A rotina de dores das costas, rigidez nas articulações logo após acordar e até mesmo o surgimento de feridas na pele ou inflamações oculares podem estar relacionadas a uma série de doenças que, se não tratadas devidamente, podem levar a incapacidade física. As espondiloartropatias representam, dentre as doenças reumáticas, anomalias inflamatórias crônicas que comprometem as articulações e outros órgãos, como olho e pele.
A médica reumatologista do Hospital Jayme da Fonte, Helena Carneiro Leão, alerta que o primeiro passo ao surgir qualquer tipo de desconforto é procurar um especialista. “Temos muitas doenças reumáticas com características e critérios diversos. O ideal é jamais se automedicar, pois o diagnóstico correto é que irá surtir o melhor efeito”, diz. Os principais exames para identificar problemas reumatológicos são exames físicos e laboratoriais, além de exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.
A médica detalha que entre as doenças decorrentes das espondiloartropatias estão: artrites, inflamações nos tendões, artrite psoriásica (associada à psoríase), artrite reativa e artrite relacionada inflamatórias intestinais. A evolução científica e as novas tecnologias em saúde estão contribuindo em diversas áreas da medicina e na reumatologia não tem sido diferente. Com um objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, medicamentos biológicos são responsáveis pelo avanço no tratamento e controle das doenças reumáticas e outras doenças inflamatórias crônicas.
“O termo qualidade de vida está em pauta em todas as especialidades médicas. Nos casos reumáticos, o acompanhamento médico contínuo é essencial. Com uso de medicamentos, fisioterapia e atividades físicas, podemos atuar em benefício da qualidade de vida dos pacientes”, informa a especialista. A busca por uma vida saudável também tem relação direta com as orientações médicas, criando novas perspectivas na vida profissional e pessoal de cada portador de doenças reumáticas inflamatórias crônicas. Os hábitos saudáveis apresentam benefícios à saúde e no tratamento efetivo para o investimento na qualidade de vida e no futuro do paciente.
O complexo hospitalar Jayme da Fonte é referência na área de reumatologia, com especialistas e um centro de imagens para o diagnóstico de espondiloartropatias. Instalado no bairro das Graças, conta com equipe técnica multiprofissional, equipamentos de última geração e moderna UTI, além de urgência e emergência para atendimento em diversas especialidades.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário