Com o mote do Setembro Amarelo, campanha nacional que tem por objetivo intensificar ações de prevenção ao suicídio durante todo este mês, diversas escolas da Rede Estadual realizam projetos de conscientização às questões relacionadas à saúde emocional dos estudantes. As iniciativas que envolvem os jovens são ainda mais importantes por conta da fase de grandes mudanças e desafios comuns da faixa etária dos alunos.
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Beberibe, na Zona Norte do Recife, organizou uma manhã inteira de palestras, na quarta-feira, dia 11. Em uma das ocasiões, a estudante de Psicologia Eduarda Araújo, egressa da unidade, conversou com os alunos sobre temas relacionados com a saúde mental, como reduzir os estigmas associados às questões emocionais e como detectar os sinais de alerta.
“Meus professores me incentivaram a acreditar no meu potencial. Agora volto à escola com o coração cheio de alegria para ministrar palestras para os atuais estudantes. Eu amo a ideia de poder ajudar outros jovens, nem que seja com uma única palavra, porque um dia eu precisei e tive. Como formanda em Psicologia, a minha preocupação é com a saúde mental das pessoas, mas principalmente com os adolescentes de escola pública”, relata Eduarda.
Ação que ocorreu em uma das escolas (Crédito: Josimar Oliveira)
Em Caruaru, a gestão da Erem Mário Sette montou um painel na entrada da escola com diversos girassois confeccionados com papel. Em cada uma das flores há um QRCode para que os estudantes possam escanear com o aparelho celular e verem uma mensagem de carinho e motivação. “Setembro é um mês de reflexão e o mural nos leva a pensar sobre nós mesmos, nos ajudando nessa análise“, disse a aluna Thaiane Vitória Oliveira.
A ação consolida a tradição da escola em realizar ações de acolhimento que envolvam questões socioemocionais dos estudantes e professores. Durante o ano, a unidade organiza palestras e encontros de mediação de conflitos com a presença de psicólogos tanto da Gerência Regional de Educação, quanto da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas.
“É importante resgatar a importância do ser e do saber de estar vivo. Com as nossas ações, mostramos todo o amor e o carinho que os nossos alunos têm dentro da escola. Mostramos que, mesmo diante de tantas dificuldades, a vida sempre valerá a pena“, destaca a gestora da Erem, Sheila Herculano.
Em Petrolina, no Sertão, estudantes da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade participaram de uma palestra sobre o combate ao bullying, ministrada pela Polícia Militar. O evento aconteceu no dia 10 de setembro, trazendo a importância de se combater práticas de intimidação, exclusão e humilhação, as quais podem ter consequências devastadoras para a saúde mental dos jovens.
Estudante da unidade, Samira Alencar disse que aprendeu muito. “O bullying é uma agressão física ou psicológica que tem como objetivo intimidar o próximo, resultando em consequências gravíssimas, como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio. Lidar com isso não é nada fácil”, comentou.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário