ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 23 de maio de 2014

ARMANDO MONTEIRO - "O DEBATE QUE INTERESSA É O FUTURO DE PERNAMBUCO"

 
Em entrevista à rádio JC News nesta sexta-feira (23), o senador Armando Monteiro (PTB) voltou a defender uma discussão qualificada sobre os desafios que se colocam para Pernambuco nos próximos anos e que é preciso fugir do que chamou de “debate eleitoral rasteiro”.

Reconhecendo que o Estado teve avanços importantes nos últimos anos, Armando enfatizou que é preciso assegurar a manutenção de certas linhas programáticas que permitiram um maior dinamismo na economia. Contudo, ele ressalta a necessidade de se fazer um desenvolvimento que chegue a todos os pernambucanos e cita, por exemplo, o investimento em educação. “Alguém imagina que Pernambuco vai ingressar efetivamente em um processo de desenvolvimento pleno se não investirmos mais e melhor na educação?”, indagou.

Na entrevista, Armando também falou sobre sua experiência na vida pública, lembrando que sempre foi conduzido aos cargos que ocupou – seja como deputado federal, líder sindical e senador -, por meio do voto. “Todas as funções que exerci foram através do voto, quando já estava na vida pública. E alguns estiveram sempre na vida pública pela via da nomeação”, sublinhou.

Abaixo, as declarações do senador sobre estes temas.

A experiência na vida pública

Armando Monteiro – “A função pública não é aquela que deriva apenas de quem participa da administração pública e do executivo. A função pública é exercida nos poderes que constituem o Estado. Portanto, o exercício da atividade parlamentar é função pública. Eu efetivamente não fui da burocracia nunca, nunca integrei a burocracia. Agora, a diferença é que minhas funções foram sempre exercidas através do voto. E alguns estiveram sempre na vida pública pela via da nomeação”. 

Pernambuco quer fazer um desenvolvimento melhor

Armando Monteiro – “Eu sempre disse que o governo de Eduardo foi exitoso, que fez entregas importantes à população de Pernambuco. E nós demos uma contribuição para que isto acontecesse. Só que Eduardo já foi eleito e reeleito. E agora nós temos de olhar para a frente. E qual é o nosso desafio? É assegurar a manutenção de certas linhas programáticas que são importantes. Ou seja, Pernambuco quer continuar crescendo. Pernambuco quer continuar tendo dinamismo na economia. Pernambuco precisa receber ainda grandes investimentos. Mas Pernambuco quer fazer um desenvolvimento melhor. E aí eu aponto insuficiências. Eu aponto problemas. Mas problemas não para fazer o debate eleitoral rasteiro. Mas para saber o que é que Pernambuco precisa priorizar nesta nova agenda”. 

Educação e desenvolvimento pleno

Armando Monteiro – “Alguém imagina que Pernambuco vai ingressar efetivamente em um processo de desenvolvimento pleno se não investirmos mais e melhor na educação? Um Estado pode ter um desenvolvimento verdadeiro se não tiver capacitando e qualificando os verdadeiros agentes deste processo de desenvolvimento, que são as pessoas? Então, Pernambuco será no futuro aquilo que nós formos capazes de fazer na educação. Porque a educação atua sobre dois ambientes. Atua sobre o social, corrigindo desigualdades, porque não existe forma mais perversa de discriminação senão aquela que resulta da falta de oportunidades educacionais. Quando as pessoas se educam elas se emancipam. E, segundo, não há melhor forma de atuar sobre a economia senão investindo na educação. Porque ao melhorar a escolaridade o trabalhador tem melhores condições de assimilar os programas de formação e capacitação e você tem um trabalhador mais produtivo e melhor remunerado. Portanto, aumentar a produtividade na economia passa pela educação. Corrigir os desníveis sociais passa pela educação”.

Armando Monteiro e Jorge Côrte Real recebem título de cidadão de Vitória
Mais de 500 pessoas prestigiaram, na noite desta quinta-feira (22), a entrega dos títulos de cidadão de Vitória de Santo Antão ao senador Armando Monteiro (PTB) e ao deputado federal Jorge Côrte Real (PTB). Proposto pelo presidente da Câmara de vereadores do município, Edmo Neves (PMN), a entrega da honraria foi aprovada por unanimidade.

Realizada no clube O Leão de Vitória de Santo Antão, a solenidade contou com a participação dos deputados federais João Paulo (PT) e Silvio Costa (PTB), além de representantes de entidades sociais do município, a exemplo do conselho tutelar e dos bombeiros civis, membros da associação comercial e associações de bairro, de taxistas e de professores.

O deputado federal Jorge Côrte Real lembrou da necessidade de fortalecimento do polo industrial de Vitória de Santo Antão, com a atração de novos empreendimentos. Para isto, frisou que é preciso também investir na capacitação das pessoas e em uma infraestrutura eficiente.

Ao agradecer o título, o senador Armando Monteiro falou da importância de Vitória de Santo Antão na geografia econômica de Pernambuco. "Vitória é o terceiro maior município em população do interior do Estado e é um belo exemplo do potencial de desenvolvimento que a Zona da Mata Sul é capaz de experimentar", afirmou, lembrando que o município resistiu ao processo de esvaziamento econômico da região. 

Armando ressaltou que a cidade se transformou em um grande polo de desenvolvimento industrial e que sempre teve teve um comércio vigoroso em vários segmentos, além do destaque na agricultura. "Vitória e um belo exemplo de que é possível fazer uma reconversão econômica neste espaço, que tem sido tão deprimido, que é a Zona da Mata de Pernambuco", pontuou.

Para Armando, o desafio do município é que os empregos gerados por seu desenvolvimento econômico sejam ocupados pela população local. "Os filhos de Vitória de Santo Antão devem ter acesso aos melhores empregos gerados aqui. Nós queremos os melhores empregos para os filhos de Vitoria e para todos os pernambucanos", finalizou.

Além do presidente da Câmara, Edmo Neves, participaram da cerimônia os vereadores Edimar José Gomes (PMN), Antonio Gabriel (PROS), Novo da Banca (PSD), Geraldo Filho (SDD), Edvaldo Bione (PROS), Alessandro Amancio (PROS) e João Dias (PR).

Armando recebe título de cidadão e tem agenda cheia no Interior
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), recebe nesta quinta-feira (22) o título de cidadão de Vitória de Santo Antão, às 20h. Na ocasião, a honraria também será concedida ao deputado federal Jorge Corte Real (PTB). O título de cidadania foi proposto pelo vereador Edmo da Costa Neves Filho (PTB) e aprovado por unanimidade na Câmara. A solenidade acontece no Clube Abanadores O Leão.

Da sexta-feira (23) à segunda-feira (26), Armando cumprirá uma agenda ampla, que inclui entrevistas a rádios, a realização de novas plenárias do projeto Pernambuco 14, encontros com lideranças políticas e reunião com pequenos e microempresários. Na maior parte da agenda, estará acompanhado do pré-candidato ao senado, deputado federal João Paulo (PT).

Na sexta-feira (23), Armando concede entrevista ao comunicador Aldo Vilela, na JC News, entre 10h e 11h. À tarde, segue para Garanhuns com João Paulo, para encontro com pequenos e microempresários do município, às 18h. Em seguida, ainda em Garanhuns, Armando e João participam do encerramento da plenária do Pernambuco 14, no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, às 20h30. Já a manhã do sábado (24) está reservada a reuniões internas.

No domingo (25), Armando e João Paulo vão a Palmares, na mata sul do Estado, onde às 9h concedem entrevista à Rádio Cultura de Palmares e às 10h30 participam da plenária do Pernambuco 14 no Hotel Poeta. Na segunda-feira (26), mais um encontro do Pernambuco 14, desta vez em Nazaré da Mata, na zona da mata norte do Estado, às 20h30.

Da ASCOM

Nenhum comentário: