No Dia Internacional da Mulher, celebrado na terça-feira (08), a Prefeitura de Araripina entregou para a população o Laboratório Citopatológico Municipal. O novo equipamento servirá para combater o câncer do colo do útero, o segundo mais incidente na população feminina brasileira.
Para a prevenção e diagnóstico precoce, o método mais utilizado é o teste de Papanicolau, exame citopatológico do colo do útero que se baseia na história natural da doença e no reconhecimento de que ela evolui a partir de lesões precursoras que podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.
“Esse novo equipamento será responsável por salvar muitas vidas em nosso município, pois nossas mulheres terão o resultado do exame em até 30 dias, agilizando assim o início do tratamento com maiores chances de cura. O Laboratório Citopatológico funcionará no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima e terá estrutura completa com uma equipe de profissionais capacitados”, disse a primeira-dama e médica Dra. Socorro Pimentel, que fez a entrega do laboratório representando o prefeito Raimundo Pimentel.
Sintomas de um câncer de útero
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero mata uma mulher a cada dia em Pernambuco. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode provocar sangramento vaginal intermitente [que vai e volta] ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Comunicação Prefeitura de Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário