A banana é uma das frutas mais populares do mundo. Anualmente, o planeta consome mais de 100 bilhões de bananas, porém, um fungo pode ameaçar suas espécies. O problema começou a ser percebido em Derbyshire, Inglaterra, local onde foi desenvolvida a variação de fruta mais consumida no mundo, a Cavendish (conhecida como Nanica).
Em 1830, o jardineiro Joseph Paxton recebeu um cacho importado das Ilhas Maurício, sendo batizada de Cavendishii, em referência a Cavendish, nome de família dos donos do local.
A partir de 1950, um fungo, que ficou conhecido como o mal-do-Panamá, começou a dizimar várias espécies de banana, mas a tradicional Nanica era imune.
Em 1992, o fungo foi redescoberto no Panamá e, segundo a Panama Disease.org alertou o perigo da doença se espalhar para plantações da América do Sul e África. Desta vez, com a evolução do fungo, nem mesmo as Nanicas estariam imunes e, atualmente, não se conhece nenhuma outra espécie que possa resistir a uma nova epidemia.
As tentativas para salvar a fruta variam variam entre tentar conter o fungo investindo em tecnologias mais avançadas ou descobrir uma nova espécie que não seja afetada.
Atualmente, sem crise, a banana continua sendo plantada a todo o vapor e sendo uma das mais populares do planeta.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário