Eleitores de 18 capitais e mais 37 municípios voltam às urnas no dia 30 deste mês para o segundo turno das eleições municipais. Domingo (2), após a apuração dos votos do primeiro turno, 55 municípios de 11 estados da federação não tiveram a eleição definida e escolherão prefeito e vice-prefeito em uma segunda rodada de votação.
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Paulo é o estado com maior número de municípios em que o prefeito será escolhidos em segundo turno. Em 14 localidades paulistas, os eleitores voltam às urnas para escolher o novo prefeito entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno. No estado do Rio de Janeiro, seis municípios decidem a eleição em segundo turno.
Capitais
Nos três estados da Região Sul, nenhuma das capitais elegeu prefeito e vice-prefeito em primeiro turno: Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão nova rodada de votação no próximo dia 30.
No Sudeste, os eleitores das capitais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo também voltam às urnas no último domingo de outubro: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. No Centro-Oeste, nenhuma das capitais teve eleição definida e, por isso, os eleitores de Campo Grande, Cuiabá e Goiânia também votam novamente no dia 30.
Na Região Nordeste, cinco capitais terão segundo turno: Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza e São Luís. Na Região Norte, as capitais onde o eleitor voltará às urnas são: Macapá, Belém, Manaus e Porto Velho.
Outros municípios
O segundo turno é realizado nos municípios que têm mais de 200 mil eleitores. No Rio Grande do Sul, além da capital, haverá segundo turno em Caxias do Sul, Canoas e Santa Maria.
Em Santa Catarina, Blumenau e Joinville também terão nova rodada de votação e, no Paraná, Maringá e Ponta Grossa.
No estado do Rio, voltam às urnas os eleitores de São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda; em Minas Gerais, Contagem e Juiz de Fora, e no Espírito Santo, Vila Velha, Cariacica e Serra.
Os municípios de São Paulo em que haverá segundo turno são: Bauru, Diadema, Franca, Guarulhos, Guarujá, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Sorocaba, Suzano, Ribeirão Preto, Mauá, Jundiaí e Taubaté.
Em Pernambuco, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Olinda terão nova rodada de votação. Na Bahia, haverá segundo turno em Vitória da Conquista e, no Ceará, em Caucaia.
Em Goiás, os eleitores de Anápolis elegem o novo prefeito em segundo turno dia 30.
Da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário