ARARIPINA

ARARIPINA

ARARIPINA 97 ANOS

ARARIPINA 97 ANOS

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

ARARIPINA - PREFEITURA REALIZA A PRIMEIRA COPA DE FUTEBOL MASTER PARA VETERANOS


A Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Esportes, deu início no último sábado (27/09) à Copa Araripina de Futebol Amador para Veteranos, a primeira competição oficial da categoria organizada pelo município. O campeonato marca o retorno do futebol amador à cidade e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte local.

Ao todo, 14 equipes participam da disputa, que distribuirá R$ 20 mil em prêmios e tem previsão de término no dia 21 de dezembro de 2025. Os jogos prometem movimentar os finais de semana, reunindo atletas veteranos e a comunidade apaixonada por futebol.

“Estamos muito felizes em promover esse momento histórico para o nosso esporte. A Copa de Futebol Master resgata a tradição do futebol amador em Araripina e, ao mesmo tempo, valoriza nossos atletas veteranos, que têm muita história e dedicação ao esporte. Esse é mais um compromisso da nossa gestão em incentivar o lazer, a saúde e a união da nossa comunidade", disse Evilásio

Grupos da competição

Grupo A

Santa Bárbara
Ótica Rian
União São João
Cruzeiro
Juventude

Grupo B

Guarani
Vila Real
Nascente
São Paulo
Gergelim

Grupo C

Real Madrid
Sítio Flamengo
Grêmio do Aperto
Morais
“A realização desta Copa é uma conquista para o esporte de Araripina. Pela primeira vez, o município organiza uma competição oficial voltada para os veteranos, oferecendo estrutura, premiação e valorização para esses atletas que tanto contribuíram para o futebol da nossa cidade. Será um campeonato de alto nível e de grande integração", disse Ricardo.

FRAUDE, GOLPE E COERÇÃO - BOTÃO DE CONTESTAÇÃO DO PIX ESTÁ DISPONÍVEL AOS USUÁRIOS


O botão de contestação de transações do Pix já está disponível aos usuários, a partir desta quarta-feira (1º), com a finalidade de facilitar a devolução de valores para as vítimas de fraude, golpe e coerção.

Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento.

Assim, o MED, criado em 2021, passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com a central de atendimento pessoal da instituição. As mudanças nas regras do Pix foram publicadas em agosto pelo Banco Central.

Contestação

De acordo com a autarquia, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam, inclusive valores parciais.

Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação.

O BC explicou que o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

O MED, bem como seu botão de contestação, não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como erro de digitação de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. O BC ressalta que ele é específico para fraude, golpe e coerção.

Caminhos do dinheiro

Outra mudança no MED é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Esse recurso estará disponível a partir de 23 de novembro, de forma facultativa, e se torna obrigatória em fevereiro do ano que vem.

Até então, a devolução dos recursos poderia ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada.

Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos após a contestação.

O BC espera que isso aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. Segundo o banco, o compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - NESTE SÁBADO DIA 04/10 TEM A REINAUGURAÇÃO DO BAR DO NAELDO NA SERRA DOS SIMÕES COM D'BLAY DOS TECLADOS E REGIS MUNIZ


SÃO PAULO - ATLETA ARARIPINENSE É CAMPEÃO PANAMERICANO DE JIU-JITSU


O atleta Wesley Amorim, da Academia Atos Araripina, sagrou-se no último fim de semana como campeão Panamericano de jiu-jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). O evento foi realizado na cidade de São Paulo e contou com a presença de competidores de diversas partes do Brasil. O representante do sertão pernambucano trouxe duas medalhas para casa, uma de ouro e outra de prata, aumentando ainda mais sua coleção. Ele foi campeão na modalidade nogi (sem kimono) e vice-campeão gi (com Kimono).
Para o atleta, o título vai muito além apenas da conquista esportiva, ela marca uma nova fase na sua vida. “É um prêmio muito significativo, a gente sai do interior, sem patrocínio e arcando com todas as despesas, mas é algo muito prazeroso. O esporte me deu mais ânimo no dia-a-dia, tem me ajudado a lutar contra a ansiedade e depressão. Estou feliz por ter ganhado, mas estou mais feliz por estar ganhando de mim mesmo”, comenta.
Apesar de ainda ser iniciante na “arte suave”, Wesley tem alcançado resultados expressivos e levado o nome de Araripina para o canto mais alto do pódio. Na semifinal do Panamericano, Wesley venceu o número 1 do ranking brasileiro, na faixa branca, categoria Master II, acima de 90kg. Ele ganhou por pontos e desbancou o favorito numa das melhores lutas do evento.
“Tenho muito a agradecer a minha equipe que me ajudou muito na preparação, aos meus colegas de treino e principalmente aos meus professores Alexandre Augusto e Pedro Marllon que me orientam e passam as técnicas adequadas e fazem as devidas correções no meu jogo. É um ambiente de treino e de terapia. Tenho 38 anos e me arrependo de não ter começado antes, indico o jiu-jitsu a todo mundo”.
A Atos Araripina fica localizada na Rua José Barreto Alencar, no primeiro andar do Rotary Clube. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h. Os interessados podem se dirigir ao local e fazerem uma aula experimental. “O jiu-jitsu é uma arte brasileira praticada em todo mundo. Ela serve como defesa pessoal, como também na melhoria no condicionamento físico. Crianças, adultos, homens e mulheres podem e devem praticar. Aqui temos atletas de várias idades e com limitações diferentes. A arte é adaptável para qualquer um”, finaliza o professor Alexandre Augusto.

Outros Títulos:

Campeão categoria master II, pesadíssimo – Open Jiu-Jitsu, em Ipubi

Campeão categoria e absoluto master II, pesadíssimo - Brasil Cup Jiu-Jitsu, em Petrolina

Campeão categoria master II, pesadíssimo – Copa Podium, em Juazeiro do Norte.

Campeão categoria gi e nogi master II, super-pesado – Seletiva Panamericano CBJJE, em Fortaleza.

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL E VERDELÂNDIA COLETAM SEMENTES DE ÁRVORES NATIVAS DO SERTÃO PARA FUTURO REFLORESTAMENTO


Na última segunda-feira 29/09, o Patrulheiro Marquel Jacob, da Patrulha Ambiental, juntamente com Gerson Batista, proprietário da Verdelândia, estiveram coletando sementes do bioma caatinga, como Aroeira e Umburana de Cheiro, na zona rural de Araripina-PE.
Segundo Marquel Jacob, esse é um trabalho gratificante que serve para garantir que essas espécies continuem a se multiplicar através do plantio tanto no viveiro da Prefeitura de Araripina como no viveiro de Gerson Batista, para futuramente reflorestar a região.
Por Fredson Paiva
Fonte/ Fotos – Patrulha Ambiental

IF SERTÃO PE - CAMPUS OURICURI REALIZOU SOLENIDADE DE CERTIFICAÇÃO PARA ESTUDANTES DAS OFICINAS INCLUSÃO DIGITAL E INTERNET SEGURA PARA A TERCEIRA IDADE


Na tarde desta terça-feira (30), o Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu a solenidade de certificação de 24 estudantes da oficina de Inclusão Digital e Internet Segura para a Terceira Idade. O curso teve carga horária de 60 horas, bem como foi realizado por meio do Projeto de Extensão de mesmo nome, atendendo uma demanda da Associação Comunitária Beneficente Mãos para Servir (AMAS).

A cerimônia teve início com a formação da mesa de honra, composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Guimarães, pelo diretor-geral do Campus Ouricuri, Willams Costa, pelo chefe do Departamento de Ensino, Renan Fernandes, pela coordenadora de Extensão, Elyara Oliveira, pelo coordenador do curso de Informática, Rodrigo Ferreira, pelo professor orientador do projeto, Antônio Márcio, e pela representante da AMAS, Maria do Carmo Alves. Durante o evento, também houve homenagem às alunas monitoras da oficina: Francilene Vieira, Nycole Teixeira, Marisa Granja e Ana Clara Merquiades.

A representante da AMAS, Maria do Carmo Alves, enfatizou que a iniciativa foi além de uma simples capacitação. “Foi um renascimento coletivo e o resgate da autoestima. A cada encontro, confirmamos que nunca é tarde para aprender, para recomeçar e, acima de tudo, para viver dias felizes”, afirmou. A monitora Nycole Teixeira ressaltou a dimensão social da formação. “Cada certificado entregue aqui carrega histórias de esforço, humanidade e superação. Muitos trabalhadores e trabalhadoras não tiveram oportunidade de acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos, e vocês mostraram coragem para aprender. A idade não é limite, mas um motivo a mais para valorizar cada conhecimento conquistado. Vocês nos inspiram”, relatou.
O professor orientador do projeto, Antônio Márcio, também falou sobre o empenho da turma. “Vocês nos deram prova de perseverança e fé no propósito. Parabenizo a todos por concluírem a oficina”, disse. O diretor-geral do Campus Ouricuri, Willams Costa, salientou a importância da ação para a missão institucional. “Toda vez que concluímos um ciclo como este, temos a certeza de que estamos no caminho certo para cumprir nossa missão de atender às demandas da sociedade do Sertão do Araripe. Parabenizo os concluintes e agradeço à AMAS, aos servidores e às alunas monitoras que viabilizaram a realização da oficina”, declarou.

Por fim, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, lembrou o propósito da criação do campus. “Quando este campus foi inaugurado, há 15 anos, sonhávamos com este momento: proporcionar cursos, formação e capacitação para brasileiras e brasileiros de todas as idades. Recebam este certificado que é de vocês. Parabéns a todos”, concluiu.

Fotos: Lídio Parente