ARARIPINA

ARARIPINA

terça-feira, 3 de agosto de 2021

RECIFE - MORRE AOS 73 ANOS, O EX-GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, JOAQUIM FRANCISCO


Morreu, aos 73 anos, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti, na tarde desta terça-feira, 3. Joaquim estava internado no Hospital Português, na área central da cidade, onde tratava de um câncer no pâncreas.

Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal, ministro e um importnate articulado articulador político do Estado. Ele deixou a esposa, filhas e netos.

A presidente estadual do PSDB, prefeita Raquel Lyra, partido que Joaquim Francisco foi filiado entre 2015-2020 e foi presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV-PSDB), lamentou o falecimento de Joaquim Francisco, o qual foi filiado ao partido até o ano passado. "Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”, afirmou.

Depoimentos

Presidente da Assembleaia Lgislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) - Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança. Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

Deputada estadual Alessandra Vireira (PSDB) - Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal. Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia. Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado. Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família.

Presidente do Podemos e deputado federal, Ricardo Teobaldo - Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos.

Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos - A Fundação Joaquim Nabuco lamenta o falecimento do ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Advogado e político, deixa um legado ao País por sua atuação na vida pública. Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.

Fonte - Blog da Folha

Nenhum comentário: