Na manhã desta quarta-feira (25), o juiz eleitoral Lucas Rodrigues de Souza determinou a retirada imediata de um vídeo publicado pela candidata do Podemos, Camila Modesto, em seu perfil no Instagram, no qual ela acusa seu adversário político, Evilásio Mateus (PDT), candidato à Prefeitura de Araripina, de envolvimento em roubo de cargas e homicídios.
No vídeo, Camila Modesto alega que Evilásio Mateus seria chefe de uma quadrilha especializada em roubo de cargas, acusações que foram amplamente compartilhadas, alcançando mais de 40 mil visualizações. Segundo a decisão judicial, as alegações são inverídicas e caluniosas, o que teria causado sérios danos à reputação do candidato e influenciado negativamente a opinião pública durante a campanha eleitoral.
Além de Camila Modesto, o vídeo também foi compartilhado por figuras como o prefeito Raimundo Pimentel (PDT), o candidato a vice-prefeito de Camila, Aluísio Coelho (PSD), e Tião do Gesso (PSB).
O juiz determinou que o Instagram (Meta Tecnologia) retire o vídeo no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1.000, limitada a R$ 20.000, caso a postagem não seja removida, conforme o artigo 38, §4º, da Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa não é a primeira vez que o juiz ordena a remoção de vídeos publicados pelo grupo de Raimundo Pimentel por disseminação de fake news durante o período eleitoral.
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário