ARARIPINA
sexta-feira, 28 de março de 2008
AGRONEGÓCIO - COMEÇA HOJE EM ARARIPINA A IX FEIRA E EXPOSIÇÃO REGIONAL DE CAPRINOS E OVINOS
Começa pra valer hoje a IX Feira e Exposição Regional de Caprinos e Ovinos, VI Seminário Regional da Caprinovinocultura do Araripe e VI Encontro Estadual de Apicultura 2008. A Prefeitura Municipal de Araripina, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Indústria e Comércio, tem a preocupação permanente de conduzir trabalhos voltados aos produtores rurais do município, sendo a Caprinovinocultura, Apicultura e Mandiocultura prioridade do Agronegócio.
Dentre os trabalhos desenvolvidos, o evento contará com o apoio de parceiros como SEBRAE, FAEPE, SENAR, SARA – Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, UFRPE, IPA, AD DIPER – Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, CHAPADA, FACIAGRA, PASA – Pacto da Apicultura do Sertão do Araripe, Projeto Dom Helder Câmara, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Fórum da Caprinovinocultura, dentre outros, sempre priorizando e valorizando o esforço dos produtores, através de suas associações, com a finalidade de contribuir para o crescimento das Cadeias Produtivas.
Com isso, a Prefeitura Municipal de Araripina objetiva mostrar o compromisso com o fortalecimento do setor primário cujas atividades são economicamente importantes para o desenvolvimento do município.
O prefeito Valdeir Batista convida a todos para participar desse grande evento que acontecerá no Parque de Exposições Major Procópio Modesto, no período de 27 a 30 de março de 2008.
A equipe organizadora está acelerando e dando os retoques finais no parque para receber um público de aproximadamente dez mil pessoas por noite. A programação inclui Recebimento de Animais para Comercialização, Curso de Cortes Especiais e Culinária Caprina, Palestras Técnicas, Reunião da AMA – Associação Municipalista do Araripe, Concurso de Raças Caprino e Ovino com Cinco mil Reais em Prêmios,
Julgamento de Animais, Concurso da Rainha da Feira, Entrega de Premiação e Atrações Culturais. O Secretário de Agricultura do Município, Danda Simeão, está diariamente verificando em loco os trabalhos de preparação do parque.
Os shows acontecerão no final de cada dia de exposição e no dia 28/03/08, sexta-feira, o cantor Leninho e Banda abrem a programação festiva com Joãozinho do Exú e Banda. Dia 29/03/08, sábado é a vez de Bagaceira do Forró, Adelino Júnior e kaninane do Forró e dia 30/03/08 tem Forrozão Pingo D’água.
Ainda na Feira Serão comercializados trinta Vacas Paridas da Raça Girolanda e vinte Touros das raças Gir-Holandês e Nelore. A entrada de animais no parque só será permitida mediante apresentação de certificados zoosanitários. A Feira de Caprinos e Ovinos de Araripina tem o apoio ainda da ADAGRO, SESC, CODEVASF, FEAMPE, ACOAR, COMPARE, ASPROBELA, SINDUSGESSO, ASSOGESSO, ACOGAG e ALIANÇA MOTOS. Informações – (87) – 3873 – 1708/1156/ - 9101 – 6622 e 8814 –5879.
quinta-feira, 27 de março de 2008
TRAGÉDIA - CARRO DE SOM DESGOVERNADO DESCE LADEIRA, ATROPELA E MATA ADOLESCENTE NA CALÇADA DE CASA
Uma tragédia chocou os moradores da Rua Deodato Pereira Santiago, centro de Araripina e praticamente toda cidade. Um adolescente de 13 anos foi atropelado e morto por um veículo da empresa Armazém Nordeste por volta das 11:30 da manhã de hoje. Samuel que foi a vítima fatal era filho de Salatiel, gerente da empresa de limpeza urbana LOCAR.
O acidente ocorreu quando o motorista do carro de som da empresa Armazém Nordeste estacionou o veículo a alguns metros à frente em uma pequena ladeira e entrou em uma residência. Não se sabe ainda as causas do acidente, mas o veículo desceu na ladeira, colidiu com um outro veículo GOL que estava estacionado na frente da residência de Salatiel e atropelou o adolescente em cima da calçada, causando a sua morte na hora. A vítima teve a cabeça esmagada entre a parede da residência e o para choque do veículo.
Segundo testemunhas, Samuel brincava na calçada com seu irmão quando foi atropelado. Seu irmão conseguiu escapar ileso. A família está muito abalada e não quis falar com a imprensa. O corpo do garoto segue ainda hoje para a capital Recife, onde reside seus familiares e será sepultado amanhã dia 28 de março. O motorista fugiu do local e a delegacia municipal vai ficar a cargo das investigações.
CASO QUEIRA VER MAIS FOTOS SELECIONE O LINK ABAIXO, COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR.
http://www.flickr.com/photos/portalararipinapolicia/
quarta-feira, 26 de março de 2008
ESPORTE - COMEÇOU NO SESI A XII COPA TV GRANDE RIO DE FUTSAL ZONAL ARARIPINA
Teve início nesta terça-feira dia 25/03/08 na quadra do SESI, A XII Copa TV Grande Rio de Futsal 2088, Zonal Araripina, que vai até o dia 30 de março. Araripina é a região 03 e participam equipes das seguintes cidades:
Medicat Santos de Trindade, Santa Cruz da Venerada, Pânico BMC de Exú, Seleção de Araripina, Plácido Pajeú de Araripina, Cisplatina de Trindade, Pit Bulls de Ipubí e Seleção de Ipubí.
A Seleção de Araripina também participará em Petrolina. A solenidade de abertura teve a presença do Prefeito Valdeir Batista
e demais secretários
e contou com a presença de todos os times.
O público também compareceu em massa e promete lotar as dependências do SESI todos os dias.
Haverá também transporte grátis saindo todos os dias da praça da igreja até o local dos jogos. As partidas começam às 18:00 e vão até as 21:30. O portal Araripina vai acompanhar de perto as partidas e trazer os resultados durante os dias dos jogos,
deixando o internauta bem informado e atualizado. A realização da XII Copa TV Grande Rio de Futsal é da TV Grande Rio e Grande Rio FM e tem o apoio total da Prefeitura Municipal de Araripina.
TRÂNSITO VIOLENTO - FERIADO DA SEMANA SANTA DEIXA 5 MORTOS EM ARARIPINA
O feriadão da Semana Santa deixou um saldo de 05 mortos no município de Araripina, sendo 04 por acidentes de trânsito e 01 por afogamento. Foram mais de 25 acidentes de trânsito no período entre as 12:00 horas de quinta-feira dia 20/03/08 às 18:00 horas do domingo de páscoa. Confira as estatísticas do Hospital Santa Maria: Acidentes motociclísticos com 04 vítimas fatais, (25)
, atropelamentos (03), agressões físicas por espancamento (05), Acidentes ciclísticos (03), Agressões físicas por arma branca e objetos contundentes (03), acidentes automobilísticos (02), Morte natural (02), morte por afogamento (01). A área policial foi bastante agitada nesses dias de feriado. Ainda na quarta-feira dia 19/03/08, véspera da quinta feira santa um acidente, colisão frontal entre duas motos por volta das 22:00, deixou uma pessoa morta e mais três feridas. O fato aconteceu defronte à empresa SUPERGESSO na Rampa da Maçonila.
A vítima fatal foi o agricultor João Nilton, conhecido por Sabiá, que residia no Distrito do Morais. No dia 20/03/08, o primeiro afogamento do ano foi registrado no município. Por volta das 15:30 a PM foi acionada para atender a uma ocorrência na Barragem da Barriguda próximo ao Distrito de Nascente. Estava boiando naquelas águas o corpo já sem vida do agricultor Ivanildo de Souza Lopes Gonçalves de 18 anos.
Segundo informações do irmão da vítima, o mesmo foi visto às 16:00 do dia anterior nas proximidades do açude e só foi encontrado no outro dia. Seu irmão afirmou ainda que Ivanildo de Souza sofria de problemas mentais. Devido às chuvas que caíram no município de Araripina, e continuam caindo, os açudes estão cheios e muitos deles já sangraram. As estradas também estão alagadas e algumas intransitáveis na zona rural. No mesmo dia por volta das 16:30, outro acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na BR-316, proximidades do Posto da SEFAZ, lado pernambucano. O advogado Vanderson Vieira da Silva de 28 anos residente em Teresina-PI, atropelou e matou o agricultor Francisco Sávio Gomes de 53 anos que residia na Vila Serrânea.
O caso se deu quando o advogado conduzia seu veículo Astra, placa – NDH -6762-PI, no sentido Araripina a Marcolândia e colidiu com o agricultor que vinha em uma motocicleta no sentido contrário. Segundo o condutor do carro, o motociclista tentou fazer uma curva na pista e não observou o carro que vinha à sua frente, sendo o choque inevitável. O motorista que se apresentou no posto fiscal por livre e espontânea vontade, foi conduzido até a delegacia, foi ouvido e liberado, sendo enquadrado em homicídio culposo, aquele que não se tem a intenção de matar.
Ainda na quinta-feira santa um atropelamento com vítima fatal foi registrado também na BR-316, próximo à entrada do SESI. A vítima fatal foi Fábio Júnior da Silva Romão de 23 anos que era agricultor e residia no Sítio Lagoinha. Nesse acidente uma outra pessoa saiu ferida. O carro causador do acidente não foi identificado e o fato aconteceu por volta das 21:00. No sábado de aleluia um agricultor foi encontrado morto em baixo de sua moto, uma CG-125 em uma estrada vicinal próximo ao Sítio Arrojado, Distrito de Rancharia. Francisco Robério dos Santos Filho, o Tico de 21 anos foi encontrado por volta das 09:00 da manhã por agricultores que se deslocavam em uma F-4000 para feira livre de Araripina.
A polícia foi acionada e o corpo removido até o HMSM. Várias prisões por embriaguez e desordem foram efetuadas pela PM nesse feriadão. Arrombamentos, furtos, agressões físicas e perca de documentos foram registrados na permanência da delegacia e muitas motos envolvidas em acidentes ainda estão congestionando os corredores daquele órgão policial.
Já nesta segunda-feira dia 24/03/08, para ontem, terça-feira, seis acidentes motociclísticos foram registrados na emergência do Hospital Santa Maria e duas jovens foram transferidas para unidades de saúde de Barbalha-CE e Caruaru-PE, devido a gravidade dos ferimentos. Na noite também da segunda-feira, uma tentativa de homicídio foi registrado na vila serrânea, segundo informações policiais, um agricultor esfaqueou o outro. O acusado foi preso e a vítima socorrida até o HMSM, onde se encontra internado e fora de perigo. Todos os casos foram registrados na DEPOL.
terça-feira, 25 de março de 2008
CLIMA - TEMPORAL PROVOCA ESTRAGOS NO ESTADO
Temporais atingiram 33 municípios pernambucanos durante todo o fim de semana. A região mais castigada foi o Sertão. Em Ouricuri, no Araripe, choveu 109 milímetros das 9h de sábado às 9h de ontem, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Triunfo, Sertão do Pajeú, registrou 59 milímetros em alguns pontos, conforme a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Em Salgueiro, uma família teve de ser removida devido à inundação. Hoje a previsão é de chuva e trovoadas isoladas em todo o Estado. O Rio Pajeú transbordou na manhã de ontem, invadindo uma residência na Fazenda Barra do Exu, zona rural de Salgueiro. O Corpo de Bombeiros usou botes infláveis para remover os dez moradores, que enfrentaram água acima dos joelhos. Eles estão alojados na casa de parentes. No Recife, a precipitação chegou a 40 milímetros, segundo a Codecipe. Uma casa em construção desabou parcialmente na Macaxeira, Zona Norte, na tarde de sábado, mas ninguém se feriu. O imóvel da Rua Joaquim Câmara Ferreira, abrigaria uma oficina de solda. Filho do dono da casa, o estudante Wellington Victor, 15 anos, disse que um tio escapou ileso, mas por pouco. “Ele deixou a moto em frente à casa e estava descendo a barreira para ir embora. Foi quando escutou os estalos e subiu correndo.” As paredes atingiram fios elétricos e, por isso, moradores ficaram quase 20 horas sem energia. Vizinha do local, a costureira Rosângela Vicente Alves, 28, assustou-se com o estrondo. “Pensei que fosse um avião caindo. Quando vi os escombros, temi que alguma criança tivesse se machucado”, disse a mulher, grávida de 4 meses. Dois deslizamentos de terra ocorreram na Zona Norte, ontem. Também na Macaxeira, muito barro atingiu o imóvel número 223 da Rua Córrego do Euclides, às 8h30. A Codecipe foi acionada e constatou não haver danos materiais. O outro caso teve lugar em Beberibe. Barreira caiu nos fundos da casa número 233 da Rua Vitoriana, às 9h, sem feridos. Em Olinda, pacientes do Serviço de Pronto-Atendimento Infantil, no Varadouro, tiveram dificuldade para chegar ao local devido a alagamentos. Quem chegava a pé preferiu dar meia-volta. Às 10h30, a água baixou, melhorando o acesso.
INVESTIMENTO - ARARIPINA TERÁ DISTRITO INDUSTRIAL RECUPERADO
Obra deve custar entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões. Propostas da licitação serão abertas em 15 de abril. Área tem 39,1 hectares, com seis quadras e 59 lotes, e está localizada nas imediações da BR-316.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) abriu uma licitação para escolher a empresa que fará a recuperação do distrito industrial de Araripina. O custo do serviço está estimado entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões, de acordo com informações da AD/Diper, que vai bancar a obra.
A empresa que vencer a licitação vai fazer os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, acessibilidade, iluminação, abastecimento de água e implantar também a infra-estrutura dos serviços de telefonia. As empresas interessadas em participar da concorrência terão que entregar as propostas com as informações da habilitação técnica - a documentação - e os preços para a execução dos serviços.
A abertura das propostas ocorrerá no dia 15 de abril. “A nossa intenção é assinar a ordem de serviço para realização das obras até o final de abril”, disse o presidente da AD/Diper, Jenner Guimarães. Isso significa que as obras começarão em maio. Localizado próximo a BR-316, o distrito industrial de Araripina tem uma área total é de 39,1 hectares, incluindo o setor industrial e o de preservação ambiental. Ele é dividido em seis quadras e possui 59 lotes.
Um dos maiores problemas do distrito de Araripina é o atual estado das suas rodovias internas, segundo o relatório Levantamento e a atualização da infra-estrutura física existente sobre os Distritos Industriais do Estado de Pernambuco, contratado pela Agência. Ainda de acordo com o documento, as vias (principais e secundárias) são pavimentadas,
mas estão em “péssimo estado de conservação, necessitando, portanto, de total reparação”. Os acostamentos também estão em estado precário. O centro administrativo precisará ser totalmente reconstruído, como aponta o levantamento feito pela AD/Diper.
O distrito de Araripina é o segundo condomínio de indústrias administrado pela AD/ Diper que está passando por um processo de revitalização. A agência administra 10 distritos industriais.
Ainda de acordo com Guimarães, o projeto de recuperação faz parte de uma estratégia governamental que deseja utilizar os distritos para atrair empreendimentos para o Interior do Estado. O primeiro a ser revitalizado foi o Petrolina, no qual foram investidos R$ 3 milhões.
RELIGIOSIDADE POPULAR - DEVOTOS DO PADRE CÍCERO FESTEJAM HOJE SEU ANIVERSÁRIO
POR ELIZANGELA SANTOS
Repórter
Juazeiro do Norte. Em 24 de março de 1844 nascia o homem que entraria para história como o maior mito da religiosidade popular do Brasil. “E quem é ele...”, ecoa a música preparando os ouvidos para relatar a vida do sacerdote das massas nordestinas, sofridas pela pobreza, calejadas pela seca. Cícero Romão Batistas, filho de comerciante, Joaquim Romão Batista, e Vicência Romana. São 164 anos hoje. O Padre Cícero, imortalizado na fé do homem sertanejo, nasceu no Crato e faleceu na terra que se tornou fundador e pai, Juazeiro do Norte, aos 90 anos. Às 6 horas acontece celebração da missa em ação de graças pelos 164 anos, com o bispo diocesano Dom Fernando Panico, em frente à Capela do Socorro, que este ano completa 100 anos de fundação. O sacerdote, afastado da sua missão de celebrar missas, jamais se distanciou do seu povo romeiro. Em todos os recônditos do Nordeste, era conhecido o padre que ofertou a hóstia à beata Marua Araújo, no dia 6 de março de 1889, que transformou-se em sangue na sua boca. Era o “Milagre de Juazeiro”.
São muitas as teses, biografias, relatos históricos de um episódio, que mesmo com o poder da Igreja para tentar ocultar, na época, hoje essa mesma instituição católica, aos poucos, parece reconhecer o que não tem mais volta. Padre Cícero é santo do coração e da alma dos milhares de devotos nordestinos e brasileiros. O filme de Wolney de Oliveira relata bem esse momento da beata, todo o sofrimento enfrentado pela mulher pobre, negra e beata. A pesquisadora paulista Maria do Carmo Pagan Forti expôs em seu livro o caso como um fenômeno paranormal, conhecido como aporte. Pela primeira vez, no final dos anos 80 é levado a público o assunto. Antes, era um nome praticamente proibido de se mencionar. O descortinar dessa história ainda está por vir. Uma reviravolta que já se move para a canonização do sacerdote.
São muitos os testemunhos de vida e fé num homem que aos poucos foi tomando conta da compreensão de pessoas que partilharam da sua convivência. Em Juazeiro do Norte não é muito difícil encontrar esses personagens. Um deles, o odontólogo, escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa. “Num caixão azul, carregado pelas mãos do povo e em cima de cabeças chorando, como se fosse um barquinho azul navegando sobre o mar”. Esta é a última visão do Padre Cícero mantida pelo então menino de apenas 10 anos. Vários questionamentos encheram a memória do jornalista filho do carteiro, Francisco Barbosa, que todos os dias ia à casa de Padre Cícero.
Um deles, quando via o “Padim” sair de casa, aos 8 anos de idade, cercado por pessoas. Admirado, Geraldo Barbosa perguntou a mãe o motivo daquelas pessoas não estarem deixando o sacerdote caminhar. Eram os romeiros a pedir esmolas e conselhos. A mãe disse ser o padre um homem bom, por isso era cercado pelas pessoas. Poucas vezes Geraldo chegou a freqüentar a casa de Padre Cícero. Ia sempre com seu pai. Mas o presente recebido dele jamais foi esquecido. Um papagaio, depois de um ano de promessa, foi entregue. Admirado, o menino não ficou muito animado com a encomenda. No encontro que teve com o sacerdote, um ano antes de receber o presente, queria mostrar ao primo que também tinha um. A ave só veio depois do aprendizado da cartilha, como combinado. E o menino ficou questionando como Padre Cícero havia lembrado daquela promessa, já que nem ele mesmo recordava mais. A artista plástica Assunção Gonçalves, 92 anos, é uma das pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o Padrinho. Na sua casa estão vários objetos que pertenceram ao sacerdote, inclusive a escrivaninha onde ele escrevia as cartas. “Ele escrevia até para o rei da Bélgica e vinha resposta”, diz ela, que descreveu a história antiga de Juazeiro por meio de pinturas em telas. Ela conserva um quadro de Nossa Senhora das Dores, que pertenceu ao padre, e um prato, que está afixado na parede. Os pedidos por meio das cartas era principalmente de auxílio aos mais necessitados. A vida do sacerdote se consagra pelos testemunhos de fé do povo. A cada ano, eventos são realizados para comemorar a data de aniversário, promover e divulgar estudos sobre a vida e os milagres. Milhares de romeiros, durante a Semana Santa, vêm lembrar da “Via Crucis” de Jesus, se sacrificando, em jejum, nas ladeiras do Horto. O pensamento é em Deus e no “Padim”, por dias melhores. São pagadores de promessas que vêm percorrer os caminhos trilhados pelo “Patriarca dos Romeiros”. Museu vivo - A sua estátua, de 27 metros de altura, é a terceira maior do mundo, depois das estátuas da Liberdade e do Cristo Redentor. O monumento é o principal centro de visitações na cidade. Na Colina do Horto, o local também oferece ao visitante o Museu Vivo Padre Cícero, com estátuas em tamanho natural, que “revivem” os principais momentos da vida do sacerdote, na casa que serviu de morada a Romão Batista. Ontem, foi aberta a XXVI Semana do Padre Cícero.
Vai até o dia 28 de março. A cidade acordou ontem com alvoradas festivas. Para marcar a Semana comemorativa, a ExpoCícero foi aberta no hall do Memorial Padre Cícero. Às 19h30min, foram homenageados os grupos de tradição na Praça do Socorro, onde se realiza ainda a 20ª Seresta do Padre Cícero e à meia-noite o corte do bolo e show pirotécnico. O evento foi idealizado pela professora Nair Silva. Eventos comemorativos, como a 26ª Corrida Padre Cícero, de Crato até o Juazeiro, concursos e I Fórum Sobre a História do Homem e do Santo do Povo, no dia 26, no Colégio Salesiano Dom Bosco, estão entre as atrações dos festejos. Mais informações: Secretaria de Paróquia/ Matriz N. Sra. das Dores. Rua Padre Cícero, 147, Centro. Juazeiro do Norte (CE). (88) 3511.2202 - HISTÓRIA ORAL - Romeira lembra da presença do sacerdote na vida de Juazeiro - Juazeiro do Norte. Da época do Padre Cícero, uma história de romeira para contar. Rosalva da Conceição Lima, conhecida por dona Rosinha, 87 anos, tinha 14 anos quando o Padre Cícero faleceu. Foi testemunha de missas, onde ele estava, não como celebrante, mas um missionário que, mesmo suspenso de ordens, não abandonou a religião, e continuava sendo um pastor, orientador das grandes massas. Ela lembra dos momentos em que os romeiros iam até a janela do sobrado, hoje Museu São José, onde morava o Padre Cícero. “As pessoas iam se aconselhar para tudo que iam fazer na vida e ele sabia de tudo, era como se adivinhasse o futuro”, diz. Quem ia vender ou comprar terreno, mudar de cidade, só fazia depois de ouvir a opinião do padre. Para quem desobedecia o sacerdote, segundo ela, a resposta vinha logo. Dona Rosinha, a senhora carpideira desde os 12 anos, mora hoje na Rua do Horto, perto da estátua do patriarca dos nordestinos. “Ele pisou na piçarra dessa rua, antes do calçamento”, diz. Tem gente, segundo ela, que não acredita, mas chegou a participar de missas onde estava presente o ‘Padim’, naquele momento suspenso de ordens. Não podia celebrar, mas estava rezando de joelhos, assistindo outro sacerdote fazer a celebração. Comungava. Era um cidadão comum. “Uma prova de humildade do Padre Cícero”, diz ela.
Repórter
Juazeiro do Norte. Em 24 de março de 1844 nascia o homem que entraria para história como o maior mito da religiosidade popular do Brasil. “E quem é ele...”, ecoa a música preparando os ouvidos para relatar a vida do sacerdote das massas nordestinas, sofridas pela pobreza, calejadas pela seca. Cícero Romão Batistas, filho de comerciante, Joaquim Romão Batista, e Vicência Romana. São 164 anos hoje. O Padre Cícero, imortalizado na fé do homem sertanejo, nasceu no Crato e faleceu na terra que se tornou fundador e pai, Juazeiro do Norte, aos 90 anos. Às 6 horas acontece celebração da missa em ação de graças pelos 164 anos, com o bispo diocesano Dom Fernando Panico, em frente à Capela do Socorro, que este ano completa 100 anos de fundação. O sacerdote, afastado da sua missão de celebrar missas, jamais se distanciou do seu povo romeiro. Em todos os recônditos do Nordeste, era conhecido o padre que ofertou a hóstia à beata Marua Araújo, no dia 6 de março de 1889, que transformou-se em sangue na sua boca. Era o “Milagre de Juazeiro”.
São muitas as teses, biografias, relatos históricos de um episódio, que mesmo com o poder da Igreja para tentar ocultar, na época, hoje essa mesma instituição católica, aos poucos, parece reconhecer o que não tem mais volta. Padre Cícero é santo do coração e da alma dos milhares de devotos nordestinos e brasileiros. O filme de Wolney de Oliveira relata bem esse momento da beata, todo o sofrimento enfrentado pela mulher pobre, negra e beata. A pesquisadora paulista Maria do Carmo Pagan Forti expôs em seu livro o caso como um fenômeno paranormal, conhecido como aporte. Pela primeira vez, no final dos anos 80 é levado a público o assunto. Antes, era um nome praticamente proibido de se mencionar. O descortinar dessa história ainda está por vir. Uma reviravolta que já se move para a canonização do sacerdote.
São muitos os testemunhos de vida e fé num homem que aos poucos foi tomando conta da compreensão de pessoas que partilharam da sua convivência. Em Juazeiro do Norte não é muito difícil encontrar esses personagens. Um deles, o odontólogo, escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa. “Num caixão azul, carregado pelas mãos do povo e em cima de cabeças chorando, como se fosse um barquinho azul navegando sobre o mar”. Esta é a última visão do Padre Cícero mantida pelo então menino de apenas 10 anos. Vários questionamentos encheram a memória do jornalista filho do carteiro, Francisco Barbosa, que todos os dias ia à casa de Padre Cícero.
Um deles, quando via o “Padim” sair de casa, aos 8 anos de idade, cercado por pessoas. Admirado, Geraldo Barbosa perguntou a mãe o motivo daquelas pessoas não estarem deixando o sacerdote caminhar. Eram os romeiros a pedir esmolas e conselhos. A mãe disse ser o padre um homem bom, por isso era cercado pelas pessoas. Poucas vezes Geraldo chegou a freqüentar a casa de Padre Cícero. Ia sempre com seu pai. Mas o presente recebido dele jamais foi esquecido. Um papagaio, depois de um ano de promessa, foi entregue. Admirado, o menino não ficou muito animado com a encomenda. No encontro que teve com o sacerdote, um ano antes de receber o presente, queria mostrar ao primo que também tinha um. A ave só veio depois do aprendizado da cartilha, como combinado. E o menino ficou questionando como Padre Cícero havia lembrado daquela promessa, já que nem ele mesmo recordava mais. A artista plástica Assunção Gonçalves, 92 anos, é uma das pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o Padrinho. Na sua casa estão vários objetos que pertenceram ao sacerdote, inclusive a escrivaninha onde ele escrevia as cartas. “Ele escrevia até para o rei da Bélgica e vinha resposta”, diz ela, que descreveu a história antiga de Juazeiro por meio de pinturas em telas. Ela conserva um quadro de Nossa Senhora das Dores, que pertenceu ao padre, e um prato, que está afixado na parede. Os pedidos por meio das cartas era principalmente de auxílio aos mais necessitados. A vida do sacerdote se consagra pelos testemunhos de fé do povo. A cada ano, eventos são realizados para comemorar a data de aniversário, promover e divulgar estudos sobre a vida e os milagres. Milhares de romeiros, durante a Semana Santa, vêm lembrar da “Via Crucis” de Jesus, se sacrificando, em jejum, nas ladeiras do Horto. O pensamento é em Deus e no “Padim”, por dias melhores. São pagadores de promessas que vêm percorrer os caminhos trilhados pelo “Patriarca dos Romeiros”. Museu vivo - A sua estátua, de 27 metros de altura, é a terceira maior do mundo, depois das estátuas da Liberdade e do Cristo Redentor. O monumento é o principal centro de visitações na cidade. Na Colina do Horto, o local também oferece ao visitante o Museu Vivo Padre Cícero, com estátuas em tamanho natural, que “revivem” os principais momentos da vida do sacerdote, na casa que serviu de morada a Romão Batista. Ontem, foi aberta a XXVI Semana do Padre Cícero.
Vai até o dia 28 de março. A cidade acordou ontem com alvoradas festivas. Para marcar a Semana comemorativa, a ExpoCícero foi aberta no hall do Memorial Padre Cícero. Às 19h30min, foram homenageados os grupos de tradição na Praça do Socorro, onde se realiza ainda a 20ª Seresta do Padre Cícero e à meia-noite o corte do bolo e show pirotécnico. O evento foi idealizado pela professora Nair Silva. Eventos comemorativos, como a 26ª Corrida Padre Cícero, de Crato até o Juazeiro, concursos e I Fórum Sobre a História do Homem e do Santo do Povo, no dia 26, no Colégio Salesiano Dom Bosco, estão entre as atrações dos festejos. Mais informações: Secretaria de Paróquia/ Matriz N. Sra. das Dores. Rua Padre Cícero, 147, Centro. Juazeiro do Norte (CE). (88) 3511.2202 - HISTÓRIA ORAL - Romeira lembra da presença do sacerdote na vida de Juazeiro - Juazeiro do Norte. Da época do Padre Cícero, uma história de romeira para contar. Rosalva da Conceição Lima, conhecida por dona Rosinha, 87 anos, tinha 14 anos quando o Padre Cícero faleceu. Foi testemunha de missas, onde ele estava, não como celebrante, mas um missionário que, mesmo suspenso de ordens, não abandonou a religião, e continuava sendo um pastor, orientador das grandes massas. Ela lembra dos momentos em que os romeiros iam até a janela do sobrado, hoje Museu São José, onde morava o Padre Cícero. “As pessoas iam se aconselhar para tudo que iam fazer na vida e ele sabia de tudo, era como se adivinhasse o futuro”, diz. Quem ia vender ou comprar terreno, mudar de cidade, só fazia depois de ouvir a opinião do padre. Para quem desobedecia o sacerdote, segundo ela, a resposta vinha logo. Dona Rosinha, a senhora carpideira desde os 12 anos, mora hoje na Rua do Horto, perto da estátua do patriarca dos nordestinos. “Ele pisou na piçarra dessa rua, antes do calçamento”, diz. Tem gente, segundo ela, que não acredita, mas chegou a participar de missas onde estava presente o ‘Padim’, naquele momento suspenso de ordens. Não podia celebrar, mas estava rezando de joelhos, assistindo outro sacerdote fazer a celebração. Comungava. Era um cidadão comum. “Uma prova de humildade do Padre Cícero”, diz ela.
domingo, 23 de março de 2008
RECEITAS - DOMINGO DE PÁSCOA É DIA DE COMER CHOCOLATE
Apesar de os ovos de chocolate estarem expostos nas vitrines das lojas desde o início do mês, o dia mesmo de se deliciar com a guloseima é neste Domingo de Páscoa. O PORTAL ARARIPINA separou algumas dicas de receitas que são excelentes para a sobremesa da ceia pascal. Confira!
» OVOS DE PÁSCOA DE CHOCOLATE AO LEITE
Ingredientes:
- 500g de cobertura Chocolate ao Leite
Utensílios:
- 1 forma de ovo de páscoa de 500g
- 1 pirex e uma panela para banho-maria
Para decorar:
- papel alumínio
- papel crepom, celofane ou tule
- ftas e flores artificiais
Modo de fazer: Pique o chocolate e divida em três partes, deixando uma delas picada em pedaços mais finos. Leve a panela com água fria ao fogo e coloque dentro o marinex. Quando a água estiver quente (não deixe ferver), desligue o fogo e coloque as duas partes de chocolate picado em pedaços mais grossos. Mexa bem e retire do banho-maria, juntando o chocolate picado em pedaços fino. Mexa até que o chocolate fique dissolvido e bem fino. Quando estiver na temperatura desejada, despeje na forma e com ajuda de um pincel, vá enchendo até a metade. Vá tombando a forma para que o chocolate preencha totalmente a forma. Leve à geladeira por alguns minutos, retire e tombe novamente, espalhando bem o chocolate por toda a forma. Repita a operação por duas vezes. Se estiver na espessura desejada, deixe a forma na geladeira até que fique branca por fora. Vire com cuidado sobre uma superfície lisa, para que o ovo se solte. Embrulhe em seguida, ou, se preferir, deixe secar até o dia seguinte. Faça a outra parte do ovo do mesmo modo. Depois que o ovo estiver bem seco e já embrulhado em papel alumínio, passe o papel crepom, celofane ou tule, deixando uma sobra no alto. Faça um bonito laço.
» OVOS DE CHOCOLATE UCRANIANO
(Ovos de galinha recheados com amendoins ou confeitos)
Ingredientes:
- ovos de galinha, crus, brancos
- amendoim doce ou confeitos de chocolate (tipo M&M, Confetti)
Utensílios:
- tintas coloridas
- forminhas de papel para docinhos
- cola branca comum
Modo de fazer: Faça um furo na ponta de cada ovo, grande o suficiente apenas para retirar a clara e gema (no máximo 2 cm de diâmetro). Reserve claras e gemas para uso culinário, lave bem as cascas e seque com cuidado. Usando a tinta de sua preferência, pinte as cascas com desenhos ou figuras geométricas. Quando a tinta estiver seca, recheie as cascas de ovos com amendoins doces ou confeitos de chocolate. Feche os furos dos ovos aplicando um pouco de cola na borda do furo e colando uma forminha de docinho. Coloque os ovos pintados e recheados em cestinhas de palha ou em caixas plásticas transparentes.
» CHOQUITO GELADO
Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha Maria
- 10 colheres de sopa (cheias) de Nescau
- 200g de açúcar
- 200g de manteiga
- 2 ovos
Modo de fazer: Bata o açúcar, a manteiga e os ovos, como uma gemada. Em seguida, triture as bolachas Maria, deixando alguns pedaços grandes. Depois, junte ao creme o Nescau e bata mais um pouco. Coloque no congelador em forma de canudinhos, em papel laminado.
» CUBINHOS DE CHOCOLATE
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 tablete grande do chocolate meio amargo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de baunilha
- 1 pitada de sal
Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até obter o ponto de bala mole (ao colocar um pouco do doce numa xícara com água fria, forma-se uma bala mole). Retire do fogo e bata até perder o brilho. Despeje sobre mármore, deixe esfriar, e corte em cubinhos.
» SUFLÊ DE CHOCOLATE
Ingredientes:
- 3 colheres sopa de manteiga (60g)
- 2 colheres sopa de farinha de trigo
- 1 ½ xícara de leite
- 4 ovos
- 6 tijolinhos de cobertura de chocolate ao leite (300g) picados
- creme Zabaione
- 4 gemas
- 3 colheres sopa de açúcar
- 1 colher chá de maisena
- 1 xícara café de vinho do porto ou branco seco
- ½ xícara chá de creme de leite fresco
Modo de fazer: Do suflê: Aqueça a manteiga, junte a farinha e misture bem. Sempre mexendo, vá acrescentando o leite aos poucos e deixe engrossar. Junte as gemas uma a uma, batendo bem após cada adição. Tire do fogo, acrescente a cobertura e mexa até derreter. Por fim, misture delicadamente as claras em neve. Despeje em forma de suflê untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Sirva imediatamente com creme zabaione.
Do creme: Bata as gemas com o açúcar e, em banho-maria, junte a maisena e o vinho, e continue a bater até que comece a engrossar. Junte aos poucos o creme de leite e bata mais um pouco. Use depois de frio para regar o suflê.
» TORTA DE CHOCOLATE CROCANTE
Ingredientes:
- 2 xícaras de aveia
- 1 ½ xícara de açúcar
- 200g de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 8 colheres de sopa de leite;
- 1 pacote de bolacha cream cracker
Modo de fazer: Leve todos os ingredientes ao fogo por 3 minutos (menos o biscoito). Vá mexendo até obter um creme. Tire do fogo e arrume uma camada de biscoito, outra de creme, sucessivamente, sendo que a última camada deverá ser de creme. Quando esfriar, leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
» TORTA GELADA DE CHOCOLATE
Ingredientes:
Da massa:
- 6 ovos
- 2 xícaras (rasas) de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 12 colheres de sopa de água
- 4 colheres de sopa (cheias) de Nescau
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Do recheio:
- 200g de margarina
- 2 xícaras (rasas) de açúcar
- 2 colheres de sopa (cheias) de Nescau
- 1 lata de creme de leite sem o soro (usado para molhar o farelo do bolo)
Da cobertura:
- 2 latas de leite condensado cozido
Modo de fazer: Da massa: Bata as claras em neve e acrescente 1 xícara rasa de açúcar. Reserve. Bata os ovos e acrescente, aos poucos, os demais produtos da massa, peneirados, e alternados com a água. Coloque em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por mais ou menos 50 minutos.
Do recheio:
Bata na batedeira a margarina com o açúcar, até ficar uma consistência bem cremosa. Junte o Nescau, continue batendo, junte o creme de leite, bata mais um pouco, e retire. Depois que a massa esfriar, coloque o recheio e deixe na geladeira por 3 horas. Desenforme e cubra com as 2 latas de leite condensado cozido.
quarta-feira, 19 de março de 2008
PAIXÃO - CHUVA FORTE INTERROMPE ESPETÁCULO DE NOVA JERUSALÉM
Chuva forte, trovões e relâmpagos interromperam o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, na noite desta terça-feira (18). No momento, cerca de 4 mil pessoas estavam no local. Essa é a segunda vez em 41 anos que o espetáculo é paralisado. A primeira vez foi em 1968, pelo mesmo motivo. A encenação havia iniciado às 18h, com o ato do Sermão, mas o aumento da chuva na região obrigou os organizadores a anunciarem no alto falante a paralisação durante a segunda cena, no templo. Segundo o assessor de imprensa da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Mauro Gomes, a medida foi tomada para preservar a segurança dos atores e do público. Houve um princípio de confusão porque algumas pessoas queriam receber o dinheiro de volta na hora, mas o problema foi contornado rapidamente, segundo o assessor. Ele informou que cerca de 3 mil pessoas chegaram a receber o ingresso de volta na saída do teatro. "Infelizmente, antes do anúncio, algumas pessoas já haviam saído do local por causa da chuva e acabaram não pegando o ingresso", disse.
O bilhete será válido para qualquer dia do espetáculo deste ano. Quem preferir pode requerer a devolução do dinheiro também nesta quarta, a partir das 8h até o meio-dia, na bilheteria do teatro, na loja Esposende do Shopping Recife ou ainda por sedex, enviando o ingresso para o endereço do Escritório de Nova Jerusalém (Cidade Teatral Nova Jerusalém, s/n, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco - CEP.: 55175.000). Em todos os casos, é necessária a apresentação do bilhete. Mais informações pelo telefone (87) 3732.1129.
TEMPORADA - A 41ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começou no último sábado (15) e segue até o próximo dia 22. Segundo a organização do evento, o cancelamento de hoje não implicará em uma mudança no cronograma de apresentações. Com o ator global Thiago Lacerda como Cristo e a Miss Brasil Natália Guimarães de Maria Madalena, a temporada 2008 da paixão reúne 500 pessoas em cena, entre atores e figurantes. O elenco principal ainda tem Floriano Peixoto (Pilatos), Werner Schünemann (Herodes) e Surama de Castro (Maria). Este ano, pela primeira vez, os ingressos poderão ser comprados pela internet, através do site www.novajerusalem.com.br, ou nas agências de turismo, lojas Esposende Calçados dos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes, Boa Vista e na Loja 21 (Rua Nova, 306, Centro do Recife). Em Caruaru, os bilhetes podem ser encontrados na Arturismo, Pólo Comercial ou pelo telefone (81) 3721.1279.
SERVIÇO: Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
De 15 a 22 de março
No teatro de Nova Jerusalém - Fazenda Nova, a 180 km de Recife
Abertura dos portões às 16h | Início do espetáculo: 18h
Ingressos: R$ 30, exceto dias 15 e 21, que custam R$ 40
Assinar:
Postagens (Atom)