Os palestrantes levaram suas experiências de um dos mercados que mais cresce em todo o mundo e necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados e capazes de atuar nas mais diversas áreas como programação, desenvolvimento de sistemas, proteção de dados, entre outros.
Em sua apresentação, Ramon Dantas trouxe o tema “Casas, cidades e espaços inteligentes” e mostrou aos alunos como a tecnologia está intimamente ligada ao cotidiano das pessoas através, por exemplo, da IOT – Internet of things – ou Internet das coisas, que conecta os mais variados aparelhos à internet. Outro ponto abordado pelo empreendedor foi a inteligência artificial que auxilia na melhoria de vida das pessoas.
“Imagine, por exemplo, quanto tempo nós perdemos em um semáforo que não consegue analisar o fluxo de veículos e, por conta disso, permanece fechado. Com a inteligência artificial, este mesmo semáforo avalia o tráfego e libera de acordo com o fluxo, contribuindo, assim, com a mobilidade urbana”, apontou Ramon.
Segundo Hermes Alves, a área de tecnologia passa, atualmente, por uma carência de profissionais qualificados. Ele destaca que temas como programação, desenvolvimento de sistemas e proteção de dados devem ser inseridos no ensino para que jovens tenham uma iniciação tecnológica básica para o futuro. “As empresas e governos necessitam cada vez mais de profissionais capazes de resolver situações que estão diretamente ligadas à tecnologia ou inovação em processos. No Brasil, ainda estamos distantes de formar profissionais, pois é necessário iniciar esses assuntos na educação básica, assim como Matemática, Português e História”, afirmou Hermes.
Os alunos interagiram com as apresentações tirando suas dúvidas, contribuindo com opiniões e análises, mostrando que os assuntos estão presentes na rotina de estudos. Os dois palestrantes, além de empreendedores, fazem parte do hub de inovação Araripe Inova, uma iniciativa do Sebrae com a participação do Sistema FIEPE e diversas instituições públicas e privadas que discutem e constróem iniciativas de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Atualmente, o Araripe Inova está com um ciclo de palestras em escolas públicas e privadas para apresentar suas metas e objetivos, e de 20 a 23 de maio realiza, de forma online, o Startup Way com palestras sobre Big Idea, Design thinking, Lean Canvas e modelos pitch.
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário