ARARIPINA

ARARIPINA

quarta-feira, 30 de junho de 2021

EDIÇÃO 2021 À 2024 - MUNICÍPIO DE ARARIPINA CONCORRE À CERTIFICAÇÃO DO SELO UNICEF


O município de Araripina, no sertão pernambucano, assinou sua adesão à edição 2021-2024 do Selo Unicef - uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e Amazônia a garantir os direitos de crianças e adolescentes.

Ao aderir ao Selo Unicef, o município de Araripina assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.

A metodologia do Selo prevê o desenvolvimento de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho; e atividades de participação social e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados e atividades de participação social.

“É uma alegria imensa pra nós participar desta edição do Selo Unicef. Com isso, vamos seguir com o compromisso do nosso governo de garantir os direitos de crianças e adolescentes fortalecendo as políticas públicas. Tenho certeza que com essa nossa participação, vamos superar dificuldades e melhorar ainda mais os indicadores alcançando resultados concretos na promoção dos direitos da infância”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Secretaria Executiva de Comunicação

OURICURI - JOVEM É DETIDO NA COHAB COM CELULAR COM RESTRIÇÃO


Às 11:10 da manhã de domingo 27/06, Policiais Militares do 7º BPM realizavam patrulhamento na PE-122, altura do Bairro da Cohab, zona urbana do município de Ouricuri, quando abordaram o imputado J.E.P.O., de 20 anos, de posse do celular SAMSUNG SMJ400M.

Os policiais ao realizarem consulta no sistema da ANATEL, constataram que o referido aparelho celular possui queixa por PERDA, ROUBO OU FURTO. Desse modo, a ocorrência foi apresentada na DPC, para serem tomadas as devidas providências, sendo o imputado notificado com um TCO e i celular ficou apreendido.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

ARTIGO - AMOR, FUNDAMENTO DO DIÁLOGO - PAIVA NETTO


Afirmo há tantos anos e publiquei em Reflexões da Alma (2003): O coração torna-se mais propenso a ouvir quando a Fraternidade é, de fato, o alicerce do diálogo. Razão por que exponho em Jesus, a Dor e origem de Sua Autoridade – O Poder do Cristo em nós (2014) a Divina Grandeza do Amor do Cristo. E um bom diálogo é básico para o exercício da democracia, que é o regime da responsabilidade.

Recorro a um argumento que apresentei, durante palestras sobre o Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, apropriado igualmente aos que porventura pensem que a construção responsável da Paz seja uma impossibilidade: (...) Isso é utopia? Ué?! Tudo o que hoje é visto como progresso foi considerado delirante num passado nem tão remoto assim. (...)

Muito mais se investisse em educação, instrução, cultura e alimentação, iluminadas pela Espiritualidade Superior, melhor saúde teriam os povos; portanto, maior qualificação espiritual, moral, mental e física, para a vida e o trabalho, e menores seriam os gastos com segurança. “Ah! é esforço para muitos anos!” Por isso, não percamos tempo! Senão, as conquistas civilizatórias no mundo, que ameaçam ruir, poderão dar passagem ao contágio da desilusão que atingirá toda a Terra. Não podemos permitir tal conjuntura.

Acima de tudo, há que vigorar a Fraternidade Real, de que falava Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da LBV, no seu poema de mesmo nome. Essa Fraternidade é capaz de congregar os adversos e fazer surgir de seus paradoxos saídas para os problemas que estão sufocando a Humanidade, pois, sempre gosto de repetir, realmente há muito que aprender uns com os outros.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

GRANITO - POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO E PRENDE HOMEM ACUSADO DE ESTUPRO


Policiais Civis da 24ª DESEC, MALHAS DA LEI PCPE, e DENARC 11ª DPRN, em operação conjunta na cidade de Granito, realizada ontem terça-feira dia 29/06, por volta das 12:30, deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA em desfavor da pessoa de iniciais J.P.D.A., pela prática do crime de ESTUPRO.

O envolvido foi apresentado na Delegacia de Bodocó onde foram tomadas as providências cabíveis, e o mesmo após os procedimentos legais, foi apresentado para audiência de custódia. As ações continuam com o fito de repelir os crimes violentos nas cidades que compõe a Região do Araripe.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

Foto – Fredson Paiva

PROGRAMA - VOTORANTIM ENERGIA PRORROGA INSCRIÇÃO DO LAB ÁGUA


Com o objetivo de solucionar os problemas de escassez hídricas no semiárido pernambucano e piauiense, estados com o pior índice de abastecimento regular de água, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Votorantim Energia, com o apoio do Instituto Votorantim, lançou o Lab Água, programa que irá selecionar projetos de inovação que busquem solucionar os problemas de escassez hídrica da região, melhorando o acesso à água, bem como fortalecendo o desafio de convivência com o semiárido. As inscrições podem ser feitas no site www.institutovotorantim.org.br/labagua até o dia 7 de julho.

O edital do Lab Água está direcionado a todas as instituições – sejam ongs, universidades, empreendedores, startups, escolas técnicas – que possuam uma ideia inovadora, que seja viável e não exija muito esforço para o seu desenvolvimento, conhecida pelo termo MVP. Ao todo, serão selecionadas 20 organizações com MVP, com um grau de maturidade para realização de teste em campo e que se encaixem nas cinco categorias definidas pelo programa: Utilização eficaz de água na produção agrícola; Adaptabilidade à escassez de água; Reutilização de água; Análise dos cenários futuros no contexto das mudanças climáticas e Ampliação de infiltração de água.

O Lab Água conta com prototipagem, fase na qual será selecionada cinco iniciativas para receber um apoio financeiro de R$ 230 mil que serão aplicados nos projetos que serão testados em campos (prototipagem), em codesign com a comunidade, ou seja, a população irá poder conhecer e usar o produto desenvolvido. Dessa forma, será possível identificar os pontos positivos e negativos do projeto para que seja reajustado antes do resultado. O intuito é que os projetos com melhores resultados sejam replicados em outras localidades do país.

“O Lab Água oferece a oportunidade de intervenção prática no território com uma proposta de codesign junto à comunidade, em uma imersão no local que irá agregar valor aos cinco projetos selecionados e às famílias da Serra do Inácio. Os empreendedores terão a possibilidade de testar em campo o valor das soluções, no contexto do semiárido brasileiro e as famílias terão a oportunidade de entrar em contato com soluções que vão endereçar desafios cotidianos dessa realidade”, explica Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim.

Na última quinta-feira (24), foi realizada uma reunião virtual, com pesquisadores experientes, de instituições renomadas da região, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o programa. O encontro mostrou o potencial do projeto. Todos demonstraram interesse e animação para participar do Lab água, que irá ocorrer 100% online, com exceção do teste em campo, devido a situação sanitária do Brasil.

A companhia atua na Serra do Inácio desde 2015, quando iniciou a construção do complexo de energia eólica Ventos do Piauí I. A empresa já desenvolveu atividades socioambientais no sertão nordestino em ações de diferentes perfis, como mutirão de documentos, cisternas para pequenos agricultores e, também um curso técnico em energias renováveis, em parceria com Itaú Educação e Trabalho e com o governo do Estado de Pernambuco, entre outros apoiadores.

“Desde que chegamos, traçamos ações socioambientais sequenciais para a região, algumas em caráter mais emergencial, fundamentais para que outras ocorressem. As iniciativas na Serra do Inácio são muito desafiadoras, então definimos como meio de intervenção a aceleração de projetos inovadores e de impacto social, porque sabemos que os que funcionarem na região terão grandes chances de serem replicados em vários outros territórios”, explica Rômulo Vieira, diretor corporativo da Votorantim Energia.

Sobre a Votorantim Energia

Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geramos energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

Da Performa Comunicação para o Blog do Fredson

terça-feira, 29 de junho de 2021

IPUBI - POLÍCIA MILITAR LOCALIZA E RECUPERA NA PE-630 MOTO COM QUEIXA DE ROUBO OU FURTO


Por volta das 18:45 de domingo 27/06, Policiais Militares da 9ª CIPM realizavam patrulhamento pela Rodovia PE-630 em Ipubi, quando avistaram uma motocicleta abandonada no pátio de um posto de Combustíveis.

Ao ser realizada a consulta com apoio do NIS-4, o citado veículo constou queixa de roubo/furto. A motocicleta foi apresentada na D.P.C. local para adoção dos procedimentos legais, conforme B.O n°1135/2021. MATERIAL APREENDIDO: Motocicleta Honda CG 150 Titan KS. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Inquérito Policial. DISQUE DENÚNCIA: (87) 98835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

PERNAMBUCO - VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA É PRORROGADA ATÉ 16 DE JULHO


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), estendeu o prazo para aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa. Os produtores pernambucanos têm até 16 de julho para vacinar seu rebanho e, obrigatoriamente, declarar a vacina até 31 de julho.

" A falta de imunizantes atrasou o ritmo de vacinação não só em Pernambuco como em diversos estados brasileiros, que também estão prorrogando a campanha. Mas agimos rápido. Fizemos um mapeamento que constatou a ausência de vacinas nas casas agropecuárias e encaminhamos o levantamento e a solicitação de remanejamento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ", explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

A Adagro registrou mais de 70% de cobertura vacinal na reta final da campanha que tem a meta de imunizar mais de 2 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. “Pernambuco sempre assegura uma cobertura superior aos 90% exigidos pelo Ministério e mantém o status de área livre de aftosa com vacinação. Em tempos de pandemia, estamos contando ainda mais com a cooperação dos produtores, secretarias municipais de agricultura, as próprias prefeituras e o nosso quadro técnico para garantir a sanidade do rebanho e a manutenção desse status”, afirma Paulo Lima.

A declaração de vacinação é obrigatória e deve ser efetuada nos escritórios da Agência ou preferencialmente pela internet no portal www.adagro.pe.gov.br ou pelo celular via aplicativo nas versões IOS e Android. Para facilitar o acesso e esclarecer possíveis dúvidas relacionadas ao cadastramento do produtor e ao preenchimento do formulário de declaração, a Adagro disponibiliza um tutorial no seu portal. A agência ainda disponibiliza sua ouvidoria no 0800 081 1020 para dúvidas ou sugestões.

Balanço 2020: Na primeira etapa foram vacinados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Na segunda etapa, quando apenas o rebanho de 0 a 24 meses recebe uma dose de reforço, Pernambuco garantiu a imunização de 595.043 bovinos e bubalinos, alcançando percentual de 94.89% de cobertura nesta faixa etária.

ADAGRO/ Imprensa

IPUBI - HOMEM É DETIDO POR POSSE DE ENTORPECENTES NO CENTRO


Às 17:30 de sábado 26/06, Policiais da 9ª CIPM em conjunto com efetivo extra, realizavam patrulhamento pelo centro de Ipubi e avistaram um indivíduo em atitude suspeita, o qual empreendeu fuga após determinado que parasse, sendo alcançado pelo policiamento.

Após abordagem pessoal, foi encontrado com o mesmo, entorpecente, dinheiro e um aparelho celular. Os materiais junto com o imputado foram apresentados à delegacia local, a fim de serem adotadas as medidas cabíveis, conforme. B.O n° 1129/2021. MATERIAL APREENDIDO: 11g de maconha; R$ 1.200 (Um mil e duzentos reais); 1 aparelho celular Redmi note 7. RESULTADO: Inquérito Policial. DISQUE DENÚNCIA: (87) 98835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

REUNIÃO - PERNAMBUCO DISCUTE A AMPLIAÇÃO DA AVIAÇÃO REGIONAL COM A AZUL EM SÃO PAULO


O Governo de Pernambuco avança na meta de consolidar a aviação regional no Estado. Nesta segunda-feira (28), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, esteve reunida com o diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento, e com o assessor da presidência, Ronaldo Veras. O encontro aconteceu em Campinas, onde a titular da pasta visitou o centro de treinamento e o hangar da companhia, e tratou sobre a ampliação da capacidade dos voos nos aeroportos Oscar Laranjeiras, em Caruaru, e no Santa Magalhães, em Serra Talhada; e apresentou o planejamento para levar as operações comerciais para os municípios de Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe.

A secretária Fernandha Batista avaliou a reunião e a parceria com a Azul como positiva para o crescimento da infraestrutura aérea em Pernambuco. “Tivemos uma intensa agenda junto a diretoria e vários técnicos da companhia aérea, onde pude acompanhar a simulação de voos e todo o trabalho mecânico para a manutenção das aeronaves. Estamos trabalhando no planejamento integrado, de modo a garantir, não só a consolidação dos voos e o aumento do porte das aeronaves e dos destinos partindo das cidades de Caruaru e Serra Talhada, mas também buscando garantir a aviação regional nos municípios de Garanhuns e Araripina,” comemorou a gestora.

As ações para possibilitar a expansão da aviação regional tem sido tratadas como prioridade pelo governador Paulo Câmara. Ainda neste mês, no dia 19, o Governo anunciou a licitação para a contratação da empresa que ficará a cargo da elaboração do projeto para expansão da infraestrutura do aeroporto de Caruaru. Para isso, serão investidos R$ 1.071.076,71 voltados à elaboração do projeto básico para ampliação da estrutura do equipamento, a expansão do terminal de passageiros, a seção contra incêndio, o pátio de aeronaves, pista de pouso e decolagem e taxiways; o Plano Diretor do aeroporto e, ainda, os estudos de viabilidade técnica, preliminar, topográficos e geotécnicos. As obras devem acontecer após a conclusão dessa etapa e com recursos estimados na ordem de R$ 20 milhões.

Além disso, estão em andamento outras iniciativas para a aumentar a capacidade logística do terminal de Caruaru, como a instalação da estação meteorológica e de superfície automática (EMS-A), adquirido com apoio de emenda parlamentar, e previsto para ser instalado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) no segundo semestre; e a implantação do novo balizamento noturno com fonte de energia solar, que também está sendo tratado com o órgão federal, por meio de convênio, possuindo a previsão de recurso de R$ 2,5 milhões.

Já para os aeródromos de Garanhuns e Araripina, o Governo vêm atuando na readequação dos terminais. Com o aporte de R$ 6 milhões, foi assinado contrato para a melhoria das pistas dos dois equipamentos. “Estamos trabalhando para levar as operações regulares também para os dois municípios, como foi realizado em Caruaru e em Serra Talhada. Pretendemos conectar o Agreste Meridional e o Sertão do Araripe com o Recife e o Brasil, levando mais desenvolvimento socioeconômico para as cidades que são polos, bem como atrair novos negócios e estimular o turismo local”, destaca a secretária Fernandha Batista.

As operações comerciais nos aeroportos Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central, e no Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foram iniciadas em novembro de 2020, com duas frequências de embarques e desembarques em cada base, em aviões Cessna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros. Os voos são panorâmicos, em baixa altitude, o que permite a conexão 4G durante o trajeto. De dezembro de 2020 até maio deste ano, o Oscar Laranjeira recebeu, ao todo, 192 voos, sendo estes com 1.111 embarques e 816 desembarques. Já o Santa Magalhães, registrou 205 voos, com 1.488 passageiros embarcando e 1.402 desembarcando na cidade sertaneja.

Comunicação Seinfra PE

ARARIPINA - CRIANÇA MORRE APÓS SE ATINGIDA POR GRADE DE CERVEJA NA CABEÇA NA VILA SERRÂNEA - CERTIDÃO DE ÓBITO APONTA CAUSA POR BRONCO ASPIRAÇÃO


Por volta do meio-dia de sábado 26/06, a GTI 9.011 da polícia militar, foi acionada pela Central de Operações da 9ª CIPM, informando que uma criança do sexo masculino das iniciais P.L.S. de apenas 04 meses, vítima de lesões na cabeça, havia dado entrada na UPA de Araripina.

A guarnição foi até o local do fato, e segundo informações de populares e da polícia militar, houve uma festa na casa da vítima no dia 24/06, na última quinta-feira, e que um engradado de cerveja caiu e lesionou a vítima na cabeça.

No dia seguinte, sexta-feira dia 25/06, a criança foi levada ao Hospital de Marcolândia-PI, e não apresentando melhoras foi levado a UPA de Araripina, momento em que a polícia militar tomou ciência. A vítima precisou ser transferida novamente, desta vez para o Hospital Regional de Ouricuri, e devido à gravidade das lesões veio a óbito no deslocamento entre Araripina e Ouricuri. Diante dos fatos o BO foi entregue na DPC, onde um Inquérito Policial foi Instaurado para apurar o fato.
Na tarde desta segunda-feira, 28/06, a família da criança entrou em contato com o repórter policial Fredson Paiva, apresentador do Programa Rota 903, na Rádio Arari FM, e informou que a causa da morte da criança, segundo a certidão de óbito expedida no Hospital Regional de Ouricuri, foi Asfixia por Sufocação Direta, Bronco Aspiração, em Consequência de Energia de Ordem Físico Química. Mesmo com esse resultado, as investigações irão continuar por parte da polícia civil de Araripina pois o caso foi registrado na delegacia como morte a esclarecer.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Fotos – Fredson Paiva

segunda-feira, 28 de junho de 2021

CERIMÔNIA - PAULO CÂMARA EMPOSSA NOVO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL HUMBERTO FREIRE


O governador Paulo Câmara empossou, nesta segunda-feira (28.06), o novo secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Advogado e delegado de Polícia Federal, Freire ocupava o cargo de secretário executivo da pasta desde julho de 2018, e passou a secretário interino em junho deste ano, após a saída do titular anterior, Antonio de Pádua.

Na solenidade, Paulo Câmara assegurou que o novo secretário dará continuidade ao trabalho realizado no programa Pacto Pela Vida. “Nós estamos dando seguimento aos trabalhos da Secretaria de Defesa Social com a efetivação do secretário Humberto, que já vinha cumprindo essa função desde o início de junho, e tem a missão de continuar o trabalho bem feito pelo secretário Pádua, que ele agora substitui. Com certeza, vai seguir o caminho e fazer com que a política de segurança pública do Estado tenha toda a sua natureza, todos os seus cuidados, todos os seus olhares dentro de uma harmonia maior que se encontra no programa Pacto Pela Vida”, ressaltou o governador.

Paulo Câmara destacou, ainda, a importância do trabalho em equipe das instituições que atuam no Pacto pela Vida. “Nós temos confiança de que juntos, com a Polícia Militar, os Bombeiros Militares, a Polícia Civil, Polícia Científica e todas as instituições que atuam no Pacto Pela Vida, é possível avançar. Estamos tendo um ano satisfatório nos resultados”, pontuou.

Já empossado, Humberto Freire falou sobre o desafio de assumir a secretaria. “A responsabilidade é muito grande, mas o compromisso é de dar continuidade à política de segurança que o Estado de Pernambuco possui, que é o Pacto Pela Vida. É uma política de segurança consolidada, reconhecida nacionalmente e internacionalmente, e nós vamos prosseguir realizando diversas atividades, consolidando cada vez mais o Pacto pela Vida, para que possa atingir números e resultados ainda melhores”, disse.

A solenidade contou com as presenças do secretário da Casa Civil, José Neto; do chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; do secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; e do secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo. Também participaram os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Rogério Coutinho, além do chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, e da gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.

PERFIL - Nascido no Recife em 18 de setembro de 1976, Humberto Freire de Barros graduou-se em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Delegado da PF desde 2003, quando ocupou a chefia da Delegacia de Controle de Segurança Privada na Superintendência do Amapá. No ano seguinte, foi chefe substituto na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz, no Maranhão. Ainda em 2004, chefiou as delegacias de Repressão a Entorpecentes e Repressão aos Crimes contra o Patrimônio, na Superintendência da PF em Pernambuco, onde também presidiu a 1ª Comissão Permanente de Disciplina (2004-2008).

De 2008 a 2011, foi chefe da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, retornando ao Recife como chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. Em seguida, assumiu a Coordenação Regional de Segurança de Grandes Eventos e a Representação Regional da Interpol, onde permaneceu até 2013. Cedido ao Ministério da Justiça, em outubro de 2013 passou a exercer o cargo de coordenador geral de Execução Operacional da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, que ocupou até 2017. Em julho daquele ano, assumiu como secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

IPUBI - POLÍCIA MILITAR APREENDE MOTO COM RESTRIÇÃO NO DISTRITO DE SERROLÂNDIA


Às 10:20 da manhã de sábado 26/06, Policiais da 9ª CIPM, durante OPERAÇÃO CACTUS no Distrito de Serrolândia, zona rural de Ipubi, abordaram um indivíduo que pilotava uma motocicleta com queixa de ROUBO/FURTO. Após a abordagem foi notado que o imputado portava um documento da motocicleta aparentemente adulterado (falso). O indivíduo juntamente com a motocicleta foram conduzidos a DPC local para as medidas cabíveis, conforme registrado no BO 1125/2021, e um Inquérito Policial foi instaurado. Disque Denúncia: (87) 9 8877 – 2137.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

ARARIPINA - PREFEITO RAIMUNDO PIMENTEL CONVIDA PARA O ARRAIÁ DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, usou as redes sociais para lembrar a população da vacinação contra a convid-19 e deixar sua mensagem nesta época junina.

“São João bom é no Parque Três Vaqueiros dançando forró, mas minha gente, melhor ainda é São João aplicando ‘doses de esperança’ na nossa população. Começamos a imunização contra a Covid do grupo a partir dos 45 anos. Não tem sensação melhor do que perceber o sorriso no rosto das pessoas à espera por dias melhores. É com essa imagem de vacinação que desejo um ótimo São João e São Pedro a todos e que Deus abençoe! Se cuidem”, disse Dr. Raimundo. Veja vídeo.

Por Fredson Paiva

SANTA CRUZ DA VENERADA - HOMEM É DETIDO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO SÍTIO LAGOA DA VÁRZEA


Por volta das 20:30 de sexta-feira 25/06, Policiais Militares do 7º BPM se deslocaram até o Sítio Lagoa da Várzea, zona rural de Santa Cruz da Venerada, e conduziram para a delegacia o senhor N. B. S., 60 anos, por ter em sua posse 01(uma) espingarda cal.12mm, marca CBC nº 242983 e 10 (dez) cartuchos cal.12mm, sendo 07 (sete) intactos e 03 (três) deflagrados, sem o devido registro da arma. Todo o material foi apresentado à DPC local, para adoção das devidas providências. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: FLAGRANTE.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

PERNAMBUCO - MAIS DE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS JÁ ESTÃO VACINADAS COM A PRIMEIRA DOSE


Pernambuco chegou à marca de 3.021.413 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose, o que equivale a 31% da população do Estado. Com relação à segunda dose, 11% dos pernambucanos já tomaram e estão com o esquema vacinal completo, um total de 1.061.914 pessoas. Também já foram imunizadas com a vacina da Janssen, de dose única, 5.905 pessoas. Os números foram anunciados nesta segunda-feira (28.06) pelo governador Paulo Câmara, por meio de pronunciamento.

De acordo com o governador, os resultados são significativos e têm refletido na queda de todos os indicadores utilizados para avaliar o andamento da pandemia. Ele reforçou que as vacinas são uma grande arma contra a Covid-19 e pediu atenção dos pernambucanos para a conclusão do esquema de vacinação, alertando ainda que as medidas de prevenção também devem ser mantidas, por serem essenciais no enfrentamento à doença.

“Mesmo respeitando o tempo de espera entre a primeira e a segunda aplicação, temos muita gente que poderia estar totalmente vacinada, mas não compareceu aos postos de imunização. Toda e qualquer vacina disponível salva vidas. Precisamos fazer a nossa parte, tomar as duas doses dentro do prazo prescrito e orientar parentes e amigos a fazerem o mesmo”, frisou Paulo Câmara.

Link para o pronunciamento: https://we.tl/t-eKMH9lhSd5

OURICURI - DUPLA DE MOTO ABANDONA ARMA DE FOGO AO AVISTAR POLÍCIA MILITAR NO SÍTIO PIRANHAS


Às 13:30 de sexta-feira 25/06, Policiais Militares do 7º BPM realizavam patrulhamento, quando avistaram duas pessoas em uma motocicleta, em atitude suspeita no Sítio Piranhas, zona rural do município. 
Ao perceber a presença da viatura, jogaram no matagal 01(uma) espingarda cal. 20mm, marca Boito, nº P3846, com 08 (oito) cartuchos cal. 20mm, sendo 04 (quatro) carregados e 04 (quatro) deflagrados, empreendendo fuga e tomando destino ignorado. Todo o material foi apresentado à DPC local, para adoção das providências cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Inquérito Policial.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

BODOCÓ - POLÍCIA MILITAR ESTOURA BOCA DE FUMO NO BAIRRO ASA BRANCA E APREENDE UM QUILO DE MACONHA


Por volta das 17:00 de sexta-feira 25/06, policiais militares do 7º BPM lotados em Bodocó receberam denúncia, através de ligação telefônica, informando de tráfico de drogas no Bairro Asa Branca, zona urbana do município. No local, havia vários indivíduos que evadiram-se ao perceber a aproximação da viatura.

Após buscas, foi localizado dentro de uma sacola aproximadamente 01 (um) kg de substância análoga à maconha. A ocorrência foi apresentada à DPC local, para as medidas cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Inquérito Policial.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

GOIÁS - POLÍCIA INVESTIGARÁ SE LÁZARO ATUOU COMO JAGUNÇO E TEVE AJUDA NA FUGA


A morte do fugitivo Lázaro Barbosa, na manhã de hoje (28), não põe fim ao trabalho da Polícia Civil de Goiás, que, a partir de agora, centrará esforços para esclarecer se o acusado de ter cometido múltiplos assassinatos recebeu ajuda para escapar ao cerco dos agentes de segurança por 20 dias.

“As investigações não acabam aqui. Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender”, disse a jornalistas o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Segundo ele, a Polícia Civil já está investigando a suspeita de que Lázaro agia como matador de aluguel e contou com o auxílio de pessoas que não queriam que ele fosse preso.

O principal alvo da apuração da suposta ligação de Lázaro com matadores é, de acordo com Miranda, o dono de uma chácara onde o fugitivo chegou a se esconder e obter alimentos, Elmi Caetano Evangelista, preso na última quinta-feira (24).

“O empresário [chacareiro] que está preso é um dos líderes da organização”, disse o secretário, afastando a tese de que Lázaro atuava sozinho. “Mais para frente, quando a investigação estiver finalizada, colocaremos [todas as informações] para vocês. Mas já há uma linha de apuração. Uma das coisas [hipóteses] é de que ele [Lázaro] atuava como jagunço ou segurança para algumas pessoas”, afirmou o secretário estadual, declarando que a suposta "organização" pode estar envolvida com crimes como latrocínio e assassinatos nos quais Lázaro pode ter participação.

Segundo Miranda, Lázaro trocou de roupas várias vezes (“Uma prova de que ele tinha uma rede que o acobertava”) e, ao ser morto, estava com cerca de R$ 4,4 mil no bolso. O que, para o secretário, evidencia não só sua intenção de seguir fugindo, mas também que ele contava com o suporte de outras pessoas. O dinheiro é, certamente, um indicativo de que ele estava querendo sair do estado ou do país. E esta questão dele querer fugir, logicamente com o patrocínio [de terceiros], tinha gente interessada em que ele não fosse preso.

Lázaro foi surpreendido por policiais quando chegava à casa de sua ex-sogra, na zona rural de Águas Lindas (GO), a cerca de 50 quilômetros de Brasília. “Ele foi para encontrar com ela. Nós já estávamos monitorando, tentamos pegá-lo no momento [em que ele se aproximou], mas ele chegou a ameaçar alguns policiais”, contou Miranda, explicando que após ser cercado, Lázaro trocou tiros com os policiais e foi baleado. Sua ex-esposa e sua ex-sogra foram conduzidas para prestar depoimento.

Socorrido com vida, Lázaro foi levado ao Hospital Municipal Bom Jesus, de Águas Lindas de Goiás (GO), mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo já foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Goiania, onde será periciado antes de ser liberado para que sua família providencie o enterro.

Lázaro é acusado de assassinar quatro pessoas da mesma família em uma chácara no Distrito Federal. Uma quinta vítima teria sido feita refém em Goiás. Ele ainda é suspeito de balear três pessoas no município de Cocalzinho de Goiás, onde se concentraram as buscas. Além disso, já tinha sido condenado por homicídio na Bahia.

A Agência Brasil conversou, por telefone, com o advogado do chacareiro Elmi Caetano Evangelista, Ilvan Barbosa, que informou que só se pronunciará sobre o caso por meio de uma nota que divulgará ainda hoje.

Fonte - Agência Brasil

IPUBI - HOMEM É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE, RESISTÊNCIA E AMEAÇA EM SERROLÂNDIA


Na última quinta-feira 24/06, a GTRI 9.011 da polícia militar, durante patrulhamento no Distrito de Serrolândia em Ipubi, avistou um caminhão FORD de cor verde, placa KKH-1A61, o qual quase colidiu com pedestres que por ali passavam. De imediato os policiais fizeram a abordagem ao veículo e constataram que o condutor, J.A.D estava com sinais de embriaguez.

Diante dos fatos foi realizada a condução do envolvido juntamente com o caminhão para a delegacia local, onde o imputado tentou fugir do efetivo, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Na delegacia durante o registro, o imputado ameaçou o efetivo. Tudo foi registrado conforme B.O. N°1108/2021. RESULTADO: 01 FLAGRANTE. DISQUE DENÚNCIA: (87) 98877-2137.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

BODOCÓ - HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR OUTRO COM GOLPES DE FACA NO CENTRO


Por volta das 23:30 da última segunda-feira 21/06, a equipe GT-7211 da polícia militar, durante rondas e abordagens, na Rua Álvaro Campos, zona urbana do município de Bodocó, deparou-se com B. S. N., 18 anos, lesionado no rosto e nas costas.

O mesmo afirmou ao policiamento ter sido agredido a golpes de faca por C.A.N. P, 21 anos, que foi localizado portando uma faca peixeira. O laudo traumatológico confirmou ferimentos leves. A ocorrência foi apresentada na DPC local, onde foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

DESFECHO - LÁZARO BARBOSA MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA DE GOIÁS


Lázaro Barbosa, 32 anos, acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, foi morto em troca de tiros com a polícia na manhã desta segunda-feira (28/6), em Águas Lindas de Goiás. Ele era procurado há 20 dias.

Buscas duraram 20 dias

As buscas por Lázaro tiveram início em 9 de junho, quando a polícia começou a investigar um triplo homicídio no Incra 9, em Ceilândia. Pai e dois filhos foram e encontrados mortos e a mãe da família não estava no local . Na ocorrência, Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, e os filhos dele, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, eram as vítimas. Cleonice estava desaparecida.

No fim da tarde, a Polícia Civil do DF divulgou a foto de Lázaro Barbosa de Souza e o confirmou como suspeito de cometer os crimes em Ceilândia Norte. A descoberta foi feita a partir de impressões digitais encontradas na chácara. Com a identidade, a ficha de Lázaro foi levantada, com um histórico recente de agressões.

Em 26 de abril, Lázaro cometeu estupro e roubo contra uma mulher que abordou na rua. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Já em 17 de maio, ele invadiu outra chácara, próxima à da família assassinada. Nela, amarrou as vítimas e as ameaçou com revólver e faca, obrigou todos a ficarem nus e as moças da família a cozinharem para ele.

Novas invasões, confissão e incêndios

As buscas por Cleonice já completavam 24 horas quando a PCDF descobriu outra invasão em uma chácara próximo ao local onde a empresária foi sequestrada. Lázaro foi reconhecido pela nova vítima. Durante três horas da tarde de 10 de junho, ela e o caseiro foram mantidos reféns.

De acordo com relatos das vítimas, Lázaro encontrou o caseiro primeiro e disse que não ia fazer nada, contanto que ninguém reagisse. Em seguida, colocou uma máscara de criança e mandou chamar quem estava dentro de casa. Para a dona da chácara, o criminoso confessou ter matado a família Vidal, mas disse que não estava só.

Na madrugada de sexta-feira (11/6), as buscas por Lázaro e por Cleonice ultrapassaram a fronteira do Distrito Federal. O suspeito invadiu uma chácara em Ceilândia por volta das 20h, fez o caseiro refém e roubou um veículo, um Palio branco, que usou para se dirigir até Cocalzinho de Goiás (GO), às 3h30. Lá, na BR-070, incendiou o carro.

Ainda na cidade, Lázaro invadiu outra chácara, fez um caseiro refém e o obrigou a cozinhar no sábado (12/6). Depois, invadiu outra residência e baleou três homens, que ficaram em estado grave. No fim da noite, ateou fogo em outra chácara. Foi neste mesmo dia, à tarde, que Cleonice foi encontrada, sem vida, por familiares e vizinhos em um córrego próximo ao local em que morava.

No domingo (13), o suspeito roubou um carro, crime denunciado pelo dono aos mais de 200 policiais mobilizados na cidade de Cocalzinho. O veículo foi encontrado às margens da BR-070, próximo a Edilândia (GO), local em que as buscas foram intensificadas.

Outra família foi feita refém pelo criminoso na terça-feira (15). Por mensagem, uma adolescente moradora da chácara pediu ajuda à polícia: "Socorro. O assassino Lázaro está aqui em casa" . Na quarta-feira (16/6), a polícia divulgou vídeo do momento em que as vítimas são soltas . As imagens mostram a troca de tiros que deixa um policial ferido de raspão na cabeça.

Fonte - Correio Braziliense

TERCEIRA PARCELA - AUXÍLIO EMERGENCIAL É PAGO A BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COM NIS 8


Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 8 recebem hoje (28) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

Na quarta-feira (30), a Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da terceira parcela para os participantes do Bolsa Família. O recebimento dos recursos segue o calendário regular do programa social, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A terceira parcela começou a ser depositada no último dia 17, conforme o dígito final do NIS.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. - Arte/Agência Brasil

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Fonte - Agência Brasil

domingo, 27 de junho de 2021

MAIOR PRÊMIO DA HISTÓRIA DA QUINA DE SÃO JOÃO SAI PARA OITO APOSTAS - VEJA DEZENAS SORTEADAS


A Quina de São João, concurso especial 5.590 da Quina, sorteou R$ 204,8 milhões, neste sábado (26). Os números sorteados foram 25 - 28 - 36 - 60 -61.

A bolada será dividida entre oito apostas registradas em Manaus/AM, Pinheiro/MA, Blumenau/SC, Avaré/SP, São Paulo/SP, Conceição do Pará/MG e duas apostas em Belo Horizonte/MG. Cada uma levará R$ 25.601.717,66.

O prêmio deste sábado é o maior da história da Quina, batendo o recorde anterior, que era de R$ 153,7 milhões, ofertado no concurso 5.002, de 2019.

Leia também



Na segunda faixa de premiação, para o acerto de quatro números, 2.143 apostadores vão levar R$ 9.276,34 cada, e os 158.391 apostadores que acertaram três números vão receber R$ 188,73 cada. Prêmios com valor superior a R$ 1.903,98 são pagos exclusivamente nas agências da Caixa.

O bilhete é ao portador, sendo recomendável que o apostador escreva no verso do recibo da aposta premiada, seu nome completo e CPF. Dessa forma, ninguém mais poderá retirar o prêmio. Em caso de bolão, cada participante pode fazer o mesmo no verso de seu recibo individual de cota.

Os ganhadores também devem ficar atentos às datas. Os prêmios prescrevem após 90 dias da data do sorteio. Decorrido esse prazo, o prêmio prescrito é repassado ao Fundo de Financiamento ao Ensino Superior (FIES).

Fonte - Portal Folha de Pernambuco

sábado, 26 de junho de 2021

HIGIENE BUCAL - TRANSFORMA PETROLINA RECEBE DOAÇÃO DE 874 KITS QUE SERÃO DESTINADOS À PESSOAS COM COVID-19


Na manhã deste sábado (26), o Parque Josepha Coelho foi palco de um grande ato de solidariedade: alunos do Terceiro Ano do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora arrecadaram 874 kits de higiene bucal, que foram doados ao Transforma Petrolina. A doação fez parte de uma das atividades da Gincana Junina da Instituição.

“Há seis anos o Auxiliadora realiza a Gincana Junina e essa foi a primeira vez que incluímos uma prova que envolvesse doação. A ideia surgiu quando conhecemos o Transforma Petrolina e nos tornamos parceiros. Nossos alunos se sentiram gratificados com a missão e nossa gincana ganhou um outro significado”, explicou Ana Cristina Lopes, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio.
Os kits foram repassados para a Diretora de Saúde Bucal da Atenção Básica de Petrolina, Roberta Araújo, que desenvolve um projeto com pacientes com COVID-19. “Nós identificamos a necessidade dos pacientes com COVID-19 redobrarem os cuidados com a higiene bucal, pois estudos mostram que uma saúde bucal debilitada agrava os sintomas da COVID-19”.

Para a Coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, é uma imensa satisfação estimular nas instituições públicas e privadas a prática da solidariedade. “Fico muito feliz em saber que as doações agora serão parte integrante da gincana anual do Colégio Auxiliadora, instigando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e voluntários”.

Irislane Pacheco/Ascom Transforma Petrolina

ARARIPINA - JOVEM É ASSASSINADO A FACA PELO EX-SOGRO NA RUA DA CANASTRA APÓS AGREDIR EX-COMPANHEIRA


Por volta das 04:00 da madrugada de hoje, sábado 26/06, a Equipe do DEAH da Polícia Civil tomou conhecimento através de informação da Polícia Militar que havia ocorrido um homicídio na Rua da Canastra, zona urbana do município de Araripina. Apesar da polícia ser comunicada às 04:00 da madrugada, o crime ocorreu às 03:30.

Chegando ao local de crime a equipe constatou a veracidade do fato. O corpo da vítima D.L.S., de 19 anos, foto acima, se encontrava no meio da rua com perfuração de faca. Ainda segundo a polícia civil, o autor do homicídio, R.H.B.A., que é ex-sogro da vítima , estava em casa com sua esposa, quando sua filha ligou falando que a vitima, seu ex-marido, estava em sua casa agredindo-a.

O autor e sua esposa dirigiram-se a casa de sua filha e lá encontraram a vítima batendo na companheira. Na discussão, o autor desferiu uma facada na vítima, que foi a óbito no local. O autor do crime na delegacia confessou a prática delituosa, sendo autuado em Flagrante delito pela Autoridade Policial de Plantão.
Durante as diligências os Policiais Civis localizaram a Faca utilizada para cometer o crime e foram realizadas as oitivas das testemunhas, (esposa do autor e ex-esposa da vítima). A polícia civil também informou que a vítima já tinha passagem na delegacia. O Instituto de Criminalística da Polícia Civil também fez a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina.

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. Esse foi o 3º homicídio do mês de junho em Araripina, e o 4º também de junho na Região do Araripe. Esse também foi o 6º homicídio do ano em Araripina, e com esse crime já são 26 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

Fotos – Reprodução Internet

PELA 2ª VEZ - GOVERNO DE SP MULTA BOLSONARO E MAIS 15 POR NÃO USAREM MÁSCARAS


O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta sexta-feira (25) em Sorocaba, interior de São Paulo. Sem o uso devido de máscara, o mandatário e a comitiva que o acompanhava foi novamente multada. Em nota, a assessoria do governador João Doria informou que além do chefe do Executivo, 15 autoridades foram penalizadas com multa de R$ 552,71 cada por descumprimento da legislação que determina o uso da proteção facial em espaços públicos.

Esta é a segunda autuação do mês, pelo mesmo motivo, que Bolsonaro recebe da Vigilância Sanitária estadual. A primeira ocorreu no dia 12 de junho, após motociata na capital.

Entre as autoridades federais autuadas estão os ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; das Comunicações, Fábio Faria; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Além do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados federais Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Caroline De Toni e Guilherme Muraro Derrite; o diretor presidente do Ceagesp, Ricardo Mello Araújo, também integrava o grupo.

Da esfera estadual, participavam do evento sem o uso de máscaras os deputados Gil Diniz, Frederico D’Ávila, Danilo Balas. Já no âmbito do município de Sorocaba, os infratores incluem o secretário Municipal de Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues, e o vereador sorocabano Vinicius Aith. Outro vereador autuado foi Paulo Eduardo Lopes, conhecido como “Paulo Chuchu”, de São Bernardo do Campo.

Segundo a pasta, os autos serão enviados via Correios para cada um e descrevem as normas previstas na lei, citando a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais, como uso de máscara e distanciamento social.

Balanço

A Vigilância Sanitária Estadual realizou, de 1º de julho de 2020 a 14 de junho de 2021, 328.123 inspeções e 7.886 autuações por diversas infrações às normas de prevenção da Covid-19.

Vaquinha

Mesmo com salários de mais de R$ 33 mil, Os deputados Carla Zambelli (PSL-SP), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ) lançaram uma vaquinha on-line para pagar multas aplicadas pelo governo de São Paulo pelo não uso de máscara na motociata em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, em 22 de junho. Em apenas um dia de campanha, a meta foi arrecadada, e, então, dobrada para R$ 100 mil.

Por Ingrid Soares - Correio Braziliense

ARARIPINA - ELEMENTO QUE ASSALTOU ESTABELECIMENTO COMERCIAL NO CENTRO É PRESO EM FLAGRANTE


Na última segunda-feira 21/06, por volta das 18:00, a GT-01/Trânsito da polícia militar, quando em patrulhamento, blitz e abordagens, em Operação de combate ao CVLI e CVP, foi acionada pela Central de Operações da 9ª CIPM para atender a uma ocorrência de Roubo a estabelecimento comercial, no Centro de Araripina.

Segundo a polícia, a vítima J.O.B., 42 anos, que é o proprietário do comércio roubado, relatou que por volta das 10:12 da manhã do mesmo dia, o imputado F.P.L., 26 anos, chegou desarmado e anunciou o assalto, subtraindo a quantia de R$ 100 (cem reais) e uma latinha de cerveja.

Por volta das 18:00, após ser reconhecido por câmaras de segurança, o imputado foi capturado e conduzido à DPC local para as providências cabíveis. Tudo foi registado no B.O 1089/2021. Disk Denúncia: (87) 9 88352262. RESULTADO. FLAGRANTE.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Fredson Paiva

ARARIPINA - NESTE DOMINGO 27 DE JUNHO TEM O ARRAIÁ SOLIDÁRIO - LIVE SÃO JOÃO IN CASA


 

IPUBI - HOMEM FOGE E ABANDONA ARMA DE FOGO AO VER VIATURA DA PM NAS IMEDIAÇÕES DO AÇUDE CACIMBÃO


Por volta das 19:30 de segunda-feira 21/06, a GT Extra em conjunto com a GE GATI da polícia militar, quando em patrulhamento nas proximidades do Açude Cacimbão, zona urbana do município de Ipubi, avistou um indivíduo em atitude suspeita, que ao perceber a aproximação das viaturas adentrou em um matagal, deixando no local uma espingarda de fabricação artesanal e material para carga.

A polícia militar realizou diligências na tentativa de capturá-lo, porém sem êxito. Todo material apreendido foi apresentado e entregue na DPC de IPUBI. Tudo registrado no B.O 1090/2021. RESULTADO: Inquérito Policial. MATERIAIS APREENDIDOS: 1 Espingarda artesanal, 45g de chumbo, 30g de pólvora, 75 Espoletas. Disque Denúncia: (87) 9 98877-2137.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

REGIÃO DO ARARIPE - PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE BUSCA PARCERIA PARA ELIMINAR PROBLEMA DE LIXO ELETRÔNICO


O lixo eletrônico tem se mostrado um problema grave e crescente para o meio ambiente e para a saúde humana, pensando nessa real e perigosa situação a ONG Patrulha Ambiental que já vem desenvolvendo um trabalho de recolhimento de pilhas e baterias de aparelhos celulares, onde já entregou em pontos de reciclagem desses materiais perigosos, mais de 100 kg, busca parceiros para realizar a campanha, “Mais saúde, menos lixo eletrônico”, que será implantada após confirmação dos apoiadores.

Seguem os locais onde estão os coletores das pilhas e baterias na cidade de Araripina: Centro Educacional do Araripe (CEA), Rádio Arari FM, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Araripina, Agência Municipal de Meio Ambiente, Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, ONG Chapada e Artesa. Serão instalados coletores em outros locais, que posteriormente haverá divulgação.
Foi realizado contato com os Secretários de Meio Ambiente das seguintes cidades: Luciano Lira, Ipubi – PE, o senhor José Cícero, conhecido como Gerus, Trindade – PE, e Rubeni Cunha, de Araripina - PE, que ficaram de responder a coordenação da Patrulha Ambiental, sobre a questão de apoiar (caso de Araripina) ou realizar campanha similar em suas respectivas cidades.
Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e-lixo são termos utilizados para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados por seus proprietários, sem a intenção de reutilizá-los. As tecnologias do mundo moderno possibilitam que novos aparelhos sejam lançados e novas tendências surjam rapidamente no mercado, em um processo planejado que leva o consumidor a substituir seus equipamentos eletrônicos sem necessidade, gerando um volume cada vez maior de lixo eletrônico.
Esse fenômeno, chamado de obsolescência programada, contribui significativamente para o aumento do lixo eletrônico, que pode causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana se descartado de maneira incorreta. De acordo com o relatório The Global E-Waste Monitor, produzido pela ONU em 2017, o Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. No mundo, foram gerados o equivalente a 4,5 mil Torres Eiffel de lixo eletrônico (44,7 milhões de toneladas) nesse mesmo ano. Até 2021, a previsão é que esse número suba para 52,2 milhões de toneladas por ano.
Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. Segundo o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.
Abaixo, encontram-se algumas substâncias que constituem os equipamentos eletrônicos e que podem causar algum risco para o ser humano: Alumínio, antimônio, arsênio, berílio, bismuto, cádmio, chumbo, cobalto, cobre, estanho, ferro, mercúrio, níquel, selênio, zinco entre outras não menos prejudiciais. Vale ressaltar que dentro de equipamentos eletroeletrônicos jogados no lixo são encontradas matérias-primas preciosas, como ouro, prata, paládio, cobre e alumínio. Isso significa que a extração desses metais pode ser evitada ao reciclar ou reaproveitar esses produtos.
Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) procura organizar a forma como o setor público e privado devem tratar os resíduos. A lei trata de todos os materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados, sejam eles domésticos ou industriais. A PNRS indica que a responsabilidade pela logística reversa de alguns produtos, dentre eles, os eletroeletrônicos, pilhas e baterias deve ser dos fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores. Porém, só é possível começar esse processo com a participação efetiva dos consumidores, que precisam se comprometer a descartar seus produtos fora de uso em locais adequados, que permitam sua coleta e reciclagem adequadas.
Ainda segundo a lei brasileira, a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos é compartilhada. Logo, todos somos parte deste processo. Cabe ao consumidor entregar os eletrônicos que deseja descartar em locais adequados, que não o lixo comum. Tais locais deverão ser criados e disponibilizados pelo setor produtivo. Os comerciantes e distribuidores são responsáveis por receber estes equipamentos e entregar aos fabricantes e importadores, que, por fim, são responsáveis por assegurar a destinação final ambientalmente adequada a estes equipamentos, como a reciclagem, por exemplo.


Imagens: Google
Fotos: Patrulha Ambiental
Foto: Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima. Mestranda. Marilene Kreutz de Oliveira