ARARIPINA

ARARIPINA

sábado, 5 de abril de 2025

CONGRESSO - JOÃO CAMPOS AVISA QUE O PSB "VAI FAZER UMA GRANDE OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO"


Assim como aconteceu nos congressos municipais que o PSB realizou nos últimos dias, neste sábado (5), o Congresso Estadual foi marcado pelo chamamento dos socialistas à candidatura do prefeito do Recife, João Campos, a governador. Mais uma vez ele evitou tratar do assunto diretamente, porém avisou que o PSB “vai fazer uma grande oposição ao Governo do Estado”. Durante o Congresso, o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes foi conduzido ao cargo para o mandato de três anos.

Campos destacou o papel que seu partido vem desempenhando na Assembleia Legislativa, como principal oponente à governadora Raquel Lyra (PSD). “O PSB tem feito seu trabalho, uma posição responsável, que marca posições, identifica o que está errado e aquilo, eventualmente, que reconhecer importante, vota para acontecer. A gente tem feito o nosso trabalho, agora é com respeito, dedicação e compromisso. O papel de fiscalização vamos seguir fazendo sempre com coerência”, acrescentou.

Em seu discurso, João Campos ressaltou: “Aqui deixamos o recado claro. Aqui está na nossa tropa o nosso time, que tem história, lealdade, tamanho e que vai fazer uma grande oposição ao governo do Estado, com correção, equilíbrio, mas com princípio”.

O prefeito fez uma provocação ao comparar os programas do seu município e do Estado que levam estudantes da rede pública para outros países. Aproveitou a oportunidade em que alguns pais reclamam que seus filhos foram enviados para o Chile pelo Estado, no entanto ainda estariam sem aulas ou acomodações adequadas. “Não tem perigo de eu mandar uma criança para outro país sem uma escola de qualidade e bem acomodada”, disparou.

Fonte - Blog do Dantas Barreto/ Diário de Pernambuco

ANATEL - NOVE EM CADA DEZ BRASILEIROS TÊM ACESSO À TELEFONIA CELULAR


Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados neste sábado (5), Dia das Telecomunicações. 
De acordo com o levantamento, a maior parte da população brasileira com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões metropolitanas.

Os dados indicam também que 4.363 municípios brasileiros contam com infraestrutura de fibra óptica — o que proporciona mais velocidade, estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações.

A Anatel aponta também a chegada da tecnologia 5G a 1,3 mil municípios brasileiros, e aposta no avanço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a implantação do 5G nos mais 5,5 mil municípios do país. O Novo PAC também inclui a expansão da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos.

Em nota, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, destaca que a expansão dos serviços de comunicação no Brasil enfrenta desafios devido à extensão territorial do Brasil e às áreas de difícil acesso. “Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, declarou.

Satisfação dos consumidores

Em março, a Anatel divulgou os resultados da sua décima edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida a respeito de serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura.

Em 2024, mais de dois terços dos consumidores pesquisados de todos os serviços se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com a prestação do serviço de telecomunicações, de acordo com a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). Enquanto isso, mais de 10% dos consumidores se declaram muito insatisfeitos ou insatisfeitos.

No questionário da pesquisa, também são realizadas perguntas sobre os padrões de uso dos consumidores, tecnologia, do Wi-fi, telefone fixo. Sobre a tecnologia das redes celulares utilizada com maior frequência, apesar da rede 4G ser a mais utilizada, mais de 64% dos consumidores de celular pós-pago e 67% dos consumidores de celular pré-pago, houve crescimento na percepção de uso mais frequente da rede 5G.

Quanto à tecnologia para prestação do serviço de internet fixa, 78% dos consumidores usam fibra ótica. Entre os entrevistados que contratam o serviço de telefonia fixa, 16% responderam que o telefone fixo é o principal meio para realizar chamadas de voz quando está em sua residência. Estes usuários são os que possuem maior idade no grupo, menor renda média e em sua maioria do sexo feminino.

Por último, 67% dos entrevistados que contratam o serviço de televisão por assinatura declararam usar o serviço diariamente. A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e celular, internet fixa e TV por assinatura que eram clientes das prestadoras Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.

A pesquisa de opinião é realizada anualmente. Os resultados desta edição - e das anteriores - podem ser consultados e baixados na página da Pesquisa no portal da Anatel.

Fonte - Agência Brasil

IBGE - FAKE NEWS SOBRE VISITA DO PESQUISADOR PREJUDICAM COLETA DE DADOS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um pedido nesta sexta-feira (4) para que a população não acredite em fake news que distorcem informações sobre a rotina de visitas domiciliares de pesquisadores do instituto. O problema tem causado dificuldades na coleta de informações, além de onerar os custos financeiros do levantamento.

O apelo foi durante apresentação de um balanço parcial do andamento da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), estudo que serve de base para pesquisas com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a inflação oficial do país. O evento foi na Casa Brasil IBGE, no centro do Rio de Janeiro, espaço aberto à população, com exposições e biblioteca.

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, lamentou o fato de fake news, muitas delas amplificadas por redes sociais, afirmarem que visitas de pesquisadores do IBGE aos fins de semana seriam tentativas de fraudes.

Ela explica que o IBGE se adapta à rotina dos moradores, que costumam estar fora de casa durante o horário comercial. Por isso, garante ela, pode haver visitas em horários alternativos.

"O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir fazer as entrevistas", disse.

Custos financeiros

O gerente da POF, Leonardo Santos de Oliveira, destacou que os pesquisadores têm experiência em reverter recusas de atendimento, no entanto, as resistências geram dificuldades, inclusive financeiras.

"Isso encarece a pesquisa, pois você passa a ter que ir lá mais vezes e torna o trabalho logístico mais difícil", constatou. “Eles [moradores] ligam até para a delegacia local, já teve relato desse estilo”, afirmou Oliveira.

O instituto de pesquisas criou o site Respondendo ao IBGE , no qual o morador pode confirmar a identidade dos pesquisadores. A página permite comprovar a autenticidade dos agentes por meio do nome ou do número do RG, do CPF ou da matrícula, expostos no crachá do pesquisador.

Retrato socioeconômico

A POF foi iniciada em novembro de 2024 e está planejada para terminar em novembro de 2025. A pesquisa acompanha de perto hábitos, consumo e condições de vida da população. Com base nela é determinada a chamada cesta de compras do brasileiro – conjunto dos produtos e serviços adquiridos pelas famílias dentro de um mês – que serve para ponderar o cálculo do IPCA.

Dos 103.145 domicílios, de mais de dois mil municípios de todas as unidades federativas do país, 36.759 foram visitados. Isso representa 35,6%. O avanço da amostra está dentro do previsto pelo IBGE, uma vez que já se passaram 36,5% do tempo de duração da fase de entrevistas.

O início do período de coleta da POF no ano passado foi possível após o governo liberar recursos orçamentários extraordinários para o IBGE. De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Gustavo Junger, “a suplementação orçamentária foi fundamental para levar nossa pesquisa a campo”.

Ele não informou o custo da pesquisa, mas garantiu que “não existe nenhum tipo de impedimento ou risco” para a conclusão do estudo.

Acompanhamento por agentes

Os domicílios que fazem parte da amostra da pesquisa precisam ser acompanhados pelos agentes do IBGE por nove dias, de forma presencial e por meios eletrônicos, como respostas enviadas por tabletes. Por ser um amplo mapeamento das condições socioeconômicas dos brasileiros, os questionários aplicados são mais densos do que outras pesquisas, o que faz o IBGE pedir mais compreensão da população.

Os agentes pedem que os entrevistados anotem todos os gastos - do cafezinho ao aluguel, passando pela compra de medicamentos, por exemplo.
Presidente do IBGE, Marcio Pochman, pediu apoio da população para receber bem o pesquisador. Foto/arquivo - José Cruz/Agência Brasil

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, participou do evento por meio de um vídeo gravado e falou sobre a importância da POF.

“Essa informação é básica para o Brasil poder medir melhor a inflação, o custo de vida. Essa pesquisa também nos ajuda a compreender a qualidade de vida dos brasileiros, saber se há ou não deficiência alimentar”, disse.

Ao acrescentar que essas informações servem para a elaboração de políticas públicas que buscam melhorar a condição de vida das pessoas, Pochmann pediu a colaboração da população no atendimento ao pesquisador. “Quero pedir o seu apoio para receber muito bem o pesquisador do IBGE”.

A última coleta de dados da POF tinha sido nos anos 2017 e 2018. Na época, o IBGE identificou que os principais gastos mensais dos brasileiros eram com habitação (36,6%), transportes (18,1%) e alimentação (17,5%).

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, lembrou que o país viveu grandes mudanças desde a última POF.

“A gente teve uma pandemia que impactou comportamentos pessoais e familiares”, citou ela, que destacou ainda avanços no uso de tecnologias e redes sociais, “como trabalho e consumo pelo aplicativo”, completou.
Dados inéditos

A edição da POF que está em campo coletará dados inéditos, como gasto dos brasileiros com as bets (plataformas de apostas online) e a forma como as pessoas usam o tempo. O IBGE também faz perguntas sobre uso aquisição de eletrodomésticos, consumo alimentar, identidade de gênero e orientação sexual.

A coordenadora Adriana Beringuy informou que o IBGE tem um projeto para tornar a POF uma pesquisa contínua, “sempre em campo”, como é a pesquisa sobre desemprego. “Futuramente”, adiantou, sem especificar datas.

Os técnicos do IBGE não precisaram quando a nova POF determinará a nova ponderação da cesta de consumo dos brasileiros para cálculo da inflação.

Fonte - Agência Brasil

sexta-feira, 4 de abril de 2025

ARARIPINA - PREFEITURA ENTREGA MAIS DE 80 CERTIFICADOS PARA EMPRESÁRIOS DO TURISMO CADASTRADOS NO CADASTUR


Mais de 80 empresários e profissionais do setor de turismo de Araripina foram certificados, nesta quarta-feira (3), com o Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. O evento de entrega aconteceu no auditório da Escola Guiomar da Costa Reis e foi promovido pela Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Turismo e Juventude.

O Cadastur é uma ferramenta essencial para fortalecer a cadeia turística local. O registro gratuito garante mais visibilidade, credibilidade e acesso a programas de financiamento e capacitação oferecidos pelo Governo Federal. Podem se cadastrar empresas e profissionais de áreas como hospedagem, agências de turismo, transporte turístico, organização de eventos, parques temáticos, guias de turismo, entre outros.

Para o secretário de Turismo e Juventude, Gustavo Fontes, a certificação representa um avanço importante. “Esse cadastro é uma forma de garantir que nossos prestadores de serviço estejam regularizados e conectados a oportunidades em todo o país. Com essa iniciativa, fortalecemos a cadeia turística local e incentivamos o crescimento do setor”, destacou.

A deputada estadual Roberta Arraes também reforçou a importância do trabalho da atua gestão em busca de investimentos no setor turístico. “Estamos trabalhando juntos, indo à Brasília, buscando investimentos para fazer nossa Araripina chegar ainda mais alto”, concluiu.

O prefeito Evilásio Mateus (PDT) também celebrou o momento como um marco para o desenvolvimento econômico da cidade. “O turismo é uma ferramenta poderosa para gerar emprego e renda. Ao integrar nossos serviços ao Cadastur, facilitamos a chegada de investimentos e ampliamos a visibilidade de Araripina como um destino atrativo”, afirmou.

Com essa nova conquista, Araripina reafirma sua vocação turística e se posiciona de forma estratégica no cenário regional. Os empreendedores interessados ainda podem realizar o cadastro por meio do site oficial do Cadastur e garantir mais oportunidades para seus negócios.

Da ASCOM

CACIQUE RAONI PEDE PARA LULA NÃO EXPLORAR MARGEM EQUATORIAL - "CONSEQUÊNCIAS MUITO GRANDES"


Um dos maiores líderes indígenas brasileiros, o cacique caiapó Raoni pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva não autorizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, região costeira entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. O cacique pontuou não querer que ele e Lula entrem em contradição com algo e disse que "essas coisas, na forma como estão", garantem que se tenha um meio ambiente com menos poluição.

O pedido aconteceu nesta sexta-feira, 4, durante visita do chefe do Executivo federal à Aldeia Piaraçu, em Mato Grosso. No evento estavam presentes a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da Cultura, Margareth Menezes, dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

"Estou sabendo que na foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá embaixo. Penso que não, porque essas coisas, na forma como estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e terra com menos poluição e aquecimento", afirmou cacique Raoni.

"Se isso acontecer, sou pajé também e tive contato com os espíritos que sabem do risco que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma de destruir, que podemos ter consequências muito grandes que não podemos conseguir parar", completou.

Na fala, a liderança indígena disse não querer entrar em contradição com o presidente. "Quero que eu e o senhor Lula façamos o trabalho que beneficie povos indígenas do Brasil", comentou. O cacique disse ter pedido três vezes para Lula ir à região e, apenas na terceira vez, o petista cumpriu a palavra e realizou a visita, que acontece hoje.

Raoni também pediu para Lula pensar em seu próximo sucessor. "Tem que ser o próximo presidente da República para continuar com a forma do seu trabalho de proteger povos indígenas e nosso território para apoiar os povos indígenas", disse.

Fonte - Estadão Conteúdo

CIRCUITO ARARIPINENSE DE VAQUEJADA 2025 - SEGUNDA ETAPA ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM RANCHARIA


Nesta sexta-feira (04), tem início a segunda etapa do Circuito de Vaquejada Araripinense, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, no distrito de Rancharia. O evento acontecerá no Parque Pedro Jaudes entre os dias 6, 7 e 8 de abril, contando com modalidades femininas e masculinas e expectativa de público superior a 3 mil pessoas.

A primeira etapa foi realizada no distrito de Nascente, no Parque José Pinho dos Campos, em março, reunindo mais de 2 mil espectadores. No total, o circuito contará com oito etapas, ocorrendo entre março e outubro, e culminando na Grande Final na Arena Joaquim Afonso. Os campeões disputarão uma moto CG 150 START e uma moto Honda POP. Além de celebrar a cultura nordestina, o evento movimenta a economia local e consolida Araripina como referência na vaquejada.
O prefeito Evilásio Mateus (PDT) ressaltou a importância da competição para o município e para os vaqueiros araripinenses. “É uma grande satisfação proporcionar um circuito de vaquejada bem estruturado e acessível para toda a cidade. Este evento não só fortalece nossa tradição, mas também celebra o talento e a dedicação dos vaqueiros araripinenses, que são referência na região”, afirmou. O secretário de Esportes, Ricardo Zuilton, reforçou o impacto positivo da competição. “A vaquejada é um dos esportes mais tradicionais do Nordeste e merece incentivo. Esse circuito trará grandes oportunidades para os competidores e também aquecerá o turismo e a economia local”, declarou.
O Circuito Araripinense de Vaquejada 2025 seguirá com sua terceira etapa no distrito de Nascente, de 25 a 27 de abril, no Parque Afonso Bernades. A quarta etapa ocorrerá no distrito de Gergelim, de 23 a 25 de maio, no Parque Francisco Filho. A quinta etapa será no Sítio Santana, de 11 a 13 de julho, no Parque Santana, enquanto a sexta etapa acontecerá no Sítio Sambambaia, de 8 a 10 de agosto, no Parque Maria Alice Modesto. O circuito segue para Feira Nova, de 11 a 14 de setembro, no Parque João Adrião, e Santa Verônica, de 10 a 12 de outubro, no Parque Everton Santos.

INICIATIVA - PROGRAMA DESTINO FUTURO VAI IMPULSIONAR TURISMO NO NORDESTE


Usar ferramentas inovadoras de tecnologia para impulsionar o turismo no Nordeste é o objetivo do Programa Destino Futuro, lançado nesta sexta-feira (4) no Recife. A iniciativa vai conectar startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do setor turístico para buscar soluções a problemas enfrentados na atividade.

Realizado conjuntamente pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Porto Digital, o programa vai investir cerca de R$ 3 milhões no desenvolvimento de soluções. As inscrições para o programa estarão abertas até o dia 5 de maio e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site da EmbraturLab.

A ação abrange os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde a Sudene também atua. A intenção é dar maior tração para o trade turístico, um importante indutor do desenvolvimento no país, com foco na modernização, competitividade e no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis nas atividades do mercado de turismo.

“A pauta do turismo para o desenvolvimento do Nordeste é estratégica e estruturante. A gente tem, a partir do avanço da atividade turística na nossa região, um conjunto de oportunidades. Temos o turismo como eixo estratégico, sobretudo para a geração de emprego, pela capilaridade que representa o setor. Estamos falando aqui para uma cadeia produtiva bastante intensa, que envolve hotéis, o turismo de lazer, de prestação de serviço, entre outros”, disse o superintendente da Sudene Danilo Cabral à Agência Brasil.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral - Foto Elvis Aleluia/Divulgação

Cabral explicou que o programa foi desenvolvido a partir de demandas dos estados e também de representantes do setor de turismo. Dados do Ministério do Turismo mostram que o setor gerou mais de 400 mil empregos com carteira assinada em todo o país.

Em especial, no Nordeste, os empreendimentos do setor turístico na região aumentaram 52% ao longo dos três últimos anos. Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, esse cenário evidencia a guinada na atuação da empresa, que passou a desenvolver o fomento de políticas públicas para o turismo, a partir da análise de dados e da inovação. Um exemplo é a EmbraturLabs, laboratório de inovação da Embratur.

“O Nordeste sempre foi um lugar central e muito mobilizado. Todos os estados têm feito uma política muito importante de investimento e melhoria do turismo para a atração de turistas internacionais. E não tem como pensar nenhuma ação no Nordeste sem pensar na Sudene. Então, acho que nasce dessa triangulação também com o Porto Digital, que é um parceiro-referência em investimentos em tecnologia, em relação com as startups e novas soluções, disse Gevaerd.

Segundo o diretor de Gestão, o programa fortalece o papel da Embratur na prospecção e adoção de tendências inovadoras. Entre os principais resultados esperados estão a validação de provas de conceito (POCs), o engajamento de startups e empresas do trade turístico, a criação de novos produtos e processos sustentáveis e o impacto positivo na competitividade internacional.

“A tarefa é identificar o que a gente chama das dores, quais são os problemas que os empresários estão sentindo e buscar uma solução. Muitas vezes, uma solução de logística pode atender um hotel; uma solução de sustentabilidade, de melhor uso, por exemplo, de recursos híbridos, pode atender uma região que tem pouca oferta de água ou problema de abastecimento, ou o próprio cuidado com resíduo. Os hotéis são um exemplo, mas a gente pode falar de restaurantes, do próprio barraqueiro, porque a cadeia turística, de turismo, ela é muito, muito plural. Você está falando desde a pessoa que vende o coco na praia, o barraqueiro, até o dono de um resort”, disse Gevaerd.

“Se você consegue pontualmente usar essas ferramentas tecnológicas a favor dos empreendedores, seja pequeno, grande ou médio - majoritariamente o turismo é baseado em pequenos e médios empresários - consegue avançar de maneira mais rápida. Não existe hoje pensar qualquer ação ou melhoria sem a inserção de novas ferramentas tecnológicas”, concluiu.
Programa

O Programa Destino Futuro ocorrerá em três fases. Em um primeiro momento haverá a seleção de 20 propostas de negócios e soluções que serão apresentadas a partir das demandas do setor de turismo.

Para a segunda etapa passarão entre 10 e 15 propostas de inovação. A seleção final vai escolher cinco soluções com as melhores propostas, que receberão uma mentoria do Porto Digital para o desenvolvimento de suas soluções.

Um dos maiores distritos de inovação da América Latina, o Porto Digital é um ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação (TI), especialmente na área mobile. A iniciativa integra startups, empresas, organizações, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia de diversos segmentos de tecnologia, como TI, comunicação digital, automação e inteligência artificial.

Cada projeto poderá contar com um valor de R$ 533 mil, destinado exclusivamente ao desenvolvimento das soluções. Os projetos terão prazo de execução de até 12 meses, considerando todas as etapas de planejamento, implantação e avaliação. Ao final, as soluções passarão por validação prática.

“A gente está bem esperançoso de que muitos problemas que estão absolutamente fora do nosso radar apareçam. Outra expectativa é que a gente tenha possibilidade de capilaridade muito grande com essas soluções que foram desenvolvidas. Já que os problemas se repetem de cidade a cidade, de equipamento e equipamento e por aí vai”, afirmou o presidente do Porto Digital Pierre Lucena.

Fonte - Agência Brasil

JUNTOS PELA SEGURANÇA - ESTADO AUTORIZA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL PARA CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


O Governo do Estado autorizou a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil nos cargos de delegado, agente e escrivão para o Curso de Formação Profissional da corporação. A lista com o nome dos 445 candidatos aprovados está disponível no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br), banca realizadora do certame. A matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de abril (da 0h do primeiro dia às 23h59 do último dia, no horário local). Das vagas previstas no edital, 45 são para delegados, 250 para agentes e 150 para escrivães que, após a realização do curso de formação, vão reforçar o efetivo da segurança pública do Estado.

"Parabenizo, com enorme alegria, os aprovados no concurso da Polícia Civil. Tenho certeza de que esses homens e mulheres que decidiram abraçar a carreira policial, assim que concluírem o Curso de Formação Profissional, estarão mais do que preparados para proteger a população pernambucana e contribuir para colocar Pernambuco no patamar de segurança que tanto almejamos. Até 2026, teremos mais de 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os aprovados no concurso da Polícia Civil devem acessar o tutorial de matrícula disponível no endereço eletrônico https://ead.acadepol.pc.pe.gov.br/mod/page/view.php?id=3363. O Curso de Formação Profissional terá carga horária de 900 horas-aula presenciais e duração de seis meses, em tempo integral. Em caso de dúvidas ou necessidade de outros esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social pelo e-mail cursodeformacaopcpe2025@cere.sds.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3183.5341.

“Esta é mais uma etapa do tão esperado concurso para a Polícia Civil. Chegou a hora de preparar os aprovados para estarem nas ruas o mais breve possível. Aproveito para reforçar que o aumento do efetivo é mais um importante passo para a reestruturação das forças de segurança do Estado fortalecendo, ainda mais, o trabalho do Juntos pela Segurança”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

No fim de 2024, o Governo do Estado já havia iniciado a primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, com 2.400 alunos, que logo estarão prontos para atuar em todo o território pernambucano. O Curso de Formação do Corpo de Bombeiros também começou no ano passado com 335 alunos.

JUNTOS PELA SEGURANÇA - O reforço no efetivo policial de Pernambuco é uma das ações do Juntos pela Segurança, política pública executada pelo Governo do Estado que conta um investimento garantido de mais de R$ 1 bilhão para ações na área de segurança pública e defesa social. Este ano, por meio do programa, por exemplo, a gestão estadual irá instalar cerca de 2 mil câmaras de videomonitoramento no Estado. O Juntos pela Segurança também abrange a renovação da frota policial e investimentos em infraestrutura e material de trabalho, além da qualificação e valorização dos profissionais de segurança de Pernambuco.

DOE CHOCOLATE - LBV INCENTIVA PRÁTICA DA SOLIDARIEDADE TAMBÉM NA PÁSCOA


Assim como o Natal, a Páscoa é um momento propício para renovar nossos votos de solidariedade, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e promovendo valores e sentimentos positivos que reforçam nossa essência comum: somos todas e todos irmãos em humanidade.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza ações que incentivam gestos solidários em prol de quem mais precisa. Uma dessas iniciativas é a arrecadação de chocolates para crianças e adolescentes atendidos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários promovidos pela Instituição.

Em Recife, a LBV está arrecadando chocolates para a montagem de kits, que serão entregues a meninas e meninos de 6 a 15 anos atendidos pelo serviço Criança: Futuro no Presente!, realizado no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição.

Como participar da campanha Páscoa Solidária da LBV

Você pode doar ovos de chocolate, barras, balas e caixas de bombons e de chocolates sortidos. Mobilize sua família, amigos e vizinhos e ajude a renovar a esperança de muitas crianças!

Ponto de arrecadação no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV:

Rua dos Coelhos, 219 - Bairro Coelhos, Recife/PE - Tel. (81) 3413-8601.

Outras formas de contribuir:

• Faça uma doação de qualquer valor pelo Pix solidário: pix@lbv.org.br

• Acesse www.lbv.org.br e contribua pelo site.

A mobilização acontece de 1 de abril a 16 de abril. Participe e faça a diferença!

quinta-feira, 3 de abril de 2025

ARARIPINA - COBRA RESGATADA PELO CORPO DE BOMBEIROS É ENTREGA À PATRULHA AMBIENTAL


No último dia 25/03, a Patrulha Ambiental Itinerante recebeu da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Araripina-PE, um cobra Jiboia Arco-íris (também conhecida como Salamandra), um réptil inofensivo, que algumas pessoas o têm como peçonhenta. Segundo Marquel Jacob, da Patrulha Ambiental, esse animal silvestre não possui peçonha e muitas vezes é morto por crenças populares. O réptil foi solto em área segura.
Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto/ Vídeo – Patrulha Ambiental

SENAI PERNAMBUCO - ABRIL VERDE CHAMA A ATENÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRABALHO


A segurança no trabalho, tema do Abril Verde, é um dos focos de atuação do SENAI Pernambuco, com uma oferta de cursos em diversos formatos, além de consultoria a empresas para adequação às normas vigentes. O curso técnico, tanto no formato presencial quanto EaD é oferecido a cada semestre nas escolas de Santo Amaro, Ipojuca, Goiana, Caruaru, Araripina e Petrolina.

Além deles, a instituição oferece formações mais curtas, com foco em instalações elétricas, transporte, armazenamento e manuseio de materiais, além de operações com empilhadeiras e trabalho em altura.

“A segurança no ambiente de trabalho é um aspecto fundamental para garantir aos colaboradores um ambiente onde possam desenvolver plenamente suas competências. Ela é um compromisso com a vida”, diz a especialista em Segurança do Trabalho do SENAI-PE, Taciana Nipo.

O mês de conscientização para Segurança no Trabalho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho, em 2003. Ele surgiu a partir do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, em memória aos 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina, em 1969, no estado norte-americano da Virgínia.

“É um mês que empresas, profissionais da área, órgãos públicos e sindicatos procuram reforçar a importância de um ambiente de trabalho seguro, manter máquinas e equipamentos em perfeito estado de funcionamento e incentivar práticas mais seguras para a prevenção dos acidentes e a promoção da vida”, ressalta Taciana.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

quarta-feira, 2 de abril de 2025

ARARIPINA - NESTE DOMINGO 06/04 TEM O PAREDÃO DA AGTHA EVOLUTION NA CHÁCARA JR NO SÍTIO MAMELUCO


IPUBI - HOMEM É ASSASSINADO COM GOLPE DE FACA EM FÁBRICA DE GESSO ABANDONA NO JARDIM SIQUEIRA


Um homem identificado por Tiago Vinícius da Conceição, de 25 anos, foto acima, foi assassinado com um golpe de faca no tórax desferido pelo seu próprio cunhado identificado por V.V.A., idade não informada, por volta de 01:20 da madrugada de ontem, terça-feira 01/04, em uma fábrica de gesso abandonada no Jardim Siqueira, zona urbana do município. Quando a polícia militar chegou ao local encontrou a vítima caída ao chão sem os sinais vitais.

Durante diligências a polícia militar conseguiu prender o acusado em flagrante delito em uma residência nas imediações de onde ocorreu o crime, e ele confessou o assassinato. Ele disse também que a vítima tentou contra sua vida com um facão, mas ele conseguiu pegar a faca e efetuar o golpe fatal na vítima. A faca foi entregue para a polícia pelo próprio acusado.

Informações extra oficiais dão conta que o acusado não aceitava o relacionamento dele com a sua irmã, e esse seria o motivo do crime, mas só a investigação da polícia pode apontar o motivo. A polícia militar isolou o local do crime até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina.

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. Esse foi o 1º homicídio do mês de abril em Ipubi e também na Região do Araripe. Esse também foi o 7º homicídio do ano em Ipubi, e com esse crime já são 22 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM Araripina

Foto – Reprodução Internet

ENCONTRO - INTERIORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO É DESTAQUE NO FÓRUM DA FIEPE


O lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura da FIEPE trouxe à tona a importância da retomada das obras do ramal pernambucano da ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento das cidades do interior do Estado. Durante o encontro, autoridades presentes ressaltaram o impacto positivo da obra, que promete fortalecer a competitividade do Agreste e do Sertão ao reduzir os custos logísticos de importação de insumos e distribuição de produtos acabados.

Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, o investimento na obra tem um potencial de retorno ainda maior para o povo pernambucano. “Mais do que uma alternativa logística, o ramal tem um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, pois a transnordestina levará em seus vagões uma carga valiosa de esperança e oportunidade de uma melhoria de qualidade de vida para o interior do Estado” defendeu.

A governadora Raquel Lyra também enfatizou a relevância das obras voltadas para o interior, mencionando a Adutora do Agreste, cuja primeira etapa está prevista para ser concluída no próximo ano, e a duplicação da BR-232 até Arcoverde, com expectativa de início das obras em 2025. “Essa duplicação tem um impacto comparável ao que aconteceu há 20 anos, quando a BR-232 foi estendida até Caruaru”, afirmou. Ela ainda ressaltou a construção do aeroporto de Salgueiro e a conclusão das obras na pista do aeroporto de Serra Talhada.

Em sua apresentação técnica, a pesquisadora Fátima Brayner, do SENAI, apresentou estudos que identificaram os segmentos mais beneficiados pela ferrovia. “A gipsita do Sertão do Araripe terá um canal logístico mais competitivo para a distribuição do gesso, considerado um dos melhores do mundo. A hortifruticultura do São Francisco também será favorecida, assim como o setor de baterias em Belo Jardim, que surge como um novo elemento nessa discussão e exige uma infraestrutura logística mais robusta”, explicou.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também reforçou a importância do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina para a indústria gesseira e o setor avícola, que enfrenta altos custos logísticos devido à necessidade de importar ração do Oeste da Bahia e do Sul do Piauí. “Com a ferrovia partindo de Salgueiro, passando por Arcoverde, Cachoeirinha e outros municípios, teremos a oportunidade ainda de implantar grandes portos secos, que impulsionarão o desenvolvimento regional e fortalecerão a matriz econômica de Pernambuco”, ressaltou.

O evento contou com a presença do senador pernambucano Fernando Dueire; do superintendente da Sudene, Danilo Cabral; do ex-senador e conselheiro emérito da CNI, Armando Monteiro Neto; do ex-governador João Lyra Neto; dos deputados federais Mendonça Filho e Augusto Coutinho; dos deputados estaduais João Paulo, Eriberto Medeiros Filho e Mário Ricardo; do ex-presidente da FIEPE e vice-presidente da CNI, Ricardo Essinger; do 1º vice-presidente da FIEPE, Massimo Cadorin, além de dirigentes da Federação e representantes dos sindicatos filiados.

Da Vera Crus Comunicação para o Blog do Fredson

ARARIPINA - PREFEITO EVILÁSIO MATEUS ANUNCIA ESPAÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS NEURO DIVERGENTES


Nesta terça-feira (01), o prefeito de Araripina, Evilásio Mateus (PDT), participou do programa Jornal da Grande na rádio Grande Serra FM, onde destacou importantes avanços da gestão municipal. Entre os temas abordados, ressaltou o compromisso com a educação, anunciando o envio à Câmara de Vereadores do projeto para o Plano de Cargos e Carreiras do Fundeb 40, que prevê melhorias para os profissionais da educação. Além disso, enfatizou as ações voltadas para a inclusão de pessoas com autismo, incluindo a criação de um espaço físico adequado para a Secretaria de Pessoas Atípicas e Neuro Divergentes, garantindo atendimento especializado para autistas e suas famílias.

Durante a entrevista, Evilásio também destacou a autorização dos voos noturnos no Aeroporto Regional do Araripe, um marco para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da cidade. Outro ponto relevante foi o anúncio do evento que será promovido pela Secretaria de Turismo, que ocorrerá nesta quinta-feira (03) para a entrega de certificados aos empresários cadastrados no Cadastur, um incentivo para fortalecer o setor turístico local. "Araripina está crescendo e se desenvolvendo em diversas frentes, e seguimos trabalhando para garantir avanços concretos para nossa população", afirmou o prefeito.

Evilásio reafirmou o compromisso com os servidores da educação, anunciando que quando aprovado o projeto pela Câmara dos Vereadores o reajuste será retroativo, reconhecendo a importância e dedicação desses profissionais. "Nosso objetivo é valorizar aqueles que fazem a diferença na formação dos nossos jovens. Investir na educação é investir no futuro de Araripina", destacou o prefeito.

No encerramento da entrevista, Evilásio reforçou seu compromisso com a causa animal, anunciando que solicitou ao deputado federal Fernando Filho (União) a verba para a construção de um canil municipal. O projeto já está em andamento e visa proporcionar melhores condições para o acolhimento e cuidado dos animais em situação de abandono na cidade. "O bem-estar animal também é uma prioridade da nossa gestão, e vamos trabalhar para tornar esse projeto uma realidade o quanto antes", concluiu o prefeito.

Assessoria de Imprensa/Foto: Jaine Soares

EMPREGO - NOVAS VAGAS NA AGÊNCIA DO TRABALHO EM ARARIPINA




QTD. VAGA


01 - Supervisor Comercial

01 - Supervisor Administrativo

01 - Atendente de Padaria

01 - Auxiliar de Cozinha

01 - Consultor de Vendas


OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA DO TRABALHO DE ARARIPINA


Emissão de Carteira de Trabalho Digital ( CTPS) 

O candidato que se interessar pela vaga deverá ir ao atendimento presencial na Agência do Trabalho levando o currículo impresso. A Agência do trabalho de Araripina está localizada à Rua Antônio Alexandre Alves, 385 – CTA - Centro Tecnológico do Araripe. A Agência do Trabalho não está recebendo currículo via e-mail, exceto em casos excepcionais se a vaga for para outro município. Informações pelo fone 87 3873 8385, ou pelo e-mail cvagas.araripina@setec.pe.gov.br 


Por Fredson Paiva 

Fonte - Agência do Trabalho Araripina

terça-feira, 1 de abril de 2025

ARARIPINA - DONO DE BAR É ASSASSINADO A TIROS NO DISTRITO DE NASCENTE


O comerciante Sebastião Geová Oliveira, o Geová do Bar, de 44 anos, foto acima, o qual residia na Avenida Central, 772, Distrito de Nascente, zona rural de Araripina, foi executado a tiros por volta das 22:46 de ontem, segunda-feira 31/03, em frente à sua própria residência naquele distrito onde também funcionava o bar. Segundo a polícia militar que atendeu a ocorrência e relatos de familiares, a vítima estava na porta de casa, sentada em uma cadeira na calçada, quando foi surpreendido por elementos não identificados ocupantes de um carro aparentemente de cor branco, de onde partiram disparos de arma de fogo que mataram a vítima na hora.

Após o crime os elementos fugiram tomando destino ignorado. A polícia militar isolou o local do crime até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. Ainda segundo a polícia, a vítima é ex-presidiário. Populares também relataram que ele teve desavenças com pessoas não identificadas recentemente. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de homicídios da 24ª DESEC de Araripina.
Esse foi o 2º homicídio do mês de março em Araripina, e o 7º também de março na Região do Araripe. Esse também foi o 8º homicídio do ano em Araripina, e com esse crime já são 21 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Fotos – Reprodução Internet

MARCOLÂNDIA-PI - HOMEM É PRESO PELA PM APÓS QUEBRAR PORTÃO DA CASA DO AVÔ DE 89 ANOS E TENTAR AGREDÍ-LO COM UMA CADEIRA


Por volta das 22:15 do último sábado 29/03, a Guarnição de Serviço do GPM de Marcolândia-PI, comandada pelo Sargento Roberto, com o apoio dos Grupamentos de Polícia Militar dos municípios de Caldeirão Grande-PI e Francisco Macedo-Pl, na Operação Tolerância Zero, foram acionados até a Avenida Corinto Matos, 223, área central da cidade, pelo senhor F.J.M., (filho da vítima), informando que a pessoa de F.J.., conhecido por Jonh Leno, (neto da vítima), havia arrombado o portão da residência de seu pai e tentado agredi-lo com uma cadeira, só não conseguiu porque o mesmo entrou no meio.

Segundo a polícia a vítima trata-se de um ancião de 89 anos, viúvo, residente no local da ocorrência, e o filho da vítima ainda relatou que em desfavor de John Leno, de 42 anos, residente no Bairro Novo Milênio, zona urbana de Marcolândia, neto da vítima, tem uma Medida Protetiva, caracterizando descumprimento. Diante da situação foi dado voz de prisão e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Simões-PI, para as providência legais.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar do Piauí/ GPM de Marcolândia

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - COMO AS ESCOLAS PODEM FAZER PARA QUE O AMBIENTE FIQUE MAIS ACOLHEDOR PARA ESTUDANTES COM TEA


Garantir um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai muito além do cumprimento das leis e direitos garantidos. Esse é um desafio que exige a adoção de medidas e estratégias específicas e um olhar atento às necessidades desses alunos. A criação de um ambiente acessível e estruturado, a capacitação contínua dos profissionais e a sensibilização da comunidade escolar são medidas fundamentais para promover uma educação de qualidade e acessível a todos. Nesse sentido, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, reforça a importância do debate sobre a inclusão e o respeito às singularidades das pessoas autistas.

Além dos direitos legais, a escola pode adotar diversas iniciativas para tornar o ambiente ainda mais acolhedor para esses estudantes. “A capacitação contínua da equipe escolar é essencial para que professores e funcionários compreendam as particularidades do autismo e saibam como oferecer suporte adequado. Criar um ambiente acessível e estruturado também faz a diferença, utilizando recursos como rotinas visuais, espaços tranquilos e previsibilidade nas atividades para reduzir a ansiedade do aluno. Promover a empatia e a inclusão por meio de projetos pedagógicos, palestras e atividades interativas também ajuda toda a comunidade escolar a compreender e respeitar as diferenças”, sugere a psicóloga educacional da Rede SESI de Educação, Beatriz Farias. Outro ponto colocado pela profissional é sobre a importância de manter um diálogo próximo com a família do aluno, garantindo uma parceria eficaz para alinhar estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criança ou adolescente.

Além da instituição, Beatriz pontua que os próprios alunos também têm um papel fundamental nessa inclusão. Antes de tudo, eles podem ser acolhedores e receptivos, evitando julgamentos e incentivando a participação dos colegas nas atividades. “Além disso, respeitar o tempo e as necessidades do aluno autista é essencial, compreendendo que algumas interações podem acontecer de maneira diferente. Atitudes simples, como auxiliar na mediação social e facilitar conversas, podem ajudar a integrar melhor esse estudante no grupo. Combater o bullying e incentivar um ambiente de respeito também são formas poderosas de contribuir para que a inclusão aconteça de maneira genuína”.

Para que a inclusão, tanto por parte da escola quanto dos estudantes, aconteça da melhor forma, a psicóloga educacional destaca a importância de entender o que é o TEA, para desconstruir estereótipos e evitar generalizações equivocadas, que podem dificultar ainda mais a inclusão. “Primeiramente, não existe um padrão único. Cada pessoa no espectro tem suas próprias características, desafios e habilidades. Além disso, dificuldades na comunicação e interação social não significam que a pessoa autista não queira se relacionar, mas, sim, que ela pode precisar de diferentes formas de mediação para isso”, explica Beatriz, complementando que pequenas adaptações e atitudes empáticas podem fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa autista, tornando os espaços mais acessíveis e respeitosos para todos.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE AVÔ INVESTIGADO POR ABUSO SEXUAL CONTRA DUAS NETAS


A Polícia Civil de Pernambuco investiga um grave caso de estupro de vulnerável ocorrido na zona rural de Araripina, no Sertão do Estado. O principal suspeito, um idoso de 75 anos, identificado como A.D.P., foi acusado de abusar sexualmente de suas duas netas, de 13 e 10 anos, segundo relatos das vítimas e de familiares. Veja matéria AQUI.

O inquérito policial nº 2025.0200.000109-75 foi conduzido sob o comando do delegado Francisco Waldo Menezes Uchôa Saraiva. Durante a investigação, foram colhidos depoimentos e realizados exames periciais, que subsidiaram a representação pela prisão preventiva do acusado.

Na manhã de ontem, segunda-feira 31/03, por volta das 11:00 horas, a equipe de investigação da Delegacia de Araripina-PE cumpriu o mandado de prisão preventiva de nº 0000181-61.2025.8.17.6020.01.0001-19 em face do acusado, o qual será apresentado em audiência de custódia para os procedimentos legais. Fato registrado sob o BOPCPE nº 25E0290000926.

Segundo a Delegada Seccional Dra. Camila Nogueira, titular da 24ª DESEC, as vítimas seguem sob acompanhamento psicológico e assistência dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. O caso, portanto, foi solucionado e devidamente encaminhado ao Ministério Público para que dê prosseguimento na acusação. A Polícia Civil do Estado de Pernambuco, em particular, a Delegacia de Araripina-PE, coloca-se à disposição da população.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto - Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

EDUCAÇÃO - MEC DIVULGA LISTA DE ESPERA DO PROUNI 2025 DO PRIMEIRO SEMESTRE


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (1º) os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025.

Os candidatos já podem conferir online o resultado da seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do ProUni com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da conta da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) do valor da mensalidade em cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. O público alvo do programa são os estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Prazo

Todo o processo é gratuito e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MECQuem estiver na lista de espera do Prouni 2025/1 divulgada nesta terça-feira deverá comparecer à faculdade privada escolhida de 1º a 11 de abril, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

A instituição de ensino superior define se a entrega da documentação pode ser feita virtualmente ou de forma presencial na própria faculdade onde o candidato foi selecionado.

De acordo com o edital do Prouni 2025/1, entre os documentos exigidos dos estudantes estão o de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, além dos comprovantes de residência; de onde cursou o ensino médio; de rendimentos; e quando for o caso, se é professor da educação básica, se houve separação, divórcio ou óbito dos pais; ou se é pessoa com deficiência.

Para ser beneficiário das bolsas integrais, o inscrito deve ter a renda familiar bruta mensal por pessoa até um salário mínimo e meio, atualmente R$ 2.277. No caso de bolsas parciais (50%), o candidato deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.554).

As instituições de ensino ainda podem fazer exigências adicionais.
Prouni 2025/1

Nesta primeira edição do Prouni, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.

A edição de 2025 do Prouni teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa.

Na primeira chamada do Prouni 2025/1, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados.

Na segunda chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados.

Este ano, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados.

Fonte - Agência Brasil

AVANÇO - ARARIPINA CONQUISTA AUTORIZAÇÃO PARA VOOS NOTURNOS NO AEROPORTO REGIONAL DO ARARIPE


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia garantiu para Araripina a autorização para a retomada de voos noturnos no Aeroporto Regional do Araripe. Essa conquista representa um avanço significativo para a aviação da região e pode abrir portas para futuras operações comerciais à noite.

No mês de dezembro, uma NOTAM proibiu pousos noturnos no aeroporto, e a restrição se manteve em janeiro. No entanto, desde o início da nova gestão, a Prefeitura de Araripina trabalhou na regularização da estrutura e da documentação necessária para reverter essa situação. Como resultado desse esforço, na última sexta-feira (28), a NOTAM de proibição foi retirada, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reconheceu que o aeroporto está apto para voltar a operar voos noturnos. A autorização já existia, mas estava desabilitada devido a problemas técnicos e burocráticos que foram solucionados em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Dr. Alexandro Grande, destacou a importância dessa conquista para o município. "Esse é um passo essencial para o desenvolvimento da aviação em nossa região. Além de garantir mais segurança e flexibilidade para pousos e decolagens, a regularização pode abrir caminho para voos comerciais noturnos, fortalecendo a conectividade de Araripina com outras cidades e estados", afirmou.

O prefeito de Araripina também celebrou a conquista e ressaltou o empenho da gestão municipal em garantir melhorias na infraestrutura e serviços da cidade. Segundo ele, a regularização do aeroporto reforça o compromisso da administração em promover avanços estratégicos para o desenvolvimento econômico local. Com a autorização restabelecida, Araripina dá mais um passo para se consolidar como um polo regional de aviação, trazendo novas oportunidades para o turismo e o setor empresarial.