ARARIPINA

ARARIPINA

segunda-feira, 27 de maio de 2019

EDUCAÇÃO - PREFEITURA DE ARARIPINA ADQUIRE MAIS DE 3 MIL NOVAS MESAS E CADEIRAS ESCOLARES

 
A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Municipal de Educação adquiriu mais de 3.000 novas carteiras escolares para a rede pública municipal. As carteiras antigas, de madeira, estão sendo substituídas por novas mais resistentes para dar mais conforto aos alunos.
O novo mobiliário foi entregue na escola municipal Eduardo de Sousa Carvalho durante a reunião de pais e contou com a presença do prefeito Raimundo Pimentel e da secretária de Educação, Larissa Muniz.
“A educação dos filhos de vocês é algo muito importante para mim e para a equipe da Secretaria de Educação, por isso estamos investindo para que eles tenham prazer de estar na sala de aula. Aqui, na escola Eduardo, quero anunciar que todas as salas de aula receberão ar-condicionado para os alunos e professores desfrutarem de um ambiente agradável”, afirmou o prefeito Pimentel.
Em breve, o novo mobiliário será entregue, também, em outras escolas municipais de Araripina.

Secretaria Executiva de Comunicação

SERGIPE - MORRE O CANTOR GABRIEL DINIZ APÓS QUEDA DE AVIÃO

O cantor Gabriel Diniz, conhecido pelo hit Jenifer, morreu na manhã desta segunda-feira (27), após acidente aéreo no interior de Sergipe. A informação foi confirmada pela produção do artista. Ele havia saído de Feira de Santana, na Bahia, com destino a Maceió para encontrar a namorada Karoline Calheiras, que completou 25 anos nesta segunda-feira (27).

A queda do avião bimotor vai ser investigada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede no Recife e que abrange o estado de Sergipe. O Corpo de Bombeiros Militar do estado foi acionado para prestar socorro no povoado do Porto do Mato, no município de Estância. Três corpos foram encontrados, incluindo o do cantor. 

De acordo com o G1 do Sergipe, foram achados documentos da aeronave no local do acidente, ao lado do passaporte de Gabriel Diniz. O avião é um monomotor Piper prefixo PT-KLO, com capacidade para quatro lugares e registrado em nome do Aeroclube de Alagoas.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse tip ode aeronave só poderia ser usada para voos de instrução. Aeronaves da categoria "Privada – Instrução" só podem ser usadas para instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil, segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.

Fonte - Diário de Pernambuco

90,3 - ARARI FM - O MELHOR SOM, NA MELHOR RÁDIO - CLIQUE NO BANNER E OUÇA AO VIVO!


REUNIÃO DO CONSELHO DA SUDENE - GOVERNADORES COBRAM DA UNIÃO 30% DO FNE PARA OS ESTADOS

 
O governador Paulo Câmara se uniu aos demais governadores dos Estados do Nordeste e o de Minas Gerais, na sexta-feira (24.05), no Recife, para cobrar do Governo Federal soluções para o desenvolvimento e combate às desigualdades na região. Na presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) teve como principal pleito a destinação de 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para região, e que esse repasse também possa ser feito para os Estados que possuem rating C, ou abaixo disso. Ambas as prioridades foram acordadas pelos governadores em reunião prévia, na manhã de hoje, no Palácio do Campo das Princesas.

“O mais importante desse encontro foi que nós conseguimos colocar a proposta de destinação de 30% do FNE para a captação dos Estados, para que esses recursos sejam aplicados em infraestrutura, possibilitando que novos investimentos cheguem ao Nordeste e façam com que a gente tenha menos desemprego e retome o crescimento. Essa é a nossa missão: combater as desigualdades e promover o equilíbrio regional necessário para um país mais justo. Porque apesar de avanços recentes, ainda convivemos com flagelos como a seca, a falta de oportunidades e instabilidade econômica”, destacou Paulo Câmara.
O governador da Bahia, Rui Costa, também reforçou que o incentivo destinado às obras de infraestrutura são indispensáveis para o desenvolvimento da região. Em entrevista à imprensa, o gestor explicou que, a partir de agora, basta que uma medida provisória seja editada e aprovada para que haja a liberação dos recursos. “Esse plano é resultado da escuta aos governadores. Foi aprovada a proposição que os Estados gostariam: a destinação de 30% do valor do FNE para ser executado pelos governos em obras de infraestrutura. O presidente, ao nosso entender, por uma medida provisória, pode resolver isso e dar legalidade ao fato de o Estado executar esses valores”, ratificou.

A 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene marcou a primeira visita do presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste. Participaram do encontro, no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, os ministros de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; os governadores Camilo Santana(CE), Fátima Bezerra (RN), Wellington Dias (PI), Renan Filho(AL), João Azevedo (PB), Flávio Dino (MA), Belivaldo Chagas (SE) e Romeu Zema (MG); além do superintendente da Sudene, Mário Gordilho, o senador Fernando Bezerra Coelho, o presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio, o comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes, o prefeito do Recife Geraldo Julio e o anfitrião, empresário Ricardo Brennand, entre outras autoridades.
Da ASCOM

PROJETO - IPUBI E ARARIPINA PARTICIPARÃO DO "DIA DO DESAFIO"

Araripina e Ipubi serão as representantes do Sertão do Araripe em mais uma edição do Dia do Desafio, que acontecerá quarta-feira, 29 de maio. Coordenado pelo Sesc, com iniciativa da The Association for International Sport for All, o projeto é realizado pelas prefeituras municipais. Entre as atividades, que começam à meia-noite nos dois municípios, serão realizadas competições esportivas, alongamento, caminhada e ginástica recreativa e laboral em espaços públicos, escolas, academias e no Sesc. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever previamente.

Em sua 25ª edição, o projeto reunirá mais de 3 mil cidades de diversos países do mundo, cuja dinâmica sorteia municípios de porte semelhante para uma competição saudável, mobilizando a população contra o sedentarismo. Com o tema “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”, Araripina vai disputar com a cidade de Surubim e Ipubi com João Alfredo, mantendo o formato adotado a partir de 2018, pelo qual as cidades se enfrentam em uma competição trienal que segue até 2020.

O objetivo é promover a competição e a cooperação para que as cidades troquem experiências, se ajudem e inspirem mutuamente. As duplas de cidades, de tamanhos equivalentes, foram definidas por sorteio. Além do desafio entre cidades, cada dupla entra na classificação do ranking Cidade + Cidade, contabilizando a soma dos resultados de ambos os municípios, e é atualizado a cada ano, estimulando a troca de boas práticas entre eles para que, juntos, alcancem um melhor resultado global.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessarwww.sescpe.org.br.


Programação:

Araripina

0h – Abertura do Dia do Desafio com torneio de futsal na quadra do Sesc Ler, passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade e aulão de zumba, também no Sesc.

5h – Atividade física e alongamento, no Pátio do Hotel Pousada do Araripe e Trevo da Perimetral.

6h – Alongamento e caminhada com o Grupo de Idosos Aconchego do Sertão e Lar Geriátrico, na Avenida Perimetral;

O Desafio vai às Academias (Academia Fitness, Academia Corpus, Academia Sesc Araripina e Academia Vida Ativa).

10h - Ginástica Recreativa, Jogos de Salão, Jogos Populares (Sesc);

Ginástica Laboral no comércio e nas indústrias e entidades sociais (Ruas do Comércio, Pátio da Feira).

8h às 11h – O Desafio vai às Escolas (escolas públicas e particulares);

15h - Ginástica Recreativa, Jogos De Salão, Jogos Populares (Sesc Ler);

Open de natação (Sesc Ler);

Torneio de futsal ( Escolinhas de futsal de Araripina);

Torneio de futsal (Escolinhas Sesc Araripina); 

15h às 17h30 – O Desafio vai às Escolas (escolas públicas e particulares);

19h - Alongamento na Novena de Maria (Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição);

19h30 às 20h30 - Atividades Físicas e Alongamento (Pátio da Facisa e Fafopa);

21h - Aulão de funcional (Sesc);

Duatlo com corrida e natação (Sesc e principais ruas da cidade)



Ipubi

0h - Abertura solene na academia popular da cidade com participação do Jiu-Jitsu;

Aulão de Ritmos e ciclismo (BNB e principais ruas da cidade);

5h30 – Atividades na Academia Popular da Cidade;

7h30 às 10h - O desafio vai para as escolas (escolas públicas e particulares);

11h - Ginástica Laboral no comércio e nas indústrias e entidades sociais (Ruas do Comércio e Pátio da Feira);

14h às 15h30 - O desafio vai às escolas (escolas públicas e particulares);

16h às 17h30 - Ginástica laboral nas indústrias gesseiras de Ipubi;

18h - Aulão de abdominal (Praça Siqueira Campos);

18h às 20h30 - Torneio de futsal e handebol (quadra poliesportiva central);

21h - Aulão de dança (Praça Siqueira Campos)


Serviço – Dia do Desafio

Quarta-feira (29/5)

Das 00h às 21h

Participação: gratuita

Informações sobre programação: (87) 3873-0812

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson

domingo, 26 de maio de 2019

ESTUDO - UNIVERSIDADE CRIA TÉCNICA QUE IDENTIFICA USO DE AGROTÓXICO EM FRUTAS

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) possibilitará, a produtores e autoridades sanitárias, identificar e mensurar o uso de agroquímicos – em especial pesticidas e fungicidas – nas frutas e legumes consumidos no país.

Segundo pesquisadores, a técnica poderá ser usada também para checar se os produtos enviados ao exterior estão em conformidade com a legislação estrangeira no que se refere a agrotóxicos.

Leia também:



O orientador da tese, professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explica que a técnica permite, também, evitar “as discrepâncias entre a quantidade sugerida nos rótulos de agrotóxicos e a quantidade suficiente para que o agroquímico exerça sua função. Em geral, eles sugerem uma quantidade maior do que a necessária, com o objetivo de aumentar seus lucros”, justificou o professor.

Desenvolvida em parceria com a Louisiana State University (EUA), a técnica foi usada, inicialmente, para identificar o nível de penetração do fungicida imazalil em maçãs.

“Constatamos que a substância penetra além da casca da fruta, atingindo em pouco tempo suas estruturas internas, o que pode prejudicar a saúde do consumidor, mesmo que a casca seja lavada”, disse à Agência Brasil o orientador do estudo.

Molécula não é degradada pela luz
“Ao contrário do que é dito nas especificações do fungicida, sua molécula não é degradada pela luz e, com isso, acaba penetrando na fruta”, acrescentou, referindo-se especificamente ao imazalil, utilizado para inibir o desenvolvimento de fungos, postergando o apodrecimento do produto.

Contatada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Maça (ABPM) informou que este fungicida não é usado nos produtos nacionais.

“O ingrediente ativo Imazalil, apesar de estar registrado para uso em pós-colheita, não é utilizado na cultura da maçã no Brasil. Ademais, segundo relatório da Anvisa, publicado em 2016, de 764 amostras enviadas para análise de resíduos, apenas 0,65% ou 5 amostras detectaram a presença de resíduos de Imazali”, explica o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.

Ele acrescenta que, para fazer o levantamento, a Anvisa coleta amostras na gôndolas de supermercados, o que inclui maçãs nacionais e importadas. “Portanto, relacionamos a detecção da substância em 5 amostras à fruta importada”, afirmou. Segundo Moisés Albuquerque, de cada 10 maçãs consumidas no Brasil, 9 foram produzidas em solo brasileiro.

A Agência Brasil confirmou que as maçãs usadas no estudo da UFG não foram produzidas no Brasil. “Usamos, no estudo em parceria com a universidade norte-americana, maças comercializadas naquele país para avaliar como se dá a penetração de pesticidas em frutas. Trata-se de um estudo piloto no sentido de identificarmos maneiras mais fáceis de avaliar a penetração de fungicidas em frutas e legumes”, disse Boniek Gontijo.

“Apesar de o Brasil não fazer uso deste fungicida, a técnica desenvolvida permite desenvolvermos métodos sobre a aplicação de outros pesticidas, fungicidas ou agroquímicos em outros hortifrutis. Inclusive, já estamos trabalhando com tomate em uma abordagem similar”, acrescentou.

Fonte - Agência Brasil/ Filha de Pernambuco

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO DURANTE OPERAÇÃO FORÇA NO FOCO

Por volta das 08:20 da manhã de ontem, sábado 25/05, os Investigadores da Polícia Civil Edelson Borges, Francisco Ronielson, Simplício de Oliveira Leite e Barbington Raphael Rocha, seguindo as instruções da Delegada Seccional Katyanne Alencar Muniz Leite, depois de diligências realizadas no Mercado Hortifrutigranjeiro, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor do foragido da justiça TONY PEREIRA DA SILVA vulgos TONINHO CAVEIRA OU JURURU, de 23 anos. 

Segundo a polícia ele foi preso de frente à casa de sua genitora, na Rua João Paulo-II, na Cohab-II. O Mandado de prisão preventiva foi expedido pelo magistrado Neider Moreira Reis Júnior da Vara Criminal da Comarca de Araripina, de acordo com o processo N° 0000246-36.2019.8.17.0210. Toninho Caveira é acusado de homicídio qualificado consumado contra a Vítima Francisco de Assis Sobreira, conhecido por "Pelotinha", ocorrido dia 18/04/2019. 

Na ocasião Antônio Gomes de Sousa, Vulgo "Gonga" foi preso em flagrante delito como coautor do Homicídio consumado, investigação essa que foi conduzida pela Delegacia de Homicídios da 24ª DESEC. Após os procedimentos de praxe, o capturado foi encaminhado a Cadeia Pública de Araripina-PE. Essa é mais uma ação de Captura da Polícia Civil na cidade de Araripina, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade. 

Fonte/ Foto - POLICIA CIVIL/ DINTER-II/ 24ª DESEC/ARARIPINA-PE/ OPERAÇÃO MALHAS DA LEI/ 200ª CIRCUNSCRIÇÃO ARARIPINA e 11ªDPRN DENARC/OURICURI E DPH 

Reportagem – Fredson Paiva 

AUSÊNCIAS CONSECUTIVAS - JUSTIÇA ELEITORAL CANCELA 2,4 MILHÕES DE TÍTULOS

A Justiça Eleitoral cancelou 2.486.495 títulos de eleitores em todo o país e no exterior, por ausência nas três últimas eleições consecutivas, segundo divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na sexta-feira (24). As informações são da Agência Brasil.

Os dados podem ser acessados na área "Serviços ao Eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título". O eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.
A maioria dos títulos cancelados está na Região Sudeste (1.247.066), seguido do Nordeste (412.652), Sul (292.656), Norte (252.108), Centro-Oeste (207.213) e 74.800 de eleitores residentes no exterior. Segundo o TSE, cada turno é contabilizado como uma eleição.

O estado de São Paulo lidera o número de cancelamentos, com 674.500 títulos cancelados; seguido do Rio de Janeiro, com 299.121; de Minas Gerais, com 226.761; do Rio Grande do Sul, com 120.190; do Paraná, com 107.815; e de Goiás, com 96.813.

Entre as capitais, a cidade de São Paulo (SP) também encabeça o ranking, com 199.136 documentos cancelados. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (RJ), com 126.251; Goiânia (GO), com 39.841; Manaus (AM), com 36.372; Curitiba (PR), com 35.539; e Brasília (DF), com 35.063. A cidade de Belém, capital do Pará, teve apenas 12 títulos de eleitor cancelados.

Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.

