ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SECIAGRA - SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS FOMENTOU DEBATES EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ARARIPE

 
O desenvolvimento territorial da região do Araripe foi o tema central debatido durante quatro dias na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina com a participação de renomados pesquisadores, professores e universitários. A XII edição da SECIAGRA reuniu mais de 500 participantes entre os dias 25 a 28 e serviu como referência para a produção de estudos acadêmicos e políticas públicas.

Participaram da Semana de Ciências Agrárias de Araripina pesquisadores de instituições como o IPA, EMBRAPA Semiárido, IBAMA, Ministério da Agricultura, Univasf, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e outros órgãos como o Crea-PE, FIEPE, ONGs Chapada e Caatinga. 
As palestras trataram temáticas atuais como mandiocultura, legislação florestal, apicultura, agricultura de baixo carbono, hidroponia, pesquisa e produção animal, sistemas de gestão de unidades de conservação e outros. Além das palestras, houve minicursos para os participantes sobre conservação de solo, manejo de caprinos, riscos ambientais, irrigação de fruticultura, homeopatia e fitoterapia.

Mestres e doutores das mais variadas áreas deram suas contribuições durante os ciclos de palestras. Passaram pela XII SECIAGRA o Superintendente do IBAMA-PE, Francisco Barreto Campelo, o coordenador do Ministério do Meio Ambiente, Michael Ferraz, o presidente do IPA, Gabriel Maciel e o professor da Univasf Matheus Matiuzze que tem pesquisas financiadas pelo MIT nos Estados Unidos.
Os universitários produziram mais de cem trabalhos de pesquisas científicas sobre diversos temas. Os melhores avaliados foram sobre a “Influência e danos econômicos do ácaro nas abelhas africanizadas” e “Levantamento arbóreo da Praça Antônio de Barros Muniz em Araripina – PE”. 

Para Maria Ramos Muniz, diretora presidente da Autarquia Educacional do Araripe, o evento foi um sucesso, pois reuniu os melhores palestrantes e despertou nos alunos um olhar atualizado sobre as ciências agrárias. “No ano em que a FACIAGRA completa 30 anos de atuação, a SECIAGRA teve o objetivo de unir pesquisadores, extensionistas, instituições, discentes, docentes e agricultores para construir o debate político-científico a cerca do desenvolvimento territorial do Araripe”, comemorou.
Da Vera Cruz Comunicação - Jornalista Jorge Possetti

Nenhum comentário: