.
2 - Vídeo em 3D
A versão 17.2 do iOS trouxe mudanças que estão disponíveis a todos os usuários. A partir de agora é possível filmar em 3D com o celular na posição horizontal. Para acessar o recurso, disponível no iPhone 15 Pro e Pro Max, basta abrir a câmera no modo vídeo e apertar no formato de óculos na parte inferior da tela.
A função tem como objetivo produzir e consumir conteúdos no Vision Pro, que será lançado ao longo do primeiro semestre de 2024 nos Estados Unidos.
3 - Diário com inteligência artificial
A Apple liberou o aplicativo “Diário”, com recursos de inteligência artificial (IA). Com isso, o próprio aparelho cria sugestões para o usuário escrever no novo app com base no seu dia a dia, como passeios, fotos e exercícios. É possível agendar os horários para escrever. As informações podem ser bloqueadas com senha.
Leia também
4 - Previsão do clima
A nova versão do aplicativo do tempo traz a previsão do volume de chuva para os próximos dez dias. O usuário consegue ainda acompanhar a previsão de velocidade e a direção dos ventos para as próximas 24 horas.
Há ainda o calendário lunar, que permite visualizar a fase da lua em qualquer dia do próximo mês. O usuário pode ainda destacar na tela inicial do iPhone informações específicas como qualidade do ar, sensação térmica e velocidade do vento.
5 - Botão Ação
O botão de Ação, localizado na parte lateral do novo iPhone 15, conta com nova função. Ao apertá-lo, é possível gerar um comando de tradução automática. Até então, o botão só contava com as opções de câmera, lupa, gravação ou acionar o modo silencioso.
Fonte - Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário