A população do sertão do Araripe encontra suporte do Sistema Único de Saúde (SUS) no HRFB e na UPAE. O hospital de média complexidade é referência em atendimento de urgência e emergência, embora também realize atendimentos na área de atenção básica. Já no ambulatório, são disponibilizadas especialidades como cardiologia, cirurgia geral, neurologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia, nefrologista. Para mães e crianças, a atenção é garantida com serviços de pré-natal de alto risco, pediatria e ginecologia.
Já na UPAE estão disponíveis os atendimentos em cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, endocrinologia e gastrenterologia. Disponibiliza ainda, um espaço para reabilitação física e consultas com profissionais das áreas de fisioterapia, farmácia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e fonoaudiologia. Já na área de diagnóstico, os usuários contam com exames de ultrassom, eletrocardiograma, holter, ecocardiograma, teste ergométrico e endoscopia.
Segundo a vice-diretora do ISMEP, irmã Fatima Alencar, a administração das Medianeiras da Paz a frente do HRFB e da UPAE tem sido um grande desafio de saúde pública, pois as unidades são referência no atendimento da população do Araripe que, atualmente, chega a mais de 300 mil pessoas. “A visita do secretário de saúde de Pernambuco é importante para mostrar os avanços nas unidades hospitalares. No HRFB e na UPAE estamos com obras para ampliação do espaço físico e a oferta de novos atendimentos. O secretário é um grande parceiro na luta pela interiorização dos serviços de saúde”, destacou.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário