ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL REALIZA DOAÇÃO DE MUDAS

O grupo Patrulha Ambiental realizou na manhã do domingo (15/01) a primeira etapa de doações de mudas de seu viveiro.




O desmatamento e a preservação das florestas brasileiras são temas que cada vez mais despertam a atenção da sociedade civil, de empresas públicas e privadas. Pensando na realidade da região do Araripe a ONG Patrulha Ambiental, implantou um projeto de plantio de mudas nativas, frutífera e exóticas (a última, com algumas restrições), com o intuito de garantia da qualidade de vida em nossa região, pois o trabalho está ligado diretamente com a preservação florestal, pois são essas áreas verdes as responsáveis pela absorção do gás carbônico, pelo controle da degradação do solo e por manter viva a biodiversidade.
O processo de reflorestamento é muito importante para o meio ambiente, uma vez que garante a preservação de lençóis freáticos, do solo, da qualidade do ar, além de diversos outros benefícios ambientais, como: recuperação das nascentes, controle da erosão do solo, prevenção do assoreamento dos canais de drenagens, rios e açudes, amenização do clima, reduzindo a temperatura média, retenção de poluentes atmosféricos, embelezamento da paisagem e valorização do seu imóvel e proporciona abrigo e alimentação para a fauna dentre outros.
Outro ponto que podemos notar e que em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes.
Portanto deve-se observar as necessidades da região. Afinal, enquanto a recuperação de áreas verdes é uma ótima alternativa, o processo com fim comercial compromete a biodiversidade. 
Lembrando que a camada de folhas que se formam abaixo das árvores, serve de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos.
Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e consequentemente com nossa água potável.
Quando avaliamos a questão em curto e longo prazo, percebemos que o reflorestamento só tende a trazer benefícios, como a redução de gases de efeito estufa. Por isso, para garantir uma vida com mais qualidade no futuro, em um planeta mais limpo e saudável, é cada vez mais importante investir na conscientização, seja por meio de campanhas como a que foi realizada pela Patrulha Ambiental, ou podendo ser pela iniciativa pública ou privada.

O grupo informa que realizará outras etapas com o intuito de levar a população a se envolver com nosso trabalho mostrando que desde os tempos mais primórdios da humanidade a conscientização ambiental é o trampolim para a transformação e a criação de senso crítico em relação ao prejuízos sofridospelo meio ambiente devido à exploração sem cuidados pelos seres humanos.



Fotos: Patrulha Ambiental

Imagens: Google

Fonte - Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: