ARARIPINA

ARARIPINA

terça-feira, 26 de novembro de 2024

DADOS - BRASIL É O SEXTO PAÍS A ALCANÇAR 50 GW DE ENERGIA SOLAR


O Brasil acaba de superar a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada operacional de energia solar. O país tornou-se o sexto a alcançar esse nível, juntando-se aos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em relação ao tamanho dos sistemas de geração, a produção de energia solar própria por meio de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 GW de potência instalada. As grandes usinas solares representam 16,5 GW.

De janeiro a outubro, foram instaladas 119 usinas solares no país, que adicionaram 4,54 GW de potência elétrica fiscalizada no Brasil. Os dados são do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por representar a potência efetivamente instalada, a potência fiscalizada é um pouco menor que a potência outorgada pela agência reguladora.
Participação

Segundo a Absolar, a fonte solar representa 20,7% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, estando em segundo lugar entre os sistemas disponíveis e só perdendo para a energia hidrelétrica. Essa divisão considera a potência operacional instalada, não o consumo no sistema elétrico.

De acordo com o Sistema de Informações de Geração da Aneel, a energia solar representa 7,94% da potência elétrica fiscalizada no país. No entanto, esse percentual considera apenas os 16,5 GW produzidos pelas usinas solares.

Desde 2012, informou a Absolar, a energia solar gerou investimentos de R$ 229,7 bilhões no Brasil e resultou na arrecadação de R$ 71 bilhões aos cofres públicos. Essa fonte de energia evitou a emissão de 60,6 milhões de toneladas de gás carbônico no país.
Crítica

A entidade, no entanto, critica a elevação de 9,6% para 25% do Imposto de Importação sobre insumos e componentes de painéis solares. A medida foi aprovada há duas semanas pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

Para a Absolar, a taxação desestimula os investimentos e compromete o ritmo de crescimento da fonte limpa de energia num momento de transição energética. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) justificou a medida como necessária para fortalecer a indústria local e gerar empregos no Brasil.

Confira o ranking mundial em potência acumulada de energia solar.

1) China - 817 GW

2) Estados Unidos - 189,7 GW

3) Alemanha - 94,36 GW

4) Índia - 92,12 GW

5) Japão - 90,4 GW

6) Brasil - 50 GW

Fonte: Absolar/ Agência Brasil

ARARIPINA - AGENTE DA ITAPEMIRIM FALA EM ENTREVISTA NA ARARI FM SOBRE AS NOVAS ROTAS DA EMPRESA


A Agente da Viação Itapemirim, Maria Eugênia, foto acima, foi a entrevistada na última sexta-feira 22/11, no Programa Rota 903, da Rádio Arari FM, apresentado pelo repórter Fredson Paiva. Maria Eugênia estava acompanhada de Maria Gorette, gerente da Agência da Itapemirim de Araripina. 
Maria Eugênia falou sobre as novas rotas da empresa com ônibus saindo de Araripina direto para São Paulo e para vários destinos no Brasil, horários e promoções. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Por Fredson Paiva

MARCOLÂNDIA-PI - POLÍCIA MILITAR CONDUZ JOVEM PARA A DELEGACIA POR PRATICAR DIREÇÃO PERIGOSA NO BAIRRO NOVO MILÊNIO


Por volta das 09:20 da manhã de sábado 23/11, a Guarnição de Serviço do GPM de Marcolândia-PI, comandada pelo sargento Roberto, realizando rondas ostensivas no Bairro Novo Milênio, próximo a BR-316, visualizou o nacional D.J.S., de 19 anos, natural de Araripina, residente no Bairro Novo Milênio, conduzindo uma motocicleta Honda de cor preta, placa PMC-1840/CE, praticando direção perigosa em alta velocidade e levantando o pneu dianteiro. Diante da situação foi dado ordem de parada e conduzido pra Delegacia Regional de Polícia Civil em Simões-PI, para as providência legais, sendo autuado em flagrante por direção perigosa.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar do Piauí/ GPM de Marcolândia

PROJETO - SENAI PERNAMBUCO APRESENTA AGENDA.TECH PARA O POLO GESSEIRO DO ARARIPE


A reunião do Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizada na última quinta-feira, 21, teve como pauta principal a apresentação do projeto de desenvolvimento para a indústria do gesso, a Agenda.Tech, desenvolvida pelo SENAI Pernambuco e que está em andamento com indústrias e instituições da região do Araripe.

O projeto foi apresentado pelos consultores do SENAI Pernambuco Andreza Araujo e Daniel Bruno que mostraram as quatro etapas que compõem o cronograma da Agenda.Tech no polo gesseiro. A primeira etapa consiste em mapear as empresas ativas, sua capacidade de produção, maturidade, qualidade dos produtos e certificações além do alcance de mercado. O foco desta etapa é classificar os produtos mais consumidos pelas construtoras – principal mercado consumidor dos produtos do polo gesseiro.

A etapa 2 consistirá na realização de ensaios de controle tecnológico dos produtos do polo como blocos, placas, gesso revestimento e fundição e gesso cola. Na fase seguinte, a Agenda.Tech irá divulgar um relatório técnico com a proposta inicial do Programa Setorial de Qualidade e, por fim, na última etapa, irá promover seminários e treinamentos sobre temas como controle tecnológico, redução de desperdício, gestão de resíduos sólidos, eficiência energética, parâmetros de auditoria entre outras temáticas.

Para o diretor regional da FIEPE no Araripe, Fábio Monteiro, a execução do projeto da Agenda.Tech é uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade dos produtos do polo gesseiro aumentando seu valor agregado e trazendo inovação para o setor industrial.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

JUNTOS PELA SEGURANÇA - GOVERNO DE PERNAMBUCO INICIA FORMAÇÃO DE NOVOS POLICIAIS MILITARES


Seguindo o compromisso de recompor as forças de segurança pública do Estado, a governadora Raquel Lyra acompanhou, na manhã desta segunda-feira (25), a abertura da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) dos 157 aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Esta é a primeira turma dos 450 concursados aprovados no certame para o cargo de 2° tenente. A solenidade, realizada no auditório da Justiça Federal de Pernambuco, no Recife, também contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause.

“Fizemos um concurso público para mais de 7 mil novos profissionais de segurança pública na área das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, para que a gente possa garantir que Pernambuco seja um estado muito mais seguro. Através do Juntos pela Segurança, temos realizado investimentos significativos para comprar equipamentos como viaturas, coletes à prova de bala, armamentos, reforma dos equipamentos públicos e equipamentos de inteligência para sermos mais efetivos e eficientes no uso das nossas forças operacionais de polícia. Tudo isso para que se tenha um Estado muito mais seguro, onde a gente possa criar nossos filhos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No certame realizado pelo Governo do Estado neste ano de 2024, foram selecionados 4,8 mil concursados para o cargo de soldado. A previsão é que, até 2026, mais de sete mil policiais sejam incorporados na Defesa Social.

“Uma das primeiras ações da governadora Raquel Lyra foi entender que o efetivo das polícias e dos bombeiros estavam muito defasados e logo no início de seu mandato autorizou a realização dos concursos. Semana passada, fizemos a aula inaugural do curso de formação de praças e de oficiais do Corpo de Bombeiros e estamos nos preparativos finais para o mês que vem iniciarmos o curso de formação de 2.400 novos soldados da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O comandante geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou como se dará o curso de formação. “Os alunos aprendem praticamente tudo que é necessário para ser um líder. O aprendizado vai desde matérias tipicamente militares, passando por matérias policiais e também disciplinas de direitos humanos. O currículo é bastante vasto, durante um ano de curso, de segunda a sexta, podendo chegar aos finais de semana quando for preciso”, relatou o comandante, enfatizando que o curso tem duração aproximada de 12 meses.

O curso, última etapa antes do ingresso na corporação, é supervisionado pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE. A primeira turma, das três previstas, contará com 157 cadetes, sendo 33 do sexo feminino.

Natural de Caruaru, no Agreste, Samuel Marinho, de 26 anos, externou a emoção de iniciar o Curso de Formação. “Esta aprovação é a realização de um sonho, resultado de anos de muita dedicação. Estou muito feliz e disposto a fazer de tudo para finalizar este curso de formação e me tornar, finalmente, um oficial da Polícia Militar de Pernambuco. A população pode esperar de mim dedicação ao máximo, exercendo minha função”, celebrou.

Também participaram do evento o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; e os executivos Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil) e Enéias Ferreira (Gestão Integrada de Defesa Social).

Foto: Rafael Bandeira/Secom

OURICURI - POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E PRISÃO PREVENTIVA DE HOMEM ACUSDO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO


Policiais civis da 24ª DESEC de Araripina deram cumprimento no último sábado 23/11, aos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva expedido pelo Juiz da Vara Criminal de Ouricuri nos autos do processo em desfavor de G.S.S., o qual segundo a polícia é investigado pela prática de tentativa de homicídio, fato ocorrido no último domingo16/11/24, na cidade de Ouricuri.

Após as formalidades legais o capturado ficou recolhido e passou por audiência de custódia no dia seguinte. No ato do cumprimento da ordem judicial foram apreendidos: uma pistola cal. 9mm, um capacete, um aparelho celular, uma calça jeans e uma camisa social.

Segundo o Dr. Bruno Paixão, Delegado de Ouricuri, Dr. Jadson batista, Delegado Plantonista do PJES, e Dra. Katianna Muniz, Gestora da 24ª DESEC de Araripina, essa é mais uma ação da policia civil de Ouricuri com o objetivo de atender as diretrizes estabelecidas pelo governo estadual no combate aos crimes de violência contra a vida.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

PACOTE DE CORTE DE GASTOS ESTÁ PRONTO PARA SER ANUNCIADO - DIZ HADDAD


Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado, disse nesta segunda-feira (25) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a data exata depende de uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

“[O anúncio do pacote] está dependendo agora de o Palácio do Planalto entrar em contato com o Senado e a Câmara. Tem que ver se os presidentes estão aí, estão disponíveis, mas enfim, nós já estamos preparados. Está tudo redigido já. A Casa Civil manda a remessa [da redação final dos textos] para mandar com certeza [ao Congresso] essa semana. Agora, o dia, a hora, vão depender mais do Congresso do que de nós”, disse Haddad ao sair do ministério.

Apesar de a previdência dos militares, ponto que entrará no pacote, ser definida por lei ordinária, o ministro ressaltou que o governo enviará uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar ao Congresso. “A ideia é mandar o menor número de propostas possível”, justificou.

Embora não preveja o envio de projetos de lei, o pacote aproveitará textos em tramitação no Congresso. As mudanças no Vale Gás entrarão como substitutivo no projeto de lei que tramita no Congresso desde agosto. A limitação dos supersalários constará do projeto de lei complementar.

Em relação à PEC, Haddad disse que o governo pode pegar carona e incluir o pacote de corte de gastos na proposta que estende a Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo que desvincula até 30% dos gastos carimbados para qualquer finalidade. Isso porque a DRU perde validade no fim do ano e precisa ser aprovada ainda em 2024.

“A intenção é aprovar até o fim do ano pelo seguinte: há pelo menos uma PEC, mas talvez mais uma que deve ser votada esse ano. Por exemplo, a aprovação da DRU. Talvez nós aproveitemos essa PEC para, dependendo do julgamento dos congressistas, incluir, se concordarem, aquilo que foi matéria constitucional [do pacote de corte de gastos]”, acrescentou Haddad.

Haddad e o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reuniram com Lula pela manhã e à tarde no Palácio do Planalto. Segundo Haddad, os ministros responsáveis pelas pastas afetadas pelo pacote também estiveram presentes e concordaram com as medidas. Por volta das 16h, Haddad chegou ao ministério da Fazenda acompanhado de Galípolo, que deixou o prédio pela garagem após cerca de 40 minutos.

Fonte - Agência Brasil

Foto - Reprodução Internet

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

ARARIPINA - DIA 17 DE DEZEMBRO TEM EXAME DE VISTA NA ÓTICA SÃO FRANCISCO DO DISTRITO DE GERGELIM


ONU - UMA MULHER É ASSASSINADA PELO PARCEIRO OU POR UM PARENTE A CADA 10 MINUTOS NO MUNDO


Ao menos 85 mil mulheres adultas e jovens foram assassinadas de forma intencional no mundo em 2023, segundo os números publicados nesta segunda-feira pela ONU, "um nível alarmante" de mortes que poderiam ter sido "evitadas".

"O lar continua sendo o lugar mais perigoso para as mulheres, 60% delas foram vítimas de seus cônjuges ou outros membros da família", afirma o relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da ONU Mulheres.

Os números significam 140 mortes por dia ou uma a cada 10 minutos.

Um fenômeno "que atravessa fronteiras e afeta todas as classes sociais e faixas etárias", com o Caribe, a América Central e a África como as regiões mais afetadas, à frente da Ásia.

Nas Américas e na Europa, os feminicídios são cometidos majoritariamente pelo parceiro, enquanto no resto do mundo outros membros da família são os mais envolvidos nos crimes.

Leia também




Muitas vítimas relataram que sofreram violência física, sexual ou psicológica antes de morrer, segundo dados disponíveis em alguns países.

"Isto sugere que muitas mortes poderiam ter sido evitadas", afirma o estudo, por exemplo, com "ordens judiciais".

Nas regiões onde é possível estabelecer uma tendência, a taxa de feminicídios estagnou ou diminuiu levemente desde 2010, o que demonstra que esta forma de violência "está enraizada nas práticas e normas" e é difícil de erradicar, aponta a ONUDC, que analisou os números de 107 países.

Apesar dos esforços em vários países, "os feminicídios permanecem em um nível alarmante", apontam os autores.

"Mas não é inevitável", segundo a diretora da ONU Mulheres, Sima Bahous, citada em um comunicado, que pede aos países que reforcem a legislação e melhorem a coleta de dados.

Fonte - Folha de Pernambuco

TSE UNIFICADO - DIVULGADO HORÁRIOS DAS PROVAS QUE SERÃO APLICADAS EM 8 DE DEZEMBRO


Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio de consulta individual, o local de realização das provas objetivas para todos os cargos que serão aplicadas em 8 de dezembro nas capitais dos 26 estados da federação e no Distrito Federal.

A consulta deve ser feita no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos(Cebraspe), banca responsável pela organização e realização do concurso. O candidato deve clicar em Página de Acompanhamento, e digitar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

As provas objetivas do chamado TSE Unificado serão realizadas em turnos distintos e têm caráter eliminatório e classificatório. O concurso para o cargo de analista judiciário ocorrerá no turno matutino, a partir de 8h30. Já a prova para os cargos de técnico judiciário, a partir das 15h30, no horário de Brasília (DF).

A abertura dos portões dos locais do exame para analista judiciário ocorrerá às 7h e para a prova de técnico judiciário às 14h.

Leia Também




As candidatas e os candidatos ao cargo de analista judiciário terão 4 horas e 30 minutos para concluir o exame. Já os que concorrerem a técnico judiciário terão 3 horas e 30 minutos para finalizar os trabalhos.

A divulgação do resultado final das provas está prevista para junho de 2025 e a nomeação dos aprovados para julho do mesmo ano.

O que levar no dia da prova

O participante do certame deverá comparecer ao local das provas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original com foto.

O Cebraspe alerta os candidatos sobre não portar nenhum dos objetos listados abaixo, sob pena de eliminação do processo seletivo:

telefones celulares e demais aparelhos eletrônicos;

óculos escuros, protetor auricular, lápis, nem, borracha e demais itens de papelaria;

quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc.;

qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos.

O certame

Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) oferecerão 412 vagas para as carreiras de analista e técnico judiciários, ambos de nível superior de ensino, em diversas especialidades.

A remuneração mensal para analista judiciário é R$ 13.994,78 e para técnico judiciário é de R$ 8.529,65, exceto para o cargo de técnico judiciário, na especialidade de agente da polícia judicial, que é R$ 9.773,56.

A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais, conforme o cargo de admissão.

Além da aplicação de provas objetivas para todos os cargos de analista judiciário e de técnico judiciário; haverá prova discursiva somente e avaliação de títulos para os postos de analista judiciário; e teste de aptidão física somente para agente da polícia Judicial.

Distribuição dos cargos

De acordo com o edital do certame, os cargos de analista judiciário e de técnico judiciário serão distribuídos entre os tribunais regionais eleitorais (TRE) participantes de 26 unidades da federação. Apenas a corte eleitoral de Tocantins não participa do concurso unificado, porque ainda há concurso válido na unidade.

As vagas para preenchimento de cargos efetivos dos quadros de pessoal da Justiça Eleitoral, além da formação de cadastro reserva são para diversas especialidades.

No caso de analista judiciário são 126 vagas em áreas como: administrativa, contabilidade, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, medicina (clínica médica), medicina (psiquiatria), medicina do trabalho, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação. Há ainda vagas para área judiciária.

Já para os cargos de técnico judiciário são 286 vagas, distribuídas em três especialidades: administrativa, agente da polícia judicial e programação de sistemas.

De acordo com o TSE, o cargo com a maior oferta no número de vagas é o de técnico judiciário – área administrativa, que contabiliza 208 vagas.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico, por e-mail: sac@cebraspe.org.br; por telefone (61) 3448-0100; ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, no endereço da sede do Cebraspe: Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) Quadra 01, Lotes 1115 a 1145, Brasília.

Fonte - Agência Brasil

domingo, 24 de novembro de 2024

CLIMA - APAC ALERTA PARA CHUVAS MODERADAS A FORTE NO SERTÃO DE PERNAMBUCO


A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) fez um alerta de chuva para o Sertão do Estado neste domingo (24). 
A previsão é de chuvas moderadas a fortes entre a noite de domingo, madrugada e durante o dia da segunda-feira (25), em áreas do Sertão de Pernambuco e do São Francisco. Durante o dia no domingo, as chuvas devem variar entre fracas e moderadas.

Fonte - Diário de Pernambuco

sábado, 23 de novembro de 2024

PERNAMBUCO - PRODUTORES DO ESTADO PRECISAM ATUALIZAR O CADASTRO DE ANIMAIS E PROPRIEDADES ATÉ 30 DE NOVEMBRO


A Adagro informa aos produtores rurais de Pernambucano que o prazo para a atualização cadastral dos rebanhos e propriedades vai até o dia 30 de novembro, em todos os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária, ou pela internet, clicando no banner Sistema de Integração Agropecuária-Siapec no site adagro.pe.gov.br. O objetivo é manter o controle sanitário dos rebanhos bovinos, bubalinos (búfalos), ovinos, caprinos, equinos, suínos, abelhas e peixes, além de conhecer a geolocalização das propriedades em cada município.

Após o estado obter o reconhecimento Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco tornou obrigatória, nos meses de maio e novembro, a declaração de rebanhos e propriedades por meio da Portaria nº 65, de 29/10/24.

Para Vania Santana, diretora-presidente da Adagro, a atualização do cadastro tem como objetivo a manutenção da condição sanitária de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Além disto, as informações obtidas com a atualização dos rebanhos e propriedades subsidiam a definição de políticas públicas voltadas para o controle de doenças e ações de vigilância animal, tendo como objetivo o controle da produção agropecuária”, ressaltou.

Para realizar a atualização cadastral, o criador deve comparecer aos escritórios da Adagro da sua cidade portando documentos pessoais como RG, CPF ou CNPJ, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a lista de todos os animais da propriedade. Para mais informações, o criador pode acessar o site da Adagro ou ligar para 0800 081 1020.

A atualização prevista na Portaria Adagro nº 65/2024 é obrigatória. O produtor rural que não atualizar o seu cadastro ficará impedido de transitar com os animais. Confira a seguir a Portaria Adagro nº 65 e a lista dos endereços da Adagro no estado.

Foto: Divulgação/Adagro

MARCOLÂNDIA-PI - POLÍCIA MILITAR LOCALIZA E RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA NA ZONA RURAL


Por volta das 14:10 do último dia 20/11, a Guarnição Tática de Serviço no GPM de Marcolândia-PI, comandada pelo Sargento Roberto, recebeu uma ligação anônima no celular funcional do GPM, a qual informava que havia um veículo abandonado em uma estrada vicinal nas proximidades da Serra de Tião Coelho, na divisa de Pernambuco com Piauí, sendo na zona rural do município de Marcolândia-PI.

Diante da informação, a GU se deslocou para averiguar a informação, ao chegar no local, foi constatado ser uma motocicleta com registro de roubo/furto datado no dia 17/11/2024, no Bar de Miro, na placa da divisa do Pernambuco com Piauí. Tratava-se de uma moto Honda CG 125 Titan de cor verde, placa KMA – 9573, ano 99, pertencente a T.S.F.

Diante dos fatos, a motocicleta foi conduzida até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Simões-PI, para serem tomadas as medidas cabíveis, onde um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar do Piauí/ GPM de Marcolândia

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

EDUCAÇÃO - INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2025 DO IF SERTÃO PE ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 25 DE NOVEMBRO


As inscrições estão abertas, até o dia 25 de novembro, para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.920 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Médio Integrado ao Ensino Técnico, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Subsequente (Pós-Médio). As oportunidades são para os sete campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri.

Modalidades – O edital nº 89/2024 é referente ao Processo Seletivo para os cursos técnicos nas modalidades Médio Integrado ao Técnico e Educação de Jovens e Adultos. Somente poderão concorrer às vagas destinadas ao PROEJA, candidatos com idade mínima de 18 anos completos até a data de efetivação da matrícula. Este ano, estão disponíveis 1068 vagas, distribuídas entre dez cursos: Administração (PROEJA), Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.

Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 90/2024, o IFSertãoPE oferta 852 vagas em nove opções de cursos: Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística, Edificações e Zootecnia. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições, matrículas e demais procedimentos. Os cursos disponíveis em cada campus, bem como o quantitativo de vagas, podem ser consultados detalhadamente no Anexo I dos editais.

Inscrição – A inscrição do candidato será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (https://selecao.ifsertaope.edu.br/). Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrerem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2025. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É fundamental que os candidatos leiam com muita atenção o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo III dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico e da Educação de Jovens e Adultos, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram os endereços e contatos de todos os campi da Instituição. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

UM A CADA QUATRO QUILÔMETROS DE VIAS EM PERNAMBUCO ESTÁ EM ESTADO RUIM OU PÉSSIMO - DIZ CNT


A qualidade dos asfaltos em Pernambuco é um tema recorrente na vida da população que se deslocam dentro do Estado, e afeta diretamente aspectos sociais e econômicos. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 846 quilômetros das vias pernambucanas estão em condições ruins ou péssimas.

Divulgado pela CNT e pelo SEST SENAT, na última terça-feira (19), o levantamento avaliou 3.189 quilômetros de vias pavimentadas em Pernambuco, das quais 26,5% estão ruins ou péssimos.

Ao todo, 21 PE's (rodovias estaduais), foram avaliadas. Destas nove estão em situação péssima, e seis estão em situação ruim.

A classificação do Estado Geral abrange o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.

Investimento

O programa PE na Estrada foi lançado no último dia 23 de outubro pelo Governo do Estado, prevendo um investimento de mais R$ 5 bilhões para implantação, restauração, conservação e projetos para as rodovias de Pernambuco. Vias de todas as regiões do estado devem receber os serviços, totalizando uma extensão de 3,5 mil quilômetros.

Foto: Marina Torres/DP

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou um conjunto de ordens de serviço para a requalificação de 19 rodovias estaduais. Este lote representa um investimento de R$ 400,2 milhões e 387 quilômetros de obras em todo o Estado.

Estradas e Rodagens

O Diario de Pernambuco procurou o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE). Confira a nota na íntegra:

O Governo do Estado lançou recentemente o “PE na Estrada”, o maior programa de investimento em infraestrutura viária da história de Pernambuco. São R$ 5,1 bilhões para recuperar 5.580 quilômetros de estradas pavimentadas.

A iniciativa incluiu a restauração da PE-096, considerada uma das dez piores rodovias estaduais no ranking da CNT em 2022 e 2023. Atualmente, as obras de restauração seguem em andamento no trecho contemplado, que liga Barreiros a Palmares, com extensão de 49,4 quilômetros, na região da Mata Sul, contando com investimento de R$ 52 milhões.

Com relação às rodovias estaduais, sobre a PE-177, em Garanhuns, o DER-PE está elaborando o projeto de engenharia das obras de restauração da rodovia, no trecho que vai do entroncamento com a BR-104, em Quipapá, até o entroncamento com a BR-423, em Garanhuns, com extensão de 54 quilômetros. Enquanto isso, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) concluiu recentemente o projeto de restauração da PE-545, no trecho que vai do entroncamento com a PE-585, no Posto Serra, perto de Exú, até o entroncamento com a BR-316, em Ouricuri.

De acordo com a publicação do ranking da CNT em 2023, no ano de 2022, Pernambuco ocupava o 20º lugar em qualidade de rodovias brasileiras, realidade bem diferente após esse aporte que está sendo investido na requalificação de estradas estaduais e em trechos de rodovias federais por meio de convênio firmado com o DNIT.

Somente em rodovias federais serão investidos R$ 876,3 milhões, sendo 47,1% de recursos do Governo de Pernambuco, entre 14 projetos e obras, que contemplarão 519,1 Km de estradas, recursos aplicados em obras e projetos de engenharia.

As ações conjuntas contemplam as obras de triplicação da BR-232, no trecho que cruza o bairro do Curado entre o viaduto sobre a BR-101, município do Recife, até o entroncamento com a BR-408, em Jaboatão dos Guararapes, com extensão de 6,8 quilômetros e investimento de R$ 171,9 milhões. Para esta obra, já foram concluídas a pavimentação e a drenagem, e a conclusão de toda a obra está prevista para março de 2025.

Em outra via federal, a BR-104, o DER-PE está realizando a restauração e duplicação do trecho de 13,2 quilômetros, entre Pão de Açúcar e Toritama, no Agreste. Nesta iniciativa, o investimento é de R$ 122,8 milhões, recursos do Tesouro Estadual, com previsão de conclusão em março de 2025.

Por Nicolle Gomes - Diário de Pernambuco

ARARIPINA - ALEPE CUIDA LEVA SERVIÇOS GRATUITOS DE SAÚDE E CIDADANIA PARA A POPULAÇÃO


Nos dias 27 e 28 de novembro, Araripina, no Sertão do Araripe, será a próxima parada do ‘Alepe Cuida', programa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que oferece serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado para a população. Nessa edição, o evento será realizado na universidade Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), na Rua Antônio de Hermógenes, nº 80. Os atendimentos serão realizados em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Parte dos atendimentos dos serviços de saúde exige agendamento prévio pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, órgão responsável pelo programa. As marcações começam no dia 21 de novembro e podem ser feitas pelos números (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026.

Os agendamentos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (21) e nos 25 e 26 de novembro, das 8h às 16h. Nesta sexta-feira (22), acontecerão, das 8h às 13h, seguindo o horário de funcionamento da Alepe.

Marcação

O ‘Alepe Cuida’ busca facilitar o acesso a serviços essenciais para a população, promovendo inclusão social e cidadania. Entre os serviços que necessitam de agendamento estão consultas médicas com especialistas, como endocrinologistas, dermatologistas, neurologistas, neuropediatras, além de atendimento psicológico e nutricional.

Exames importantes também serão realizados por agendamento. Dentre eles estão ultrassonografias (abdômen total, mama, transvaginal e próstata) e mamografias, estas últimas direcionadas a mulheres entre 40 e 75 anos. Triagens para consultas oftalmológicas, incluindo para casos de catarata, serão oferecidas para pessoas a partir de 12 anos.

Já os serviços com demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamento, atenderão por ordem de chegada e incluem uma série de ações voltadas para a saúde preventiva e o bem-estar. Haverá ainda ambulatório para tratamento do pé diabético, dedicado aos portadores da doença. O espaço, voltado para atendimento e orientação aos diabéticos, foi pensado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrentes da doença.

Serão oferecidos ainda serviços como ventosaterapia, massagens terapêuticas, aferição de sinais vitais, vacinação e testagens rápidas, além de serviços de vigilância em saúde e aconselhamento.

Parceria

Na área de cidadania, diversos órgãos e instituições estarão presentes para atender a população. O Instituto Tavares Buril (ITB) realizará a emissão de Carteira de Identidade, com isenção de taxas para a primeira via e para pessoas com mais de 60 anos. Para segundas vias e demais casos, será necessário apresentar o comprovante de pagamento da taxa de R$ 29,90.

A Defensoria Pública de Pernambuco prestará orientações jurídicas e emitirá ofícios para habilitação de casamento, além de propor ações judiciais de menor complexidade, como pedidos de alimentos, divórcios e investigações de paternidade.

O Detran-PE estará disponível para renovação de Carteira Nacional de Habilitação, emissão do CRLV 2024 e consultas de pontuação. Já a Compesa e a Neoenergia oferecerão suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segundas vias de faturas.

Para empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae darão orientações sobre regularização de microempresas, obtenção de microcrédito e gestão de negócios. Também haverá suporte para o pequeno empreendedor, com exposição de produtos e cursos para qualificação profissional.

Com uma programação abrangente, o ‘Alepe Cuida’ pretende atender milhares de moradores de Araripina, promovendo o acesso a direitos básicos, como saúde, documentação e suporte jurídico. A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a melhoria da qualidade de vida da população pernambucana.

Serviço:

O que: Alepe Cuida/Araripina

Onde: Autarquia Educacional do Araripe (AEDA)

Araripina

Quando: 27 e 28 de novembro

Horário de atendimento durante o evento: 9h às 12h e 13h às 16h

Agendamentos e mais informações pelos números: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026. A participação é gratuita, mas alguns serviços têm vagas limitadas, por isso, é importante se programar.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

MGI - RESULTADO FINAL DO CNU SERÁ DIVULGADO EM 11 DE FEVEREIRO


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21), que os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ser divulgados em 11 de fevereiro de 2025.

O adiamento está previsto no novo cronograma anunciado pela pasta. Inicialmente, os resultados seriam divulgados nesta quinta-feira (21)

De acordo com o MGI, a União firmou acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva. Todos os candidatos já habilitados permanecem no certame.

O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra "f", do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.

O tratado também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.

Devido ao acordo, houve a necessidade de se estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas para o chamado Enem dos Concursos.

Outra situação incluída para garantir a correção de provas é a retificação dos editais dos blocos temáticos de número 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) e de número 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), que atuarão na gestão de políticas públicas.

O Ministério da Gestão esclarece que a maior parte dos 32,2 mil candidatos que ficaram habilitados para a correção da prova discursiva está relacionada ao número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras.

Esta correção do edital incluiu a prova de títulos como etapa classificatória e garante a equivalência com os pesos previstos no edital do Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação) para o mesmo cargo.

Com o acordo, foi necessário estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas no chamado concurso.

Confira abaixo o novo cronograma do CNU:25/12/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos;

4 e 5/12/2024 – envio de títulos;

de 6/12/2024 a 10/01/2025 – análise de títulos;

9/12/2024 – divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações;

9 e 10/12/2024 – interposição de pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações;

20/12/2024 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações;

23/12/2024 – convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;

6 a 10/01/2025 – perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;

11 e 12/01/2025 – procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas;

15/01/2025 – resultado preliminar da avaliação de títulos;

15 e 16/01/2025 – prazo para entrar com recurso contra resultado preliminar da avaliação de títulos;

17/01/2025 – divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarou com deficiência;

17 e 18/01/2025 – prazo para interposição de recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;

11/02/2025 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos;

11/02/2025 previsão de divulgação dos resultados finais.

O acordo judicial foi homologado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) entre membros da União, do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia-Geral da União (AGU), além da Fundação Cesgranrio, contratada como banca examinadora do certame.

O compromisso ocorre após candidatos terem movido ações judiciais questionando a não correção da prova de quem se autodeclarou negra e atingiu nota de corte; e, ainda, falta de prova de título pra cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), no bloco temático 5, do CNU.

Fonte - Agência Brasil

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

OPERAÇÃO - POLÍCIA CIVIL DE ARARIPINA, MATO GROSSO E PARÁ PRENDEM EM CONFRESA HOMEM QUE MATOU OUTRO HÁ 10 ANOS EM IPUBI


Na noite da terça-feira 19/11, mais precisamente por volta das 23:00, através de uma ação conjunta estratégica das polícias civis dos estados de Pernambuco, Mato Grosso, do Pará e da PRF, coordenada e dirigida pela Delegada Seccional Dra. Katianna Muniz, e pelo Delegado Titular da Delegacia de Homicídios de Araripina, 24ª DPH, Dr. João Vaz Gadelha, por meio dos investigadores da Operação Malhas da Lei da 24ª DESEC de Araripina, depois de uma investigação policial de inteligência e de várias diligências minuciosas realizadas nos últimos três meses nas cidades de Araripina-PE, Salitre - CE, Santana do Araguaia- PA, Redenção - PA, Goiânia - GO, São José do Xingu - MT, Rondonópolis – MT, Itiquira – MT e Confresa - MT, os policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos da PCMT, deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva em desfavor do foragido da justiça J.R.S. Segundo a polícia civil informou ao Blog do Fredson, o alvo foi capturado em uma fazenda na Vila Carmelita, zona rural da cidade de Confresa – MT, na região de divisa dos estados do Mato Grosso e Pará.

A polícia informou que o acusado estava foragido da justiça há 10 anos, morava em fazendas e com frequência trocava de veículos e utilizava de diversas estratégias para se esquivar das ações policiais, inclusive usava outros documentos retirados em outros estados com base em certidão de nascimento, possivelmente fraudulenta, mesmo assim, os investigadores da Operação Malhas da Lei conseguiram rastrear e localizar o foragido, e com o apoio de policiais civis do Mato Grosso e do Pará, foi possível executar a prisão do perigoso foragido da justiça. Ainda segundo a polícia, J.R.S., é acusado pelo MPPE, de no dia 04/06/2014, matar a pessoa de João Batista Ferreira da Silva, homicídio qualificado consumado ocorrido na Rua do Comércio, Distrito de Serrolândia, zona rural de Ipubi, tendo sua prisão preventiva decretada pelo Magistrado Dr. Eugênio Jacinto Oliveira Filho, da Vara Única da Comarca de Ipubi.

O acusado J.R.S., passou por audiência de Custódia e em seguida foi recolhido ao Presídio da cidade de Confresa-MT. Segundo a Delegada Seccional Dra. Katianna Muniz, Titular da 24ª DESEC de Araripina, Dr. Henrique Espíndola, Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso e Dr. João Vaz Gadelha, Titular da 24ª DPH, Delegacia de Polícia de Homicídios de Araripina, essa foi mais uma ação estratégica exitosa dos policiais civis da Equipe Malhas da Lei, 24ª DESEC/ PCPE, que através de esforços e parceria com as polícias civis do Mato Grosso e Pará, lograram êxito em mais uma prisão captura.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

IF SERTÃO PE - CAMPUS OURICURI ABRE INSCRIÇÕES PARA VI SEMANA DE HUMANIDADES E II SEMANA DE LINGUAGENS


O campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE) convida toda a sociedade do Sertão do Araripe para a VI Semana de Humanidades e II Semana de Linguagens, que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. Com o tema central “AbertaMente: questionando paradigmas, promovendo revoluções e ressignificando discursos”, o evento promete estimular a reflexão e o debate sobre temas relevantes para a sociedade.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de novembro através do link: https://suap.ifsertao-pe.edu.br/eventos/inscricao/517/.

A programação completa do evento consta de uma série de atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas, todas com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Sobre o tema

O tema central “AbertaMente” convida a todos a questionarem ideias preconcebidas e a buscar novas perspectivas sobre os mais diversos temas. A proposta é promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as transformações culturais e sociais que estamos vivenciando.

Como participar

Para participar do evento, basta realizar a inscrição no link indicado acima. A inscrição é gratuita e aberta ao público.

Da ASCOM