Por Folhapress

ARTIGO - ADOÇÃO RIMA COM CORAÇÃO - PAIVA NETTO

Em maio, o Dia das Mães (sempre no segundo domingo do mês) e o Dia Nacional da Adoção (25 de maio) guardam especial afinidade. O sagrado dom da maternidade, também expresso no belo gesto da adoção, deve compartilhar amor e afeto igualmente de forma inclusiva. 

Esse importante tema foi discutido na Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696), no programa Sociedade Solidária. Na ocasião, o sociólogo e apresentador Daniel Guimarães entrevistou Mônica Natale de Camargo, gerente executiva do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo (Gaasp). 

Mudança de cultura 

Estimativas apontam que, para cada criança na fila de adoção, há seis casais ou indivíduos pretendentes. Mônica Natale esclarece: “Ainda temos aquela cultura do perfil. O que a maioria dos pretendentes deseja? Eles geralmente querem aquelas crianças menores, bebês, brancos ou da mesma etnia. E as crianças que estão disponíveis geralmente são de grupos de irmãos e com idade avançada, e algumas com necessidades especiais. Então, o que tem de se fazer? Mudar essa cultura em torno da adoção no Brasil. O pretendente tem que entender qual é a realidade do país, e começar a olhar com carinho para as crianças, mudar aquela concepção do filho idealizado para o filho possível”. 

Longe de nós o preconceito 

O alto sentido de humanidade precisa habitar o coração das criaturas, não deixando espaço para preconceitos. A gerente do Gaasp aponta para o que pode ser feito: “Primeiro, uma divulgação maior do que é a adoção, entender o que significa adotar, o que significa um filho na sua vida. Isso é importante! A cultura da adoção tem que ser mudada, sim, com programas de TV como este onde se discute, onde se fala dessas necessidades”. 

O assunto realmente merece um olhar mais atento da parte de todos, seja das políticas públicas ou da sociedade. É direito básico de toda criança ter uma família que a proteja, ame e respeite. 

Quem quiser se informar melhor, acesse o site do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo: www.gaasp.org.br. Procure também conhecer a legislação brasileira sobre o tema. 

Tirem o vidro! 

No dia 27 de maio, completam-se 33 anos de dois grandes eventos da Legião da Boa Vontade na capital federal. Na ocasião, além de inaugurar o primeiro anexo (sede administrativa) do Conjunto Ecumênico, comandei a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Templo da Boa Vontade. 

Momentos antes do início do cerimonial, um fato curioso proporcionou a todos importante lição. Eu me encontrava no segundo andar do prédio administrativo da LBV com os meus filhos e, ao olhar para o pátio, que estava superlotado, vi que o palco era baixo demais. E decidi: Sabem de uma coisa? Vou falar aqui de cima da marquise de entrada. E perguntei: Essa marquise aguenta o peso da gente? Ao que me responderam que sim, ao mesmo tempo em que me perguntavam: “Mas como é que o senhor vai passar para lá? Tem um vidro na frente!” Ora, se o vidro atrapalha, tirem o vidro!, disse-lhes. O vidro foi retirado e pude, então, fazer o discurso lá de cima mesmo. 

Naquele momento, destaquei, lembrando-me de Moisés e de Alziro Zarur (1914-1979), que o Templo do Ecumenismo Divino, o Templo da Paz, surgia para que houvesse a interiorização de bons e elevados valores. Porque não se pode exteriorizar coisa alguma de útil se a criatura não tem nada para oferecer. É a questão do conteúdo espiritual que precisamos nutrir para que ele frutifique em nosso íntimo, de maneira que possamos externar a todos à nossa volta. 

Ante aos embates que surjam em sua vida, jamais desista do Bem! Confie em Jesus e… tire o vidro! 

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 


PROGRAMA - PAULO CÂMARA APRESENTA PACTO PELA VIDA A MINISTRO DA JUSTIÇA

Exitosa política pública que norteia as ações de segurança do Estado há 12 anos, o Pacto Pela Vida (PPV) teve mais uma vez sua estratégia e atuação elogiadas por autoridades nacionais. Na manhã da quinta-feira (23.05), o governador Paulo Câmara apresentou ao ministro da Justiça Sergio Moro, no Recife, o funcionamento, as ações e resultados do programa, que registrou, em abril deste ano, o 17º mês consecutivo de redução de homicídios e o 20º na redução de roubos e furtos. O ministro se colocou à disposição para futuras parcerias na área e enalteceu o trabalho realizado em Pernambuco.

“O ministro teve a oportunidade de conhecer pessoalmente como funciona o Pacto Pela Vida. Ele já tinha conhecimento prévio dos resultados, mas agora ele viu o modo de funcionamento. E gostou do que viu. É uma política importante, e ele se colocou à disposição para possíveis parcerias. Nós vamos procurá-lo para conversar mais, porque a nossa preocupação em relação à segurança é permanente, não podemos descansar. Mesmo com os bons resultados alcançados, temos muito o que fazer ainda. Mas a expectativa é positiva, porque Pernambuco está numa trajetória descendente. São 17 meses de redução de homicídios”, destacou Paulo Câmara.

O governador pontuou ainda parcerias neste âmbito da segurança como necessárias e importantes para o restabelecimento da paz em Pernambuco e no Brasil. “Salvar vidas, buscar oferecer segurança à população, tem que ser feito diariamente, com a participação de todos. E o que vier de ajuda federal para esse tema, que precisa ter uma coordenação nacional, principalmente na questão do tráfico de drogas e de armas, é importante para Pernambuco”, cravou.

Para Moro, a participação do governador nas reuniões do Pacto Pela Vida simboliza o compromisso da gestão com a política de combate à violência. Ele afirmou que o programa é o caminho correto. “Fui convidado, gentilmente, pelo governador, para conhecer um pouco mais de perto o programa Pacto Pela Vida. Na minha opinião, é o caminho certo, esse trabalho com inteligência, com dados e com integração. Acho que é muito elogiável o fato de o governador participar dessas reuniões. Isso demonstra o envolvimento da mais alta autoridade do Estado nessa tarefa de redução da criminalidade. Acho que esse é o caminho, e nós temos que transformar isso em uma tendência permanente”, avaliou o ministro, ressaltando que o Governo Federal quer ser parceiro nessas atuações para buscar indicadores criminais melhores para o Brasil inteiro, inclusive em Pernambuco.

REDUÇÃO - Pernambuco completou, em abril deste ano, 17 meses consecutivos de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, ocorreram 309 homicídios, contra 355 em abril de 2018, representando uma queda de 13%. No recorte do 1º quadrimestre dos dois anos, 2019 apresentou uma diminuição de 24,3% ou 387 vidas salvas (1.592 casos em 2018, contra 1.205 este ano). Ao todo, 92 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha não registraram nenhuma morte em seu território. 

Em relação aos roubos e furtos, o Estado alcançou o 20° mês consecutivo de diminuição nos registros de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). Na comparação com o mesmo período de 2018, essa modalidade criminosa teve queda de 12,5%. No acumulado do ano, a redução é ainda maior, chegando a 17,21% de queda em relação à soma dos meses de janeiro a abril de 2018.

Da ASCOM

sábado, 25 de maio de 2019

SAÚDE - A PEDIDO DA PREFEITURA DE ARARIPINA, PROGRESSO DISPONIBILIZA ÔNIBUS NOVO PARA O TFD

 
Prestando serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Araripina desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, a empresa Progresso disponibilizou, a pedido da prefeitura, um ônibus novinho para o transporte dos pacientes que precisam se deslocar para fazer seu tratamento de saúde no Recife.
O novo veículo – que possui poltronas confortáveis, ar-condicionado, banheiro, frigobar e até sinal de wi-fi – foi apresentado na manhã desta sexta-feira (24) ao prefeito Raimundo Pimentel, à primeira-dama Dra. Socorro, à coordenadora do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Rosângela Costa, e à Jadna Anizia – diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Para o prefeito Raimundo Pimentel, a população araripinense tem à disposição um serviço de primeira linha caso precise se deslocar ao Recife para tratamento de saúde. “Essa é mais uma prova do respeito do nosso governo ao povo de Araripina. Os passageiros vão com todo conforto e comodidade, chegam no Recife e descem na porta da Casa de Apoio de Araripina, uma casa ampla, organizada com atendimento humanizado e alimentação de qualidade”, afirmou.
Secretaria Executiva de Comunicação

BRASÍLIA - ROBERTA ARRAES É A PRIMEIRA DEPUTADA DO ARARIPE A USAR A TRIBUNA DO SENADO FEDERAL

A manhã de ontem, sexta-feira (24/05), foi marcada pela presença da primeira deputada do Araripe, a usar a tribuna do plenário do Senado Federal. A parlamentar Roberta Arraes esteve presente, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, na sessão solene de homenagem ao Centenário de Nascimento do Professor Fernando Figueira, patrono do Instituto de Medicina - IMIP, que ocorreu em Brasília.

Diplomado em 1940 pela Faculdade de Medicina do Recife, o professor Fernando Figueira iniciou sua vida profissional como clínico geral em Quebrangulo, interior de Alagoas. Em 1948, foi médico do Hospital das Clínicas e Assistente da Cadeira de Clínica Pediátrica na Universidade de São Paulo (USP). Após nove anos, voltou ao Recife.

Nos anos seguintes, adquiriu experiência profissional como Professor Visitante nos Estados Unidos, México e Paris.

Em seu pronunciamento, Roberta Arraes citou a principal obra do homenageado, em 1960, que foi o Instituto Materno Infantil de Pernambuco, o IMIP, e que hoje é chamado de Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. 

"Entidade filantrópica que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária, possuindo um imenso complexo hospitalar voltado para o atendimento da população carente pernambucana", afirmou. 

Para a deputada, estar no Senado Federal foi um momento de muita emoção e de orgulho. 

“Um honra fazer parte desta ocasião, representando não só a Alepe, como o povo sertanejo, e homenageando esse ser humano que deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes. Parabenizo o senador Humberto Costa e os deputados federais, Felipe Carreras e João Campos pela iniciativa deste merecido reconhecimento”, finalizou Roberta Arraes.

DA ASCOM

BODOCÓ - POLÍCIA CIVIL APREENDE MENOR POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Na manhã de quinta-feira 23/05, por volta das 08:00, na Rua das Pedras, no Centro de Bodocó, a equipe de policias sob o comando do Delegado Dr. Robson Américo e a coordenação da Delegada Seccional Dra. Katyanna Muniz, deram cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão de Menor, expedido pela comarca de Bodocó, por prática do Art. 121 tentado, processo no. 0000395_20.2018.8.17.0290. 

O Mandado de Busca e Apreensão foi expedido pelo Juiz Dr.Diógenes Lemos Calheiros, em desfavor de L. S. O. , VULGO LUCAS DE JOANA D'ARQUE. Após os procedimentos de Praxe o mesmo foi apresentado ao juiz da comarca de Bodocó. 

Participaram da operação o delegado Dr. Robson Américo, o comissário Eudes Araújo e os agentes do DENARC, Barbyton, Eduardo e Araújo. Essa é mais uma ação da Polícia Civil na cidade de Bodocó, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade. 

Fonte/ Foto - POLICIA CIVIL- DIRESP/ DINTER-II/ 24ª DESEC/ARARIPINA/ MALHAS DA LEI/203ª/ BODOCO/ 11ª DPRN/ DENARC. 

Reportagem – Fredson Paiva

EVENTO - ARARIPINA SEDIA SEMINÁRIO SOBRE eSOCIAL E OS DESAFIOS PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO

 
A região do Araripe foi sede do seminário “O eSocial e os desafios para a segurança do trabalho” realizado no dia 22 de maio, em Araripina, que teve cinco palestrantes que são referência na temática. O evento foi promovido pela Fundacentro e Ministério da Economia com apoio do SESI-PE, Sebrae e Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco – Aespe. 

O seminário abordou questões importantes como a contextualização do eSocial; monitoramento do ambiente do eSocial sob a ótica dos ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência Social; registros de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) para o eSocial; caracterização das atividades insalubres ou periculosas entre outros. 
As palestras foram dadas por Luiz Antônio de Melo, engenheiro civil e coordenador técnico da Fundacentro/PE; Renata Lima Wanderley, engenheira civil e diretora técnica da Aespe; Audenor Marinho, engenheiro de segurança do trabalho e diretor da Aespe; Maria Inez Campello Barata, engenheira química e diretora da Artca e Alberio Calado, engenheiro de segurança do trabalho do SESI-PE. 

Para a Gerente do Sistema FIEPE no Araripe, Alba Nusia Mendes, as palestras mostraram a importância dos investimentos que são feitos na segurança do trabalhador da indústria e como o eSocial reforça ainda mais essa preocupação. “Com o eSocial voltado especialmente para a área de SST fica claro o quanto é importante cuidar para que o ambiente de trabalho seja seguro, garantindo ao trabalhador as condições adequadas para exercer suas funções”, destacou. 
O evento reuniu centenas de participantes, principalmente os profissionais da área de segurança do trabalho como técnicos e engenheiros além de empresários do setor industrial que foram obter novos conhecimentos sobre o tema do eSocial que está a cada dia mais presente nas indústrias. 

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

TRADIÇÃO - "JECANA DO CAPIM" ACONTECERÁ EM PETROLINA NO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DE JUNHO

Evento tradicional do calendário dos festejos juninos de Petrolina há 48 anos, a ‘Jecana do Capim’ acontecerá nos dias 1º e 2 de junho deste ano, com apoio da Prefeitura de Petrolina. O evento promete muito forró, corrida e desfile de jegues ornamentados, com premiação de um total de R$ 30 mil. Os interessados em competir têm até 29 de maio para se inscreverem, pelo sitewww.even3.com.br/jecanadocapim

A Jecana pretende atrair um público de mais de 10 mil pessoas. A festa é um tributo ao jegue, animal simbólico e de importância histórica, que já foi muito utilizado como tração no Nordeste, auxiliando nas mais variadas demandas do homem do campo e que hoje sofre com a desvalorização destinada à sua espécie.

A Associação de Moradores do Capim, também organizadora do evento junto à Prefeitura de Petrolina, ressalta a importância da participação de visitantes de diversos municípios nordestinos como explica a presidente da Associação, Cecília Rodrigues. “A Jecana tomou uma proporção regional maior porque vem participantes jegueiros de vários estados como Piauí, Paraíba, Sergipe”, disse.

A programação tem início na sexta-feira, 31 de maio, com missa às 19h na igreja católica local. No sábado, dia 1º de junho, às 14h terá início o ‘Torneio de Futebol Júlio José dos Santos’, no campo da comunidade, às 17h haverá a ‘Jegueada’ dentro da vila, no mesmo percurso da corrida; no período da noite estarão abertas as barracas e haverá shows a partir das 20h com as atrações musicais César Tenório, Suzana Coelho e Sérgio do Forró. Já no domingo (2), acontecerá a tradicional corrida de jegue às 9h, em seguida o ‘Forró do Poeirão’ com shows dos artistas Guilherme Dantas e Victor Fernandes.

Texto: Jaquelyne Costa

Assessora de Comunicação da Secretaria de Governo e Agricultura

PROGRAMA - FORMASUS-PE OFERTA NOVAS 114 BOLSAS INTEGRAIS PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA

Mais oportunidades de formação profissional para jovens pernambucanos da rede pública. É o que garante o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019. Desde o dia (23.05), que estão sendo ofertadas 114 novas bolsas integrais de estudo em dez cursos de graduação em saúde de 15 instituições privadas de ensino. O edital do processo seletivo, lançado pelo governador Paulo Câmara na quarta-feira (22.05), é destinado a estudantes da rede pública de ensino do Estado ou bolsistas integrais da rede particular. Ao todo, o Governo de Pernambuco vai investir R$ 7,5 milhões. As inscrições seguem até 12 de junho pelo site: formasus.pe.gov.br, e o resultado final será divulgado no dia 10 de julho.

“O FormaSUS é um programa importante porque oportuniza ao jovem que estudou na escola pública, ou foi bolsista na rede particular, cursar uma universidade com bolsa de estudo. Um importante incremento nessa área tão essencial que é a saúde. Este ano são 114 bolsas para diversas áreas de atuação, o que vai nos ajudar, a cada ano, a formar mais gente, visto que a demanda na saúde é muito grande. Por isso, precisamos ampliar serviços e parcerias como essa, que nos ajudam a ter melhores condições de atender a população”, destacou o governador, que estava acompanhado da vice, Luciana Santos.

As bolsas integrais estão distribuídas entre instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Caruaru, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e Belo Jardim. Este ano, o FormaSUS-PE ampliou em 10% o número de bolsas disponíveis em cursos superiores, passando de 104, em 2018, para 114. Ao todo, são 12 vagas para cursos de medicina, 73 de enfermagem, 3 de biomedicina, 4 de farmácia, 13 de fisioterapia, 2 de nutrição, 2 de odontologia, 1 de tecnólogo em radiologia, 1 de psicologia e 3 de serviço social. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou como será o processo de inscrição. “As pessoas devem acessar o site e conhecer as regras para cadastro. Essas 114 vagas são para cursos de nível superior, então será utilizado como critério de entrada o resultado da prova do ENEM”, salientou o gestor, reforçando que o período de matrícula dos aprovados no edital está previsto para os dias 16,17 e 18 de julho. “A gente espera que esses alunos formados possam retribuir depois, retornando para trabalhar na rede estadual de saúde, contribuindo para que possamos ter um melhor atendimento para a população”, completou André Longo.

HISTÓRICO – O FormaSUS-PE foi instituído como programa por meio da Lei 15.065, de 04 de setembro de 2013. Desde então, o Governo de Pernambuco já ofertou, nos editais anteriores, um total de 1.454 bolsas integrais de estudo, sendo 700 para cursos de graduação e 754 em cursos técnicos. O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde de Pernambuco tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico para alunos que cursaram todo o ensino médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral.

O programa surgiu da necessidade de regulamentar a contrapartida, por parte das instituições privadas, à rede estadual de saúde, que oferece mais de 3 mil vagas de estágio curricular obrigatório aos alunos. A cada dez vagas que uma instituição privada solicita para estágio curricular na rede estadual de saúde, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%. O próximo edital para os cursos técnicos será lançado em 2020.

Édmo Ferreira, egresso do FormaSUS, se formou como tecnólogo em Radiologia através do programa e já está inserido no mercado de trabalho. Hoje, após anos de dedicação, o jovem é grato pela oportunidade e deseja que cada vez mais pernambucanos tenham acesso ao FormaSUS. “Quando terminei o ensino médio, eu não tinha condições financeiras de iniciar um curso superior, e esse era o meu sonho, principalmente na área de saúde. Graças ao Programa FormaSUS eu consegui me formar e, hoje, trabalho no Hospital da Restauração e na Prefeitura de Passira. Essa é uma forma de retribuir a oportunidade que me foi dada”, disse.

Presente ao evento, o vice-presidente do Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe), Antônio Maciel, ressaltou a importância e a necessidade da iniciativa. “Nós acreditamos na grandeza e no alcance do Programa FormaSUS. Ele é um exemplo para o Brasil. Nesse programa, ganham os alunos por receber a bolsa integral de estudos, que na maioria da vezes é a única oportunidade que o estudante tem de ingressar na área, e ganham as instituições de ensino superior, que ampliam as oportunidades de estágio. Mas o maior beneficiário do programa é a população pernambucana, que receberá profissionais de excelente formação e conscientes da importância do SUS para a sociedade”, cravou.

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, as deputadas estaduais Roberta Arraes e Simone Santana; os secretários Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial), Ana Callou (Mulher, em exercício); a coordenadora geral do Núcleo do Ministério da Saúde em Pernambuco, Kamila Correia; o assessor especial Iran Costa; os secretários executivos da Saúde Ricarda Samara (Gestão do Trabalho e Educação em Saúde) e Cristina Mota (Atenção em Saúde), e o coordenador acadêmico da FPS, professor Gilliat Falbo.


Confira a lista das instituições privadas de ensino que estão contempladas neste edital:

Recife

- Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

- Centro Universitário Maurício de Nassau –UNINASSAU

- Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

- Faculdade Estácio

- Universidade Tiradentes – UNIT/FACIPE

- Faculdade do Recife – FAREC

- Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA/IBGM

- Faculdade São Miguel - UNISÃOMIGUEL


Olinda

- Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO


Caruaru

- Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES

- Faculdade Vale do Ipojuca – UNIFAVIP

- UNINASSAU


Nazaré da Mata 

- Faculdade Santíssima Trindade – FAST


Vitória de Santo Antão

- Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL

- Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA


Belo Jardim 

- Autarquia Educacional do Belo Jardim – FAEB

Da ASCOM

sexta-feira, 24 de maio de 2019

OURICURI - OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE TRIO COM DROGAS E ARMAS

Na manhã da terça-feira 21/05, os agentes da equipe da 11ª DPRN/DENARC, sob coordenação do Delegado Samuel Basílio, em ação integrada com policiais da ROCAM do 7º BPM, após investigações e realizado o monitoramento na BR-316 no Bairro Capela de São Brás, mas precisamente em um lava jato.

Os policiais ao perceberem movimentações suspeitas realizaram abordagem no estabelecimento e foi localizado pela equipe policial uma quantidade de entorpecente análogo a cocaína e maconha, e também uma balança de precisão, dentro da sua residência, localizado no primeiro andar. 

Seguindo com a ocorrência a equipe foi deslocada até o centro da cidade para localizar a pessoa indicada como sendo o dono da substancia entorpecente, chegando ao local, por trás do colégio Fernando Bezerra foi apreendido uma arma de fogo. Aa equipe diligenciou até um terceiro endereço no Bairro Santo Antônio onde foi preso o proprietário da droga. 

Foram apreendidos: 

04 gramas de substância análoga a Cocaína; 

01 revolver calibre 38 

40 gramas de substância análoga à maconha; 

01 Celular Sansung 

Os dois primeiros conduzidos foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico, e o terceiro por posse ilegal de arma de fogo, os autuados foram encaminhados para Audiência de Custódia em Ouricuri. Delegados envolvidos na operação Samuel Basílio, da 11ª DPRN, Daniel Nogueira, da 201ª e Katyanna Muniz, da 24ª DESEC.

Fonte/ Foto - Polícia Civil de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

quinta-feira, 23 de maio de 2019

REDES SOCIAIS - FACEBOOK REMOVEU 2,2 BILHÕES DE CONTAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (23), que removeu 2,2 bilhões de contas falsas entre janeiro e março de 2019 – um número recorde para a empresa e que é ligeiramente menor que os 2,38 bilhões de usuários mensalmente ativos que a rede possui em todo o mundo. Os números fazem parte de um relatório global lançado nesta quinta-feira pela companhia; a partir de agora, os dados serão revelados trimestralmente pela empresa e incluirão outra de suas plataformas públicas: o Instagram. 

"A saúde da rede social é tão importante quanto os balanços financeiros que soltamos, então faremos isso com a mesma frequência", disse Mark Zuckerberg, em chamada com repórteres nesta quinta-feira. "Entender a presença de conteúdo danoso ajudará empresas e governos a desenhar sistemas melhores para lidar com o tema." 

Os dados chamam a atenção por serem substancialmente superiores aos números mais recentes divulgados pelo Facebook: entre outubro e dezembro de 2018, a empresa desativou 1,2 bilhão de contas falsas. No mesmo período em 2017, foram 694 milhões de contas. Os valores, claro, não são adicionados à conta total de usuários do Facebook, uma vez que os perfis falsos são desativados antes mesmo de serem adicionados à rede social, explicou o vice-presidente de análise de dados (analytics) do Facebook, Alex Schultz. 

A empresa divulgou ainda que estima que 25 em cada 10 mil visualizações de conteúdo (vídeos ou fotos) violem as regras de violência e conteúdo adulto, não permitidos pela empresa na plataforma – desses, entre 11 e 14 a cada 10 mil visualizações são de nudez ou conteúdo de atividade sexual. O Facebook comentou também que está melhorando sua capacidade de detectar vendas ilegais dentro da plataforma, como drogas ou armas – no primeiro trimestre, os sistemas da empresa conseguiram detectar 83,3% das violações de vendas de droga e 69,9% das de vendas de armas de fogo, sem necessidade de moderação humana. 

O Facebook acrescentou que "tomou atitudes" com relação a 19,4 milhões de peças de conteúdo no 1º trimestre deste ano – destas, 2,1 milhões passaram por "apelação" e 453 mil retornaram à rede após uma justificativa dos usuários ter sido aceita pela rede social.

Por Agência Estado/ Diário de Pernambuco

ARARIPINA - POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DA REGIÃO DO ARARIPE SE REÚNEM PARA DEFLAGRAR MAIS UMA ETAPA DA "OPERAÇÃO FORÇA NO FOCO"


Na manhã desta quarta-feira 23/05, aconteceu uma importante reunião na GRE Sertão do Araripe com todos os delegados, agentes e comissários da polícia civil, juntamente com membros da polícia militar, para intensificar a “Operação Força no Foco”, a qual terá mais uma etapa nos próximos dois dias. 

Segundo a Delegada Seccional Dra. Katianna Muniz, há vários mandados de prisão a serem cumpridos nas próximas horas na maioria das cidades da Região do Araripe. A delegada aproveitou a oportunidade para divulgar um novo número do Disque-Denúncia da delegacia de Araripina, 87-9 – 8130 – 9795. 
Ouça abaixo uma entrevista com a Delegada Seccional, Dra. Katianna Muniz, foto acima, ao repórter Fredson Paiva, falando sobre a reunião na GRE, a Operação Força no Foco, o novo número para denúncias e os casos de repercussão onde a polícia pede a ajuda da população para localização de foragidos da justiça.
Reportagem/ Fotos/ Entrevista - Fredson Paiva