ARARIPINA

ARARIPINA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

BC INICIARÁ TESTES COM "REAL DIGITAL" EM MARÇO - ENTENDA


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o modelo de uma moeda digital brasileira deve ser apresentado em breve. A ideia, segundo ele, é ter algo funcionando no máximo até 2024. "No mês que vem, a gente já vai ter um piloto da moeda digital. O Brasil vai ser um dos primeiros países a fazer isso. A gente vai avançando à medida que vai tendo segurança", disse Campos Neto, ao participar de palestra realizada aos alunos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília.

De acordo com o chefe da autoridade monetária, o objetivo é fomentar novos negócios no segmento de serviços financeiros, diferentemente do que é visto por outros países em seus estudos de tokenização das moedas soberanas. Campos Neto enquadrou a moeda digital como um próximo passo em relação ao Pix, destacando que a modalidade de pagamento passa a ser feita por contrato digital.

O objetivo final do BC é criar uma plataforma que integre diversos dados financeiros de diferentes contas bancárias do usuário. No aplicativo, o cidadão conseguirá ver saldos, o fluxo de caixa, realizar transferências via Pix no débito e no crédito, além de acessar outros serviços como investimento e seguros.

"O ente recebedor deixa de ser uma pessoa e vira um contrato digital. Isso tem uma grande melhoria, em vários aspectos", afirmou. Com a moeda será possível vincular uma transferência a determinadas condições. O cidadão poderá, por exemplo, programar o uso do dinheiro, que só será liquidado se respeitar as condições acordadas.

A criação da nova versão do real promete ser uma resposta incisiva à atuação dos emissores de criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum. O presidente do BC disse estar trabalhando também com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na regulação de criptoativos. "É importante a CVM estar 100% alinhada com a gente", avaliou.

Pix internacional

Campos Neto afirmou ainda que a autoridade monetária está negociando a formação de um bloco de pagamentos instantâneos com Colômbia, Uruguai, Chile e Equador, nos moldes do Pix. "Estamos pensando em como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo conosco como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço", disse.

O anúncio ocorre no momento em que o governo federal defende a criação de uma moeda comum para transações comerciais e financeiras entre Brasil e Argentina, que foi alvo de críticas. "Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda única. Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço", afirmou.

Fonte - Correio Braziliense

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

IF SERTÃO - CAMPUS OURICURI E ONG CAATINGA PROMOVEM FEIRA DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS


O campus Ouricuri e a ONG Caatinga vão realizar mensalmente uma Feira de Produtos Agroecológicos da Agricultura Familiar durante o ano de 2023. A feira acontecerá na primeira quarta-feira de todos os meses. A primeira feira ocorrerá no dia primeiro de março (quarta-feira) e vai ser realizada no estacionamento da Instituição das 8h às 12h. A feira é aberta ao público. O campus Ouricuri do IFSERTÃOPE fica localizado na Estrada do Tamboril, sem número. #ouricuripe #ouricuri #ouricuripernambuco #agroecologia

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL RESGATA IGUANA NA ZONA URBANA E SOLTA EM LOCAL SEGURO NA ZONA RURAL


Em pleno domingão, no caso ontem dia 26/02, as ações da Patrulha ambiental não param. O patrulheiro Marquel Jacob resgatou uma Iguana em uma residência na cidade de Araripina-PE. 
Por se tratar de um local com animais domésticos que poderiam ameaçar de alguma forma o silvestre, ele foi levado a uma área rural da região de mata onde terá água e alimento.


Por Fredson Paiva

SANTA FILOMENA E OURICURI - ESCOLAS REFORMADAS E REVITALIZADAS SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO NA SERRA DO INÁCIO E DISTRITO DE SOCORRO


A população dos municípios de Santa Filomena e Ouricuri, em Pernambuco, iniciou o ano letivo com três unidades escolares totalmente reformadas e revitalizadas. A ação foi realizada pela Auren Energia e contou com um investimento de R$1,5 milhão. A atividade faz parte das iniciativas da empresa voltadas para a melhoria na qualidade do ensino e na qualidade de vida de crianças e adolescentes da região.

Com as obras a capacidade de atendimento escolar na região será triplicada, acolhendo um maior número de alunos e contribuindo para a melhoria da aprendizagem no semiárido pernambucano. No município de Santa Filomena duas escolas foram beneficiadas: Escola Antônio Secundino, localizada na comunidade de Zé Martins e a Escola Henerville Mororó, no distrito de Socorro. Na cidade de Ouricuri as reformas ocorreram na escola Ulysses Guimarães, no Povoado Carabranca, zona rural do município. Ao todo, mais de 900 alunos serão beneficiados com as reformas.

Segundo o gerente executivo de sustentabilidade da Auren Energia Alexsandro Cota, entregar essas escolas totalmente reformadas para a população é motivo de muito orgulho. “Faz parte das nossas iniciativas contribuir para a melhoria da educação em comunidades onde atuamos e, nada melhor, do que oferecer um ambiente acolhedor e confortável para os alunos e funcionários dessas unidades. Sabemos que essas mudanças contribuirão para que os alunos tenham um aprendizado de qualidade e eficaz e os professores façam a sua função com prazer e satisfação”, destaca.

Para a realização das reformas nas comunidades de Carabranca e de Zé Martins a Auren fez uso de subcrédito social do BNDES, já nas obras em Socorro 100% do investimento foi feito pela empresa. Na Escola Henerville Mororó, com 300 alunos, foram realizadas a substituição de 100% do telhado, de todas as janelas e portas. Toda a rede elétrica interna foi substituída. A escola também recebeu a instalação hidrossanitário, salas e refeitório e rampas de acessibilidade. A unidade também ganhou uma pintura completa, com recomposição de todos os pisos e cobertura na área do refeitório.

Na Escola Antônio Secundino, que possui 320 alunos, as melhorias foram realizadas com a resolução das infiltrações localizadas. Assim, houve substituição de 100% do telhado, bem como a reforma das salas e rampas de acessibilidade, cobertura na área de recreação, reforma dos muros e portões, instalação de nova rede interna de elétrica e hidrossanitária, pintura de toda a escola e substituição das mobílias e acessórios.
Já na Escola Ulysses Guimarães, que atende 245 alunos, também foram realizadas trocas do revestimento de todo o piso, todas as portas e janelas, bem como a revisão e reparo no telhado, no forro que apresentavam infiltrações ou trincas, além da instalação de novas rede interna de elétrica e instalação hidrossanitária. Os alunos também poderão usufruir da nova pintura e novas mobílias e acessórios disponibilizados.

Legado para a região

Essa não é a primeira vez que a Auren Energia realiza obras e melhorias em unidades escolares na região. Em 2017 a escola Santo Inácio, localizada no distrito de Ramada, recebeu energia elétrica por meio de painéis solares, instalados pela Auren Energia. Fundada em 2006, a instituição ficou 13 anos sem energia. Além da parte elétrica, a escola também passou por reforma e ampliação, com salas novas, pátio, biblioteca e refeitório, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, além de colaborar com a educação na comunidade.

A Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na comunidade Vila do Mel, zona rural do município de Betânia do Piauí, também recebeu melhorias por meio da Auren e do subcrédito social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Anteriormente, a unidade escolar atendia 280 alunos, ainda utilizando-se de salas alugadas na comunidade. Após a reforma, a capacidade de atendimento triplicou, chegando a 900 alunos, sendo 600 alunos no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e passou a ter condições para funcionamento noturno, podendo atender mais 300 alunos no período. As benfeitorias permitiram ainda que a escola ofertasse cursos profissionalizantes, de Educação para Jovens e Adultos.

Ao todo, foram construídas três salas de aula, três banheiros - sendo dois com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e um para funcionários -, uma biblioteca, um auditório, um depósito de material esportivo, um depósito de materiais gerais e uma sala de diretoria. A secretaria, o almoxarifado e a sala dos professores também foram ampliados. Além disso, foi feita a cobertura do pátio de recreação e do refeitório.

Da Infomuts para o Blog do Fredson

VOCÊ RONCA DURANTE O SONO? SAIBA QUANDO ACENDER O ALERTA E VEJA FORMAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO


Uma boa noite de sono é fundamental para a qualidade de vida. Mas, às vezes, um sintoma nada silencioso pode indicar que não estamos com a saúde 100% em dia: o ronco.

Em muitos casos, quando a pessoa costuma roncar de forma mais leve, algumas medidas simples podem ajudar a diminuir o distúrbio, tornando a noite mais tranquila, tanto para quem possui o sintoma como para companheiros ou irmãos que costumam dormir no mesmo ambiente.

Como explica o médico Paulo Secundus, otorrinolaringologista do Hospital Jayme da Fonte, pequenos hábitos são capazes de atenuar o sintoma.

“Nas pessoas que têm um ronco leve, a gente sempre aconselha a não dormir de barriga para cima nem de barriga para baixo, a melhor posição é dormir de lado. Sempre usar um travesseirinho um pouco mais elevado e sempre estender o máximo que puder o queixo para cima, para deixar essa vias um pouco mais livres”, comentou.

Também é importante, ressalta, adequar o estilo de vida, evitando, por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de telas antes de dormir [Veja mais no infográfico mais abaixo].

Leia Também




“Essa mudança no estilo de vida, o horário para dormir, ajuda muito. Cortar esses elementos que deixam a pessoa mais ansiosa, evitar também o uso de medicamentos para dormir, fazer uma higiene do sono, vai ser melhor porque vai diminuir também o ronco com isso”, pontuou.



Em casos mais severos, quando o ronco ocorre de forma mais intensa, o sintoma precisa ser investigado porque pode ser sinal da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

“Essa síndrome é muito frequente e geralmente cursa com a presença de ronco. Então, o ronco é um indicativo para a gente que pode ou não acontecer apneia. E apneia é uma situação de falta de oxigênio para os pulmões, consequentemente pode levar a problemas cardiovasculares e outros, então tem que ser investigado”, alertou o otorrinolaringologista.

O ronco mais intenso pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças e a depender das causas pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

“Quando, por exemplo, você detecta na criança a hipertrofia de tecido adenoideano ou das tonsilas faríngeas ou palatinas, esses pacientes deverão ser submetidos à cirurgia, que tira essa obstrução do caminho e essas crianças automaticamente param de roncar e, se tiverem apneia, elas param de ter apneia também porque você tem as vias aéreas agora livres”, explicou.

“No adulto, nós temos também a correção dos desvios do septo, a hipertrofia dos cornetos também pode ser corrigida, e a cirurgia do ronco em si, que nós chamamos de uvulopalatoplastia, é uma cirurgia que pode ser feita com bisturi de radiofrequência, com bisturi a laser ou com bisturi frio mas que diminui muito tanto o problema do ronco como diminui a resistência ao fluxo de ar, melhorando a respiração do paciente durante o sono”, completou.

Por Jaqueline Fraga - Folha de Pernambuco

ARARIPINA - CAMINHÃO COM 22 TONELADAS DE EXCESSO DE PESO É RETIDO PELA PRF NA BR-316


Um caminhão que transportava gesso com 22,1 toneladas de excesso de peso foi retido , na quarta-feira (22), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado em uma fiscalização no Km 27 da BR 316, em Araripina, no Sertão de Pernambuco.

Durante um comando da Operação Carnaval, a equipe abordou um caminhão bitrem que havia saído de Trindade/PE em direção a Oeiras/PI. Após uma verificação detalhada da carga de gesso, os policiais constataram que a mercadoria era transportada com o peso acima do limite legal.

A equipe emitiu uma autuação pela irregularidade e o caminhão foi liberado após realizar o transbordo da mercadoria em excesso. Essa infração compromete a estrutura, a suspensão e o sistema de freio do veículo, danifica o pavimento da rodovia e aumenta o risco de colisões graves.

NUCOM/ PRF-PE

SAÚDE - BRASIL COMEÇA A APLICAR A VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19


Começa a ser aplicada hoje (27) em todo o país a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

“A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.”

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.”

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

Fonte - Agência Brasil

domingo, 26 de fevereiro de 2023

EDUCAÇÃO - INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA SELEÇÃO DE 2023 DO PROUNI COMEÇAM TERÇA-FEIRA 28/02


As inscrições para a primeira seleção de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam na próxima terça-feira (28) e vão até 3 de março. Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março.

O Ministério da Educação (MEC) publicou todas as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. De acordo com o MEC, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.

A consulta está disponível na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Quem fez as provas de 2022 ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar do Prouni – considera-se a edição em que o estudante tiver obtido a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Requisitos

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação.

Fonte - Agência Brasil

sábado, 25 de fevereiro de 2023

PETROLINA - PADRE É BALEADO A CAMINHO DE MISSA NO DISTRITO DE RAJADA


O padre Breno Gomes Paixão foi alvo de uma tentativa de homicídio, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, na noite de sexta-feira (24), o religioso estava a caminho de um sítio no distrito de Rajada, onde realizaria uma missa, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram do veículo do pároco e efetuaram disparos de arma de fogo. Ele foi atingido de raspão no pescoço, chegou a ser socorrido e encaminhado a uma Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) de Rajada para receber os primeiros atendimentos.

Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para investigar os autores e a motivação do crime. Ninguém foi preso. Qualquer informação sobre a ocorrência, pode ser repassada para a ouvidoria da Secretaria de Defesa Social, com garantia de sigilo absoluto. A ouvidoria funciona, de segunda à sexta das 07h às 19h, através dos números: 0800-0815001 e (81) 9.9488-3455.

Padre Breno Gomes Paixão tem 43 anos e é administrador da quase paróquia de Nossa Senhora das Dores, no distrito de Rajada. Em nota, a Diocese de Petrolina, informou neste sábado (25) que o sacerdote está consciente e “se encontra sob cuidados médicos, evoluindo satisfatoriamente no seu quadro clínico. Como restam fragmentos de bala na região do pescoço, a equipe que o acompanha realizará, nos próximos dias, novos exames e procedimentos".

Fonte - G1/ Petrolina

OURICURI - CAMINHÃO COM 50 TONELADAS DE GIPSITA IRREGULAR É RETIDO PELA PRF


Um caminhão bitrem que era utilizado para realizar o transporte irregular de 50,3 toneladas de gipsita foi retido, na quinta-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 316, em Ouricuri, no Sertão pernambucano. A empresa responsável pela carga não possuía a autorização dos órgãos competentes para realizar a extração do minério.


Durante a abordagem ao caminhão, o motorista apresentou uma nota fiscal eletrônica da mercadoria, que teria como destino São Paulo. Em consulta à documentação apresentada, não foi encontrado na Agência Nacional de Mineração nenhum regime de extração válido em nome da empresa.

O motorista disse que havia carregado a mercadoria em Trindade e que desconhecia a documentação necessária para realizar esse tipo de transporte. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro.

NUCOM/ PRF-PE

ALTERAÇÃO - GOVERNO QUER MUDAR POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS ANTES DE VOLTAR A COBRAR IMPOSTOS SOBRE GASOLINA


O governo Lula avalia prorrogar temporariamente, por dois meses, a desoneração dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol, que vence na próxima terça-feira. Outra alternativa em análise é subir tributos de forma gradual, seja agora ou mais à frente, segundo integrantes do Executivo.

Como O Globo mostrou, a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a volta da cobrança dos impostos, enquanto a área política do governo quer a manutenção do tributo zerado. A decisão está sendo analisada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A área política do governo, composta por integrantes do Palácio do Planalto e parlamentares aliados — como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR) —, defende ser necessário encontrar uma fórmula para que os combustíveis não aumentem de uma hora para outra. Isso teria impacto importante nos preços, especialmente para a classe média, podendo prejudicar a avaliação de Lula. O próprio presidente pediu para não haver um repique de preços, segundo integrantes do governo.

Leia também




Para o governo, essa alta gradual de impostos poderia ser compensada com uma redução do preço dos produtos pela Petrobras. A estatal ainda deve demorar para alterar a sua política de preços, que hoje atrela os valores domésticos ao dólar e ao barril de petróleo.

Conselho da Petrobras

Por outro lado, a avaliação é que há margem para reduzir a cotação agora, seguindo a atual política de preços.

A presidente do PT disse ontem que, antes de falar em retomar tributos sobre combustíveis, é preciso definir uma nova política de preços para a Petrobras.

“Isso será possível a partir de abril, quando o Conselho de Administração for renovado, com pessoas comprometidas com a reconstrução da empresa e de seu papel para o país”, disse ela, nas redes sociais. “Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, afirmou a deputada.

Em abril, o governo Lula conseguirá renovar o Conselho de Administração da Petrobras, na assembleia de acionistas, marcada para o dia 19. O colegiado hoje ainda é formado por indicados por Bolsonaro. Com o novo conselho, o governo consegue mudar uma série de fatores na Petrobras, como a política de preços e a de dividendos.

Colocar em prática uma alteração na política de preços pode exigir ajustes no estatuto da companhia. Fontes do setor afirmam que “não haverá intervenção nos preços”. A cotação internacional deve seguir como referência, mas levando em conta o preço da produção nacional e da importação.

Lula se reuniu ontem com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo. Haddad está na Índia, onde participa de reunião de ministros do G20, e volta ao Brasil hoje. Só depois da sua volta é que o assunto terá uma decisão definitiva.

Mais alto que no exterior

Não houve decisão no encontro, mas ficou acertado que a Petrobras vai buscar caminhos para saber o que pode ser feito em relação aos preços dos combustíveis, assim como o próprio governo federal.

Um aumento integral dos impostos sobre combustíveis representaria impacto de R$ 0,69 por litro de gasolina, enquanto a Petrobras só teria uma margem para reduzir algo em torno de R$ 0,20.

— Há previsão de aumento de demanda da gasolina. A situação é complexa. Hoje o preço médio da Petrobras está um pouco acima da paridade, mas o viés é de alta no exterior — disse Sergio Araujo, presidente da Abicom.

De acordo com dados da Abicom, a Petrobras vende a gasolina com preço médio 6% (R$ 0,20) maior no Brasil em relação ao exterior, assim como o diesel, com preço 8% mais alto (R$ 0,28) ante o cenário internacional.

A desoneração representa perda de receita em momento de restrição fiscal. O impacto para gasolina e álcool é estimado em cerca de R$ 3 bilhões por mês. Integrantes da Fazenda argumentam que o custo é maior do que os gastos com o reajuste do salário mínimo e da faixa de isenção do Imposto de Renda, somados.

O rombo nas contas públicas previsto para este ano é de R$ 230 bilhões, número que a equipe de Haddad tenta reduzir — e a volta dos impostos sobre os combustíveis é uma das alternativas para isso.

No começo do governo, Lula editou medida provisória renovando impostos zerados (PIS/Cofins e Cide) sobre combustíveis, regra em vigor pela gestão de Jair Bolsonaro até 31 de dezembro de 2022. Enquanto os impostos sobre gasolina, etanol, querosene de aviação e GNV foram reduzidos até terça-feira, os que incidem sobre diesel e gás de cozinha continuarão zerados até 31 de dezembro deste ano.

Fonte - Agência O Globo

VIROSE, CONJUNTIVITE E MAIS - ESPECIALISTAS DE SAÚDE DÃO DICAS DE RECUPERAÇÃO APÓS CARNAVAL


Com o fim do Carnaval, é comum que alguns excessos e faltas fujam do equilíbrio no dia a dia de quem curtiu a folia por dias seguidos. Depois de confetes, músicas e uma maratona atrás de troças e blocos pelas ruas, a má alimentação, junto da redução das horas de sono e do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas começam a apresentar alguns sinais de “alerta” para a saúde de quem participou da festividade, suspensa nos últimos dois anos por conta da pandemia provocada pela Covid-19.

Especialistas conversaram com a reportagem da Folha de Pernambuco analisando possíveis quadros clínicos e trouxeram orientações e dicas para o restabelecimento do bem-estar.

Em 13 unidades da rede pública de saúde do Recife, 3.194 pessoas receberam atendimento médico por apresentarem sintomas como dor de cabeça, febre, dificuldades para respirar, diarreia e vômito. Desse total, 1.068 eram crianças. Também foram registrados 112 atendimentos com dentistas e 212 em traumato-ortopedia no período de Carnaval.

Já em Olinda, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em Peixinhos, recebeu 38 crianças com os mesmos sintomas, das quais 23 eram do gênero masculino e 25 do feminino. O número completo de pessoas atendidas na cidade não foi repassado pela prefeitura.

A reportagem da Folha de Pernambuco também procurou a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que ainda está fazendo levantamento dos dados totais junto aos municípios.

Leia também




O infectologista Paulo Sérgio Ramos, que atua como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Recife e professor associado do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), garantiu um aumento no número de infecções e doenças nas semanas seguintes ao período carnavalesco, e listou as proliferações mais comuns, incluindo a Covid-19. “As principais são relacionadas às infecções de vias aéreas, como resfriados, gripes, Covid-19 e a doença do beijo. Há ainda aquelas relacionadas ao consumo de água e alimentos contaminados, que podem causar gastroenterites se manifestando com vômitos e diarreia”, explicou.

Alguns métodos simples para auxiliar no tratamento após uma consulta médica foram apresentados por ele. “Aumentar a ingestão de água e outros fluidos, além de controlar sintomas como o uso de analgésicos e antitérmicos habituais, mas obrigatoriamente deve se comunicar com algum canal de serviço básico de saúde”, ressaltou.

O médico também fez questão de mencionar que a suspensão das festas de Carnaval não teria sido encerrada após dois anos, caso a vacinação não tivesse avançado no Brasil. E também criticou o atraso até que isso acontecesse. “As vacinas têm um papel muito relevante, jamais poderíamos falar em Carnaval ou qualquer outro evento de massa sem que tivéssemos tido esses imunizantes. E se políticas públicas de saúde tivessem sido tomadas em um tempo mais rápido, muitas vidas teriam sido salvas. Essa será uma mancha na nossa história”, disse. O índice atual de mortes pela doença em território nacional é de 698 mil.

Além da Covid-19, outras doenças que afetam o sistema respiratório do corpo podem se manifestar. A fisioterapeuta Glizia Souza detalhou como costuma atuar nesses casos. “A fisioterapia pode ajudar a minimizar as sintomatologias de viroses. Em casos de problemas respiratórios associados, ela pode atuar na remoção de secreção, no aumento das capacidades e volumes pulmonares, permitindo assim alívio e contribuição com a melhora da respiração”, iniciou a fisioterapeuta.

Ela também ensinou duas formas “caseiras” de reduzir secreções que estejam dificultando o fluxo respiratório. “Exercícios que tenham expansão da caixa torácica ajudam, como colocar as duas mãos nas regiões da costela e respirar fundo e soltar sentindo a abertura e compressão dessa caixa. Outro exercício é na posição deitada, escolhendo o lado mais afetado após uma ausculta (avaliação médica para saber como está o pulmão) para permitir uma abertura da cadeia, dando alívio na respiração. Lembrando que mesmo com exercícios fáceis que conseguimos realizar em casa, se faz necessário uma boa avaliação e prescrição com um fisioterapeuta para que sejam coordenados da maneira mais acertada possível”, frisou Glizia.

Uma outra preocupação que aumenta a demanda de procura por fisioterapeutas nesse período prolongado de “pós-festa” são as entorses, causadas por quedas, escorregões ou desnivelamento ao andar. Os sintomas também podem ser minimizados nesse quesito.

“Os mais comuns no início são dor, hematomas e edemas, que dificultam o andar. Precisamos começar protocolos para controle da inflamação com compressas de gelo para dar alívio na dor e controle do edema. Em seguida, começamos com movimentos para evitar a restrição do mesmo, consequência muito comum e que pode servir de predisposição para problemas no futuro como dor no joelho, quadril e até mesmo uma nova entorse”, salientou.

Outra parte do corpo que “ligou o alerta” desde a fase de prévias carnavalescas tem ligação com a visão. Protagonistas de cenas de irritabilidade em consequência ao uso de pomadas modeladoras capilares, os olhos continuaram sendo tratados com atenção mesmo após a suspensão dos produtos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi o que ressaltou a oftalmologista Alessandra Carneiro Lira, ao explicar os quatro tipos de conjuntivite e suas causas, recorrentes após o Carnaval.

“É comum um aumento do número de casos de conjuntivite, podendo ser viral, pelo aglomerado de pessoas ou troca de fluidos; bacteriana, ao tocar os olhos sem higienizar as mãos, ou com o compartilhamento de maquiagens e óculos; alérgica, por contato com pigmentos, talco e glitter; e química, que acontece através de uma substância corrosiva irritante sobre córnea, como álcool, spray e tinta”, classificou.

A oftalmologista ainda apontou a existência de outros tipos de traumas oculares, provocados por contusões, cotoveladas, quedas e cortes com objetos pontiagudos.

Dicas de saúde

Com a alimentação

Aumentar ingestão de água diariamente, e diversificar com sucos e água de coco
Evitar bebidas e comidas de origem desconhecida, afastando riscos de contaminação
*Fonte: Paulo Sérgio Ramos (infectologista)

Com os olhos

Usar colírios lubrificantes
Não compartilhar óculos nem maquiagens
Higienizar as mãos antes de levá-las aos olhos
Lavar os olhos abundantemente com água ou soro fisiológico
Verificar o prazo de validade de maquiagens

*Fonte: Alessandra Carneiro Lira (oftalmologista)

Com o corpo

Quando necessário, usar medicamentos habituais
Utilizar compressa com gelo para aliviar dores locais
Exercícios de expansão da caixa torácica, com as mãos nas costelas e respiração profunda

*Fonte: Glizia Souza (fisioterapeuta)

Por Ana Beatriz Venceslau - Folha de Pernambuco 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

SALGUEIRO - CARGA DE 78,6 TONELADAS DE GIPSITA ILEGAL QUE HAVIA SAÍDO DE TRINDADE É APREENDIDA PELA PRF


Uma carga de 78,6 toneladas de gipsita que era transportada sem a devida autorização legal foi apreendida, na quarta-feira(22), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. O minério havia saído de Trindade, também no Sertão, e seria entregue na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Durante a abordagem, a equipe pediu a documentação da carga transportada e o condutor apresentou uma nota fiscal eletrônica. Após consultas, os policiais descobriram que a empresa responsável pela carga não possuía autorização para realizar a extração do minério, o que pode configurar o crime de usurpação de bem da União. Além disso, a carga era transportada com 30 toneladas de excesso de peso.

O motorista disse que realizava apenas o transporte da carga e desconhecia quais documentos uma empresa precisa para explorar minério. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, para a continuidade dos procedimentos legais.

NUCOM/ PRF-PE

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

ARARIPINA - PREFEITURA MUNICIPAL VAI INICIAR O RECADASTRAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO ARARIPREV


O Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Araripina – ArariPrev, inicia no dia 01 de março o recadastramento de todos os beneficiários com o objetivo de atualizar sua base de dados junto aos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Araripina no ano de 2023.

O atendimento será de maneira presencial de segunda a quinta, das 8h às 12h, na sede do ArariPrev. Para realizar a prova de vida os beneficiários devem levar RG e CPF originais, comprovante de residência atualizado. Em caso de procurador, além destes, é obrigatório levar a procuração pública vigente.

Para mais informações, o ArariPrev disponibiliza dois telefones de atendimento (87) 3873-1095 ou via WhatsApp (87) 9.9152-0761, e ainda o e-mail: arariprev@hotmail.com

CARNAVAL 2023 - PERNAMBUCO REGISTRA QUEDA DE FURTOS E ROUBOS E MAIOR QUANTITATIVO DE POLICIAIS NAS RUAS DA HISTÓRIA


A atuação do maior contingente de segurança da história de Pernambuco no Carnaval garantiu ao Estado uma festa mais segura. Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve diminuição de cerca de 50% no número de roubos em relação a 2020 e de quase 30% dos furtos. Além disso, 162 celulares foram recuperados por meio do Alerta Celular. Com 61,5 mil lançamentos de jornadas extras de profissionais nas ruas, no maior investimento financeiro da história (R$ 11,5 milhões), as atuações em flagrante aumentaram quase o dobro, ajudando a prevenir atos violentos. Não houve registro de homicídio nos polos de folia entre a sexta-feira (19) e a terça-feira (21). Os dados consolidados serão divulgados junto com o balanço de estatísticas criminais da SDS, na primeira quinzena de março.

“Não podemos deixar as situações de violência sem resposta, e foi isso que buscamos ao máximo. As polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros, assim como a Corregedoria Geral e todos os que fazem a SDS, orgulharam, mais uma vez, o nosso Estado", afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

No geral, o governo estadual investiu R$ 24 milhões no evento, sendo R$ 10 milhões exclusivamente na valorização dos artistas, agremiações, blocos e manifestações culturais durante os períodos carnavalesco e pré-carnavalesco, com recursos vindos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“O folião fez o Carnaval e o Governo do Estado empenhou todos os esforços para garantir que a folia estivesse presente na maioria dos municípios pernambucanos”, disse o secretário de Cultura, Silvério Pessoa. “Os artistas populares tiveram um espaço garantido na maioria dos municípios. Estamos de alma lavada, coração aberto e feliz”, completou.

Foram cerca de 1,98 milhão de visitantes no período do carnaval. A ocupação média da rede hoteleira chegou a 92,86% nos 13 principais municípios polos da folia, entre os dias 7 e 22 de fevereiro. A festa movimentou cerca de R$ 2,755 bilhões na economia pernambucana, de acordo com estimativa da Secretaria de Turismo.

O Carnaval no interior pernambucano foi destaque neste ano. Bezerros, no Agreste, foi o município que mais teve excursionistas (62,71%) que foram acompanhar a festa dos Papangus no domingo (19) e na terça-feira (21), segundo a Pesquisa do Perfil do Visitante, realizada pela Empetur. Em contrapartida, Garanhuns, também no Agreste, foi a cidade que teve o maior percentual de turistas (95,52%). Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 96,48% dos turistas recomendam o Carnaval de Pernambuco. Já 89,84% deles têm intenção de retornar ao Estado.

“O Carnaval de 2023 retomou o calendário de grandes eventos que estávamos a tanto tempo buscando. A resposta positiva dos turistas mostra que acertamos no planejamento e execução da festa”, comemorou o secretário de Turismo, Daniel Coelho.

No âmbito da saúde e da prevenção a acidentes, a Operação Lei Seca, garantiu a redução de sinistros de trânsito nas vias e estradas de todo o Estado da sexta-feira de Carnaval (17) até Quarta-Feira de Cinzas (22). A operação testou 21.286 condutores, um aumento de 112% em relação ao ano de 2020, que teve 9.994 abordagens. Os condutores autuados por estarem alcoolizados foram 205, diante dos 233 do Carnaval anterior. Não houve nenhum crime de alcoolemia ao volante.

“O que chamou atenção, neste ano, foram as ações da Operação Lei Seca, que praticamente dobraram no número de abordagens. Tivemos mais de 20 mil abordagens e a quantidade de pessoas alcoolizadas foi inferior ao último carnaval”, apontou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Com relação ao transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), o Grande Recife ativou nove linhas especiais com frota de 413 veículos, que transportaram 63.268 foliões nos quatro dias de festa. De acordo com a Gerência de Fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transporte, o quantitativo de depredações da frota foi reduzido: Foram 271 ônibus depredados, 98 veículos a menos do que no ano de 2020. O número de avarias também caiu, saindo de 518 em 2020 para 380 neste ano de 2023.

“A queda no número de ônibus depredados nesse Carnaval foi significativa e o sistema de transporte metropolitano acompanhou o resultado positivo da Segurança Pública durante os dias do evento", destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar.

Foto: Luciano Luck/SDS.

SABOEIRO - PATRULHA AMBIENTAL E EMPRESÁRIO DE ARARIPINA RESGATAM MACACO PREGO EM SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS NO CEARÁ


A equipe da Patrulha Ambiental Itinerante foi informado que em um sítio próximo a cidade de Saboeiro-CE, encontrava-se um Macaco Prego (Sapajus) em situação irregular. Primeiro por ser um animal silvestre e segundo caracterizando situação de maus tratos. 
Com a ajuda do Sr. Gerson Batista da Verdelândia de Araripina-PE, que colaborou com o abastecimento, foi possível o deslocamento até o Estado do Ceará onde ocorreu o resgate. O animal agora será inicialmente encaminhado para o ICMBIO do Crato-CE onde passará por tratamento e avaliação médica, e posteriormente irá para a CPRH no Recife-PE, onde será solto em área segura e preservada, sendo devolvido a natureza.
Por Fredson Paiva


Fonte/ Fotos/ Vídeo - Patrulha Ambiental

ARARIPINA - CADÁVER ENCONTRADO NO SÍTIO GAMELA É DE HOMEM QUE RESIDIA NO CENTRO E ESTAVA DESAPARECIDO HÁ DIAS


Policiais militares da 9ª CIPM de Araripina foram acionados por populares para verificar um cadáver que havia sido localizado dentro de uma propriedade no Sítio Gamela, Região do Distrito do Morais, zona rural de Araripina. No local os policiais encontraram um cadáver de um homem em adiantado estado de decomposição e sem nenhuma documentação que o identificasse. A polícia militar isolou o local do fato até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina para apontar a causa da morte.
Após a divulgação de fotos e vídeos nas redes sociais da localização do cadáver, a vítima foi identificada por Cristiano Modesto, idade não informada, um araripinense que sofria com problemas de depressão e com o alcoolismo, mas que não procurava confusão e não causava problemas a ninguém. Foi visto pela última vez no centro da cidade e já estava desaparecido há alguns dias. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Fotos – Reprodução Internet

269,8 PONTOS - IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE É A CAMPEÃ DO GRUPO ESPECIAL NO RIO


A escola de samba do Grupo Especial Imperatriz Leopoldinense, com um total de 269,8 pontos, é a campeã do carnaval de 2023, com o enredo do carnavalesco Leandro Vieira O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida, que fala do cangaceiro Lampião e sua chegada no céu.

O enredo foi inspirado nos cordéis A Chegada de Lampião no Inferno e O grande debate que teve Lampião com São Pedro, de José Pacheco. A escola de Ramos obteve nesta quarta-feira (22) o seu nono título.

Leia também




Em rede social, Leandro Vieira falou como desenvolveu o enredo campeão: Leandro Martins falou de como desenvolveu o enredo:

“Eu me debruço na “peleja” inverossímil e delirante dos cordelistas que, após a morte do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, transformaram em bem-humorado desvario ficcional o destino pós-morte do mítico e controverso personagem. Assim, são os velhos, anedóticos e populares cordéis sobre o tema (como A chegada de Lampião no inferno, O grande debate que teve Lampião com São Pedro ou A chegada de Lampião no céu) que servem de mote principal para o brasileiríssimo universo artístico desse mergulho”, disse.

Em segundo lugar, ficou a agremiação Unidos do Viradouro, de Niterói, região metropolitana do Rio, e, em terceiro, a Unidos de Vila Isabel. Já a escola Império Serrano foi rebaixada para a Série Ouro.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - HOMEM É PRESO PELA PM POR TRÁFICO DE DROGAS NA VILA SERRÂNEA


Por volta das 19:30 do último domingo 19/02, policiais da 9ª CIPM, integrantes do MOI 9011 e da GT Rural, após informações do Malhas da Lei, realizaram operação conjunta na qual foi abordado um indivíduo na rua Zero da Vila Serrânea, zona rural de Araripina, que estava de posse de maconha, crack, celular produto de furto, munições, dinheiro em espécie e balança de precisão.

Diante dos fatos, o imputado e os materiais apreendidos foram encaminhados à D.P.C. de Araripina, conforme registrado no BOE 13423341. MATERIAIS APREENDIDOS: 37 pedras de crack; 17 petecas de maconha; R$ 646,25; 01 celular Moto G; 01 balança de precisão e 02 munições calibre 38. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: 01 Auto de Prisão em Flagrante Delito. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

PETROLINA - PREFEITURA INICIA COLETA DE DADOS PARA 2ª ETAPA DO CENSO ESCOLAR 2022


A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou a segunda etapa do Censo Escolar referente ao ano de 2022. Nessa fase da pesquisa estatística, secretários escolares e técnicos do setor da Seduce respondem formulários eletrônicos no sistema Educacenso, do Ministério da Educação (MEC), sobre informações referentes ao rendimento e movimento dos alunos, desde que tenham sido declaradas na primeira etapa da pesquisa estatística – matrícula inicial.

O rendimento do estudante consiste nas informações referentes à condição de aprovado ou reprovado. Já os dados sobre movimento englobam as seguintes situações: transferido, deixou de frequentar ou falecido. Dessa forma, todas as escolas do Brasil deverão preencher as informações sobre o alcance ou não dos requisitos de aproveitamento escolar e de frequência dos estudantes declarados na primeira etapa da pesquisa. Toda a equipe responsável pelo abastecimento dos dados passou por uma capacitação para que a apuração dos dados fosse feita com precisão.

A primeira etapa do Censo Escolar 2022 encerrou no dia 1º de agosto do ano passado, momento em que foram coletadas informações sobre o quantitativo de alunos, dados de professores e gestores, bem como informações sobre o funcionamento das instituições. De acordo com a secretária Executiva de Gestão de Rede, Auxiliadora Freire, é importante inserir de forma correta no sistema os dados coletados. “É preciso relatar toda a movimentação do aluno. Cada atividade deve ser explicada em detalhes pelo profissional que for alimentar o sistema. A coleta dos dados é fundamental para que a Seduce e o Ministério da Educação possam compreender a situação educacional do município e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Todas as informações obtidas interferem de forma direta no valor das verbas enviadas ao município e na forma de aplicá-las”, explicou Auxiliadora.

Fonte - Diário de Pernambuco

FERIADO DE CARNAVAL REGISTROU 73 MORTES NAS RODOVIAS FEDERAIS - DIZ PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 73 mortes durante o feriado de carnaval nas rodovias federais de todo o país. Segundo a PRF, esse número é 32% menor do que o observado em 2022, quando 107 pessoas morreram nessas estradas.

“A imprudência foi decisiva em grande parte de ocorrências: dados preliminares indicam que, pelo menos, 19 pessoas morreram em colisões frontais, ocorridas durante ultrapassagens indevidas”, informa nota da PRF.

Do primeiro minuto de sexta-feira (17) até as 23h59 desta quarta-feira (22), foram registrados 1.085 acidentes. Os estados com maiores registros de acidentes foram Minas Gerais (162), Santa Catarina (117) e Paraná (102).

Os acidentes deixaram, além dos mortos, 1.260 pessoas feridas (26% a mais que em 2022), entre elas 260 em situação grave.

Infrações

A Operação Carnaval 2023 da PRF constatou 30 mil infrações por excesso de velocidade, 7.436 ultrapassagens indevidas, 5.816 documentações irregulares, 3.574 situações de equipamento obrigatório ausente e 3.438 condutores sem habilitação.

Cerca de 87 mil motoristas foram submetidos a teste de embriaguez e 2.371 haviam bebido antes de dirigir. Eles pagarão multa de R$ 2.934,70 e terão o direito de dirigir suspenso por um ano.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - VEÍCULO COM QUEIXA DE FURTO É LOCALIZADO E APREENDIDO PELA POLÍCIA MILITAR NO BAIRRO ALTO DO ADELINO


Policiais Militares da 9ª CIPM, integrantes da GTI 9.011, durante patrulhamento e abordagens por volta das 16:45 de domingo 19/02, no Bairro Alto do Adelino, mais precisamente na Rua Inês Maria da Conceição, consultaram a placa de um veículo Fiat Punto Attractive, placa OVY – 4D73, de cor prata, o qual estava estacionado em frente de uma residência e constataram que havia restrição por furto.

O condutor do veículo relatou ao policiamento ter comprado o carro por R$ 35 mil reais à vista em uma feira de veículos na cidade de Marcolândia-PI. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil local, a fim de serem adotadas as devidas providências legais, conforme registrado no BOEPM M-13422861. RESULTADO DA OCORRÊNCIA. Inquérito Policial. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina