As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (8), por volta das 17h.
Como acontece todos os anos, em função do excesso de pessoas acessando ao mesmo tempo, o site do Enem apresentou instabilidade nas primeiras horas após a divulgação das notas. Alguns feras se queixaram da falta da nota da redação, mas o Inep orientou o fera aatualizar o navegador e limpar o cache. “Como muitas pessoas estão acessando ao mesmo tempo, pode haver algum congestionamento, mas a nota da redação também está disponível”, reforçou a assessoria de imprensa do Inep.
Junto com a nota da redação, o Inep divulga os resultados das demais áreas: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza. Para entrar no sistema, o aluno precisa informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição na Página do Participante. A tabela mostra o resultado de cada prova separadamente. O espelho da redação não foi divulgado e ainda não tem data confirmada para o fera ter acesso a ele.
O Enem é passaporte para entrar em instituições de ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas em todo o País. As inscrições do programa começam a partir de segunda-feira (11) e seguem até 14 de janeiro, na página da internet. O resultado final sai no dia 18 de janeiro.
Ao todo, serão ofertadas 228 mil vagas. Destas, 13.553 vagas são em Pernambuco, distribuídas em quatro universidades (UFPE, UFRPE, Univasf e UPE) e dois institutos (IFPE e IF do Sertão). Para participar do Sisu, o candidato não pode ter zerado a redação.
Com a nota do exame, os estudantes também podem conseguir bolsas integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, o estudante também não pode ter tirado 0 na redação e precisa obter pelo menos 450 pontos nas demais provas do Enem.
Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.
A nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
As notas são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário