ARARIPINA

ARARIPINA

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SALGUEIRO E PETROLINA - MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO ABRE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM DIREITO COM 254 VAGAS

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inscrições para a seleção de candidatos a estágio em direito. O cadastramento segue até o dia 28 de março e deve ser realizado pela internet. São oferecidas 254 vagas.

Do total de oportunidades, há 121 no Recife, 65 na Região Metropolitana e 68 no interior. O estagiário que atua nas promotorias de Justiça recebe bolsa de um salário mínimo, de R$ 954, além de auxílio-transporte.

Os candidatos precisam preencher a ficha, que está no site do MPPE, bem como imprimir o comprovante e o documento bancário. A taxa custa R$ 20,58. O boleto deve ser quitado até as 23h50 do dia 29 de março.

Os candidatos devem solicitar isenção da taxa de inscrição até 2 de março. Podem pedir o benefício os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se enquadrem nos critérios de baixa renda.

Podem participar do processo de seleção estudantes de direito a partir do 5º período. Eles devem comrpovar que estão vinculados a instituições de ensino superior oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e conveniadas com o Ministério Público.

Procedimentos

O candidato deve optar por uma das localidades de estágio elencadas no edital e assinalar uma das quatro opções de locais de provas (Recife, Caruaru, Serra Talhada ou Petrolina).

As pessoas com deficiência também deverão informar se desejam concorrer às 23 vagas reservadas. Elas correspondem a no mínimo 10% das oportunidades de cada uma das localidades de estágio.

A seleção prevê uma prova objetiva de direito, com 50 questões de múltipla escolha, e uma prova subjetiva, com a elaboração de redação sobre tema atual com foco nas áreas de atuação do Ministério Público.

Serão conferidas notas de 0 a 10 para as provas objetiva e subjetiva, sendo considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota superior a cinco em ambas.

Datas

As provas serão realizadas no dia 22 de abril, das 14h às 18h. O resultado final e a lista de classificação devem ser publicados no dia 18 de maio.

Os aprovados deverão comparecer ao MPPE entre 2 e 4 de julho para entregar a documentação exigida. O estágio começa em 23 de julho.

Do G1/ Petrolina

DATA MAGNA - PERNAMBUCO TERÁ FERIADO NO DIA 06 DE MARÇO PELA 1ª VEZ

Os pernambucanos terão um feriado entre o Carnaval e a Semana Santa pela primeira vez. O Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 foi marcado de forma especial em 2017 - ano em que o Projeto de Lei número 16.059 foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Teresinha Nunes e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

A norma estabelece que o Poder Público realize na Data Magna o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Governo e coloque flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. 

Foi no dia 6 de março de 1817 que o capitão José de Barros Lima, conhecido como "Leão Coroado", matou o comandante português que havia lhe dado voz de prisão, além de tomar o quartal do Regimento de Artilharia, no bairro do Santo Antônio, com seus aliados.


O que abre e fecha

Escolas e faculdades foram algumas das instituições que adotaram a data como feriado fazendo uma pausa nas atividades letivas. Até a publicação desta matéria, alguns órgãos e estabelecimentos comerciais ainda não haviam divulgado os horários de funcionamento. Confira abaixo o que abre e fecha no feriado da próxima terça-feira (6):
Agências Bancárias

Agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público durante toda terça-feira (6);

Lei Nº 16.059 institui o dia 6 de março como Data Magna

"O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Faço saber que, a Assembleia Legislativa aprovou, o Governador do Estado, nos termos do § 3º do art. 23 da Constituição Estadual, sancionou, e eu, Presidente do Poder Legislativo, nos termos do § 8º do mesmo artigo, promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o dia 6 de março como Data Magna e feriado civil no âmbito do Estado de Pernambuco, em conformidade ao disposto no inciso II do art. 1º da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Parágrafo único. A Data Magna do Estado de Pernambuco refere-se ao dia de eclosão da Revolução Pernambucana de 1817.

Art. 2º Para registrar a data da eclosão da Revolução Pernambucana de 1817 serão adotadas as seguintes providências:

I - A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco instituirá no seu calendário a realização de Reunião Solene, na Reunião Plenária imediatamente subsequente ao dia 6 de março de cada ano, para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, de acordo com a Resolução nº 855, de 28 de fevereiro de 2008; e,

II - As escolas farão constar no calendário letivo o registro da Data Magna e promoverão o estudo dos fatos históricos relativos à Revolução Pernambucana de 1817, cabendo-lhes escolher formas pedagógicas de comemorações, incluindo a realização de desfile cívico.

Art. 3º As comemorações cívicas, sob responsabilidade do Poder Público, deverão ocorrer no dia 6 de março e incluirão:

I - o hasteamento solene da bandeira do Estado de Pernambuco no Palácio do Governo; e,

II - a colocação de coroa de flores no monumento aos Revolucionários localizado na Praça da República.

Art. 4º As comemorações à magnitude da data, de que trata esta Lei, serão realizadas, conforme dispuserem as orientações institucionais públicas e privadas, e, em especial, mediante:

I - a realização de seminários, palestras, concursos públicos ou privados de natureza cultural, reverências históricas e culturais condizentes nos calendários comemorativos, entre outros eventos que a realcem; e,

II - a instituição da Semana da História de Pernambuco, com participação estudantil e popular nos eventos programados.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º Ficam revogadas as Leis nºs 13.386, de 24 de dezembro de 2007 e 13.835, de 2 de julho de 2009.

Palácio Joaquim Nabuco, Recife, 8 de junho do ano de 2017, 201º da Revolução Republicana Constitucionalista e 195º da Independência do Brasil.

GUILHERME UCHÔA

Presidente

Leia Também



Fonte - JC OnLine

TRINDADE - ANCIÃO BRUTALMENTE ESPANCADO MORRE DEVIDO AS AGRESSÕES

Um idoso morreu durante um assalto no município de Trindade no Sertão do Araripe pernambucano. O caso aconteceu na noite da última quarta-feira (21/02), mas a vítima só foi encontrada na manhã seguinte, 22/02, quando foi socorrida para Unidade Mista de Saúde do município onde recebeu os primeiros atendimentos. 

Devido a gravidade dos ferimentos, o idoso foi transferido para o Hospital Regional de Ouricuri , onde veio a óbito. De acordo com informações da Unidade Mista de Trindade, Emanoel Gonçalves de Oliveira, de 68 anos, foi vítima de agressão física e tinha hematomas na região frontal. A Delegacia de Polícia Civil local, está investigando o caso junto com o Departamento de Homicídios da 24ª DESEC da cidade de Araripina.

Este foi o 1º homicídio do mês de fevereiro em Trindade e o 4º também de fevereiro na região do Araripe. Esse também foi o 2º homicídio do ano em Trindade e com esse crime já são 10 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Com informações de Francisco Monteiro e Roberto Gonçalves

Foto - Reprodução Internet


HMSM ARARIPINA – 13 ACIDENTES DE TRÂNSITO REGISTRADOS NO FIM DE SEMANA

Mais 17 ocorrências de urgências foram registradas na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina no fim de semana, com 13 acidentes de trânsito, sendo todos motociclísticos. 

Em relação aos acidentes de trânsito não houve vítima fatal, mas 08 pessoas foram transferidas para o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri, vítimas de colisões com motos. Os números são das 19:00 de sexta-feira 23/02 às 07:00 da manhã de segunda-feira 26/02. 

No mesmo período também foram registradas 03 agressões físicas por espancamento e 01 acidente de trabalho. No total foram 238 atendimentos entre urgências, emergências e consultas, sendo os casos registrados nas zonas urbana e rural do município de Araripina. 

Fonte – HMSM/ Araripina

Reportagem - Fredson Paiva

ARTIGO - PAIS E FILHOS CONTRA AS DROGAS - PAIVA NETTO



Meu artigo de hoje visa colaborar na prevenção contra o crack, terrível droga que lamentavelmente se alastra pelo país. De acordo com a pesquisa de 2012, divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o consumo do crack disseminou-se por todas as classes sociais.

Pari passu com as políticas públicas e os cuidados médicos aos usuários em sua luta contra a dependência química, não se pode deixar de lado a devida valorização da família — a atenção dos pais e responsáveis com as companhias de seus filhos e a imprescindível presença da Espiritualidade Ecumênica no diálogo entre pais e filhos.

Nos idos de 1980, apresentei, na Super Rede Boa Vontade de Comunicação, “Carta de um filho para o pai”, publicada em O Imparcial, de Monte Alto/SP. Nela, um jovem de 19 anos, usuário de entorpecentes, escreve um bilhete de adeus ao seu pai. Diante da comoção dos ouvintes, providenciei que o texto fosse impresso em diferentes idiomas.

É indispensável o esclarecimento dos familiares. Nas passeatas e panfletagens, em conferências, na rádio e na TV, os orientamos a prestar maior atenção ao cotidiano dos filhos, suas amizades, dúvidas, ambientes que frequentam.

Tóxicos: “Carta de um filho para o pai”
“Acho que neste mundo ninguém procurou descrever seu próprio cemitério. Não sei como meu pai vai receber este relato, mas preciso de todas as forças enquanto é tempo. Sinto muito, meu pai, acho que este diálogo é o último que tenho com o senhor. Sinto muito, mesmo... Sabe, pai, está em tempo de o senhor saber a verdade de que nunca desconfiou. Vou ser breve e claro, bastante objetivo.

“O tóxico me matou. Travei conhecimento com meu assassino aos 15 anos de idade. É horrível, não, pai? Sabe como conheci essa desgraça? Por meio de um cidadão elegantemente vestido, bem elegante mesmo, e bem-falante, que me apresentou ao meu futuro assassino: a droga.

“Eu tentei recusar, tentei mesmo, mas o cidadão mexeu com o meu brio, dizendo que eu não era homem. Não é preciso dizer mais nada, não é, pai? Ingressei no mundo do vício.

“No começo foi o devaneio; depois as torturas, a escuridão. Não fazia nada sem que o tóxico estivesse presente. Em seguida, veio a falta de ar, o medo, as alucinações. E logo após a euforia do pico, novamente eu me sentia mais gente do que as outras pessoas, e o tóxico, meu amigo inseparável, sorria, sorria.

“Sabe, meu pai, a gente, quando começa, acha tudo ridículo e muito engraçado. Até Deus eu achava cômico. Hoje, no leito de um hospital, reconheço que Deus é mais importante que tudo no mundo. E que sem a Sua ajuda eu não estaria escrevendo esta carta. Pai, eu só estou com 19 anos e sei que não tenho a menor chance de viver. É muito tarde para mim. Mas, ao senhor, meu pai, tenho um último pedido a fazer: mostre esta carta a todos os jovens que o senhor conhece. Diga-lhes que em cada porta de escola, em cada cursinho de faculdade, em qualquer lugar, há sempre um homem elegantemente vestido e bem-falante que irá mostrar-lhes o futuro assassino e destruidor de suas vidas e que os levará à loucura e à morte, como aconteceu comigo. Por favor, faça isso, meu pai, antes que seja tarde demais para eles.

“Perdoe-me, pai... já sofri demais, perdoe-me também por fazê-lo padecer pelas minhas loucuras.

“Adeus, meu pai.”

Algum tempo após escrever essa carta, o jovem morreu.

Cuidar bem da juventude
Eis por que fraternalmente advertimos: Cuidemos bem de nossa juventude, como o faz a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, porque a nenhum de nós interessa ter amanhã uma pátria de drogados, bêbados e frustrados. Queremos, isto sim, uma geração, uma civilização de homens e mulheres, jovens e crianças honrados, realizadores no Bem, amantes da Paz, da Verdade e da Justiça. É por isso que a Religião Divina trabalha incessantemente. Se o mundo quiser evoluir, precisa, antes de tudo, preparar a geração que surge, com o que tiver de melhor, e confiar mais nela. Já é tempo.
A propensão dos jovens é acreditar e batalhar pelo futuro. Graças a Deus! Ainda bem!

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CONFLUÊNCIAS - PROJETO DE ARTES VISUAIS ABRE INSCRIÇÃO EM PERNAMBUCO

O Sesc abre em Pernambuco, abriu desde ontem segunda-feira (26/2), inscrições para o projeto nacional Confluências. A iniciativa tem como objetivo incentivar a pesquisa, a prática e a difusão das artes visuais, por meio de encontros de artistas, curadores, críticos, gestores culturais e estudantes de arte em laboratórios. O objetivo é fomentar essa linguagem artística com projetos que atentem para as necessidades locais.

“O Confluências tem como foco incentivar à cena artística contemporânea, fortalecendo o circuito de arte local, além de contribuir para autonomia de quem movimenta a cultura”, explica a professora de Artes Plásticas do Sesc Pernambuco, Valkíria Dias. O Estado recebe a primeira etapa do projeto, que é bienal, e terá como mediadora local Joana D’Arc Lima.

Dentro das atividades coletivas que podem ser realizadas pelos participantes estão exposição de arte, intervenções urbanas, performances, seminários, residência artística, workshops, cursos, material educativo, videoarte e publicações. As ações têm como público-alvo a população local.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de março no site www.sesc.com.br/confluencias. A seleção será realizada por uma equipe formada por profissionais de artes visuais do Sesc e mediadores convidados. A lista dos aprovados estará disponível na página da instituição no dia 10 de abril. Os laboratórios possuem a duração total de 60 horas e os selecionados que residam fora das cidades de realização das atividades, terão sua hospedagem, o translado e a alimentação inclusos.

Além do Estado de Pernambuco, recebem a primeira etapa do projeto Alagoas, Maranhão e Minas Gerais. O Confluências está em sua segunda fase na Paraíba, no Piauí, em Sergipe e Tocantins.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson

DISTRITO DO MORAIS - HOMEM É ASSASSINADO A PAULADAS E PEDRADAS

O 3º homicídio do mês de fevereiro em Araripina aconteceu no Distrito do Morais, zona rural do município, e teve como vítima o agricultor Gleison Romeu de Souza Santos, de 30 anos, natural de Araripina, solteiro, o qual residia naquele distrito. 

Conforme informações da polícia civil, a vítima foi morta a pauladas e pedradas e seu corpo foi encontrado por populares por volta das 14:00 de sábado 24/02, por traz de uma fábrica de placas na Rua dos Macacos. 

Segundo populares, a vítima também conhecida por Pompeu, apresentava esmagamento de crânio e na noite anterior estava em uma festa que acontecia em um clube da localidade, e que tinha causado alguns problemas por lá, sendo expulso pelos seguranças. 

No dia seguinte o corpo foi encontrado no local já citado. Até o momento não há suspeito do crime. A polícia civil foi ao local, realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. 

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. Esse foi o 3º homicídio de fevereiro em Araripina e na Região do Araripe, e com esse crime já são 09 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora. 

Fonte - Polícia Civil de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

Foto - Reprodução Internet

ARARIPINA - SEBRAE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA EMPRETEC

A Unidade do Sebrae no Sertão do Araripe está com inscrições abertas até 1º de março, para uma nova turma do Empretec em Araripina. O Seminário, que acontece de 5 a 10 de março, das 8h às 18h, no auditório do Sebrae, terá uma única turma este ano na cidade. 

Com ênfase comportamental, o objetivo do Empretec é auxiliar os empresários e potenciais empresários a identificar e multiplicar talentos. A metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas – ONU é voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades. No Brasil, o Seminário é realizado exclusivamente pelo Sebrae. Em seis dias consecutivos, são oferecidas 60 horas de capacitação em período integral, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, conduzida de maneira interativa e prática por facilitadores. 

Os interessados podem adquirir o formulário de inscrição na sede do Sebrae em Araripina, na Rua Vereador José Santiago Brigel, 70, Centro. Mais informações pelos telefones (87) 3873-1708 ou 0800 570 0800. O investimento é de R$600. 

Serviço: 

Seminário Empretec 

De 5 a 10 de março 

Sebrae Araripina – Rua Vereador José Santiago Brigel, 70, Centro. 

Mais informações: (087) 3873-1708 ou 0800 570 0800

NOVE VEÍCULOS - AGRICULTURA FAMILIAR PERNAMBUCANA GANHA REFORÇO COM NOVOS TRATORES

Reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com um dos setores mais importantes e produtivos do Estado, a agricultura, o governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta segunda-feira (26.02), no Palácio do Campo das Princesas, nove tratores agrícolas de pneus que beneficiarão municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Com investimento de R$ 1,2 milhão, através de emenda parlamentar do deputado federal Danilo Cabral, os equipamentos atenderão cerca de 240 mil habitantes, direta e indiretamente, das cidades contempladas. Outros quatro municípios também serão beneficiados com a iniciativa até o final do ano, totalizando 13 veículos agrícolas.

“A gente acredita que os municípios precisam estar cada vez mais preparados para os desafios da tecnologia, da aração da terra, da busca realmente da presença do Estado. E com a ajuda do deputado Danilo Cabral, a partir de emenda parlamentar, a gente está conseguindo, hoje, ofertar 13 tratores que serão distribuídos ao longo desse ano para os municípios, tanto para o litoral da Mata Sul, como também para o Agreste pernambucano e para o Sertão. Assim, estamos abrangendo todas as regiões de Pernambuco na busca realmente de oferecer condições às pessoas que atuam no campo, para que elas possam trabalhar, tirar o seu sustento, e, cada vez mais, criar seus filhos com qualidade no nosso Estado”, destacou o governador.

Os novos veículos vão contribuir na qualificação, verticalização e promoção da produção de alimentos, além de proporcionar, também, o aumento da produtividade e geração de renda nas regiões. Dessa forma, irá potencializar também o crescimento da agricultura familiar, responsável por cerca de 70% da produção dos alimentos que chegam na mesa dos pernambucanos. Os tratores serão destinados aos municípios de Bezerros (Agreste Central), Carnaíba e Flores (Sertão do Pajeú), Machados (Agreste Setentrional), Saloá (Agreste Meridional), Santa Maria do Cambucá (Agreste Setentrional), Sirinhaém, Tamandaré e Rio Formoso (Mata Sul). 

A entrega faz parte de um projeto territorial do Governo de Pernambuco, que tem foco no incentivo e desenvolvimento do pequeno e médio agricultor, dando oportunidades para que os cultivadores tenham a produção rural em condições adequadas. “Nós estamos no início de um período de chuvas. E a gente sabe, para o agricultor, o quanto isso é importante. Não só apara a aração, mas também para o programa que nós temos de sementes. A Secretaria de Agricultura já iniciou a distribuição das sementes de milho e sorgo, e os tratores chegam na hora certa para atender essa reivindicação do homem do campo, que quer plantar, produzir e que necessita desses equipamentos para ter uma produção maior”, declarou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista.

Para o deputado Danilo Cabral, autor da emenda parlamentar que subsidiou a compra dos veículos, a ação em parceria com o Governo de Pernambuco vai incentivar também a geração de renda no Estado. “São veículos que vão chegar aos municípios e ajudar ainda mais na estruturação da economia, sobretudo daqueles que trabalham com agricultura familiar. Nossa expectativa é que nesse ano de 2018, o nosso Estado tenha uma chuva mais regular. Então, nesse momento, é importante que a gente melhore as condições do agricultor para que ele possa plantar, produzir, colher e gerar renda para Pernambuco”, disse.

O prefeito Anchieta Patriota, de Carnaíba, avaliou os benefícios que a ação vai gerar nas várias etapas do plantio. “Esses tratores vão agilizar o processo de plantio da agricultura familiar, uma vez que nós usávamos, há décadas, o arado manual e com auxílio de animais. Então, o que era feito em um dia, agora será feito em uma hora. Nós sabemos que o período do plantio é muito curto no Sertão nordestino, então o trabalho será agilizado. E após o período do plantio, o transporte da produção também será facilitado”, pontuou.

Participaram da entrega também os prefeitos Marconi Santana (Flores), Argemiro Pimentel (Machados), Isabel Hacker (Rio Formoso), Ricardo (Saloá), Robevan de Seu Nim (Santa Maria do Cumbucá), France Hacker (Sirinhaém) e Sergio Hacker (Tamandaré).

Da ASCOM

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

BARRA DE SÃO PEDRO - CARNAVAL FORA DE ÉPOCA MOVIMENTOU DISTRITO DE OURICURI NO FIM DE SEMANA

 
O fim de semana foi de muita agitação no Distrito de Barra de São Pedro, zona rural do município de Ouricuri, com o Barra Folia 2018, carnaval fora de época que agita a localidade com atrações e entretenimentos. 
Neste ano a festa começou no sábado 24/02, em praça pública com a Banda Sanfonear. No Domingo 25/02, foi a vez do encontro de paredões, que estremeceu a Barra e todas as localidades vizinhas. No intervalo das atrações uma batucada com componentes da própria localidade não deixava o ritmo cair. 
Da esquerda para a direita: Dona Maria Gildeci, a Dona Ceci de Pedim, Fredson Paiva, Eliete, Núbia Delmondes e José Aparecido.
A organização da festa foi mais uma vez da produtora de eventos Núbia Delmondes, foto acima de preto, com o apoio de comerciantes locais, amigos e da prefeitura municipal de Ouricuri. Nesse ano marcaram presença, a convite de algumas lideranças locais, o repórter Fredson Paiva, da Arari FM e apresentador do programa Rota 903, e o colaborador de Dr. Arnaldo Delmondes, José Aparecido. 
O encontro de paredões começou ainda no período da manhã do domingo e se estendeu durante todo o dia, entrando na noite, terminado por volta das 22:30. Tudo transcorreu na mais perfeita paz com a presença da polícia militar que deu o apoio. 
Na oportunidade o José Aparecido, colaborador de Dr. Arnaldo Delmondes, visitou várias lideranças locais e conversou de perto com alguns moradores conhecedores do trabalho que Dr. Arnaldo Delmondes, advogado Araripinense, desenvolve em algumas casas de apoio do sertão lá na capital Recife. 
Da esquerda para a direita: Sebastião Feitosa, Edleuza Lopes, Josimar Lopes, Laerte Souza (criança), Maria Gildeci, Maria do Socorro, Maria de Lurdes, Valdemar Delmondes, José Aparecido e Fredson Paiva.
Por Fredson Paiva 
Fotos – Fredson Paiva e José Aparecido

ELEIÇÕES 2018 - O ARARIPE CAMINHA PARA TER O SEU PRIMEIRO DEPUTADO FEDERAL E FILHO DA TERRA

O pré-candidato a Deputado Federal Arnaldo Delmondes, araripinense de Araripina, tem tido um vasto crescimento político no Estado de Pernambuco nos últimos meses. Arnaldo Delmondes é advogado trabalhista há mais de 20 anos e tem recebido apoio de diversas categorias, uma delas, é dos evangélicos, que tem declarado apoio ao pré-candidato.

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE NA VILA SERRÂNEA HOMEM QUE MATOU OUTRO EM 2002 NO CLUBE MOINHO DANCE

No sábado dia 24/02/2018, por volta das 17:30, os policiais civis Eudes Júnior , Edelson Borges e Alexandre Campelo, após realizarem diligências de Investigação na última segunda e terça-feira, sob a coordenação do Delegado Jairo Marinho, deram cumprimento ao mandado de prisão condenatório em desfavor do foragido da justiça Francisco da Conceição, vulgo Nego de 46 anos.

Segundo a polícia, Francisco da Conceição foi capturado de frente a sua residência , na Rua 5, Vila Serranea-1, zona rural de Araripina, onde foi dada voz de prisão ao procurado da justiça que não reagiu a prisão. 

Vale ressaltar que Francisco da Conceição estava foragido há muito tempo, pois ele cometeu um homicídio qualificado consumado, considerado crime hediondo, no ano de 2002, tendo sido condenado a pena de 14 anos e 6 meses, por ter ceifado a vida de Reginaldo Barbosa de Souza, mediante golpes de faca peixeira conforme o número do processo 0916-36.2003.8.17.0210 expedido pelo magistrado, Dr. João Ricardo da Silva Neto da 1° Vara da Comarca de Araripina. 

ainda segundo a polícia o crime ocorreu nas imediações do antigo Clube Moinho Dance, no Centro de Araripina, e um dos motivos do crime foi devido a vítima ter dançado uma música com a mãe do acusado Francisco da Conceição. 

O capturado foi apresentado ao Delegado plantonista, Dr. Moary Drummond, o qual após atos formais de praxe, determinou o recolhimento do preso à Cadeia Pública de Araripina, até ser encaminhado ao presídio.

Fonte/ Foto - Polícia Civil de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva 

MEDIDA PROVISÓRIA - JUNGMANN VAI CHEFIAR NOVO MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

O Palácio do Planalto decidiu remanejar o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann, para o comando do novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que será criado por medida provisória a ser assinada hoje (26) pelo presidente Michel Temer.

A informação foi confirmada à Agência Brasil pelo gabinete do Ministério da Defesa e, posteriormente, pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. No lugar de Jungmann, assumirá o atual secretário-geral do Ministério da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, que já foi chefe do Estado-Maior do Exército. Com a pasta da segurança pública, o governo passa a ter 29 ministérios.

Papel do ministério

A criação da nova pasta foi antecipada pelo próprio Temer, na última sexta-feira (23). Na ocasião, o presidente explicou que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública em todo o país.

“Esse ministério vai fazer reuniões permanentes com governadores e secretários de segurança”, disse em entrevista ao vivo à Rádio Bandeirantes. E completou: “Esse ministério vai coordenar a área de inteligência, porque também não basta colocar policial na rua com fuzil, precisa desbaratar o crime organizado”, afirmou.

Ao falar sobre a questão financeira, Temer disse que a nova pasta pode implicar mais gastos para administração pública, mas isso se justifica pela importância do trabalho a ser feito na área da segurança.

Currículo

Jungmann está à frente do Ministério da Defesa desde maio de 2016, quando tomou posse prometendo dar prosseguimento aos projetos estratégicos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Durante sua gestão, comandou a organização do emprego de efetivo militar na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e o processo de retirada das tropas brasileiras do Haiti. Em setembro de 2016, cerca de 25 mil militares deram apoio logístico à realização das eleições municipais em 409 localidades de 14 estados, garantindo a segurança do pleito. 

Jungmann também chefiou ações de reforço militar na segurança pública do Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e nos prédios públicos da Esplanada dos Ministérios, durante protestos em maio de 2017, e as ações de varredura e inspeção em presídios estaduais.

Pernambucano, foi eleito deputado federal três vezes; vereador em Recife (PE), onde atuou nas áreas de mobilidade urbana, saúde pública, do meio ambiente e patrimônio histórico-cultural; ex-secretário estadual de Planejamento (1990-1991); ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Fernando Henrique Cardozo, além de ter presidido o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Da Agência Brasil

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL RETIRA MAIS DE 30 QUILOS DE MATERIAL TÓXICO DO MEIO AMBIENTE

A Patrulha Ambiental desenvolveu, no período pré e pós carnaval, um trabalho de visitas, coletas de baterias de celulares e orientação junto ao comércio de eletrônicos na cidade de Araripina – PE. Nessa primeira etapa foram coletados mais de 30 Kg de baterias e pilhas, um grande alivio para o Meio Ambiente.

A ação, que iniciou no início do mês de Fevereiro (2018) teve como objetivo a preservação do meio ambiente, por meio da coleta e destinação correta das baterias e pilhas (inicialmente). Mesmo consciente que esse é um trabalho de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, ou seja, a “Logística Reversa”, os integrantes da Patrulha Ambiental resolveram em primeiro momento, dar uma destinação ambientalmente correta a esse material, que já estava no comércio local, onde os comerciantes não tinham até aquele momento uma orientação de como e onde descartar tal material (segundo informações passadas aos Patrulheiros). Entretanto, o Decreto 7.404/2010 que cria o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, em seu Art. 5o, relata o seguinte: Os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. (Grifos nossos)
Já a Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em seu Art. 33., relata o seguinte: São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: 

I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária Suasa, ou em normas técnicas; 
II - pilhas e baterias; 
III - pneus; 
IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; 
V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; 
VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes. 
§ 1o Na forma do disposto em regulamento ou em acordos setoriais e termos de compromisso firmados entre o poder público e o setor empresarial, os sistemas previstos no caput serão estendidos a produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, e aos demais produtos e embalagens, considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados. 
§ 2o. A definição dos produtos e embalagens a que se refere o § 1o considerará a viabilidade técnica e econômica da logística reversa, bem como o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados. (Grifos nossos)

§ 3o. Sem prejuízo de exigências específicas fixadas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e do SNVS, ou em acordos setoriais e termos de compromisso firmados entre o poder público e o setor empresarial, cabe aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos a que se referem os incisos II, III, V e VI ou dos produtos e embalagens a que se referem os incisos I e IV do caput e o § 1o, tomar todas as medidas necessárias para assegurar a implementação e operacionalização do sistema de logística reversa sob seu encargo, consoante o estabelecido neste artigo, podendo, entre outras medidas: (Grifos nossos) 

I - implantar procedimentos de compra de produtos ou embalagens usados; 
II - disponibilizar postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis; 
III - atuar em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, nos casos de que trata o § 1o. 
§ 4o. Os consumidores deverão efetuar a devolução após o uso, aoscomerciantes ou distribuidores, dos produtos e das embalagens a que se referem os incisos I a VI do caput, e de outros produtos ou embalagens objeto de logística reversa, na forma do § 1o. (Grifos nossos)
§ 5o. Os comerciantes e distribuidores deverão efetuar a devolução aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens reunidos ou devolvidos na forma dos §§ 3o e 4o. 

§ 6o. Os fabricantes e os importadores darão destinação ambientalmente adequada aos produtos e às embalagens reunidos ou devolvidos, sendo o rejeito encaminhado para a disposição final ambientalmente adequada, na forma estabelecida pelo órgão competente do Sisnama e, se houver, pelo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. 

§ 7o. Se o titular do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, por acordo setorial ou termo de compromisso firmado com o setor empresarial, encarregar-se de atividades de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes nos sistemas de logística reversa dos produtos e embalagens a que se refere este artigo, as ações do poder público serão devidamente remuneradas, na forma previamente acordada entre as partes. 

§ 8o. Com exceção dos consumidores, todos os participantes dos sistemas de logística reversa manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente e a outras autoridades informações completas sobre a realização das ações sob sua responsabilidade. (Grifos nossos)
São 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular comercializadas por ano no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee. Assim, como essa quantidade enorme chega às mãos do consumidor, uma quantidade também enorme delas sai das mãos do consumidor. E a grande maioria vai para a lata de lixo comum.
A preocupação é pelo tipo de comportamento que é bem comum entre as pessoas de todos os lugares do mundo, que é o de descartar as baterias de seus celulares, computadores, relógios em locais inapropriados. Existe um grande perigo no descarte indevido desse material, pois, esses equipamentos contêm um elevado nível de metais pesados em sua composição. Chumbo, zinco, manganês e outras substâncias de risco como cádmio, acetileno e cloreto de amônia, são alguns dos motivos que justificam o descarte correto de bateria de celular, principalmente se pensarmos na questão dasaúde humana. Infelizmente muitas pessoas trabalham em lixões e aterros sanitários, e o contato com baterias de celulares pode provocar diversos males a homens e mulheres. O chumbo, por exemplo, pode agravar doenças neurológicas e o cádmio tem influência na condição motora da pessoa. As duas substâncias também podem afetar rins, pulmões e o fígado.


O mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o cádmio é carcinogênico e o mercúrio também provoca mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos. Segundo agentes da ONG Patrulha Ambiental “o primeiro passo deve ser a conscientização através de campanhas que eduquem a população, alertando sobre os riscos de contaminação do descarte indevido desse material e também como proceder caso seja necessário jogar fora a bateria antiga ou outros equipamentos eletrônicos”. Além disso, é fundamental que postos de coleta sejam criados e distribuídos em diferentes pontos das cidades, principalmente em municípios de médio e pequeno porte, que são os que mais sofrem com a falta de assistência e informação.
Como já fora citado anteriormente, temos como amparo legal a logística reversa que é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” A mudança começa com o envolvimento de toda população, que tome iniciativa e, caso na sua cidade não tenha um posto de coleta, procure as autoridades e exerça o seu papel de cidadão, cobre do governo da sua cidade um posto de coleta do lixo eletrônico, assim você estará fazendo parte da mudança e contribuindo para um futuro menos poluído para as próximas gerações.
Mas enquanto este tipo de serviço não é popularizado, é preciso que todas as famílias separem as baterias de celulares do lixo comum, enviando-as para locais indicados de coleta de lixo eletrônico. As pilhas e baterias coletadas na campanha serão encaminhadas para uma empresa especializada, que fará a destinação correta.

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

IF SERTÃO - CAMPUS OURICURI DIVULGA LISTA DO 1º REMANEJAMENTO DO PROCESSO SELETIVO 2018

O campus Ouricuri do IF Sertão-PE divulgou, na sexta-feira (23), a lista do 1º remanejamento referente aos cursos técnicos das modalidades Ensino Médio Integrado e Subsequente do Processo Seletivo 2018.

As matrículas dos candidatos remanejados serão realizadas no dia 27/02, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, na Secretaria de Controle Acadêmico do campus. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula estão nos itens 18.2.1 e 18.2.2 do edital 55/2017 ( referente ao Processo Seletivo 2018). Outras informações no site www.ifsertao-pe.edu.br

Da ASCOM/ IF Sertão Campus Ouricuri

ARARIPINA - MENORES SÃO APREENDIDOS APÓS ASSALTAR MOTO TAXISTA


Policiais da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, recuperaram uma motocicleta tomada de assalto neste sábado em Araripina no Sertão de Pernambuco. De acordo com o comandante da 9ª CIPM, major Marcondes, por volta dás 15:50 horas, quando realizava deslocamento no Distrito do Morais, o efetivo da GE GATI da 9° CIPM, foi informada por populares sobre o ocorrido, e que naquele momento os indivíduos envolvidos havia passado no veículo na BR 316 com sentido Trindade.

Ainda de acordo com major Marcondes, de posse das informações, o policiamento fez diligências com o objetivo de capturar os envolvidos no assalto. No entanto por volta das 17:00 horas os suspeitos haviam sidos contidos por populares na localidade Sítio Ramalhete, município de Araripina-PE, tratando-se dos adolescentes C.R.P.P.F de 16 anos e J.N.F.S de 15 anos ambos residente em Serra Talhada-PE.

Ao serem indagados, os jovens confessaram ter tomado de assalto uma moto FAN 150, de cor Prata e Placa: PEW-0352 ARARIPINA-PE da vítima, o senhor PAULO RICARDO PEREIRA NOGUEIRA, mototaxista residente em Araripina-PE. Ao serem questionados pelos policiais sobre a arma usada no assalto, os envolvidos falaram que havia dispensado em um riacho e que se tratava de um simulacro.
Os policiais então foram ao local indicado, mas não conseguiram localizar o objeto. Os envolvidos no assalto foram levados até DPC de PLANTÃO em Ouricuri-PE e mediante B.O. de numeração 305/2018, a PM apresentou os envolvidos e vítima para serem tomada as medidas cabíveis. Resultado da Ocorrência: Flagrante para os adolescentes e o veículo foi autorizado o proprietário receber na DPC de Araripina-PE.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

SISTEMA - NORTE E NORDESTE PASSAM A RECEBER ALERTA DE DESASTRES NATURAIS

Os estados das regiões Norte e Nordeste passam a contar a partir desta segunda (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Com isso, o sistema, que tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil.

A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações.

A previsão inicial era que o serviço começasse a funcionar nessas regiões a partir do dia 19 de março. Contudo, no dia 15, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que a entrada em funcionamento do sistema de alerta de desastres naturais via SMS em estados das Regiões Norte e Nordeste foi antecipada para esta segunda-feira.

Saiba Mais



O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios. A partir do próximo ano, a implantação deverá ocorrer gradualmente para outros estados.

A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

Sistema

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007. Atualmente, ele também funciona em mais de 20 países.

No dia 19 deste mês, o serviço foi ativado no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. O projeto-piloto foi colocado em prática em fevereiro do ano passado. Inicialmente o sistema foi ativado em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes.

Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Da Agência Brasil

OURICURI - COM APOIO HISTÓRICO DE FORÇAS POLÍTICAS, ANTÔNIO FERNANDO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

Várias lideranças de Ouricuri confirmaram o apoio a Antônio Fernando como pré-candidato a deputado estadual. Auditor da Receita Federal, Fernando decidiu entrar na política novamente após mais de 20 anos, quando disputou uma única vez uma candidatura a prefeito de Ouricuri.

Nesse novo projeto ele tem apoio garantido de seis dos sete candidatos a prefeito da cidade na eleição passada: Botinha, Cezar de Preto (ex-prefeito), Dr. Anderson Aquino, Assis Júnior, Marcelo Cavalcante e Juarez Saraiva. Alguns vereadores também já se posicionaram favorável ao nome dele.

Outros três ex-prefeitos também já decidiram apoio a Antônio Fernando, é o caso de Chico Coelho, Bibi Coelho e Gilvan Coriolano, este último também já foi deputado estadual.

O pré-candidato, que ainda não tem partido, decidiu entrar na disputa porque viu que caberia um apoio maciço de praticamente todos os grandes grupos políticos de Ouricuri.

Por Bruno Morais

Fonte- Blog do Roberto Gonçalves

DUAS MODALIDADES - PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA O FIES SE ENCERRA NA PRÓXIMA QUARTA 28/02

O prazo para inscrições no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) termina na próxima quarta-feira (28), às 23h59. Podem se inscrever alunos que tiveram média de pelo menos 450 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não tenham tirado nota zero na redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

No início do ano, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300 e as condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante. As informações são da Agência Brasil.

Há duas modalidades do financiamento -Fies e P-Fies- estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, sem juro real (0%). A segunda é destinada a alunos em cuja família cada membro tenha renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões estão incluídos na terceira faixa. Nestes dois últimos casos, os juros serão calculados em valor pouco acima da inflação.

Leia também:



Para fazer a inscrição no site do MEC, o candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, precisa informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa. Os resultados de pré-seleção e as listas de espera serão divulgados após o encerramento das inscrições. Para a modalidade Fies a lista com os nomes será publicada no dia 5 de março, e na modalidade P-Fies, no dia 12 de março.

Da Folhapress