O trabalho foi desenvolvido entre os dias 01 e 02 de novembro de 2020, onde os integrantes da Patrulha Ambiental Wylla Eloy, Marquel Jacob, Leonardo Fernandes, Victor Carvalho e o patrulheiro aprendiz William Oliveira (como ajudante), vacinaram cerca de 200 animais no Sítio Samambaia e na Serra no entorno daquela localidade.
A parceria entre a Patrulha e a Vigilância Sanitária já existe a algumas campanhas, e desta vez o alinhamento veio através de entendimento do coordenador da Vigilância Sanitária Caio Henrique, a Secretária de Saúde Roberta Falcão, o analista Everaldo Paixão e o Sr Jenildo Sena e dos integrantes da Patrulha Ambiental, que entendem ser de valiosa importância a necessidade de maximizar a campanha atingindo um maior número de animais que por dificuldade de seus proprietários não comparecem na cidade ou postos de vacinação nas datas estipuladas nas campanhas.
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.
Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo.
O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e saguis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.
Fonte/ Fotos: Patrulha Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário