O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE), informa que, a partir de junho, terá início o recadastramento de todos os servidores da Administração Pública Estadual e dos aposentados e pensionistas. O censo é obrigatório e será realizado pelo banco Bradesco. Pernambuco conta com 225.223 servidores. Desse total, 122.085 são ativos, 76.114 são aposentados e 27.024 pensionistas.
Para o servidor ativo, o procedimento deverá ser realizado anualmente em uma das agências do Bradesco, no mês do seu aniversário, preferencialmente, no período de 11 a 25 do mês. Ele deve estar munido de documento de identidade, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de situação cadastral do CPF, emitido pela Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp. Caso ele (a) tenha dependente(s), deverá apresentar RG ou certidão de nascimento e/ou de casamento e comprovante de situação cadastral do CPF. Excepcionalmente neste ano de 2022, o recadastramento será obrigatório apenas para os nascidos nos meses de junho a dezembro.
De acordo com a secretária de Administração, Marília Lins, o recadastramento é uma ação muito importante e necessária para a gestão pública. “Além de atualizar as informações do quadro de pessoal, o recadastramento irá atender e alimentar o Sistema e-Social, de acordo com as normas vigentes. Por isso, é fundamental que todos os nossos colaboradores procurem uma das agências do Bradesco e faça o seu recadastramento”, enfatiza a titular da pasta.
Os aposentados e pensionistas deverão observar o calendário de junho de 2022 a maio de 2023. Para realizar o recadastramento no mês do seu aniversário, devem estar de posse do documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de situação cadastral do CPF, emitido pela Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp. Se houver dependente, apresentar RG ou certidão de nascimento e comprovante de situação cadastral do CPF.
Segundo a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, "o recadastramento dos aposentados e pensionistas decorre de exigência prevista em lei federal e constitui importante medida para o controle do pagamento dos benefícios previdenciários. O beneficiário impossibilitado de comparecer a uma agência do Bradesco para o recadastramento, por problemas de saúde ou dificuldade de locomoção, deverá constituir procurador por meio de procuração pública com poderes de representação perante a Funape ou a Administração Pública Estadual, com validade de até 6 meses", explicou Nóbrega.
Caso o recadastramento não seja feito no prazo, o servidor ativo, aposentado ou pensionista terão mais 30 dias para efetuá-lo. Se, mesmo assim, não cumprir o prazo, o pagamento do salário será suspenso até que o procedimento seja realizado na agência bancária.
Para mais informações, o servidor, o aposentado e o pensionista poderão acessar os sites: www.sad.pe.gov.br ou www.funape.pe.gov.br. Faça o recadastramento para garantir o pagamento da sua remuneração ou benefício.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário