ARARIPINA

ARARIPINA

quarta-feira, 24 de abril de 2019

SEGURANÇA - MAIS DE 80 PRESOS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL EM PERNAMBUCO

Durante esta quarta-feira (24), as Polícias Civis dos 27 estados brasileiros saíram às ruas para cumprimento de centenas de mandados de prisão, dentro da operação nacional #PC27.A operação teve por objetivo retirar de circulação foragidos da justiça que cometeram crimes graves como roubo, homicídio, estupro e participação em crime organizado. A ação, coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), em Pernambuco se converteu em 88 prisões e 10 apreensões de adolescentes. 

Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. O nome Operação #27 é uma referência à união e padronização de todas as Polícias Civis do país. Em Pernambuco, a ação foi coordenada pelo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, atual Vice-presidente do CONPC. No Estado, a Operação #PC27 contou com a mobilização de 311 policiais civis e de 90 viaturas. 

Foram realizadas 88 prisões em cumprimento a mandados de prisão por sentença condenatória, prisão preventiva, prisão temporária e, ainda, prisões em flagrante. A operação apreendeu 10 adolescentes. Foram cumpridos também 11 Mandados de Busca e Apreensão. "É muito importante que esses criminosos sejam retirados das ruas para que não voltem a delinquir”, afirmou o delegado Robson Candido, diretor da Polícia Civil do DF e atual Presidente do CONCPC.

Fonte - Diário de Pernambuco

REUNIÃO - ROBERTA ARRAES SOLICITA PROGRAMA CENTRAL DE OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO DO ARARIPE

A deputada Roberta Arraes esteve na tarde de hoje (24), reunida com o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, conversando sobre as potencialidades de cada região de Pernambuco.

Ainda na reunião, a parlamentar solicitou o programa Central de Oportunidades para a Região do Araripe, para ser no espaço do Centro Tecnológico, em Araripina. 

A proposta do programa é ser um espaço empreendedor (sendo a junção do SEMPEE + JUCEPE + AGEFEPE) e um espaço de conhecimento que promova uma formação profissional. Tudo isso com o objetivo de ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho, preparando os cidadãos para ocuparem as vagas de emprego ou para se aperfeiçoarem como empreendedores.

Da ASCOM

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL E "NEMA" FORTALECEM PARCERIA COM ENTREGA DE MUDAS

A Patrulha Ambiental recebeu a visita da equipe técnica do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental – NEMA, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, que veio até o viveiro da Patrulha buscar as mudas referentes ao acordo firmado entre estas instituições. 
Na ocasião foram entregues as seguintes mudas: 94 Pau Ferro (Libidibia férrea), 36 Catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul), 14 Juazeiro (Ziziphus joazeiro), 71 Pereiro (Aspidosperma pyrifolium), 45 Angicos (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan) e 18 Jurema Preta (Mimosa tenuiflora), todas espécies nativas para serem levadas a uma área de recuperação onde ocorre a transposição do Rio São Francisco, que é projeto que prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba. 
Portanto, é uma parceria que deixa-nos orgulhosos em participar e saber que mesmo de uma forma minúscula estamos contribuindo com a recuperação de uma área que foi impactada e que através do trabalho da equipe da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco, NEMA e com a contribuição da Patrulha Ambiental e outros viveiristas da região, esta área estará recuperada, trazendo ao bioma Caatinga sua vegetação tradicional. 
O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco NEMA/UNIVASF, foi Criada no ano de 2015, seu objetivo inicial foi atender as demandas do Programa de Conservação da Fauna e Flora, Subprograma Flora – PBA 23 do Projeto São Francisco e viabilizar a produção das mudas necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas do Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. 
Para evitar o oneroso investimento em infraestruturas de viveiros que atenderiam apenas a esta demanda e também no intuito de fomentar uma maior oferta de mudas nativas para diferentes interesses, hoje a Rede além de atuar no apoio aos esforços de compensação ambiental vinculado aos processos de licenciamento ambiental do PISF, também atua na doação de sementes para comunidade interessada e no apoio técnico aos viveiristas. 
Ao receber as sementes, os viveiristas se tornam parceiros da Rede e se comprometem a doar parte da produção para as ações do PBA 09, quando solicitado. Na parceria, o produtor fica livre para decidir o destino do excedente das mudas produzidas, por exemplo, comercialização, plantio para adequação ambiental de propriedade rural, arborização, paisagismo, recuperação de áreas degradadas, doação, entre outros. Dessa forma, a Rede garante o suprimento das mudas e sementes necessárias para implantação dos PRADs e fomenta pequenas ações ligadas à manutenção da cobertura vegetal nos municípios do entorno dos canais do PISF, oferecendo aos habitantes da região uma nova alternativa para geração de renda agregada à conservação da biodiversidade. 
Todas as sementes coletadas em campo são enviadas ao NEMA/UNIVASF para realização de beneficiamento, caracterização, armazenamento e destinação final dos lotes de sementes. Ao chegarem no NEMA/UNIVASF as sementes são triadas e limpas. Em seguida são levadas ao Laboratório de Ecologia, onde são realizadas análises para caracterização do lote, que envolve o teor de umidade, germinabilidade, tratamento pré-germinativo e peso de mil sementes. Após realizada a caracterização, os lotes de sementes são fechados e armazenados em câmara fria a temperatura média de 7 °C até serem demandados para doação. 
A parceria entre a Patrulha Ambiental e o NEMA já existe desde 2014, onde foi realizado treinamento da equipe da Patrulha, posteriormente, entregue as sementes e iniciando o processo de produção de mudas, que em sua grande maioria, foi destinado a doação para a população de Araripina e região onde realiza-se palestras, seminários e eventos ligados as causas ambientais. 
Fotos: NEMA
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

PETROLINA - COM TECNOLOGIA PREFEITURA REALIZA MAPEAMENTO DE VIAS QUE SERÃO RECAPEADAS

 
Se o programa de pavimentação, duplicação e recapeamento de vias, Petrolina CRESCE, já era o maior da história do município, agora ele pode ser reconhecido como o que utilizou a tecnologia mais avançada em suas ações. Já trabalha na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, conhecida como ‘Estrada da Banana’, o Falling Weight Deflectometer (FWD). O equipamento é utilizado para simular o efeito da passagem de um veículo nas condições de tráfego reais. Com isso, é possível medir a deformação vertical que ocorre no pavimento e ter subsídios técnicos para avaliar as condições da estrutura da via, mesmo daquelas superfícies que estão sob o asfalto. 

Um computador processa os dados e estes servem de base para a análise estrutural em projetos de pavimento, a fim de obter informações sobre a condição do pavimento, identificação de camadas com problemas estruturais, cálculo das propriedades elásticas das camadas (módulo de resiliência), vida remanescente do pavimento existente, além da análise dos módulos de subleito, sub-base, base e revestimento. 
O aparelho é montado em um reboque e puxado por um veículo que percorre a via desejada. No conjunto, ficam instalados todos os sistemas de comando, o computador e a central de processamento. O FWD permite que seja realizado o diagnóstico geral da qualidade do pavimento, o controle de qualidade de execução de camadas de pavimentação, além de projeto de restauração de pavimento e sistemas de gerência de pavimentos em nível de rede. Toda a tecnologia utilizada foi desenvolvida na Dinamarca e aperfeiçoada nos Estados Unidos.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, comemora o uso dessa tecnologia pela primeira vez em Petrolina. “O FWD é um equipamento muito utilizado em grandes obras rodoviárias no Brasil e no mundo. Graças à visão de gestão moderna e antenada às tendências do prefeito Miguel Coelho, nós contratamos esse serviço para o município e agora vamos poder utilizar essa tecnologia em grandes obras de recapeamento e duplicação de vias, como a que vamos fazer na Estrada da Banana”, destaca Machado.

RECAPEAMENTO DE AVENIDAS

Com investimento de quase R$ 18 milhões, a Prefeitura de Petrolina vai recapear importantes vias da cidade. São elas, as Avenidas Cardoso de Sá, da Integração, Clementino Coelho, Nilo Coelho, das Nações, Simão Durando, José Theodomiro de Araújo (Orla II), a principal da Cohab IV, além da Rua do Trabalho. O serviço de recuperação de meio-fio em alguns destes locais já começou, enquanto que a aplicação do novo asfalto está previsto para começar ainda essa semana pela Avenida das Nações. Além disso ainda haverá a duplicação da Estrada da Banana. 
Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina

terça-feira, 23 de abril de 2019

ITMPE - ARARIPINA ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM MAIS TRANSPARÊNCIA EM ÍNDICE AVALIADO PELO TCE-PE


Araripina está entre os municípios que atingiram o nível de transparência Desejado em um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) que avaliou as 185 prefeituras do Estado. A cidade ficou entre as com mais transparência segundo o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) com o cumprimento de 90% dos itens avaliados.

Os dados referem-se ao ano de 2018 e a Prefeitura de Araripina subiu da posição 95 em 2017 para o 12º lugar, a frente de todos os demais municípios da região do Araripe, consolidando-se como uma das principais cidades do Estado no que diz respeito à transparência pública no seu portal – www.araripina.pe.gov.br.

O ITMPE avaliou a transparência ativa (receitas, despesas, licitações, contratos, instrumentos de gestão fiscal etc); transparência passiva (disponibilização da informação através do Serviço de Informação ao Cidadão presencial e eletrônico – SIC e e-SIC); e as boas práticas de transparência, dentre as quais, ferramentas de acessibilidade que garantam o acesso à informação pelas pessoas com necessidades especiais. A Prefeitura de Araripina atendeu a 90% dos itens avaliados e foi elevada pelo TCE-PE para o nível Desejado.

O site da Prefeitura de Araripina permite ao cidadão acompanhar em tempo real a entrada de receitas e a liquidação dos empenhos (despesas) identificando valores e empresas além do acompanhamento de todas as licitações realizadas com a divulgação de editais, suas modalidades e vencedores. Ainda dentro do portal da prefeitura são disponibilizadas informações da Gestão Fiscal como PPA, LDO, LOA, RGF, RREO e a divulgação das audiências públicas para a apresentação dos dados.

De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, o levantamento do TCE-PE é importante para que a população tenha conhecimento se os gestores municipais adotam práticas de transparência na administração.

“A transparência é um pilar fundamental da democracia, pois permite a qualquer cidadão acompanhar como os recursos públicos são aplicados. Em Araripina fazemos, a cada quatro meses, a apresentação dos dados fiscais e incentivamos as práticas de transparência, pois prezamos pela correta destinação do dinheiro público. Desde um simples pagamento a um fornecedor até a publicação de um edital de licitação estão à disposição da população no site da prefeitura”, destacou o prefeito.
Fonte - Blog do Martinho Filho/ Site PMA - www.araripina.pe.gov.br

FÓRUM - GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DEFENDE AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO NO FINANCIAMENTO DO FUNDEB

A educação básica foi um dos principais temas abordados durante o Fórum dos Governadores do Brasil, nesta terça-feira (23.04), em Brasília. E o governador Paulo Câmara deixou clara aos demais participantes do encontro sua preocupação com a necessidade de uma maior contribuição do Governo Federal para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), hoje sustentado basicamente pelos Estados e municípios.

“A reunião de hoje do Fórum dos Governadores foi uma oportunidade para colocarmos na mesa questões prioritárias para os Estados e para a nossa população. Defendemos uma ampliação gradativa da participação da União no financiamento do Fundeb, porque é incompreensível que Estados e municípios arquem com a maior parte dos recursos da educação básica”, advertiu Paulo Câmara.

O governador acrescentou que para promover uma verdadeira transformação social, o Brasil inteiro precisa passar a tratar a Educação como o seu maior valor. "E, para isso, a União precisa assumir sua parte da responsabilidade, contribuindo mais fortemente com o financiamento", completou o gestor pernambucano.

A defesa feita por Paulo Câmara foi endossada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que apresentou proposta para que o Fundeb deixe de ser um Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) e seja inserido permanentemente na Constituição Federal, com um aumento da contribuição da União, de forma progressiva, até chegar a 40% do total dos fundos.

Também foram feitas cobranças ao Governo Federal para que exponha o mais breve possível o escopo do Plano Mansueto e apresente algum encaminhamento do grupo de trabalho que vai tratar da questão da cessão onerosa.

Ao final do fórum, os 27 governadores decidiram ir juntos ao Congresso Nacional, no dia 8 de maio, para apresentar aos parlamentares uma pauta comum de pontos prioritários dos Estados a ser defendida no Legislativo. Essa mesma pauta também será discutida pelo grupo com o Governo Federal.

Da ASCOM

CONFIRMADO - WESLEY SAFADÃO E JORGE & MATEUS NO SÃO JOÃO DE PETROLINA


O arrasta-pé está chegando e o público já fica ansioso para os festejos do São João! E para animar ainda mais a festa junina, atraindo públicos de todas as idades, o São João de Petrolina 2019 vai contar com cantores de peso na programação. Nada mais nada menos que Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Mano Walter estão entre as atrações da festa, que acontece de 14 a 23 de junho, no Pátio de Eventos da cidade.
Programação completa
O prefeito Miguel Coelho vai anunciar, na próxima segunda-feira (29), a programação completa do São João de Petrolina 2019, no Beco da Cultura, às 19h. Além de divulgar as atrações do pátio principal, Miguel também irá divulgar do São João dos Bairros, as datas da Vaquejada, Jecana, Forró da Espora e Missa do Vaqueiro. Estamos aguardando ansiosamente!

Fonte - Roberta Jugmann/ Folha-PE

ENERGIA - ANEEL APROVA REAJUSTE MÉDIO DE 5,04% NAS TARIFAS DE LUZ DA CELPE

Os consumidores da distribuidora de energia pernambucana Celpe terão um reajuste médio nas tarifas da contas de luz de 5,04%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 5,14%.

A Celpe atende cerca de 3,7 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco. Os novos valores, aprovados nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começam a valer no dia 29 de abril.

Leia também:



De acordo com a Aneel, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Entre os itens que contribuíram para o aumento da tarifa estão o custo de aquisição de energia, que teve peso de 4,45%; a inclusão de componentes financeiros, com 6,51% e os custos de distribuição, com 2,34%.

Cooperativas

A Aneel também aprovou hoje o reajuste tarifário de cinco cooperativas de eletrificação rural localizadas nos estados de Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. A Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos) teve reajuste médio de 7,29%; a Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí–Paranapanema–Avaí (Ceripa) teve reajuste médio de 12,84%; a Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres), teve aumento de 16,67%; a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Cachoeiras – Itaboraí (Cerci) e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral Araruama), ambas com reajuste de 10% cada.

As cooperativas Ceres, Cerci e Ceral ficam no estado do Rio de Janeiro, a Cercos em Sergipe e a Ceripa em São Paulo. Os novos índices também entram em vigor em 29 de abril.

Fonte - Folha de Pernambuco/ Agência Brasil

ZONEAMENTO AGRÍCOLA - NOVO PLANO DE COMBATE À SECA É DISCUTIDO EM REUNIÃO TÉCNICA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai criar um novo modelo de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o Nordeste. A ideia é que o zoneamento ajude os produtores agrícolas a escolher o momento certo do plantio e, assim, minimize os prejuízos da seca nas lavouras, sobretudo no Semiárido de Pernambuco, que sofre com a estiagem desde 2011. 

Segundo o Mapa, o zoneamento de risco determina a época mais adequada de plantio, levando em conta o tipo de cultura, o solo de cada região e a indicação de risco da produção e será discutido a partir desta quarta-feira (24). O tema será pauta da reunião técnica do projeto de pesquisa de Avaliação de Riscos e Resiliência Agroclimática (Arra) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que acontece na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife.

Leia também 



A partir daí, as unidades da Embrapa no Nordeste vão selecionar, junto com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os focos de atuação, os sistemas de produção com maior potencial transformador e as chances de sucesso do novo zoneamento, bem como alternativas para geração de renda, emprego e sustentabilidade na agricultura do Nordeste. Também serão delimitadas a área e a amostragem de testes do programa.

“Estamos reunindo conhecimento e casos de sucesso que reduzem o risco climático na produção agrícola na região e melhoram a renda do produtor. Precisamos fortalecer os mecanismos que promovam o uso massificado dessas soluções e os programas e políticas do Mapa são fundamentais nesse processo, à medida que podem incentivar os sistemas de produção mais adequados”, afirmou o coordenador da Rede Zarc-Embrapa, Eduardo Monteiro. 

Na semana passada, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, já havia reiterado a necessidade de medidas de combate à seca com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Para ampliar a receita dos produtores pernambucanos, ele pediu, entre outras coisas, maior estímulo ao uso da palma forrageira e mais atenção às atividades da pecuária.

Fonte - Folga de Pernambuco

TECNOLOGIA - SAMSUNG ADIA LANÇAMENTO DO GALAXY FOLD - SMARTPHONE DOBRÁVEL

A Samsung anunciou nesta segunda-feira o adiamento do lançamento de seu novo smartphone com tela dobrável, após vários especialistas criticarem o aparelho. 

Alguns jornalistas especializados que receberam o Galaxy Fold antes de seu lançamento informaram que a tela estava quebrando. 

Leia também:


A empresa anunciou a intenção de adiar a venda deste modelo, prevista para esta semana, custando 1.980 dólares, depois que os críticos mostraram que o dispositivo "precisa de mais melhorias".

Fonte - Folha de Pernambuco

ESPAÇO DO FORRÓ - NESTA SEXTA-FEIRA 03/05 TEM FESTA COM RICARDO PEGAÇÃO E JOÃO PAULO


segunda-feira, 22 de abril de 2019

OURICURI – EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO A TIROS POR DUPLA DE MOTO NO CENTRO


Um homem foi assassinado a tiros por volta das 23:00 de ontem, domingo 21/04, na Avenida Fernando Bezerra, no Centro de Ouricuri. A vítima foi identificada por Valdir Gomes da Silva, de 44 anos. 

Conforme informações policiais, a vítima estava na citada avenida, nas imediações de um posto de combustível, quando foi surpreendido por dois elementos não identificados que chegaram em uma moto, sendo que um deles efetuou pelo menos três disparos de arma de fogo, em seguida fugiram tomando destino ignorado. 

A vítima foi atingida no tórax e cabeça e morreu no local. A polícia militar foi acionada, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi encontrado, em seguida isolou o local do crime até a chegada do IC da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. 
Ainda segundo a polícia civil, a vítima Valdir Gomes da Silva era ex-presidiário e já teria passagem por violência doméstica e lesão corporal. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. 

Esse foi o 2º homicídio do mês de abril registrado em Ouricuri e o 6º também de abril na Região do Araripe. Esse também foi o 5º homicídio do ano em Ouricuri, e com esse crime já são 16 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora. 

Com informações da Polícia Civil de Pernambuco 

Reportagem – Fredson Paiva 

Fotos – Reprodução Internet

PERNAMBUCO - BALANÇO DA SEMANA SANTA NÃO REGISTRA MORTES NAS RODOVIAS FEDERAIS

O feriadão da Semana Santa não registrou mortes nas rodovias federais de Pernambuco, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o boletim, entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) foram contabilizados 52 acidentes, com 42 feridos. Durante a operação do mesmo período do ano passado, foram 61 acidentes, com 36 feridos e duas mortes. 

Em quatro dias, aponta o balanço, foram fiscalizados 2.775 pessoas e 2.713 veículos, sendo emitidas 1.492 autuações por diversas irregularidades, como 64 pelo não uso do cinto de segurança, 59 por ultrapassagens indevidas, 20 pela falta da cadeirinha e 12 pelo não uso de capacete (12). Além disso, foram registradas 982 imagens de radar por excesso de velocidade. A Operação Lei Seca realizou 1.100 testes com o bafômetro e emitiu 38 autuações. Foram presos dois motoristas que estavam sob efeito de álcool.

Leia também:




Durante a operação, foram recolhidos 85 veículos, 63 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 34 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A fiscalização a caminhões resultou no transbordo de 40 toneladas de carga com excesso de peso e foram recolhidos 10 animais que estavam soltos nas rodovias. 

O acidente mais grave ocorreu na sexta-feira (19), no quilômetro 73 da BR-101, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Um motorista inabilitado de um carro acessou a contramão da rodovia e colidiu de frente com outro carro. O motorista que acessou a contramão ficou ferido e o passageiro do outro veículo também se machucou. O condutor do automóvel atingido não se feriu. Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal, segundo a PRF. 

Litoral Sul

O balanço da concessionária Rota do Atlântico mostra que 58 mil veículos trafegaram pela via expressa de acesso ao Litoral Sul do Estado entre a quinta e o domingo. O total é 15% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Apesar do fluxo intenso, diz a concessionária, não foram registrados acidentes durante o feriadão.

Fonte - Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO - ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO PODEM APRESENTAR PROJETOS E RECEBER R$ 30 MIL

As inscrições da sexta chamada pública do projeto Educar para Transformar, que premia os melhores projetos pedagógicos de escolas públicas do país, foram prorrogadas até o dia 30 deste mês. O tema deste ano é "Uma escola aberta para novas ideias é uma escola aberta para o futuro". Nesta edição, o programa tem foco em escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e/ou médio.

Professores interessados podem fazer as inscrições pelo site do Instituto MRV, que promove a ação. As escolas inscritas devem propor ações que visam atrair e reter os alunos, ampliando as visões deles sobre os benefícios da educação e as diversas possiblidades de futuro que se pode alcançar. Os melhores projetos receberão prêmio de R$ 30 mil.

Podem se inscrever professores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão que levará em conta critérios como adequação com o foco do programa, engajamento e motivação do corpo escolar e potencial de redução da evasão escolar. As iniciativas selecionadas serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 29 de maio.

Os dez projetos mais votados pelo público serão apresentados no dia 18 de junho e cada um deles receberá um aporte de R$ 30 mil para ser revertido em materiais ou serviços. Ainda em junho, os projetos vencedores serão acompanhados e receberão o apoio do Instituto MRV e da Fundação Pitágoras para a troca de conhecimento e a verificação do desenvolvimento do projeto.

"Diferente das outras edições, em que acompanhamos projetos voltados para a educação de jovens e crianças desenvolvidos por organizações não governamentais e pessoas físicas, nesta sexta edição, pretendemos apoiar dez projetos de escolas municipais e estaduais. Buscamos por soluções criativas e inovadoras em educação favorecendo o empoderamento das relações humanas, contribuindo para o convívio social e o desenvolvimento do senso de comunidade", explica o diretor do Instituto MRV, Raphael Lafetá.

Fonte - Diário de Pernambuco

PAUDALHO - PAULO CÂMARA ENFATIZA BOA PREPARAÇÃO PARA SEGURANÇA PÚBLICA DURANTE SOLENIDADE MILITAR

 
Oitenta novos oficiais militares serão incorporados ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar de Pernambuco, em mais um reforço à área de segurança pública. Para iniciar mais um Curso de Formação de Oficiais (CFO), homenageando o líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier – cuja data comemorativa transcorreu em 21 de abril – o governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (22/04), da entrega do Espadim Tiradentes, arma que simboliza o patrono de todas as Polícias Militares do Brasil, na Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), Zona da Mata Norte.

Ao discursar, Paulo Câmara enfatizou a importância de uma boa preparação dos oficiais para garantir a melhoria contínua da segurança no Estado. “É uma satisfação dar início a esse curso de formação com essa entrega simbólica e, ao mesmo tempo, com a certeza de que vamos ter uma formação adequada, que vai mais uma vez preparar pessoas para comandar os desafios da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Estado de Pernambuco”, declarou o governador.

O secretário Estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, que também prestigiou o evento, destacou a iniciativa de Paulo Câmara em autorizar a realização desse curso, dentro das ações pautadas pelo Plano Estadual de Segurança Pública, o Pacto Pela Vida. “Nesta etapa, vocês serão treinados para desempenharem suas funções na certeza que contribuirão com as atividades das corporações, bem como na redução dos indicadores criminais. No primeiro trimestre de 2019, apresentamos uma redução de 27,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais e 19,3% de redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio, no comparativo com o mesmo período de 2018”, explicou Pádua.
O coronel Manoel Cunha, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, também lembrou os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhor servir à população. “Agradecemos por tudo em que avançamos, em relação ao efetivo, equipamentos, condições de trabalho e salários. Num momento tão difícil para os Estados brasileiros, Pernambuco se sobressai e consegue, de uma forma especial, dar às forças públicas as condições necessárias para trilhar os caminhos do bem e da segurança da sociedade”, disse Cunha.

Em seu momento de fala, o coronel Vanildo Maranhão, comandante-geral da Polícia Militar, discorreu sobre a importância desse momento para a formação militar do oficial. “O Espadim é um símbolo do saber e da luta que vocês vão ostentar até o final do CFO. Ele simboliza a honra do cadete e é uma arma exclusiva”, observou.

Dos estudantes, 62 farão parte do CFO da PM, inclusive nove mulheres. Já nos Bombeiros Militares, participam 18 pessoas, com duas integrantes do sexo feminino. Esta é a segunda turma do CFO da PM com a exigência de formação superior em Direito. O curso terá carga horária de 1.886 horas-aulas, distribuídas em 51 disciplinas. Já a turma do CFO dos BM, que é pioneiro em relação ao cumprimento da exigência da formação superior, tem carga horária de 57 disciplinas.
Formada em Serviço Social, Isabela Oliveira é uma das duas mulheres que vão incorporar o CFO para o Corpo de Bombeiros. A futura oficial sempre teve admiração pela corporação, mas na primeira vez que prestou concurso não obteve êxito, o que não a fez desistir. “Vi agora uma oportunidade. Acredito que será uma tarefa árdua até porque é de muita responsabilidade servir à sociedade. Mas eu espero que consiga ser a melhor oficial”, comemorou.

A honraria recebida, o Espadim Tiradentes, é uma pequena espada associada à imagem do cadete e representa o símbolo maior do aluno-oficial, uma peça exclusiva, numerada e com detalhes em metal dourado, que exige de seu portador manutenção constante durante o período do curso. A APMP oferece diversos cursos e estágios e recebe alunos de outros 22 Estados.

Participaram também da solenidade o coronel Carlos José, secretário-chefe da Casa Militar; o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral; a gerente-geral da Polícia Científica, Sandra Santos; o delegado Humberto Freire, secretário-executivo de Defesa Social; Fábio Duncan, secretário-executivo de Gestão Integrada; o tenente-coronel Antônio Raul, comandante da Academia da Polícia Militar do Paudalho; coronel Cavalcanti; coronel Gadelha, chefe do estado maior da Polícia Militar; e a delegada Carla Patrícia, corregedora-geral da SDS.
Da ASCOM

ARARIPINA - ONG MIAU TÊM MUITOS GATINHOS PARA ADOÇÃO! VAMOS DAR UM LAR A ESSES BICHINHOS!


A Organização Não Governamental Proteção Miau Araripina, entidade filantrópica que resgata, acolhe e prepara para adoção os gatinhos de rua, está com muitos gatinhos e gatinhas para serem adotados por pessoas que queiram uma companhia e que tenham responsabilidade para criar esses bichinhos dóceis.
Pessoas comprometidas, verdadeiros anjos, integrantes da ONG Proteção Miau, resgatam diariamente esses bichinhos nas ruas de Araripina, muitas vezes abandonados cruelmente por pessoas sem amor e sensibilidade, as quais ignoram que esses seres vivos como nós, irão passar fome, sede e muitas vezes vão morrer atropelados, por outros animais ou até mesmo por pessoas ruins.

Cada animal adotado por uma pessoa ou família, abre espaço para que a ONG Miau possa resgatar mais um bichinho da rua, para assim cuidar e entregar para adoção. Se você pretende adotar um gatinho desses, dando um lar e uma família pra ele, entre em contato agora com a ONG Miau pelos seguintes endereços eletrônicos: 
Instagram: protecao_miau_br 

Facebook: Proteção miau Araripina 

Fones – 87 – 9 9201 – 6389 ou 87 – 9 9104 – 4273 
Por Fredson Paiva 

Fotos – ONG Proteção Miau Araripina

CRISE - AVIANCA CANCELA QUASE DOIS MIL VOOS ATÉ O DIA 28/04

A Avianca já contabiliza quase 2 mil voos cancelados até o próximo dia 28, segundo tabela disponibilizada pela companhia aérea em seu site. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cancelou 18 matrículas de aeronaves da Avianca, dando cumprimento a uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse desses aviões às empresas de leasing, donas das aeronaves.

A fim de minimizar os efeitos negativos dessas medidas, a Anac vem recomendando aos passageiros, que fiquem atentos aos comunicados da Avianca sobre a situação dos voos e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea ou pelos canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

A Avianca afirma que manterá o compromisso, assumido com a Anac, de informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados. 

Por meio de nota, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou já ter enviado notificação à Avianca, pedindo informações sobre o número de assentos vendidos pela empresa; sobre como está sendo feita a distribuição de assentos; e sobre se há riscos de mais voos serem cancelados.

Segundo a secretaria, os consumidores lesados poderão apresentar suas reclamações na plataforma consumidor.gov.br, que pode ser acessada por navegador ou por aplicativo próprio disponível para os sistemas Apple e Android. 

No último dia 5, a assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial em uma reunião que durou mais de sete horas. O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs), que serão levadas a leilão. 

Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont e uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa. 

O plano de recuperação da empresa aérea foi homologado no último dia 12 pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. De acordo com a decisão, a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram as obrigações previstas no plano.

Fonte - Agência Estado

PERNAMBUCO - PDT PRETENDE LANÇAR NOVOS NOMES PARA PREFEITOS NAS CIDADES DE PAULISTA E VITÓRIA

Os jovens André Carvalho e Paulo Fernando ambos filiados antigos do PDT e ligados ao Deputado Federal Tulio Gadelha estariam na mira da legenda para lançar candidatura própria em Vitória de Santo Antão e Paulista.

André é considerado um fenômeno dentro do PDT, isso por que o partido estuda busca novos nomes para ampliar sua base em Pernambuco e ao mesmo tempo a renovação com o motivo de reforçar a candidatura de Ciro Gomes em 2022.

Paulo é jornalista, presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco, em suas redes o mesmo é bastante crítico ao governo do Junior Matuto (PSB), o mesmo teria apoio da juventude, estudantes e dos eleitores de opinião na cidade das chaminés.

Ainda é preciso aguardar as negociações dentro da sigla que enfrente uma batalha interna entre Tulio e Wolney Queiroz, negociação essa que deve ser guiado por Carlos Lupi presidente nacional do PDT.

Fonte - Pernambuco em Foco

TRINDADE - PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA CONVIDA O POVO DE DEUS PARA A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA

A Comunidade Católica Filhos Amados do Céu e a Paróquia Sagrada Família de Trindade realizará uma grande festa religiosa em 29 de Abril, que é considerado no município o dia da graça. 

As atividades acontecerão em vários momentos, encontro com a Misericórdia de Deus, Terço da Misericórdia, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, sorteio da imagem de Jesus Misericordioso e quermesse. 

O encontro será realizado na Praça da Matriz e contará com a presença de vários religiosos, a exemplo do Padre Monteiro e do Missionário Nicolau da Comunidade Católica Filhos Amados do Céu de Juazeiro do Norte, e dos Padres Domingos Pedro e Padre Manoel, ambos da Paróquia Sagrada Família de Trindade. 

O evento católico terá apoio da Prefeitura Municipal de Trindade e Será aberto a todos os públicos e com entrada gratuita, com o objetivo de evangelizar. 

Por Francisco Monteiro/ Jornalista