ARARIPINA
terça-feira, 9 de março de 2010
AGRESTE DE PERNAMBUCO - TERRA TREME EM ALAGOINHA E ASSUSTA POPULAÇÃO
Cerca de 15 tremores de terra foram registrados desde a madrugada de hoje até as 10h da manhã no município de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, a 225 quilômetros do Recife. A informação foi divulgada pelo técnico em sismologia Eduardo Alexandre Menezes, do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que seguiu está manhã para a cidade. Segundo ele, neste período o tremor mais forte foi de 3.0 graus na escala Richter.Os tremores tiveram início por volta das 13h de ontem e até a meia noite foram somados cerca de 20 eventos. O mais forte foi de 3.2 graus.
“É normal, mas é uma novidade para região porque não se tinha conhecimento de atividade sísmica nessa região. A população sentiu, o prefeito acionou a defesa civil, mas agora eles estão mais tranquilos porque estamos indo pra lá para explicar melhor o fenômeno. É difícil fazer uma previsão. Não existe como prever um tremor, mas eventos nessa escala não oferecem nenhum risco. Devemos levar em consideração a profundidade e a localização. Se o evento tiver um grau de 4.5 e estiver próximo da área urbana é arriscado, mas não é o que está acontecendo Lá os tremores estão acontecendo na zona rural”, explicou Eduardo.
Na magnitude de 2.5 já é possível sentir a terra tremer e ouvir o barulho parecido a um trovão. Os tremores em Alagoinha estão sendo causados por falhas geológicas ativas. Além de Alagoinha, pontos instáveis entre placas já foram verificados nas cidades pernambucanas de Caruaru, Belo Jardim e São Caetano.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário