No mundo pet, o mês de dezembro representa um alerta para tutores sobre o abandono de animais. Chamada de "Dezembro Verde", a campanha do mês faz alusão às responsabilidades que tutores precisam ter com toda a vida do pet. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de desamparo no Brasil.
O abandono de animais é crime de maus-tratos no Brasil. De acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, a pena de detenção para quem abandona ou maltrata um animal é de até cinco anos.
Leia Também
Para conscientizar possíveis tutores, a maioria das instituições que disponibilizam animais para adoção realizam questionários e orientações sobre as necessidades do animal que serão de responsabilidade de quem os adotar.
"Um cachorro não é algo descartável. Eles vivem, em média, 12 anos – ou mais – e o dono deve estar consciente do compromisso que ele terá por bastante tempo, incluindo os meses de férias", reforçou a fundadora do Instituto Totós da Teté, Stephanie Lino, que atua na conscientização contra o abandono de cães.
De acordo com Stephanie, tomar a decisão de acolher um animal não pode ser feita por impulso. "Entendemos que grande parte do abandono de cães se deve à falta de informações. Muitas vezes, a resolução acontece por impulso sem que a família tenha consciência da responsabilidade que é ter um animal em casa", afirmou Stephanie.
Por Maria Priscila Martins - Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário