O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – Selo SIM/CISAPE – foi oficialmente lançando na noite da quinta-feira, 15, na cidade de Ouricuri em um evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE em parceria com o SEBRAE-PE e a Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE.
Em uma iniciativa inédita, o CISAPE, por meio dos municípios da região do Araripe Pernambucano, oferece o Serviço de Inspeção Municipal para certificar os produtos de origem animal feitos por iniciativas da agricultura familiar e agroindústrias da região. Os produtores de mel, leite, ovos, pescados, carnes e seus derivados já podem procurar as secretarias de agricultura do seu município e iniciar o processo de certificação dos produtos que trará novas oportunidades de acesso a outros mercados uma vez que, além dos treze municípios que compõem o CISAPE, outros municípios do Sertão do São Francisco e Central também aderiram ao selo, formando assim um mercado consumidor de quase 1 milhão de pessoas nas três regiões do estado.
Com o selo SIM/CISAPE os produtos também poderão ser comercializados em mercados e açougues de todas as cidades que aderirem ao selo e estarão aptos a serem adquiridos nos programas de compras governamentais como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que possuem recursos específicos para este tipo de aquisição por meio das prefeituras e secretarias de educação.
O presidente do CISAPE, Nininho Carvalho, prefeito de Parnamirim, destacou o dia histórico para a região com o lançamento do SIM. “Hoje é um dia para ficar na história após anos de trabalho para lançar o Serviço de Inspeção Municipal Consorciada que vai dar oportunidade para os criadores e produtores e contribuir para o desenvolvimento da nossa região. Com o selo SIM/CISAPE os nossos produtos de qualidade vão chegar na mesa das famílias de mais de um milhão de pessoas em Pernambuco”, afirmou.
De acordo com o presidente da AMUPE, José Patriota, as iniciativas consorciadas contribuem para o desenvolvimento do território e, sobretudo, trazem escala para os produtores e economia para os municípios. “O CISAPE dá um grande exemplo de união com o lançamento do SIM uma vez que dará oportunidade para os produtos serem comercializados em outras regiões e as prefeituras também são beneficiadas porque terão mais opções de compra para estes produtos”, disse.
O projeto do SIM/CISAPE teve o apoio de diversas instituições como o SEBRAE-PE, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com Fernando Clímaco, gerente de Políticas Públicas do SEBRAE-PE o selo SIM/CISPE é uma ação inédita que será multiplicada em outras regiões do estado através da parceria do SEBRAE com prefeituras e consórcios. “Os nossos produtores rurais agora terão a oportunidade de, com apenas um selo de inspeção, comercializar seus produtos em mais de 15 cidades aumentando assim sua capacidade produtiva e gerando desenvolvimento para a economia rural”, afirmou.
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da IX GERES em Ouricuri e teve a presença dos prefeitos e prefeitas de Bodocó, Dr Otávio; Exu, Raimundo Saraiva; Granito, João Bosco; Santa Filomena, Gildevan Melo; Trindade, Helbe Rodrigues; Dormentes, Josimara Cavalcanti; Cabrobó, Galego de Nanai e Santa Maria da Boa Vista, George Duarte. Além de vereadores, secretários de agricultura e outras pastas municipais, produtores e produtoras rurais da região do Araripe, representantes do SEBRAE Unidade do Araripe e do programa Líder das regiões do Araripe e São Francisco, imprensa, entre outros.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário