Na tarde desta terça-feira (30), o Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu a solenidade de certificação de 24 estudantes da oficina de Inclusão Digital e Internet Segura para a Terceira Idade. O curso teve carga horária de 60 horas, bem como foi realizado por meio do Projeto de Extensão de mesmo nome, atendendo uma demanda da Associação Comunitária Beneficente Mãos para Servir (AMAS).
A cerimônia teve início com a formação da mesa de honra, composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Guimarães, pelo diretor-geral do Campus Ouricuri, Willams Costa, pelo chefe do Departamento de Ensino, Renan Fernandes, pela coordenadora de Extensão, Elyara Oliveira, pelo coordenador do curso de Informática, Rodrigo Ferreira, pelo professor orientador do projeto, Antônio Márcio, e pela representante da AMAS, Maria do Carmo Alves. Durante o evento, também houve homenagem às alunas monitoras da oficina: Francilene Vieira, Nycole Teixeira, Marisa Granja e Ana Clara Merquiades.
A representante da AMAS, Maria do Carmo Alves, enfatizou que a iniciativa foi além de uma simples capacitação. “Foi um renascimento coletivo e o resgate da autoestima. A cada encontro, confirmamos que nunca é tarde para aprender, para recomeçar e, acima de tudo, para viver dias felizes”, afirmou. A monitora Nycole Teixeira ressaltou a dimensão social da formação. “Cada certificado entregue aqui carrega histórias de esforço, humanidade e superação. Muitos trabalhadores e trabalhadoras não tiveram oportunidade de acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos, e vocês mostraram coragem para aprender. A idade não é limite, mas um motivo a mais para valorizar cada conhecimento conquistado. Vocês nos inspiram”, relatou.

O professor orientador do projeto, Antônio Márcio, também falou sobre o empenho da turma. “Vocês nos deram prova de perseverança e fé no propósito. Parabenizo a todos por concluírem a oficina”, disse. O diretor-geral do Campus Ouricuri, Willams Costa, salientou a importância da ação para a missão institucional. “Toda vez que concluímos um ciclo como este, temos a certeza de que estamos no caminho certo para cumprir nossa missão de atender às demandas da sociedade do Sertão do Araripe. Parabenizo os concluintes e agradeço à AMAS, aos servidores e às alunas monitoras que viabilizaram a realização da oficina”, declarou.
Por fim, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, lembrou o propósito da criação do campus. “Quando este campus foi inaugurado, há 15 anos, sonhávamos com este momento: proporcionar cursos, formação e capacitação para brasileiras e brasileiros de todas as idades. Recebam este certificado que é de vocês. Parabéns a todos”, concluiu.
Fotos: Lídio Parente