ARARIPINA

ARARIPINA

segunda-feira, 12 de junho de 2023

PERNAMBUCO E PIAUÍ - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É MARCADO POR ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO EM PARQUES EÓLICOS, FOTOVOLTAICOS E ESCOLAS


O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data visa conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Na região do Araripe a Patrulha Ambiental desenvolveu ações em algumas localidades, como no dia 05, onde fomos até o parque UFV Sol do Piauí na Serra do Inácio PE/PI, a convite da Engenheira Ambiental Carízia Pincanço, onde desenvolvemos atividades relacionada ao tema “Soluções para a poluição plástica” que foi muito bem aceito pelos colaboradores ali presentes.


No dia seguinte (06/07) fomos até Serra de Simões – PE, no projeto Ventos de São Zacarias, onde diante de uma plateia acalorada foi debatido assuntos como poluição de resíduos sólidos, crimes ambientais e suas consequências. O convite veio por meio da técnica em meio ambiente Cintia Katiana.

Já na parte da tarde a Patrulha Ambiental esteve na Escola Costa e Silva no distrito de Rancharia em Araripina – PE, a convite do professor Dunga e direção da Escola. A conversa com as crianças foi sobre caça e aprisionamento de animais silvestres e punições as pessoas que os comete.

Nesse meio tempo recebemos um chamado do Secretário de licenciamento ambiental da cidade de Araripina – PE, Rubeni Cunha, para realizar um resgate de uma cobra Jiboia (Boa constrictor) que estava nas proximidades do bairro Adelino. O resgate foi concluído e o animal silvestre solto em área segura.

No dia 08/07 nos dirigimos até a Escola de Aplicação, também em Araripina, a convite da professora Alana Braz e discutimos o tema ali solicitado “A Caatinga, exclusivamente brasileiro” onde abordamos alguns assuntos, como desmatamento, crimes ambientais e resgate de fauna.

Também realizamos uma visita ao antigo lixão, para levar água e ração aos cães que permanecem mesmo não tendo mais o “alimento” que, devido os resíduos ali depositados, estarem sendo destinados a um aterro no Estado do Ceará, os cães que se alimentavam dos restos de alimentos estão em situação de extrema magreza.
Portanto, foi uma semana com diversas atividades e desafios, mas, a Patrulha Ambiental, dentro de suas possibilidades sempre estará pronta para trabalhar em defesa do meio ambiente como um todo.


Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Elecnor

Nenhum comentário: