ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 31 de julho de 2022

IPEM - INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS FAZ ALERTA SOBRE USO DE GNV EM AUTOMÓVEIS


O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo lançou uma série de recomendações para garantir a segurança da instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) nos automóveis. Em razão da alta no preço dos combustíveis, muitos motoristas têm buscado converter seus veículos para a utilização do gás veicular – geralmente, mais barato.

De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura, no primeiro semestre de 2022, houve aumento de 6,5% no número de veículos aprovados a utilizar o GNV no país, em relação a igual período de 2021. Em comparação a 2020, a alta foi de 47%.

Na última terça-feira (26), um veículo explodiu em posto de combustível, no Rio de Janeiro, enquanto era abastecido com GNV. O proprietário do veículo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. A causa da explosão está em investigação, mas o acidente também serve de alerta para cuidados e para a correta instalação do kit no veículo.

Leia também



Recomendações

Segundo o Ipem, o motorista interessado em fazer a conversão deverá, primeiramente, procurar uma oficina registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A relação de instaladores registrados pode ser consultada no site do Inmetro.

Após isso, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em seguida, o motorista deve escolher o kit de instalação de GNV compatível com seu veículo.

“O de terceira geração é indicado para motores aspirados ou com injeção eletrônica de mono ou multiponto. O kit de quinta geração é recomendado para veículos mais potentes e mais modernos. Se o veículo funcionar com injeção direta de combustível é usado o de sexta geração. As diversas gerações de kit´s possuem princípios de funcionamento, desempenho, manutenção e preços diferentes”, destaca o comunicado do Ipem.

O instituto também recomenda que nunca sejam utilizadas peças usadas de outros proprietários. De acordo com o Ipem, os componentes de origem desconhecida podem apresentar problemas sérios, como vazamentos e falta de adequação ao tipo do veículo.

“A única exceção permitida é a do cilindro de GNV, que pode ser novo ou requalificado, desde que tenha o respectivo certificado de requalificação. Também deve-se ter cuidado com produtos oferecidos em redes sociais ou comércio virtual quando não há clareza das informações do cilindro”, ressalta o instituto.

O Ipem recomenda que o motorista exija que a oficina faça uma inspeção no veículo antes da instalação. Problemas em velas, cabos, bateria, e na injeção eletrônica poderão comprometer a instalação do GNV e o desempenho geral do veículo.

Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustível no veículo.

Fonte - Agência Brasil

sábado, 30 de julho de 2022

OPORTUNIDADE - SENAC E PORTO DIGITAL OFERECEM 480 VAGAS GRATUITAS EM CURSOS DE TI NA RMR E INTERIOR


Com um déficit estimado em 3 mil profissionais de Tecnologia da Informação no Estado, parceria entre o Senac e o Porto Digital oferecerá 480 vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento no Programa Trilha TI. Serão abertas 24 turmas em mais de 11 cursos direcionados às áreas mais carentes de profissionais. Com vistas à geração de oportunidades também no Interior, o programa será realizado, além de no Recife e Paulista, também em Caruaru, Garanhuns e Petrolina. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 4 de agosto em https://bit.ly/inscricao_trilhati.

Para participar, os candidatos deverão ter renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa moradora da residência, além de atender aos requisitos mínimos de cada curso, consultáveis na seção de cursos de cada cidade participante do programa. O critério de classificação será de acordo com a nota do Enem, sendo direcionados ou direcionadas às vagas os candidatos e as candidatas que tiverem atingido a maior nota no exame.

“A parceria com o Porto Digital é muito benéfica, pois oferece oportunidades para os jovens ingressarem num mercado com alta demanda por profissionais qualificados, além de ajudar a dinamizar economicamente o estado, beneficiando regiões onde este tipo de formação não chega com tanta frequência. Esse olhar de redução das desigualdades sociais pela educação profissional é um dos pilares do nosso compromisso enquanto Sistema”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

"Essa é uma questão que sempre vemos nos comentários das redes sociais e nas conversas que temos com as pessoas interessadas em entrar na área de TI: 'quando teremos novos cursos gratuitos?' Com essa parceria com o Senac, atendemos a essa demanda por uma formação de qualidade e direcionada para o mercado de trabalho", comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Os inícios das turmas, que têm carga-horária entre 36h e 240h, estão previstos para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro deste ano. A lista completa de cursos por cidade pode ser conferida no serviço abaixo.

Lista de cursos por cidade:

Recife:

Técnicas de Machine Learning
Formação - Programação em Python
Aplicações Web com Python
Desenvolvimento WEB - Front End
Desenvolvimento WEB - Back End
Criando Aplicativos com Flutter
Programador de Sistemas
Programador web


Paulista:

Programação em Java
JavaScript - Interatividade para WEB
HTML e CSS - Criação de Web Sites
Programador de Sistemas


Caruaru:
Programação em Java
JavaScript - Interatividade para WEB
HTML e CSS - Criação de Web Sites
Criando Aplicativos com Flutter
Programador de Sistemas
Programador web


Garanhuns:
Programador de Sistemas


Petrolina:
Programação em Java
JavaScript - Interatividade para WEB
HTML e CSS - Criação de Web Sites
Criando Aplicativos com Flutter
Programador de Sistemas

Fonte - Diário de Pernambuco

sexta-feira, 29 de julho de 2022

ARARIPINA - PREFEITO PIMENTEL RECEBE PRESIDENTE DA FPF E GARANTE A VOLTA DO BODE AOS GRAMADOS EM 2023


O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e o vice-prefeito, Evilásio Mateus, receberam nesta quinta-feira (28) o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que veio para confirmar o credenciamento do Araripina Futebol Clube, o Bode do Araripe, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (FIFA). Com isso, o clube está apto a disputar as competições estaduais e nacionais.

Em breve, a FPF enviará a Araripina uma equipe técnica que fará a vistoria do estádio Chapadão do Araripe para que a Prefeitura inicie a reforma do equipamento em conformidade com as normas exigidas pelas entidades esportivas.

Segundo Evandro Carvalho, é uma alegria colocar o Bode do Araripe de volta às competições oficiais. “Eu não poderia deixar de vir pessoalmente dar essa notícia e tenho certeza que vamos poder reestabelecer esse Clube que volta a ser a grande força do futebol da cidade de Araripina e do interior pernambucano. Parabenizo a gestão do prefeito Pimentel pelo belíssimo gramado, uma grama padrão FIFA usada nos melhores estádios do mundo, e contem com o nosso apoio”, finalizou Evandro.

“Foram anos de muito trabalho para resolvermos todas as pendências e hoje a gente presenteia a população araripinense com essa notícia sensacional. Vamos ter o Araripina Futebol Clube de volta em 2023 movimentando a cidade, o comércio e dando muitas alegrias aos torcedores de toda a região. Fizemos a recuperação do gramado e vamos iniciar a reforma do Chapadão melhorando as arquibancadas, cabines de imprensa, construção de novos vestiários, banheiros e toda infraestrutura necessária para receber atletas e torcida da melhor forma”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

O Clube

O Araripina Futebol Clube foi fundado em 2008. Em 2009, com menos de um ano de existência, o Araripina se tornou vice-campeão pernambucano da Série A2 e conquistou com mérito uma vaga na primeira divisão. Em 2011, o Bode foi Campeão do Interior; 2015 foi o último ano do Araripe em competições oficiais.

Comunicação Prefeitura de Araripina

VARÍOLA DOS MACACOS - ENTENDA A TRANSMISSÃO, OS SINTOMAS E A VACINA


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há seis dias, a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. Conhecida internacionalmente como monkeypox, a doença, endêmica em regiões da África, já atingiu neste ano 20.637 pessoas em 77 países.

No Brasil, são 978 casos, sendo 744 apenas em São Paulo. Considerando a importância da informação para combater o avanço do surto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou, nesta quinta-feira (28), um encontro onde especialistas apresentaram o que já se sabe sobre a doença e também responderam dúvidas de participantes presenciais e online.

"Esse vírus nós conhecemos e sabemos como lidar com ele. Temos todos os elementos para fazer sua erradicação", disse o médico Amilcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ e consultor do Ministério da Saúde.

Segundo ele, como já existem muitos estudos sobre a monkeypox, é uma situação diferente da covid-19, que surgiu como uma doença nova. No entanto, o pesquisador alerta que o sucesso no combate ao surto dependerá do compromisso do poder público.

A monkeypox é causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, assim como ocorre por outras doenças como a vaccinia, a cowpox e a varíola humana, erradicada em 1980 com o auxílio da vacinação. O quadro endêmico no continente africano se deve a duas cepas distintas.

Uma delas, considerada mais perigosa por ter uma taxa de letalidade de até 10%, está presente na região da Bacia do Congo. A outra, com uma taxa de letalidade de 1% a 3%, encontra-se na África Ocidental e é a que deu origem ao surto atual.

No entanto, segundo o médico, o vírus em circulação sofreu um rearranjo gênico que contribuiu para sua capacidade de transmissão pelo mundo. "Ele teve uma evolução disruptiva, sofreu uma mutação drástica", afirmou. O pesquisador afirmou que casos graves não são recorrentes. A preocupação maior abrange os grupos de risco que incluem imunossuprimidos, crianças acima de 13kg e gestantes.

"A taxa de letalidade tem relação com o sistema de saúde local. No surto atual, até o momento, não tivemos óbitos fora das áreas endêmicas. Isso mostra que o vírus da monkeypox é de baixa letalidade", salientou a virologista Clarissa Damaso, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Vírus da UFRJ e assessora da OMS.

Transmissão e sintomas

A varíola dos macacos foi descrita pela primeira vez em humanos em 1958. Na época, também se observava o acometimento de macacos, que morriam. Vem daí o nome da doença. No entanto, no ciclo de transmissão, eles são vítimas como os humanos. Na natureza, roedores silvestres representam o reservatório animal do vírus.

"Não há reservatórios descritos em locais fora da África. Uma das maiores preocupações no surto atual é impedir o vírus de encontrar um reservatório em outros países. Se isso acontece, é muito mais difícil a contenção", explicou Clarissa.

Sem um reservatório animal, a transmissão no mundo vem ocorrendo de pessoa para pessoa. A infecção surge a partir das feridas, fluidos corporais e gotículas do doente. Isso pode ocorrer mediante contato próximo e prolongado sem proteção respiratória, contato com objetos contaminados ou contato com a pele, inclusive sexual.

O tempo de incubação do vírus varia de 5 a 21 dias. O sintoma mais característico é a formação de erupções e nódulos dolorosos na pele. Também pode ocorrer febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza.

"As lesões são profundas, bem definidas na borda e há uma progressão: começa como uma mancha vermelha que chamamos de mácula, se eleva tornando-se uma pápula, vira uma bolha ou vesícula e, por fim, se rompe configurando um crosta", explicou o infectologista Rafael Galliez, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Pelo protocolo da OMS, devem ser considerados suspeitos os casos em que o paciente tiver ao menos uma lesão na pele em qualquer parte de corpo e se enquadrar em um desses requisitos nos últimos 21 dias: histórico de viagem a país com casos confirmados, contato com viajantes que estiveram nesses país ou contato íntimo com desconhecidos.

Diagnóstico e tratamento

O Laboratório Molecular de Virologia da UFRJ se firmou como um dos polos nacionais para diagnóstico da doença. O primeiro caso no estado do Rio de Janeiro foi detectado em 14 de junho, cinco dias depois da primeira ocorrência no país ser confirmada em São Paulo. De lá pra cá, já são 117 resultados positivos no estado do Rio. Outros estados também têm enviado amostras para análise na UFRJ.

Essas análises são realizadas em fluidos coletados diretamente das lesões na pele, usando um swab [cotonete estéril] seco. Existe a expectativa de que a população tenha, em breve, acesso a testes rápidos de detecção de antígenos, similar aos que foram feitos para a covid-19.

Mesmo nos quadros mais característicos, o exame é importante para confirmar análise clínica. Um desafio para a detecção da doença é a semelhança de suas lesões com as provocadas pela varicela, doença popularmente conhecida como catapora e causada por um vírus de outro grupo. A mudança de perfil dos sintomas também tem levantado um alerta de especialistas. Na varíola dos macacos, as erupções costumavam surgir mais ou menos juntas e evoluíam no mesmo ritmo.

"Começamos a ver casos com lesões únicas, às vezes na região genital ou anal, às vezes no lábio, às vezes na mão. E também vemos lesões que aparecem em momentos diferentes, de forma mais parecida com a catapora. Esse padrão é diferente do que se estudava sobre monkeypox", disse o infectologista Rafael.

Uma vez detectada a doença, o tratamento se baseia em suporte clínico e medicação para alívio da dor e da febre. Um antiviral chamado tecovirimat, que bloqueia a disseminação do vírus, já é usado em alguns países, mas ainda não está disponível no Brasil.

Segundo o médico, 10% dos pacientes têm sido internados para o controle da dor, geralmente quando há lesões no ânus, nas partes genitais ou nas mucosas orais, dificultando a deglutição.

Prevenção e vacinas

A vigilância para a rápida identificação de novos casos e o isolamento dos infectados são fundamentais para se evitar a disseminação da doença. Pode ser necessário o período de até 40 dias para a retomada das atividades sociais. Mesmo que o paciente se sinta melhor, deve se manter em isolamento enquanto ainda tiver erupções na pele. "Na catapora, a lesão com crosta já não transmite o vírus. Na varíola dos macacos, essa lesão transmite", acentuou Rafael.

O infectologista alertou para a importância de se evitar contato com as pessoas que integram os grupos de risco. Segundo ele, embora existam poucos estudos de casos envolvendo gestantes, os resultados não são bons. "Há uma letalidade pediátrica alta. Existe o que a gente chama de transmissão vertical, isto é, o acometimento do feto com danos graves: perda das estruturas da placenta e abortos espontâneos. Com o pouco que se sabe, é considerada uma doença obstétrica grave. Suspeitos de estarem contaminados devem ser orientados a evitar contato com qualquer pessoa que possa estar grávida", alertou.

Os especialistas da UFRJ também observaram que o uso de preservativo não previne a infecção, já que o intenso contato e a troca de fluidos corporais durante o ato sexual oferece diversas oportunidades para a transmissão do vírus. Por outro lado, há indícios de que as pessoas vacinadas contra a varíola humana tenham proteção contra a monkeypox.

Também sabe-se que sistema imunológico desenvolve proteção cruzada contra os diferentes orthopoxvírus. Isso significa que quem já foi contaminado com a varíola humana ou com a vaccinia, por exemplo, e possivelmente possui imunidade para a varíola dos macacos. Foi com base nesse conhecimento que se criou a vacina antivariólica. Embora voltado para combater a varíola que acometia exclusivamente humanos e possuía uma alta taxa de letalidade entre 30% e 40%, o imunizante foi desenvolvido a partir do vírus da vaccinia, doença que costuma infectar o gado leiteiro e os ordenhadores.

Com a erradicação da varíola, a vacinação foi suspensa em todo o mundo por volta de 1980. No Brasil, campanhas mais robustas ocorreram até 1975, mas até 1979 o imunizante era aplicado nos postos de saúde. Os indícios apontam que quem nasceu antes dessa data e foi vacinado está protegido contra a monkeypox. A média de idade dos contaminados está abaixo dos 38 anos.

Embora já existam vacinas para ajudar no combate ao surto da varíola dos macacos, não há previsão quanto a uma campanha para imunização em massa.

A OMS orienta que se garanta a proteção de profissionais de saúde e pesquisadores laboratoriais. Para os demais grupos populacionais, a imunização deve ser após a exposição. Segundo a virologista Clarissa, trata-se de usar a estratégia de vacinação em anel: são vacinadas pessoas que vivem e que tiveram contato com um paciente positivo na tentativa de bloquear a disseminação do vírus. "Essa vacina funciona muito bem até quatro dias pós-infecção", observou.

Clarissa acrescenta que não há, neste momento, vacina para todos e a produção mundial vai levar tempo. "Os fabricantes não tinham previsão de produção para uma doença que afetasse o mundo todo. A produção era exclusivamente para estoque estratégico de países que têm programas de biodefesa. O Brasil, como várias outras nações, não tem isso", explicou. Segundo Rafael, estudos já mostraram a eficácia da estratégia de vacinação em anel em determinados cenários de surto.

Perfil dos infectados

Homens com menos de 40 anos representam a grande maioria dos infectados. Estudos no Reino Unido constataram que muitas vítimas se declaram homossexuais ou bissexuais. Os especialistas, no entanto, alertam que a varíola dos macacos pode acometer qualquer pessoa e não apenas aquelas do sexo masculino com vida sexual ativa. Mulheres e adolescentes já foram diagnosticados com a doença pelo Laboratório Molecular de Virologia da UFRJ.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aconselhou esta semana que homens que fazem sexo com homens reduzam, neste momento, o número de parceiros sexuais. Ao mesmo tempo, alertou que "estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e podem alimentar o surto".

Segundo o médico Amilcar Tanuri, a desinformação pode deixar a sociedade despreparada para lidar com o surto. "Isso nos remonta à história da AIDS e do HIV. No começo, ficou um estigma que só atrapalhou a prevenção da doença. Isso ocorre porque quando o vírus entra por um grupo inicial leva um tempo até se disseminar para outros grupos. Com o HIV começou assim. Depois se percebeu que os hemofílicos estavam com HIV, que as crianças nasciam com HIV. Não existe nenhuma evidência biológica de que o vírus da varíola dos macacos seja específico para um sexo. Aliás, não sei que vírus tem essa especificidade", disse.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - QUEM GOSTA DE DAR BOAS RISADAS NÃO PODE PERDER O SHOW DO MATUTO MAIS AMADO DO BRASIL


Quem quiser sorrir e gargalhar não pode perder (03 de setembro) o mais novo show do consagrado humorista Zé Lezin. O paraibano, natural de Patos, retorna a Araripina para uma apresentação única no SESC LER com o seu mais novo show, intitulado “Em ano de copa e eleição, o muído começa cedo”.

Durante o show, com mais de uma hora de duração, o humorista faz um compilado de diversas piadas. Um dos momentos mais engraçados é no momento em que ele conta os seus tradicionais causos de matutos. Se prepare para curtir a noite mais engraçada que Araripina já viu, Em breve início das vendas.

Por Fredson Paiva

quinta-feira, 28 de julho de 2022

INICIATIVAS SOCIAIS - AUREN ENERGIA APOIA 142 FAMÍLIAS AGRICULTORAS NA SERRA DO INÁCIO E CHAPADA DO ARARIPE


O desenvolvimento de projetos voltados para o fomento da agricultura familiar, realizados pela Auren Energia, tem contribuído para a geração de emprego e renda de 142 famílias na Serra do Inácio e na Chapada do Araripe. Por meio de práticas sustentáveis voltadas para a produção agroecológica, às comunidades têm lucrado o ano inteiro, com uma produção diversificada e rica em nutrientes, conquistando uma maior qualidade de vida.

Atualmente, com o apoio do instituto Votorantim, a companhia conta com duas iniciativas de destaque no semiárido; o projeto Mulheres Fortes, desenvolvido em 2018, por meio do programa Redes para o Desenvolvimento Sustentável (ReDes), em parceria com a Associação de Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Inácio, no município de Betânia do Piauí (PI), voltado para a cadeia produtiva da mandioca e, também, o Bem Viver no Semiárido, criado 2019, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil e a ONG Chapada, que fornece assistência técnica especializada para o incentivo e o fortalecimento do sistema produtivo agroecológico, que atende os seguintes municípios: Curral Novo do Piauí (PI) , Betânia do Piau (PI), Ouricuri (PE) e Araripina (PE).

Hoje, a presença feminina tem sido o grande destaque dessas iniciativas. Das 142 famílias, 89 são chefiadas por mulheres. Em Curral Novo do Piauí, Maria Juscilene Cardoso, 74, é uma das beneficiadas pelo Bem Viver no Semiárido. Filha de agricultores, desde jovem sempre trabalhou no campo, mas foi por meio das tecnologias fornecidas pelo programa que conseguiu ampliar a sua produção. “Hoje, contamos com cisternas, isso tem feito bastante diferença, graças a Deus. No nosso sertão, tínhamos muita dificuldade devido ao acesso a água e com essa tecnologia, temos água para beber, cozinhar e para utilizar em nosso plantio”, explica.
Com as capacitações técnicas fornecidas pelos programas, os pequenos produtores têm adquirido, neste ano, novos conhecimentos para a criação de animais, com atividades voltadas para a redução de propagação de doenças e para a melhora da alimentação animal. Além disso, os agricultores têm produzido seus próprios defensivos naturais contribuindo com a segurança alimentar da comunidade. “Hoje, eu tenho meu quintal produtivo, onde planto laranja, manga, limão, entre outros produtos, todos sem venenos. Com a inauguração da Feira Agroecológica da Vila do Mel, vendo meus produtos quinzenalmente, aos domingos. Antes eu vendia apenas em porta em porta”, conta Maria Juscilene.

Mercado

Recentemente, em Betânia do Piauí (PI), foi inaugurado a Feira Agroecológica da Vila do Mel, com o objetivo de expandir as possibilidades de comercializações e de aumento de renda dos agricultores beneficiados pelo programa Bem Viver no Semiárido. Além disso, em Araripina (PE), os produtores realizam vendas no ECOA (espaço de comercialização agroecológico de Araripina) e, também, em outras feiras locais de municípios e comunidades. Já o projeto Mulheres Fortes tem os seus produtos comercializados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com Raquel Leite, Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, as iniciativas sociais têm deixado um legado social muito importante para a população rural. “O semiárido é uma região de solo riquíssimo para o plantio de hortifrutis e hortaliças e, com as ferramentas certas, temos trabalhado para expandir a produção dos agricultores familiares que agora tem comercializado os seus produtos em feiras livres apoiadas pela Auren Energia”, conta.

Da Infomuts Informação Inteligente para o Blog do Fredson

ELEIÇÕES 2022 - SOCORRO PIMENTEL RECEBE MAIS APOIOS À SUA PRÉ-CANDIDATURA


A pré-candidata a deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) recebeu nesta quarta-feira (27) mais um importante apoio para voltar à Assembleia Legislativa.

O vereador do município de Bodocó, no Sertão do Araripe, Mikael Felix e o seu pai, Milinho, grande liderança da Vila Bom Jardim, foram recebidos por Socorro e declararam apoio à pré-candidato. Eles vieram acompanhados do ex-prefeito de Bodocó, Túlio Alves.

“A nossa caminhada tem se fortalecido com a chegada de pessoas que acreditam que o povo sertanejo merece uma voz mais ativa para representá-los. É com satisfação que recebo o apoio do vereador Mikael Felix e do seu pai Milinho, liderança forte da Vila Bom Jardim. Agradeço a confiança e vamos juntos transformar a vida da nossa gente”, disse Socorro.

Por Fredson Paiva

quarta-feira, 27 de julho de 2022

ARARIPINA - ENCONTRADA QUEIMADA MOTO DE HOMEM ASSASSINADO A TIROS NO SÍTIO RAMALHETE


Policiais militares que estavam de plantão durante a Operação Conquista, foram acionados por volta das 16:50 de segunda-feira 25/07, para averiguar a localização de uma moto abandonada e queimada no Sítio Ramalhete , zona rural de Araripina. No local os policiais encontraram uma moto Honda, sem placa, a qual pertencia a pessoa conhecida por Luiz Feitosa da Silva, idade não informada, assassinado no último dia 17/07, também no Sítio Ramalhete, onde elementos não identificados o assaltaram, tomaram sua moto e o mataram a tiros, veja matéria AQUI. A moto foi encaminhada para a DPC local e um inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Fredson Paiva

PETROLINA - DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA 54ª FESTA DO COLONO DO PERÍMETRO IRRIGADO DE BEBEDOURO


No próximo sábado (30), será realizada a 54ª Festa do Colono do perímetro irrigado de Bebedouro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A expectativa da organização do evento é receber cerca de 10 mil pessoas, principalmente as 200 famílias assentadas na região que exploram a agricultura em regime familiar e têm a fruticultura como principal fonte de renda.

A programação conta com alvorada, desfile, hasteamento de bandeiras, missa, partida de futebol e shows musicais. Se apresentarão os artistas: Elisson Castro e Pega Leve; Adãozinho de Rajada; Ranieri e Banda; Sérgio do Forró; Henrique Nunes e Rodrigo Vasconcelos.

Confira a programação

4h30 - Alvorada

7h - Desfile dos motociclistas do Bebedouro

9h - Hasteamento de bandeiras, seguido de uma partida de futebol.

11h - Missa de ação de graças será realizada

13h - Início das atrações musicais no Clube da Vila NS - 1

Fonte - G1/ Petrolina

EXU - HOMEM É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO


Por volta das 18:01 de ontem, terça-feira 26/07, policiais militares do 7º BPM, em operação conjunta com a polícia civil, foram acionados pela pelo senhor E. B. L. 50 anos, relatando que no dia 22/07/22, foram furtados 03 (três) animais de sua propriedade rural e que os autores seriam os senhores J. M. O. 26 anos, J. R. C. 50 anos e D. C. S. 55 anos.

Durante as diligências no município de Exu, os animais foram localizados e reconhecidos pela vítima, os policias apreenderam dois veículos, um Fiat Palio de cor vermelha ano 2017 e uma Fiat Strada de cor branca ano 2017, essa com sinais de adulteração no número do motor.

Na casa do senhor J. R. C. foi encontrado um revólver cal. 38 modelo RT 86/6, oxidado, nº de série: 1808676, com 05 (cinco) munições intactas do mesmo calibre. A ocorrência foi encaminhada para a DPC local e em seguida apresentada na DPC de plantão em ARARIPINA-PE para adoção das medidas cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: 01 FLAGRANTE RECOLHIDO PARA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIAE, E INQUÉRITO POLICIAL. DISK DENÚNCIA: (87) 9 9992-1414 / 3874-4820.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

PERNAMBUCO - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ASSUME COMANDO DO ESTADO


O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, assumiu o comando do Governo do Estado nesta quarta-feira (27.07), em decorrência de compromissos no exterior do governador Paulo Câmara. Figueirêdo ficará responsável pelo Poder Executivo estadual até o próximo domingo (31.07). Paulo Câmara estará na cidade do Porto, Portugal, para a inauguração da nova sede do Instituto Pernambuco-Porto e para firmar parcerias na atração de negócios para o Estado.

Ao transmitir o cargo, Paulo Câmara elogiou o trabalho em conjunto dos poderes. “Nós temos a certeza de que, neste clima de harmonia, podemos trabalhar cada vez por um Pernambuco melhor. Fico muito satisfeito de, em quase oito anos de governo, ter mais uma oportunidade de fazer a transmissão do cargo ao presidente do Tribunal de Justiça”, disse. Em 2017, o então presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, assumiu o comando do Estado durante outra missão oficial do governador.

O governador em exercício ratificou a parceria entre Executivo e Judiciário e agradeceu a confiança depositada. “Estou muito feliz, orgulhoso e certo de que é preciso trabalhar sempre pelo povo pernambucano. Poucos foram aqueles que tiveram a oportunidade de exercer a chefia do Judiciário e, durante alguns momentos, a chefia do Estado de Pernambuco. Irei fazer o meu melhor e me dedicar”, concluiu Figueirêdo.

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama Ana Luiza Câmara e os secretários estaduais José Neto (Casa Civil); Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); Décio Padilha (Fazenda); Marcelo Canuto (chefe de gabinete); o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Aglailson Júnior; além de desembargadores, juízes e diretores do TJPE.

TRANSMISSÃO DO CARGO – Pela Constituição Estadual, em caso de ausência do governador, o cargo é transmitido ao vice-governador ou ao presidente da Assembleia Legislativa, respectivamente. No entanto, na eleição de 2022, ambos concorrem ao pleito e, por isso, estão impedidos de assumir a chefia do Executivo.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

ARARIPINA - ARMA DE CAÇADOR É APREENDIDA PELA PM NA FEIRA NOVA DO SACO


Às 14:30 de ontem, terça-feira 26/07, policiais da 9ª CIPM, receberam denúncia de que no Povoado da Feira Nova do Saco estaria havendo disparos de arma de fogo por caçadores. Chegando até o local a polícia se deparou com dois indivíduos desconhecidos, em uma motocicleta, também sem identificação, os quais ao avistarem a guarnição, aceleraram a motocicleta e fugiram por estradas vicinais.

Na fuga o garupa arremessou uma espingarda artesanal e deixou cair uma bolsa contendo materiais para a recarga da sobredita arma. Diante da situação o material foi apresentado na D.P.C. de Araripina, conforme registrado no BOEPM 13015221/22. MATERIAIS APREENDIDOS: 01 espingarda artesanal, 500g de chumbo, 13 espoletas e aproximadamente 15g de pólvora. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Inquérito Policial. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

INÉDITO NO BRASIL - TJPE DECIDE QUE PLANOS DE SAÚDE DEVEM CUSTEAR TRATAMENTO DE PESSOAS COM AUTISMO DE FORMA INTEGRAL


Em decisão unânime e inédita no Brasil, o pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgou que os planos de saúde devem custear o Tratamento Multidisciplinar Especializado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), inclusive em ambiente domiciliar e escolar, bem como as terapias ditas 'especiais', desde que realizadas por profissionais de saúde.

Dezoito desembargadores participaram, nesta terça-feira (26), da sessão que ocorreu de forma on-line, através do YouTube “Sessões TJPE”. O desembargador Tenório dos Santos foi o relator do Incidente de Assunção de Competência (IAC). O decano do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, presidiu a sessão.

A Seção Cível, do TJPE, julgou o IAC nº 0018952-81.2019.8.17.9000. O pleno teve como objetivo discutir sobre a questão dos limites do tratamento dos planos de saúde das crianças com autismo.

O objeto do processo se deu a partir de questões sobre a obrigação dos planos de saúde em custear tratamento multidisciplinar pelos métodos ABA, BOBATH, HANEN, PECS, PROMPT, TEACCH e Integração Social; os requisitos necessários para que o profissional seja considerado especialista nos referidos métodos; a possibilidade de realização do tratamento multidisciplinar fora da rede credenciada do plano de saúde e o possível reembolso dos valores gastos; bem como a possibilidade de reparação por danos morais em caso de negativa do plano de saúde.

Leia também




Todos os desembargadores presentes na sessão votaram a favor da obrigatoriedade dos planos em cobrir o tratamento de forma integral de acordo com o laudo do médico responsável pelo tratamento da criança. Além disso, o tribunal decidiu que caso o plano de saúde não tenha profissionais na rede credenciada ou essa rede credenciada não seja apta, os planos vão passar a custear o tratamento, também de maneira integral, na rede particular.

A decisão é fundamentada na lei de proteção às crianças com autismo, que determina que o tratamento deve ser multidisciplinar e está de acordo com a recente alteração da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que após o julgamento do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que decidiu pelo rol taxativo dos planos de saúde, ampliou as regras de cobertura assistencial para usuários de planos de saúde com transtornos globais do desenvolvimento, entre eles o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é inédita a nível nacional. Até então, nenhum outro Tribunal Estadual tinha julgado a responsabilidade dos planos de saúde em custear tratamentos multidisciplinares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Desde a instauração do IAC, ficou estabelecida a suspensão dos processos pendentes, individuais ou coletivos, que tramitam no Estado, nos quais se discute a matéria. Após o julgamento, o Tribunal fixou as teses e os juízes das comarcas de Pernambuco precisam segui-las.

Discussão importante

Na sessão, o desembargador Jones Figueirêdo, afirmou que a realização foi feita de forma virtual para que mais pessoas pudessem assistir e ficar por dentro do tema.

“Essa sessão está sendo feita por teleconferência, no sistema telepresencial, para possibilitar que todas as pessoas interessadas no assunto, famílias de autistas, comunidade científica, pessoas outras interessadas, organizações sociais e toda a sociedade civil possam acompanhar passo a passo esse julgamento. Essa sessão de julgamento se faz histórica, mas com a participação social”, explicou.

Também durante a sessão, o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, responsável por instalar o Incidente de Assunção de Competência (IAC), destacou a importância de refletir os valores éticos acerca do tema.

“Considero importante que se faça uma reflexão em torno dos valores éticos que abarcam o tema ora submetido a esse colegiado. Sob o ponto de vista ético jurídico, o que seria bom e justo para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e qual a solução mais adequada para atender as necessidades dessas pessoas? Todos nós sabemos o tratamento adequado”.

A advogada especialista em Direito da Saúde e direitos das pessoas com autismo, integrante e fundadora da LigaTEA - Advogados que Defendem Autistas, Mirella Lacerda, participou da sessão levantando as argumentações a favor dos tratamentos das pessoas com autismo e do custeio integral pelos planos de saúde. Ela disse que a decisão é de extrema importância.

"Essa decisão é muito importante para a comunidade autista pernambucana, a qual luta, há muito, contra os planos de saúde em ações judiciais, e que necessita dessas terapias específicas, que devem ser custeadas pelas operadoras de saúde sim. Importante ressaltar que a decisão tem efeito vinculante, ou seja, todos os magistrados devem seguir esse entendimento em seus processos", destacou a advogada.

Por Tarsila Castro - Folha de Pernambuco

RECIFE - ARNALDO DELMONDES CONVIDA PARA A CONVENÇÃO DO UNIÃO BRASIL


Como se vê, no cartaz, a convenção do União Brasil – para oficializar a candidatura de Miguel Coelho, ao governo do Estado, será no próximo dia 31 deste mês, às 14:00. Será no Clube Internacional do Recife, situado na Rua Benfica, 505 -Madalena-Recife.

Quem faz o convite é o pré-candidato a deputado federal, Arnaldo Delmondes que, junto ao presidente da legenda e também candidato a federal, Marcos Amaral, dizem que será a grande Festa da democracia, a qual dará ensejo à homologação do futuro governador, Miguel, que governará com seus parlamentares eleitos em outubro próximo.

Fonte - Blog do Luís Machado

OURICURI - HOMEM É BALEADO PELA POLÍCIA APÓS APONTAR ARMA DE FOGO DURANTE FUGA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO


Por volta das 13:00 de ontem, terça-feira 26/07, policiais militares do 7º BPM, durante o patrulhamento ostensivo, depararam-se com dois homens em uma motocicleta CG 125 FAN KS, cor preta, trafegando na contramão de direção na Rua Maria Vitória de Aquino, no Bairro Santo Antônio, zona urbana de Ouricuri.

Ao perceberem o policiamento, os suspeitos empreenderam fuga em alta velocidade. Na ocasião, foi dado início ao acompanhamento e após percorrerem diversas ruas o piloto colidiu a motocicleta contra uma porteira, no intuito de dar prosseguimento à fuga. Após a colisão os suspeitos caíram ao chão e em seguida começaram a correr a pé.

No momento da fuga, o imputado C. J. S., 33 anos, que fugia com um revolver na mão direita, pulou uma cerca de arame farpado e apontou a arma em direção aos policiais, que responderam a iminente e injusta agressão. O imputado C. J. S. foi alvejado com um disparo. O segundo imputado, o Senhor C. A. S. R. O., 24 anos, caiu ao chão enquanto corria e se rendeu.
Em seguida foi acionado o Corpo de Bombeiros e o imputado ferido foi socorrido para o Hospital Regional de Ouricuri, onde passou por cirurgia e apresenta quadro instável. No local, foi colhido um revolver marca Taurus, cal. 32, e outra arma de fogo de fabricação artesanal, cal. 38, carregada com uma munição de mesmo calibre. Na ocasião, constatou-se também que a motocicleta teria restrição por roubo/furto, sendo que a placa que estava no veículo pertencia a outra motocicleta, também com restrição de roubo/furto.

Na Delegacia, verificou-se que existia um Mandado de Prisão em desfavor de C. J. S.. A ocorrência foi apresentada à DPC local para adoção das medidas cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: 02 FLAGRANTES/RECOLHIDO PARA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA. DISK DENÚNCIA: (87) 9 9992-1414 / 3874-4820.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Fotos – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

TRINDADE - PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA EXPOGESSO - CLIQUE NO BANNER E CONFIRA


 

ARARIPINA - DUPLA É PRESA POR POSSE DE ENTORPECENTE NA VILA SERRÂNEA-1


Policiais da 9ª CIPM em conjunto com a PMPI, receberam a denúncia por volta das 23:25 de sábado 23/07, de que na Rua 01 da Vila Serrânea, zona rural de Araripina-PE, limite com Marcolândia-PI, estaria acontecendo tráfico de drogas. Diante das informações, as equipes foram até o local e encontraram os materiais que foram apreendidos.

Os indivíduos foram detidos e encaminhados juntamente com a droga apreendida para a D.P.C. de Araripina-PE, conforme registrado no BOEPM 13014589/22. MATERIAIS APREENDIDOS: 05 petecas de maconha, 01 pé de maconha, 28 pedras de crack, 01 comprimido de êxtase e 69,35 reais em espécie. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Inquérito Policial. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

DEEPFAKES - SAIBA COMO IDENTIFICAR O NOVO TIPO DE FAKE NEWS ELEITORAIS


Já imaginou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de short vermelho, sem camisa e dançando o funk “Vai dar PT”, do Mc Rahell? Ou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamando do preço da “paçoquinha”? Ambos os vídeos viralizaram nas redes sociais, mas não são reais. A prática, chamada de deepfake, é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que nunca fizeram na vida real.

Conhecida no universo do TikTok, a prática geralmente é feita com famosos, como Tom Cruise, Anitta e Tom Holland, mas, agora, começou a ser utilizada também com os candidatados as eleições presidenciais.

A nova tecnologia já era aplicada no cinema, mas se popularizou em 2018 por aplicativos, que podem ser baixados no próprio celular e são de fácil acesso.

O jornalista e deepfaker Bruno Sartori foi o responsável pelo vídeo em que Lula reclama sobre a paçoquinha. Ele conta que fez o vídeo para alertar a população. Nas redes, Bruno vem falando sobre esse tipo de produção.

“Esse vídeo pode passar como real pra muita gente. Usei deepfake pra inserir o rosto de Lula e transferir o timbre de voz dele para a fala original: é um computador falando. Precisamos ficar alerta neste ano eleitoral, pois, podem aparecer conteúdos com intuito de enganar”, disse no Twitter.

Em conversa com o Estado de Minas, ele explicou como os vídeos, que surgiram em 2017, acabaram se tornando um possível problema de disseminação de notícias eleitorais falsas no Brasil de 2022.

“Com a viralização de vídeos, como os que eu faço, e inserção de aplicativos, as pessoas começaram a ter mais contato com a tecnologia. Com isso, essa massificação começou a existir”, avalia.

Mas, afinal, como começaram esses vídeos?

Em 2017, quando um usuário do Reddit começou a postar vídeos falsos de sexo com famosas, a prática começou a ficar conhecida. A técnica acabou ganhando as redes sociais depois que atrizes como Gal Gadot e Emma Watson foram vítimas.

Nesta semana, um vídeo de conteúdo adulto que mostra Anitta em momentos íntimos começou a circular pelo WhatsApp. Com isso, a assessoria da cantora precisou confirmar que não se tratava dela, e sim, de uma deepfake.

Para explicar como as deepfakes podem ser reconhecidas, Bruno Sartori usou o exemplo da cantora. “A melhor forma de identificar um deepfake é pensar no contexto da história daquele vídeo. Se está num contexto absurdo, provavelmente é um deepfake”, disse.

Segundo o especialista, o usuário precisa focar na forma com que o rosto está inserido naquele vídeo, no fundo e pequenos detalhes, que entregam que aquelas imagens podem ter sido adulteradas. “Depende muito de quem cria a deeepfake, porque os especialistas vão deixar os defeitos menos aparentes”, conta.

Como são feitas as deepfakes?

Para criar deepfakes é usada uma série de softwares baseados em bibliotecas de código abertas voltadas ao aprendizado de máquina.

A técnica é baseada em deep learning, uma subclassificação de IA para definir algoritmos que podem reconhecer padrões com base em um banco de dados. Ou seja, para criar um vídeo de deepfake de determinada personalidade, o sistema precisa ser alimentado com fotos e vídeos em que ela aparece.

Treinada com base no conteúdo fornecido, a IA aprende como a pessoa se comporta, passando a reconhecer padrões de movimento, traços do rosto, da voz e outras características.

Com isso, o sistema usa uma técnica chamada rede contraditória para reproduzir os movimentos e a fala como se estivessem sendo realizados pela pessoa que será o alvo do vídeo.

Fake news mundial e combate no Brasil

De vídeos em que o ex-presidente Barack Obama faz um pronunciamento até imagens em que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky faz um discurso anunciando rendição às tropas da Rússia, as deepfakes colaboram com as notícias tendenciosas.

De acordo com estudo divulgado pela Kaspersky, empresa de segurança digital, cerca de três em cada cinco brasileiros nem mesmo conhecem esse conceito de manipulação visual.

Segundo o estudo, essa taxa de desconhecimento de 65% pode abrir as portas para as fraudes. Existe também um alto índice de dúvida mesmo entre aqueles que sabem o que são os deepfakes, com 71% dos entrevistados admitindo não reconhecer quando um vídeo foi editado com o uso da técnica.

Como fugir das informações eleitorais falsas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece diversas ferramentas e páginas virtuais que permitem a qualquer cidadão ficar por dentro de como funciona o sistema eletrônico de votação e se prevenir contra a disseminação de notícias falsas e desinformação durante as eleições de 2022. Apesar disso, nenhuma das ações combatem a reprodução de deepfakes.

Segundo o TSE, o aumento significativo do uso das redes sociais, com a propagação de informações sem checagem nos canais digitais, fez crescer de forma preocupante o número de notícias que não têm compromisso com a verdade e induzem interpretações errôneas.

Por isso, foi desenvolvido junto ao WhatsApp um chatbot (assistente virtual). A ferramenta foi criada para promover o acesso a informações sobre o processo eleitoral, bem como fornecer dados dos Portais do TSE e dos TREs, de forma gratuita.

Para ter acesso ao chatbot é simples: basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp.

Por Ana Mendonça - Estado de Minas

ARARIPINA - DOIS HOMENS SÃO PRESOS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO SÍTIO PÉ DE SERRA


Policiais da 9ª CIPM, após receberem informações repassadas pela Central de Rádio, por vídeos e fotos, por volta das 17:00 de sábado 23/07, que um suspeito teria efetuado disparos de arma de fogo em direção de seu desafeto no Sítio Pé de Serra, Distrito de Rancharia, zona rural de Araripina, realizaram uma operação conjunta para captura do imputado.

Após diligências, o referido foi localizado em sua residência, portando uma faca peixeira em sua cintura e em sua posse uma arma de fogo artesanal. Na sua companhia estava um funcionário que também entregou outra arma de fogo. No local do fato testemunhas apontaram marcas na parede oriundas dos disparos.

Diante dos fatos supracitados, os envolvidos nesta ocorrência foram encaminhados à DPC local para adoção das medidas legais cabíveis, conforme registrado no BOEPM - M.13007995. MATERIAIS APREENDIDOS: 02 Armas de fogo Artesanais; 01 faca peixeira. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: 02 Autos de Prisão Em Flagrante Delito. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

terça-feira, 26 de julho de 2022

R$ 2 E R$ 5 REAIS - BANCO CENTRAL LANÇA MOEDAS COMEMORATIVAS DOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA


O Banco Central (BC) lançou, nesta terça-feira (26/7), duas moedas comemorativas, uma em prata e outra em cuproníquel — ambas são alusivas aos 200 Anos da Independência do Brasil. A cerimônia on-line foi transmitida ao vivo, no canal do BC no YouTube. O lançamento das moedas marca a contribuição do BC para a celebração e registro do momento histórico que instituiu o Brasil como nação.

Segundo o BC, as moedas retratam, no anverso (um dos "versos" da moeda), dois momentos históricos ligados à Independência do Brasil: a de prata apresenta a sessão do Conselho de Estado, presidida pela princesa D. Leopoldina e com a participação de José Bonifácio, na qual foi tomada a decisão de enviar cartas a D. Pedro aconselhando-o a romper com a Coroa portuguesa; a de cuproníquel mostra o Grito da Independência, em que D. Pedro, ao receber as cartas da princesa e do ministro José Bonifácio, proclama a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.

No reverso, a primeira estrofe do Hino da Independência, escrito por Evaristo da Veiga e com música composta pelo próprio D. Pedro I, aparece como elemento comum às duas moedas. Na moeda de prata, aparece também a Bandeira Nacional. Já o reverso da moeda de cuproníquel traz uma novidade: pela primeira vez em uma moeda brasileira será usado o recurso da cor. Nesse caso, as cores verde e amarela, escolhidas por D. Pedro I logo após a Independência, aparecem em uma faixa em movimento. Essas cores são provenientes das casas de Bragança e Habsburgo e foram usadas na Bandeira do Brasil desde o Primeiro Império, tornando-se um símbolo nacional.

Inicialmente serão cunhadas 5 mil moedas de prata e 10 mil de cuproníquel, podendo-se atingir as tiragens máximas de 20 mil unidades de prata e 40 mil de cuproníquel.

"Eventos de grande importância para o país"

O presidente do BC, Roberto Campos Neto disse durante seu discurso que dentro das varias atribuições, o Banco Central, tem a responsabilidade de emitir a moeda nacional, o dinheiro em espécie que todos usam no cotidiano. "O BC se vale desta missão também para celebrar marcos históricos, emitindo moedas comemorativas que registram de forma perene fatos e eventos de grande importância para o país", disse.

Características das moedas:

1. Moeda de prata

Valor de face: 5 reais
Material: prata 999/1000
Diâmetro: 40mm
Peso: 28g
Bordo: serrilhado
Acabamento: proof
Preço de venda: R$ 420,00


2. Moeda de cuproníquel


Valor de face: 2 reais
Material: Cu 75% - Ni 25%
Diâmetro: 30mm
Peso: 10,17g
Bordo: serrilhado
Preço de venda: R$ 34,00

Por Fernanda Stricklando - Correio Braziliense