A madrugada entre os dias 14 e 15 de março promete um espetáculo astronômico e os moradores do interior de Pernambuco terão a oportunidade de acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O evento, também conhecido como “Lua de Sangue”, será visível em toda a América Latina.
O eclipse começará às 00h57 (horário de Brasília) e atingirá sua fase total por volta das 3h25, mas para observá-lo é necessário que o céu esteja, pelo menos, parcialmente limpo e que a Lua esteja visível no céu. Em Pernambuco, o evento poderá ser visto a olho nu nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul.
A Associação Astronômica de Arcoverde, por exemplo, irá disponibilizar equipamentos para a população acompanhar o eclipse.
O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. Isso acontece apenas durante a fase de Lua cheia, quando os três astros estão alinhados.
Os eclipses lunares podem ser vistos de qualquer lugar do mundo onde a Lua esteja acima do horizonte no momento do evento. Diferente dos eclipses solares, eles são seguros para serem observados a olho nu, sem necessidade de equipamentos de proteção.
Esses fenômenos são relativamente frequentes, ocorrendo pelo menos duas vezes ao ano. No Brasil, haverá eclipses lunares, também, nos dias 29 de março e 21 de setembro de 2025.
Por Adelmo Lucena - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário