ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 30 de novembro de 2025

RUBRO-NEGRO - FLAMENGO VENCE PALMEIRAS E VIRA 1º BRASILEIRO TETRA DA LIBERTADORES


O primeiro tetracampeão da América do futebol brasileiro se chama Clube de Regatas do Flamengo. Neste sábado (29), o Rubro-Negro se tornou o time do Brasil com mais títulos de Libertadores ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru). A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional.

O último ano em que o posto de brasileiro mais vezes campeão do torneio esteve isoladamente com um clube foi 2011. O Santos venceu aquela edição e se igualou ao São Paulo, que era o único tricampeão desde 2005.

Revanche

A vitória teve gosto de revanche para os rubro-negros, que perderam a decisão de 2021 para o próprio Verdão, no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai). Na ocasião, o título alviverde veio após um erro de Andreas Pereira, à época no time carioca, que o atacante Deyverson aproveitou. O volante desta vez esteve no lado palmeirense da final, com participação discreta.

O título coroa uma geração extremamente vitoriosa, que levantou 16 taças desde 2019, sendo três Libertadores (2019, 2022 e 2025). Todas com as presenças do meia Giorgian de Arrascaeta - eleito o craque da edição deste ano - e do atacante Bruno Henrique. Ambos se tornaram os jogadores mais vezes campeões pelo clube.

E eles podem colocar mais um troféu nessa estatística na próxima quarta-feira (2). Se a equipe carioca vencer o Ceará no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h30 (horário de Brasília), conquista o Brasileirão com uma rodada de antecedência.

Arrascaeta e Bruno Henrique, aliás, festejaram um título de Libertadores pela segunda vez no Monumental. Foi lá que eles conquistaram a taça em 2019, na final contra o River Plate (Argentina), a primeira no formato de jogo único. O técnico Filipe Luís - que se tornou o nono a vencer o torneio sul-americano como treinador e jogador - e o auxiliar Rodrigo Caio também estiveram em campo naquela decisão, respectivamente como lateral-esquerdo e zagueiro do time dirigido por Jorge Jesus.

O Jogo

A partida teve início 15 minutos depois do previsto, por conta do atraso do ônibus do Palmeiras, que teve dificuldades para chegar ao estádio devido ao trânsito de Lima. Se Abel não trouxe novidades na formação alviverde, no Flamengo foi diferente, com Samuel Lino ganhando de Everton Cebolinha a disputa pela vaga no ataque.

Com a bola rolando, o Flamengo iniciou a partida ocupando o campo de ataque e diminuindo os espaços do Palmeiras. O Rubro-Negro teve duas boas chances, uma de cada lado. Aos 14 minutos, o lateral Guillermo Varela lançou Bruno Henrique às costas da marcação. O atacante finalizou da entrada da área, mas por cima. No lance seguinte, Samuel Lino recebeu pela esquerda, saiu da marcação do lateral Khellven e bateu cruzado, próxima à trave esquerda do goleiro Carlos Miguel.

À medida que transcorreu, a primeira etapa ficou mais tensa e faltosa. Foram quatro cartões amarelos antes dos 40 minutos (três para o Flamengo e um para o Palmeiras). Um deles, aplicado no volante Erick Pulgar, gerou reclamações do Verdão. O chileno acertou a canela de Bruno Fuchs, com o jogo parado, após falta do zagueiro no lance anterior. Os jogadores alviverdes pediram vermelho, em vão.

O Palmeiras, gradualmente, acertou a marcação e passou a frequentar o campo do Flamengo, mas sem grande efetividade. A melhor chance foi aos 20, em um cruzamento de Khellven, pela direita, que o atacante Vitor Roque cabeceou para baixo, a bola quicou no gramado e subiu rente ao travessão.

As equipes voltaram para o segundo tempo impondo correria e buscando mais finalizações. O Flamengo, assim como na etapa inicial, buscou ditar o ritmo. O melhor rendimento rubro-negro, desta vez, foi recompensado.

Aos 21 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda, Danilo subiu sozinho e, de cabeça, mandou no canto direito de Carlos Miguel. Quatorze anos depois de fazer o gol do título do Santos contra o Peñarol (Uruguai), o zagueiro voltou a balançar as redes em uma final de Libertadores. E novamente de forma decisiva.

O Verdão se lançou ao ataque em busca do empate. Aos 43 minutos, Vitor Roque teve a melhor oportunidade da equipe paulista no jogo, na sequência de uma cabeçada do zagueiro Gustavo Gómez travada pela defesa. O atacante concluiu na pequena área, mas a bola desviou em Danilo e saiu pela linha de fundo.

Cebolinha, que perdeu a vaga para Samuel Lino no time titular, entrou bem no jogo e tirou a pressão que o Flamengo sofria após o gol. Nos últimos minutos, conseguiu puxar contra-ataques e tirar a bola da defesa.

Nos acréscimos, ele avançou em velocidade em grande jogada e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, ele bateu falta rasteira, Carlos Miguel não segurou e a bola foi na trave esquerda. O quase gol não fez falta. O apito final fez explodir a festa rubro-negra em Lima, como em 2019, no Rio de Janeiro em vários cantos do Brasil.

sábado, 29 de novembro de 2025

VAI CORRER AO AR LIVRE? ESTUDO MOSTRA COMO A POLUIÇÃO DO AR PODE REDUZIR O IMPACTO DOS EXERCÍCIOS


A exposição prolongada a poluição pode reduzir os benefícios para a saúde proporcionados pelo exercício físico regular, como as corridas ao ar livre, sugere um novo estudo realizado por uma equipe internacional, incluindo pesquisadores da UCL (University College London). O estudo, publicado na revista BMC Medicine, analisou dados de mais de 1,5 milhão de adultos acompanhados por mais de uma década em países como Reino Unido, Taiwan, China, Dinamarca e Estados Unidos.

O efeito protetor do exercício regular sobre o risco de morte das pessoas durante um período específico — por qualquer causa e especificamente por câncer e doenças cardíacas — parecia ser reduzido, mas não eliminado, para aqueles que viviam em áreas com altos níveis de poluição.

Segundo os pesquisadores, pessoas que moravam em áreas com incidência de partículas finas — partículas minúsculas, conhecidas como PM 2,5 (com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros) — maiores ou iguais a 25 microgramas por metro cúbico os benefícios de saúde diminuíam significativamente.

Leia também




Essas partículas são tão pequenas que podem ficar presas nos pulmões e entrar na corrente sanguínea. O problema é que quase metade (46%) da população mundial vive em áreas que ultrapassam esse limite.

"Nossos resultados enfatizam que o exercício físico continua sendo benéfico mesmo em ambientes poluídos. No entanto, a melhoria da qualidade do ar pode aumentar significativamente esses benefícios para a saúde”, afirma o pesquisador principal do estudo, Professor Po-Wen Ku da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan.

O co-autor do estudo, Professor Andrew Steptoe, do Departamento de Ciências Comportamentais e Saúde da UCL, disse que o ar tóxico pode bloquear os benefícios do exercício, embora não os elimine completamente.

"Acreditamos que o ar limpo e a atividade física são ambos importantes para um envelhecimento saudável e, portanto, incentivamos maiores esforços para reduzir os níveis de poluição prejudiciais à saúde”, afirmou.

Metodologia do estudo

Para o estudo, a equipe de pesquisa analisou dados de sete estudos existentes, incluindo três que não foram publicados, combinando as estatísticas resumidas de cada estudo em uma análise geral. Para três desses estudos, eles reanalisaram os dados brutos no nível dos participantes individuais.

Eles descobriram que pessoas que praticavam pelo menos duas horas e meia de exercícios moderados ou vigorosos por semana apresentavam um risco 30% menor de morte durante o período do estudo do que aquelas que não atingiam esse limite de exercícios. Entretanto, esse dado caia pela metade (entre 12% a 15%) se essas pessoas vivessem em uma área com alta poluição por partículas finas.

Em níveis mais elevados de poluição por partículas finas, acima de 35 μg/m³, os benefícios do exercício diminuíram ainda mais, particularmente em relação ao risco de morte por câncer, onde os benefícios deixaram de ser significativos.

"Não queremos desencorajar as pessoas de se exercitarem ao ar livre. Verificar a qualidade do ar, escolher rotas mais limpas ou diminuir a intensidade em dias poluídos pode ajudar a obter o máximo de benefícios para a saúde com o exercício”, afirmou Paola Zaninotto, professora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UCL e uma das co-autoras do estudo.

Limitações do estudo

Os autores observaram que o estudo foi conduzido principalmente em países de alta renda, portanto, as conclusões podem não ser aplicáveis a países de baixa renda, onde a poluição por partículas finas é maior, frequentemente ultrapassando 50 μg/m³. Outras limitações incluíram a falta de dados sobre a qualidade do ar interno, bem como sobre a dieta dos participantes.

Níveis de renda, escolaridade, comportamentos relacionados à saúde, como o tabagismo, e a presença ou não de doenças crônicas preexistentes nos participantes também foram considerados como uma limitação do estudo.

PROCESSO ELEITORAL - TESTE DAS URNAS ELETRÔNICAS COMEÇA SEGUNDA-FEIRA 01/12


Começa, na próxima segunda-feira (1º), a 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025. A abertura do evento ocorrerá às 13h.

Até sexta-feira (5), investigadoras e investigadores vão executar os 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora. O objetivo é reforçar a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de contribuir para o contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral. A iniciativa integra o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio às auditorias da urna eletrônica, sendo uma das principais oportunidades de fiscalização do processo eleitoral.

Leia Também




O Teste da Urna de 2025 será realizado nos sistemas que a Justiça Eleitoral (JE) usará nas Eleições Gerais de 2026, entre eles o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), Software de Carga, Software de Votação, Sistema de Apuração e Kit JE-Connect. O evento é uma demonstração do compromisso da JE com a integridade do processo eleitoral. O teste será acompanhado por observadores do meio acadêmico, pela imprensa, entre outros.

O primeiro dia do evento será realizado no período da tarde, das 13h às 18h. Nos demais dias, a programação ocorrerá das 9h às 18h. O encerramento está previsto para as 17h de sexta (5), no Auditório II do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), localizado no subsolo do edifício-sede.

Auditoria e fiscalização permanentes

O Teste é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral. Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitoraisabertae participativa, o TSE busca garantir, de maneira permanente, que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável, reafirmando a credibilidade do sistema eletrônico de votação e apuração perante a sociedade.

Os testes são realizados em ambiente reservado no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, à disposição dos participantes, com ampla estrutura de apoio, como computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos necessários, e com entrada controlada e monitorada por câmeras. O objetivo é fornecer todos os subsídios para ajudar os participantes no desenvolvimento dos planos traçados.

Edições do Teste

Oprimeiro Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais foi realizado em 2009. A partir de então, ocorreram outros seis testes: em 2012, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2023. Ao todo, 157investigadoras e investigadores já participaram dos testes e 112 planos foram executados em 247 horas.

Em 2016, o Teste da Urna passou a ser obrigatório e disciplinado pelaResolução TSE nº 23.444, de 30 de abril de 2015. A norma prevê que os testes sejam realizados, preferencialmente, no ano anterior à eleição.

O Teste Público da Urna 2025 teve recorde de inscrições. O TSE recebeu pedidos de 151 pessoas interessadas em participar do evento, sendo 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora para execução.

Sistemas à disposição dos investigadores

Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais de 2026,incluindo-se o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna.

Próximos passos

Na sexta-feira (5), durante o encerramento do evento, será feita a entrega dos certificados de participação e, em 18 de dezembro, o relatório parcial da Comissão Avaliadora será publicado.

As investigadoras, os investigadores e os grupos que identificarem possíveis pontos que possam resultar no aprimoramento dos sistemas eleitorais abrangidos no Teste Público serão convocados a comparecer novamente à sede do TSE para reproduzir, em versão ajustada do sistema eleitoral, os mesmos testes que levaram às conclusões apresentadas. Essa etapa é chamada Teste de Confirmação e será realizada em maio de 2026.

Em junho do ano que vem, serão publicados os relatórios finais da Comissão Avaliadora e da Comissão Reguladora, apontando os resultados da etapa de confirmação, com avanços na segurança do sistema eletrônico de votação.

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL ENTREGA JABUTIS A EQUIPE DO IBAMA/CETRAS


No último dia 19/11, a Patrulha Ambiental Itinerante em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Araripina, realizou a entrega de dois Jabutis a equipe do IBAMA/CETRAS.
“Tivemos o apoio do senhor Gerson Batista da Verdelândia, onde os répteis ficaram por alguns dias, sendo alimentados e cuidados pelos agentes da Patrulha Ambiental e funcionários da Verdelândia, nossos agradecimentos à equipe do IBAMA”, Falou o Patrulheiro Marquel Jacob.

Fonte/ Fotos – Patrulha Ambiental

ELAC - AIRBUS PEDE SUSPENSÃO DE VOOS DE 6 MIL A320 PARA TROCA DE PROGRAMA DE CONTROLE


A fabricante Airbus pediu a suspensão imediata dos voos de 6 mil aviões A320, para substituir com urgência um programa de controle de voo vulnerável à radiação solar, informou na sexta-feira (28) à AFP um porta-voz da empresa.

A medida foi tomada após um incidente técnico no mês passado com uma aeronave nos Estados Unidos, que "revelou que radiações solares intensas podiam corromper dados essenciais para o funcionamento dos comandos de voo", explicou a fabricante.

A Airbus notificou na sexta-feira todos os clientes que usam esse programa de controle e pediu que eles suspendam imediatamente os voos.

Para a maioria dos aviões, a troca da versão anterior do software levará "algumas horas". Mas, para cerca de 1.000 aeronaves, isso implicará a troca do hardware, "o que levará semanas", explicou à AFP uma fonte próxima do assunto.

Veja também:




O sistema em questão é o Elevator and Aileron Computer (Elac), um computador de controle dos elevadores e aerofólios dos aviões. "A Airbus reconhece que estas recomendações vão provocar transtornos operacionais para os passageiros e os clientes. Pedimos desculpas pelos incômodos causados e trabalharemos em estreita colaboração com os operadores, mantendo a segurança como nossa prioridade absoluta e primordial",acrescentou a fabricante europeia.

Afetados

A Air France informou que cancelou 35 voos na sexta-feira e está calculando o número de voos para os próximos dias. "Os clientes afetados pelos cancelamentos estão sendo informados individualmente por SMS e e-mail", disse um porta-voz. No Brasil, as principais companhias aéreas que usam o Airbus A320 são Azul e Latam.

A colombiana Avianca também relatou alterações "significativas" em seus voos, pois a atualização do programa afeta mais de 70% da sua frota, e suspendeu a venda de passagens até 8 de dezembro. A American Airlines previu "alguns atrasos" relacionados aos ajustes, mas avaliou que a atualização do programa em seus cerca de 340 aviões será concluída neste sábado. Consultada pela AFP, a JetBlue explicou que já havia iniciado as modificações necessárias em "alguns A320" e também em algumas aeronaves A321.

A Air India também informou que registrará alguns atrasos. A Delta Air Lines informou que espera realizar as atualizações necessárias em parte de seus A320 e A321neo no sábado. Nas Filipinas, as companhias aéreas locais Philippine Airlines e Cebu Pacific cancelaram mais de 40 voos e ofereceram reembolsos e alterações de data aos passageiros afetados.

O problema

Em 30 de outubro, um Airbus A320 da JetBlue sofreu um problema no controle de voo devido a uma falha de informática. O incidente ocorreu em altitude de cruzeiro entre Cancún (México) e Newark (Estados Unidos), quando o avião desceu repentinamente sem a intervenção dos pilotos.

Os pilotos iniciaram a manobra de descida e pousaram o avião em Tampa, Flórida. Segundo os bombeiros locais, o episódio deixou vários passageiros feridos. O Airbus A320, que entrou em serviço em 1988, é o avião mais vendido do mundo. Em setembro, desbancou o avião de um corredor único 737, da fabricante americana Boeing, cujo primeiro exemplar foi entregue em 1968. No fim de setembro, a Airbus havia entregue 12.257 unidades de seu A320 (incluídas as versões privadas), frente a 12.254 unidades do 737.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

EMPREGO - NOVAS VAGAS NA AGÊNCIA DO TRABALHO EM ARARIPINA



QTD. VAGA






OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA DO TRABALHO DE ARARIPINA


Emissão de Carteira de Trabalho Digital ( CTPS) 

O candidato que se interessar pela vaga deverá ir ao atendimento presencial na Agência do Trabalho levando o currículo impresso. A Agência do trabalho de Araripina está localizada à Rua Antônio Alexandre Alves, 385 – CTA - Centro Tecnológico do Araripe. A Agência do Trabalho não está recebendo currículo via e-mail, exceto em casos excepcionais se a vaga for para outro município. Informações pelo fone 87 3873 8385, ou pelo e-mail cvagas.araripina@setec.pe.gov.br 


Por Fredson Paiva 

EX-PRESIDENTE - PL SUSPENDE ATIVIDADES PARTIDÁRIAS E SALÁRIO DE BOLSONARO


O Partido Liberal divulgou, nesta quinta-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve suas funções partidárias suspensas e também deixou de receber a remuneração da legenda. 
Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.

A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668Bolsonaro iniciou o cumprimento de prisão nesta semana e está encarcerado na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado.
Flávio pede "união"

Nesta noite, o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, postou no X que a suspensão das atividades partidárias de Bolsonaro “foi algo obrigatório, e não por vontade do partido”. “Se ele está arbitrariamente impedido de trabalhar, a lei determina isso”, escreveu o senador. Ele defendeu que o grupo político permaneça unido. “Enquanto eu estiver vivo, nada faltará ao meu pai. Repito, é hora de ficarmos unidos”, defendeu o senador.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

PROGRAMA AMPLIAR - GRU AIRPORT IRÁ ADMINISTRAR O AEROPORTO DE ARARIPINA "COMANDANTE MAIRSON RODRIGUES BEZERRA"


A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, assumirá a administração de doze aeroportos regionais após vencer — como única proponente — o maior bloco do leilão do Programa AmpliAR, concluído nesta quinta-feira (27) pelo Ministério de Portos e Aeroportos na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Ao todo, treze dos dezenove terminais previstos no programa foram concedidos.

A concessionária ficará responsável pelos aeroportos Horácio de Matos e Paulo Afonso (Bahia), Barreirinhas (Maranhão), Porto Alegre do Norte (Mato Grosso), Araripina, Garanhuns e Serra Talhada (Pernambuco), Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (Piauí), Canoa Quebrada (Ceará), Cacoal e Vilhena (Rondônia) e Araguaína (Tocantins).

Esses aeroportos integram o conjunto de treze terminais que receberão mais de R$ 700 milhões em investimentos obrigatórios, segundo a Infraero, destinados à modernização, expansão e manutenção das infraestruturas regionais.


Além do bloco arrematado pela GRU Airport, o leilão definiu o operador do aeroporto de Jericoacoara, no litoral do Ceará. A Fraport Brasil — concessionária dos terminais internacionais de Fortaleza e Porto Alegre — venceu a disputa com deságio de 100% sobre os parâmetros anuais do Plano Aeroviário Nacional (PAN).

A empresa superou a PAX Aeroportos, administradora do Campo de Marte (São Paulo) e de Jacarepaguá (Rio de Janeiro), que participou do leilão viva-voz, mas optou por não apresentar lances adicionais.

Diretrizes e objetivos do Programa AmpliAR

Os contratos firmados preveem mais de R$ 700 milhões em investimentos somados para ampliar, modernizar e explorar os treze aeroportos concedidos. O Programa AmpliAR foi concebido para incorporar aeroportos regionais estratégicos ao modelo de concessões que impulsionou a modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira na última década. A iniciativa busca dinamizar economias locais, fomentar o turismo e ampliar o acesso da população a serviços essenciais e ao transporte aéreo.

OURICURI - JUIZ GRAVA VÍDEO APÓS SER BALEADO E DIZ QUE ESPOSA COMETEU O CRIME


“Por favor, pede socorro. Natália acabou de me dar um tiro. Está cheio de sangue. Ela deu um tiro no meu peito. Foi a Natália que atirou”. 
Essas frases são do juiz de direito Carlos Eduardo Mathias, da Comarca de Ouricuri, no Sertão Pernambucano, baleado, nesta quinta (27), pela própria esposa, Maria Natália Tavares, dentro de casa.

O depoimento do juiz foi gravado por ele mesmo em vídeo, pelo celular. Com isso, o magistrado acionou um homem chamado Tiago, um assessor dele, a quem ele pediu o socorro. Economista, a mulher foi presa em flagrante e levada para a delegacia local, onde prestou depoimento.

O vídeo gravado pela própria vítima foi anexado aos autos do flagrante da mulher. Nas imagens, o juiz aparece em uma imagem embaçada, mas é possível observar que ele está com marcas de sangue. Como ele mesmo narrou no vídeo, o tiro atingiu o tórax da vítima, que foi levada para o hospital local e passou por cirurgia.

Por nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que o estado dele era estável, até o fim da manhã desta quinta. Na delegacia, Maria Natália Tavares foi autuada por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe ou fútil.

“A situação de flagrância encontra-se devidamente caracterizada, nos termos do art. 302, I e II, do CPP, uma vez que a investigada foi encontrada no interior da residência, ainda suja de sangue e imediatamente reconhecida pelas equipes policiais e por testemunhas como autora do disparo que alvejou a vítima, seu companheiro”, informa o documento registrado na delegacia de Araripina, cidade vizinha. Ainda segundo o documento, o crime ficou evidenciado pelo “grave ferimento perfurocontuso no tórax da vítima, constatado pela equipe médica no hospital onde o ofendido passou por drenagem torácica e foi encaminhado à UTI em risco de morte” A arma de fogo utilizada foi localizada pela perita dentro do imóvel, sobre a cama de um dos quartos, informou a polícia no documento.

Interrogatório

Em interrogatório gravado em vídeo, segundo a polícia, a mulher confessou espontaneamente ter efetuado o disparo contra o companheiro “em razão de discussões anteriores e, segundo ela, de uma suposta agressão e da afirmação de que ele desejava se separar e que a teria traído, fato que, em tese, configura motivo torpe”.

Informações registradas no Boletim de Ocorrência, o Corpo de Bombeiros acompanhou a equipe até o local e encontrou a vítima no quarto, caída ao chão, com grande quantidade de sangue ao redor e segurando um pano sobre o peito, enquanto repetia a mesma frase acusatória: “Foi a Natália que atirou”.

Policial

No seu depoimento, o policial civil Eduardo Carneiro de Andrade disse que foi acionado por policiais militares sobre um possível homicídio envolvendo o Juiz Carlos Matias. Ao chegar ao local, foi recepcionado por integrantes da equipe Malhas da Lei e encontrou a investigada Natália dentro da residência. Foi dada a ela voz de prisão, com a devida comunicação dos direitos constitucionais.

O policial civil disse que Natália, de forma espontânea, narrou que, após discussão e suposta agressão por parte do companheiro, apanhou a arma dele que estaria guardada e efetuou o disparo. Relatou ainda que a investigada mencionou desentendimentos desde o dia anterior por causa de uma suposta traição, envolvendo um PIX enviado pelo companheiro, que inclusive fez com que ambos deixassem uma aula de natação antes do término. Natália teria afirmado que “não queria que nada disso tivesse acontecido” e que foi ela quem acionou socorro após o disparo, permanecendo ao lado da vítima.

Quem é o juiz

O juiz Carlos Eduardo Mathias já foi alvo de uma representação feita por advogados por causa de “abuso de poder”. O caso aconteceu em 2019, em Tacaratu, também, no Sertão. Informações do Blog de Ricardo Antunes e confirmadas por fontes ao diário apontam que o juiz deu ordem de prisão a dois advogados. Eles insistiram em ter acesso aos autos de um inquérito policial de clientes.

O que diz o TJPE

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de sua Comissão de Segurança e Integridade da Magistratura, informa que foi comunicado do atentado contra a vida do juiz Carlos Eduardo Mathias, juiz da comarca de Ouricuri, na manhã desta quinta-feira (27-11)”, disse a nota.

Ainda segundo o TJPE, a instituição se colocou à disposição das autoridades policiais que investigarão o caso. Além disso, o TJPE comunica que, se necessário, está pronto para qualquer ação no sentido de esclarecer o caso rapidamente.

“No momento, o magistrado se encontra no Hospital Regional de Ouricuri, onde foi submetido a uma cirurgia no tórax. Ele está estável e consciente. Todos que fazem o Judiciário pernambucano torcem pelo seu pronto restabelecimento”, acrescentou.


Veja também:




Fonte - Diário de Pernambuco

UM GOLE DE SOLIDARIEDADE - CAMPANHA DA ONG CHAPADA FAZ PARTE DO DIA DE DOAR PARA PROMOVER GENEROSIDADE NO DISTRITO DE SERROLÂNDIA, ZONA RURAL DE IPUBI


Desde 2013, o Brasil celebra o Dia de Doar e a 12ª edição vai acontecer em 02 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário e, neste ano, a ONG CHAPADA lançou a campanha Um Gole de Solidariedade, que irá contribuir com a melhoria das condições de vida de uma família na zona rural a partir do acesso à água de qualidade para beber e cozinhar.

Nesta edição da campanha, a ação chegará até a família de dona Selismar, na Serra da Palma II, em Serrolândia. O Chapada está mobilizando recursos financeiros para construção de uma cisterna de placas na casa da agricultora. Dessa forma, a família terá água de beber e cozinhar na porta de casa, não mais precisando percorrer longas distâncias em busca de água. Além disso, o consumo de água proveniente de cisternas diminui significativamente a prevalência de doenças diarreicas e infecções parasitárias, especialmente das crianças que são mais suscetíveis em contextos de maior vulnerabilidade social.
O recebimento das doações para a campanha Um gole de Solidariedade ocorrerá até o dia 3 de dezembro. O Chapada convida a todos a participar dessa iniciativa, através da doação de materiais de construção, recursos financeiros ou mão de obra solidária durante a implementação da cisterna. A chave PIX para doação é: (CNPJ) 35.449.743/0001-28

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.

IPUBI - COLISÃO DE CARRO COM MOTO DEIXA UM MORTO NA PE-585 PRÓXIMO AO DISTRITO DE SERROLÂNDIA


Policiais da 9ª CIPM foram acionados por volta das 09:55 da manhã de terça-feira 25/11, para averiguar um acidente de trânsito com vítima fatal na PE-585, imediações do Distrito de Serrolândia, zona rural do município de Ipubi. No local, o fato foi confirmado. Populares relataram que a vítima, que não teve o nome divulgado, trafegava em uma motocicleta e seguia sentido Distrito de Serrolândia, quando, por motivo não esclarecido, entrou repentinamente na contramão, sendo atingida por um veículo que vinha logo atrás, morrendo no local.

Após a colisão, o motorista do automóvel passou mal e foi socorrido por uma ambulância local e posteriormente apresentando-se à delegacia. O local foi isolado até a chegada do Instituto de Criminalística. Durante a continuidade da ocorrência, foi constatado que a motocicleta possuía restrição de furto, sendo encaminhada à Delegacia de Ipubi para os procedimentos cabíveis, onde um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.



EXU - OPERAÇÃO ROTA 545 É DEFLAGRADA PELA POLÍCIA CIVIL


A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO desencadeou na manhã desta quinta-feira, 27/11/2025, a 78ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada "ROTA 545", vinculada à Diretoria Integrada do Interior II – DINTER II, sob a presidência do Delegado José Mota, Titular da Delegacia de Polícia da 202ª Circunscrição - Exu, unidade integrante da 24ª Delegacia Seccional – 24ª DESEC.

A investigação foi iniciada em novembro de 2023, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática do Tráfico de Drogas. No dia de hoje estão sendo cumpridos 08 (oito) Mandados de Prisão e 08 (oito) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Exu.

Na execução estão sendo empregados 50 (cinqüenta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, contando ainda com o apoio operacional da Polícia Militar – PMPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – GISO/SEAP-PE, do Grupamento Tático Aéreo – GTA/SDS e das POLÍCIAS CIVIS DOS ESTADOS DO CEARÁ E DA BAHIA.

Os detalhes da referida operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil em momento oportuno. Delegacia Geral de Polícia Assessoria de Comunicação Social.

Fonte/ Foto/ Vídeo – Policia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

PROGRAMA AMPLIAR - TRÊS AEROPORTOS PERNAMBUCANOS SERÃO LEILOADOS - ARARIPINA ESTÁ NA LISTA


Os aeroportos pernambucanos de Araripina, Garanhuns e Serra Talhada estão entre os 19 que serão leiloados nesta quinta-feira (27) pelo governo federal. Essa é a primeira etapa do Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos. Os certames, que serão realizados a partir das 10h, na sede da B3, em São Paulo. Nesta fase inicial, a expectativa é de atrair quase R$ 82 milhões em investimentos para Pernambuco e R$ 1,25 bilhão no total.

Segundo fontes experientes do setor, a expectativa é de que o aeroporto de Araripina receba um investimento de R$ 20 milhões. A previsão é de que o recurso seja destinado à ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento de veículos, além da construção de Resa (área de segurança do fim de pista).

Para o aeroporto de Garanhuns, localizado no Agreste do estado, a previsão é de investimentos na ordem de R$ 22,1 milhões para a construção de Resa, ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros. Já para o aeroporto de Serra Talhada, está previsto o investimento de R$ 39,8 milhões para a ampliação do estacionamento de veículos, do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros.

Esta etapa do processo deve ser realizada por meio de um modelo simplificado de concessão. Os contratos terão duração de 30 anos.

“A concessão dos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns é fundamental para impulsionar novos investimentos. Estamos criando um ambiente mais favorável para negócios, turismo e logística. Isso significa geração de emprego, renda e mais oportunidades para o povo pernambucano”, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Ainda de acordo com o ministro, “nosso objetivo é fortalecer as conexões do interior com o resto do país”. “Aeroportos modernos e eficientes atraem empresas, fortalecem cadeias produtivas e ampliam o fluxo econômico. Pernambuco tem enorme potencial, e esse leilão é um passo decisivo para destravá-lo”, avaliou.

Veja também:




Programa AmpliAR

Dezenove aeroportos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste serão leiloados na quinta-feira (27), marcando a primeira rodada do Programa AmpliAR. Caso algum aeroporto não receba propostas, ele permanecerá disponível para as rodadas seguintes do AmpliAR. O programa já tem aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para incorporar outros 81 terminais.

O leilão tem como objetivo atrair empresas interessadas em administrar, operar e investir nos aeroportos do estado nos próximos anos. A previsão é de que o processo amplie a capacidade operacional e aumente a competitividade dos terminais.

Ao longo das próximas fases, a previsão do programa AmpliAR é de modernizar de até 100 aeroportos em todo Brasil. Ao todo, os investimentos nos aeroportos do país podem chegar a R$ 5,3 bilhões.

Por Thatiany Lucena - Diário de Pernambuco