ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PERNAMBUCO - BOATO DE QUE BOLSA FAMÍLIA VAI ACABAR LOTA AGÊNCIAS DA CAIXA

O boato de que o Programa Bolsa Família iria acabar fez com que vários beneficiários fossem às agências da Caixa Econômica Federal, neste domingo (19), mesmo com as unidades fechadas. Segundo o rumor, 19 de maio seria o último dia para o recebimento do benefício. No Recife, a reportagem do NE10flagrou tumultos em pelo menos duas agências: Casa Amarela e no Shopping Plaza, em Casa Forte, ambas na Zona Norte da cidade. No interior do estado, muitas pessoas também compareceram à Caixa Econômica de Carpina e Ribeirão, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão. Além disso, há registros de tumulto nas unidades de Casa Caiada e Rio Doce, em Olinda, do Centro de Paulista, Abreu e Lima e Camaragibe, no Grande Recife.

Para controlar os ânimos dos beneficiários que foram às agências, foi preciso a ação da Polícia Militar nos locais. Segundo aqueles que foram à agência da Caixa Econômica do bairro de Casa Amarela, houve até briga entre as pessoas e o uso de spray de pimenta pelos policiais.

Em Casa Amarela, foi preciso a ação da Polícia Militar

"Disseram que o dinheiro dos próximos três meses do Bolsa Família vai para a seca. Daí como todo mundo veio, eu vim também", afirmou Cláudia Sena, de 40 anos, que mora em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. "A história que chegou pra mim é que até a meia-noite de hoje quem não receber o dinheiro da bolsa não receberá mais. Falaram isso quando eu estava em casa e eu vim correndo pra cá", disse Maria da Penha, 56, residente do Alto do Mandú, também na Zona Norte.

Beneficiários invadiram agência de Olinda. Foto: Marília Banholzer/NE10

Na agência da Caixa Econômica de Rio Doce, em Olinda, a beneficiária Natália da Silva relatou como soube do boato do Bolsa Família e como estava a situação no local. Ouça na reportagem de Marília Banholzer.

Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome acalmou as pessoas que recebem o benefício. Segundo a pasta, não há nenhuma veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. Haverá a continuidade do Bolsa Família e assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente estará mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.

Agência da Caixa Econômica Federal, no Shopping Plaza, no Recife, também ficou lotada. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Muitos beneficiários foram à Caixa Econômica de Carpina, na Zona da Mata, neste domingo. Foto: Salatiel Cícero/Especial para o NE10

Em Caruaru, tumulto em agência da Caixa. Foto: Guga Matos/JC Imagem 

Fila na Caixa Econômica de Rio Doce, em Olinda. Foto: Francisco Vieira da Silva/Especial para o NE10

De acordo com a Caixa Econômica Federal na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.

O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. A Caixa Econômica Federal também informou que o pagamento do Bolsa Família está sendo feito dentro da normalidade e seguindo o calendário fixado pelo governo. O calendário pode ser consultado através do sitewww.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101. A Caixa ainda informou que as agências bancárias não funcionam aos domingos.


A Polícia Federal já trabalha na investigação do caso.

LEIA MAIS

Nenhum comentário: