Após dois dias intensos de competições durante a etapa regional Pernambuco do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro, no município do Paulista, cinco times do Nordeste foram classificados para a fase nacional, sendo três de Pernambuco: Cyberbot, do SESI Moreno; Gadget, do SESI Goiana; e Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife). Também foram classificadas as equipes Robocamb e Roboben, ambas de Alagoas. Durante o evento, que reuniu cerca de mil pessoas, entre competidores, familiares e visitantes, participaram 27 equipes de escolas públicas e privadas pernambucanas e alagoanas.
O torneio desafiou estudantes de 9 a 16 anos a pensarem o futuro da energia, desenvolvendo projetos ligados ao tema da temporada do FLL, batizada de “Super Powered”. A etapa nacional acontecerá entre 15 e 18 de março, em Brasília.
Ao conquistar o Champions Award, maior premiação da Modalidade FLL na etapa regional, a equipe Cyberbot garantiu a vaga na fase nacional do Torneio de Robótica. Para Maria Luiza Lopes, de 15 anos, integrante da equipe que é composta por seis alunos do SESI Moreno, passar para a etapa nacional do Torneio de Robótica é um sonho realizado. “É um sentimento que nunca pensei sentir na minha vida. Sensação de orgulho, emoção e de missão cumprida”, relata, emendando que a equipe estará focada em realizar as melhorias necessárias para chegar no nacional ainda mais competitiva. Mais do que uma competição, entretanto, Malu, como é chamada pelos colegas, destaca que a disciplina de Robótica, oferecida pelo SESI, vai muito além da sala de aula. “A gente aprende a conviver, a aceitar a diferença das
outras pessoas e a despertar a nossa criatividade de uma forma que a Malu de cinco anos atrás nunca pensou que poderia acontecer”, conta.
Com o objetivo de tentar solucionar problemas do dia a dia relacionados ao tema deste ano, energia, Maria Luiza conta que o projeto da equipe se baseou em pesquisas realizadas por eles a partir de dados nacionais. “Cerca de 44% dos fios presentes em todos os postes do Brasil inteiro são clandestinos, de acordo com levantamento da Aneel e da Anatel”, relembra, contando que a ideia do projeto é melhorar desorganização e a distribuição da rede de cabo elétrica e, dessa forma, atenuar problemas corriqueiros como a falta de energia.
Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo acompanhou os dois dias de evento e comemorou a conquista das três equipes pernambucanas na fase nacional da competição. “O Torneio de Robótica deste ano proporcionou aos alunos explorar fontes de energia, pensando em maneiras inovadoras de gerar, distribuir e armazenar esse recurso. Eu reforço: a Robótica vai muito além da sala de aula, ela dá poder para que nossos jovens construam o caminho adiante e pensem o futuro do País e do mundo”, conclui.
SESI Araripina vence categoria Desempenho do Robô
A equipe Kyrios Lego, do SESI Araripina, foi a vencedora na categoria Desempenho do Robô. O time é formado pelos alunos Paulo Nathan, Rodrigo Arraes e Pedro Miguel, do 2º ano NEM; Andressa e Pedro Henrique, do 1º ano NEM; Davi de Jesus, do 8º ano; e pelos técnicos/professores Roberto Gomes e Jaildo Pereira. A categoria vencida pela equipe de Araripina teve como desafio a execução de 16 missões na mesa. A equipe Kyrios Lego realizou um total de 13 missões em 2 minutos e 17 segundos e venceu a disputa.
Premiações Champions Award:
1° lugar - Cyberbot (Escola SESI Moreno)
2° lugar - Visão Elétronsbot (Colegio Visão - Recife)
3° lugar - SESI SENAI Roboben (Alagoas)
Técnico Destaque: Leonardo Rufino - equipe Cangaceiros da Robótica (Escola SESI Vasco da Gama)
Desempenho do Robô: Equipe Kyrios Lego (Escola SESI Araripina)
Design do Robô: Equipe Gadget (Escola SESI Goiana)
Projeto de Inovação: Equipe Unity (Escola SESI Escada)
Prêmio Core Values: Equipe SESI Robocamb (Alagoas)
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário