A cidade de Araripina, em Pernambuco, foi selecionada para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana organizado pela União Europeia que objetiva a integração com cidades da Europa em temáticas de desenvolvimento urbano sustentável. O município pernambucano foi o único da região Nordeste selecionado pela União Europeia.
Como parceira, a União Europeia oferece apoio técnico e logístico na elaboração de planos em favor do desenvolvimento urbano local, conhecimento sobre fontes de financiamento e todo seu respaldo internacional, além de oficinas, encontros internacionais e intercâmbios técnicos. Para a entidade, essa é uma oportunidade para os municípios brasileiros se inserirem no contexto internacional.
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, foi convidado pela União Europeia para estar presente no evento de lançamento oficial do programa a nível mundial que acontecerá na cidade de Bruxelas, na Bélgica, nos dias 9 e 10 de novembro. A União Europeia custeará a participação dos prefeitos das cidades selecionadas. O objetivo geral desse evento é reunir governos locais e subnacionais de várias partes do mundo para conhecerem e apresentarem práticas inovadoras em temas de desenvolvimento sustentável local e ação climática e trocarem conhecimentos entre si.
As outras cidades brasileiras selecionadas no Programa Internacional de Cooperação Urbana são Belo Horizonte (MG), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Vitória (ES) e o Consórcio de cidades do Grande ABC (SP). Saiba mais acessando o site http://www.iuc.eu/lac-pt/cooperacao-entre-cidades/
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário