ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

SANTA FILOMENA E OURICURI - ESCOLAS REFORMADAS E REVITALIZADAS SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO NA SERRA DO INÁCIO E DISTRITO DE SOCORRO


A população dos municípios de Santa Filomena e Ouricuri, em Pernambuco, iniciou o ano letivo com três unidades escolares totalmente reformadas e revitalizadas. A ação foi realizada pela Auren Energia e contou com um investimento de R$1,5 milhão. A atividade faz parte das iniciativas da empresa voltadas para a melhoria na qualidade do ensino e na qualidade de vida de crianças e adolescentes da região.

Com as obras a capacidade de atendimento escolar na região será triplicada, acolhendo um maior número de alunos e contribuindo para a melhoria da aprendizagem no semiárido pernambucano. No município de Santa Filomena duas escolas foram beneficiadas: Escola Antônio Secundino, localizada na comunidade de Zé Martins e a Escola Henerville Mororó, no distrito de Socorro. Na cidade de Ouricuri as reformas ocorreram na escola Ulysses Guimarães, no Povoado Carabranca, zona rural do município. Ao todo, mais de 900 alunos serão beneficiados com as reformas.

Segundo o gerente executivo de sustentabilidade da Auren Energia Alexsandro Cota, entregar essas escolas totalmente reformadas para a população é motivo de muito orgulho. “Faz parte das nossas iniciativas contribuir para a melhoria da educação em comunidades onde atuamos e, nada melhor, do que oferecer um ambiente acolhedor e confortável para os alunos e funcionários dessas unidades. Sabemos que essas mudanças contribuirão para que os alunos tenham um aprendizado de qualidade e eficaz e os professores façam a sua função com prazer e satisfação”, destaca.

Para a realização das reformas nas comunidades de Carabranca e de Zé Martins a Auren fez uso de subcrédito social do BNDES, já nas obras em Socorro 100% do investimento foi feito pela empresa. Na Escola Henerville Mororó, com 300 alunos, foram realizadas a substituição de 100% do telhado, de todas as janelas e portas. Toda a rede elétrica interna foi substituída. A escola também recebeu a instalação hidrossanitário, salas e refeitório e rampas de acessibilidade. A unidade também ganhou uma pintura completa, com recomposição de todos os pisos e cobertura na área do refeitório.

Na Escola Antônio Secundino, que possui 320 alunos, as melhorias foram realizadas com a resolução das infiltrações localizadas. Assim, houve substituição de 100% do telhado, bem como a reforma das salas e rampas de acessibilidade, cobertura na área de recreação, reforma dos muros e portões, instalação de nova rede interna de elétrica e hidrossanitária, pintura de toda a escola e substituição das mobílias e acessórios.
Já na Escola Ulysses Guimarães, que atende 245 alunos, também foram realizadas trocas do revestimento de todo o piso, todas as portas e janelas, bem como a revisão e reparo no telhado, no forro que apresentavam infiltrações ou trincas, além da instalação de novas rede interna de elétrica e instalação hidrossanitária. Os alunos também poderão usufruir da nova pintura e novas mobílias e acessórios disponibilizados.

Legado para a região

Essa não é a primeira vez que a Auren Energia realiza obras e melhorias em unidades escolares na região. Em 2017 a escola Santo Inácio, localizada no distrito de Ramada, recebeu energia elétrica por meio de painéis solares, instalados pela Auren Energia. Fundada em 2006, a instituição ficou 13 anos sem energia. Além da parte elétrica, a escola também passou por reforma e ampliação, com salas novas, pátio, biblioteca e refeitório, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, além de colaborar com a educação na comunidade.

A Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na comunidade Vila do Mel, zona rural do município de Betânia do Piauí, também recebeu melhorias por meio da Auren e do subcrédito social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Anteriormente, a unidade escolar atendia 280 alunos, ainda utilizando-se de salas alugadas na comunidade. Após a reforma, a capacidade de atendimento triplicou, chegando a 900 alunos, sendo 600 alunos no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e passou a ter condições para funcionamento noturno, podendo atender mais 300 alunos no período. As benfeitorias permitiram ainda que a escola ofertasse cursos profissionalizantes, de Educação para Jovens e Adultos.

Ao todo, foram construídas três salas de aula, três banheiros - sendo dois com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e um para funcionários -, uma biblioteca, um auditório, um depósito de material esportivo, um depósito de materiais gerais e uma sala de diretoria. A secretaria, o almoxarifado e a sala dos professores também foram ampliados. Além disso, foi feita a cobertura do pátio de recreação e do refeitório.

Da Infomuts para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: